Caça-Fantasmas

2016-10-12 · 2 · 300

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Os caça-fantasmas continua sendo uma ótima ideia em seu remake, protagonizado agora pelas meninas. Elas são espontâneas e fazem funcionar muitas das cenas do roteiro capenga escrita a várias mãos, com diálogos e piadas engraçadinhas. Os efeitos visuais atraem, mas não tanto quanto o conceito. E esse… continua tão novo como se tivesse sido lançado esse ano.

Porém, não é à toa que o elenco funciona. Kristen Wiig (Missão Madrinha de Casamento) e Melissa McCarthy são duas revelações na comédia dessa década. Além disso, Kate McKinnon faz a versão nerd dos caça-fantasmas com muito estilo e desembaraço. E fechando o quarteto, Leslie Jones é espirituosa e nova-iorquina o suficiente para nos fazer sentir em casa novamente com a franquia. (Fechando o elenco há também um Chris Hemsworth que faz o papel do recepcionista burro e disfarça sua persona galã, deixando só seu lado burro, mesmo; um outro achado.)

Há participações especiais dos antigos ghostbusters (onde a melhor é, claro, sempre, Bill Murray), há homenagens e referências demais, onde não há sequer cinco minutos entre a aparição do “geleinha” e do gigante de marshmallow. Sem contar que esta é de fato a mesma história, pois este é praticamente um remake do original com pitadas da sua morna continuação, mas se passa em um universo paralelo onde os gêneros estão trocados. Um mero detalhe que acaba acrescentando à diversão.

E acrescenta pela leveza ainda maior da história. Ela fala sobre a amizade, sobre resgatarmos convicções que tínhamos quando mais jovens, que foram morrendo com a visão conformista (aqui travestida do mundo acadêmico e de roupas xadrez sem muita cor), sobre o poder de fazer o que quiser. Nesse sentido, uma história que começa sem muitas pretensões e vira a história sobre caçadoras de fantasmas em uma megalópole com certeza é alguma coisa.

Ghostbusters (United States, Australia, 2016). Dirigido por Paul Feig. Escrito por Katie Dippold, Paul Feig, Ivan Reitman, Dan Aykroyd. Com Zach Woods, Kristen Wiig, Ed Begley Jr., Charles Dance, John Milhiser, Ben Harris. · IMDB · Letterboxd · More Details · cinema · draft · movies · Twitter ·