Bolo de Maçã

Minha primeira tentativa foi com essa receita de YouTube que me pareceu mais simples de aprimorar. Vão 3 maçãs (de qualquer tipo) descascadas (o que não fiz) e picadas (pedaços médios). Junto coloque 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de canela em pó (coloquei mistura de tchai massala do restaurante indiano que costumo frequentar, que vai gengibre e canela, entre outras coisas). Não tinha limão em casa, então deixei apenas essa mistura repousando enquanto preparava o resto dos ingredientes.

Para o resto a receita original bate clara em neve, mas meu objetivo era fazer algo mais rústico, e não fofinho. Então eu peguei o fuê e comecei a bater na mão 3 ovos, 1 xícara e 1/2 de chá (usar o padrão de 200ml) de açúcar, cerca de 4 colheres de sopa de manteiga, 3/4 de xícara de leite integral (esquentei junto da manteiga) e 2 xícaras de farinha de trigo (peneirada). Na original havia essência de baunilha, que estava em falta, e esqueci a pitada de sal. E sem canela/tchai massala na massa também. Cruazona, mesmo.

Depois de misturar as maçãs curtidas no açúcar/canela polvilhei com 1 colher de sopa de fermento químico a massa e coloquei em uma forma com furo no meio untada com manteiga e farinha. O forno ficou em 180 graus pré-aquecido e em cerca de meia-hora mais ou menos o bolo já estava assado de acordo com o teste do palito.

O resultado ficou bem próximo do bolo de banana que costumo comer com um amigo em uma esquina da Alameda Santos e Bela Cintra, se não me engano, na região da Paulista. Se trata de uma massa simples com uma fruta picada em pedaços médios. Você consegue sentir os pedaços da fruta na textura em um bolo ligeiramente doce.

Para a próxima tentativa irei reduzir a maçã no fogo, parecido com o que eu faço com a banana para minha trança de banana, imagino com pedaços pequenos e açúcar extra. A ideia é virar quase uma geleia, mas ainda açucarada, e usar essa mistura como base para a massa. Dessa vez vou usar a canela mesmo.

Wanderley Caloni, 2022-06-04 12:50:19 -0300

blog recipes discuss