Depois da Chuva (aka Koi wa Ameagari no You ni)

Wanderley Caloni, 2021-03-27

Que piloto, meus amigos! Um exemplo de episódio. Vamos descobrindo sobre o que é o anime aos poucos. As dores e descobertas do passado conversam com a Akira do presente que não sabe o que será da Tachibana San do futuro.

Por quê? Porque ela era uma jovem colegial cheia de potencial nos esportes e sofre uma lesão em sua perna. Em meio aos pensamentos melancólicos ela acaba em um café para esperar a chuva passar e conhece o gerente de meia-idade do estabelecimento. E se apaixona pela gentileza com que trata uma cliente anônima e que não fez nenhum pedido. E agora ela tenta compreender quais são as virtudes que a fizeram ficar hipnotizada por essa figura patética.

After the Rain é sobre o improvável encontro entre dois mundos. E no caso dos japoneses esta não é uma descrição exagerada. É completamente inapropriado, indesejável e inconcebível que uma linda e atlética jovem se interesse por alguém com mais que o dobro de sua idade, ou pelo menos seria tudo isso se ele retribuísse.

Mas esse estilo de desenho cartunesco, por não ser tão realista, torna o tema mais suave. É mais fácil entrar em uma história inconveniente quando ela parece meramente hipotética em um mundo fora do nosso. Ao mesmo tempo traz a possibilidade de uma ou outra caricatura para exagerar as características de um ou outro personagem mais afetado.

O uso do silêncio também é recompensado, seja na música ou nos sons. Quando a chuva anunciada em um momento que não sabemos ser do passado ou presente de inicia e não existe mais fala para nos situar no tempo e espaço fica mais claro que esta é uma narrativa rebuscada, que pede o mínimo de atenção do espectador para que ele perceba as recompensas nos detalhes sutis e delicados.

draft animes discuss