No-Bake Peach Cheesecake

Receita do meu compadre, que também se aventura na cozinha (e documenta tudo melhor que eu), este cheesecake é chamado de japonês. Não vai no forno, pois é usado gelatina. Peguei com ele a receita do de pêssego, que é o primeiro que pretendo testar, e mostrar os resultados.

Ingredientes

Calda: Meia lata de Pêssegos em Calda, 3 colheres de sopa de Açúcar.

Base: Mold size : 15cm x 7cm, 100g Nesfit Leite e Mel, 40g Manteiga derretida sem sal.

Massa: 300g Cream cheese, 75g Açúcar, 53g Iogurte natural, 8g Gelatina incolor derretida, 180g Creme de leite fresco.

Cobertura: 250g Purê de Pêssego, 4g Gelatina incolor derretida.

Preparação

Calda: Pegue metade dos pêssegos de uma lata de pêssegos em calda com um pouco de água da lata e processe com o açúcar. O resultado é um purê de pêssego.

Base: Misture a Nesfit esmagada (sem o recheio) e manteiga derretida. Coloque em um molde e pressione bem ele com a ajuda de uma colher ou fundo de um copo até que fique bem firme. Deixe descansar no freezer por 30min.

Massa: Misture o Cream Cheese com o Fuê (ou com a batedeira) até ficar soltinho. Adicione o açúcar e misture. Adicione o iogurte natural e misture. Adicione a gelatina incolor derretida e misture. Adicione o creme de leite (já ligeiramente batido a ponto de ficar com uma consistência encorpada) e misture. Retire a forma do freezer e despeje toda a massa nela. Deixe descansar na geladeira por 30min.

Cobertura: Adicione a gelatina incolor derretida no purê de pêssego e misture. Despeje a mistura sobre tudo. Deixe endurecer de 3 a 4 horas na geladeira antes de desenformar. Sirva gelado.

Outras opções de sabores

Manga: 1 manga grande. Substituir o pêssego da receita original pela manga nas mesmas proporções e com os mesmos procedimentos.

Goiabada: 150g de goiabada cascão e 75ml de água (proporção 1 de goiabada para 1⁄2 de água). Dissolva a goiabada na água em fogo baixo. Se diminuir a proporção de água, talvez não precise de gelatina para dar liga (proporção 1 para 1⁄3 talvez?).

Bifase

Outra opção para melhorar a apresentação é fazer a massa ficar com 2 colorações, a branca do Cheesecake e uma outra com a cor da fruta.

Para isso, assim que a massa estiver pronta e antes de colocar na forma, divida em 2 partes iguais. Uma das partes, misture com um pouco do purê da fruta (purê ainda sem gelatina). A quantidade a ser misturada é a gosto, até ficar da coloração desejada. Provavelmente será necessário um pouco mais de purê de fruta do que o especificado nesta receita. Na hora de colocar na forma, coloque primeiro a massa colorida e depois a branca.

Wanderley Caloni, 2021-12-27 21:30:15 -0300

blog draft food discuss