Croods

Não me lembrava que a mensagem desta animação da DreamWorks mantinha uma versão mais abstrara da passagem de bastão do homem das cavernas e o homem "moderno". As ideias recicladas desta era misteriosa ganha um certo charme e força quando usa a icônica caverna de nossos antepassados para representar o medo, a escuridão, a vida estática, e como seu oposto o fogo, essa descoberta primordial para a sobrevivência humana que representa a luz, as ideias. O sol de nossos dias.

Os símbolos estão em um pedestal e a trilha sonora é grandiosa mesmo em uma comédia. Não perdermos o que é importante mesmo com seus personagens lembrando mais do mesmo, pois não é exatamente mais do mesmo. Esda garota da família, a corajosa, desbravadora, não é delicada. Seus traços são apenas levemente feminimos, mas nota-se sua força e sua afinidade com o modo másculo de ser. Uma mulher das cavernas com testosterona de sobra. Respeitamos porque isso deve ter acontecido em algumas famílias de algumas cavernas.

Já o homem moderno, apesar de buscar a luz, se diminui na figura de um maluco beleza que lembra um rapazinho maconheiro desses de universidade federal. Para não ficar tão feio coloca-se um passado tráfico para sua família, mas não justifica sua personalidade aventureira e criativa.

Croods é uma animação que diverte menos do que faz pensar, o que já é ótimo. Seu design de produção é de primeira. Um dos grandes da DreamWorks que ficou meio esquecido, talvez por não ter continuação.

Wanderley Caloni, 2021-11-23 20:25:51 -0300

reviews draft movies discuss