Não é exatamente uma receita de bolo, tampouco uma lista de regras imutáveis. Na verdade, apenas algumas dicas que o criador do termo (we)blog deu sobre como ele imagina que os blogueiros deveriam se comportar em relação aos seus blogues. Entre os toques, ele inicialmente comenta que o princípio de um weblog é ser um histórico dos sítios que navegamos, e que eventualmente podemos publicar conteúdo original. Bem, esse humilde blogue faz exatamente o oposto, acreditando que o conteúdo publicado aqui em português dificilmente será encontrado na web, além de que me sinto um inútil se não colaborar com o mundo usando o conhecimento que aprendi e aprendo no dia-a-dia.
Por isso mesmo, aqui vão as dicas traduzidas, que encontrei no blogue de Lino Resende, verbatim (com meus comentários em itálico):
- Um blog verdadeiro é um log de todos os sítios que você gostaria de salvar ou dividir. (Então, hoje, o del.icio.us é melhor para os bloggers do que o próprio Blogger). Isso seria como se os blogues fossem sítios de pesquisadores do google, o que não deixa de ser meia-verdade.
- Você pode, é claro, colocar links sobre você fora do seu blog, mas se o blog tem mais posts originais do que links, recomendo aprender um pouco de humildade. É um golpe bem dado ao Caloni.com.br. Bom, espero ser mais humilde em 2008 =).
- Se fizer uma pequena procura antes de postar, vai descobrir que alguém já falou do seu asunto e melhor do que você. Isso eu faço, mas, como já disse, conteúdo em português é mais escasso, o que compensa a publicação de artigos sobre assuntos já tratados em outras línguas.
- Seja você mesmo, sem suprimir links que não o tratem favoravelmente. Seus leitores querem saber quem efetivamente você é. Essa dica é particularmente difícil para blogues técnicos, como o meu e de muita gente. No entanto, nós tentamos não parecer bots, acredite!
- Você pode melhorar o título das páginas que sugere quando as descrever e dar o link. (Assegure-se de sua descrição fará os leitores se lembrarem dela, reconhecendo páginas que já visitaram ou quando a visitarem novamente). Essa é mais fácil de fazer.
- Use sempre algum adjetivo para descrever sua própria reação à página que recomenda (ótima, imaginativa, clara, útil, etc.). Essa dica foi clara e útil. Além de imaginativa e ótima, claro.
- Dê os créditos à fonte que você usou. Assim, seus leitores podem conferi-la e "moverem-se para cima". Essencial, especialmente, mais uma vez, se tratando de blogues técnicos.
- Cuidado com os problemas - formatação estranha, múltiplas páginas com histórias, textos muito longos, etc. Não esconda o link principal entre outros auxiliares, mal identificados ou pobres. Essa dica é mais para weblogs de fato. Eu passo.
- Escolha alguns autores favoritos ou celebridades e crie um feed no Google News, acompanhando novas menções a eles. Assim, outros fãs podem segui-los através do seu blog. Você pode seguir os que sigo através da minha Home Page. Eventualmente compartilho posts através do Google Reader.
- Reindique seus links favoritos de tempos em tempos para quem os perdeu, esquece ou o está lendo pela primeira vez. Essa é uma coisa que está faltando aqui no Caloni.com.br, que é a manutenção dos artigos antigos. Prometo me esforçar mais em 2008. Promessa de ano-novo =).
É isso. Concorda, discorda, sem corda? Imagino que a dica que mais me afetou foi aquela sobre humildade, lá no começo. Digo isso porque ainda está martelando na minha cabeça, pronta para transformar este blogue em algo mais democrático e transparente.