Dersu Uzala

2020-04-07 · 2 · 321

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Você vai ouvir esse nome muitas vezes no filme de 75 de Kurosawa, falado em russo, e com cenários e situações realistas que compõem esta amizade entre um oficial russo e um caçador do povo Nanai, um dos habitantes da extrema Sibéria.

Os Nanai possuem uma conexão muito forte com a natureza, e boa parte do filme entendemos as diferenças de visão entre Dersu e os militares que ajuda a guiar pelas inóspitas florestas da Sibéria. Essa história se passa entre 1902 e 1907, é biográfica, antes da Revolução Russa, e portanto no império czarista.

Mas não vemos muito disso, pois é a natureza o foco. Nos poucos momentos na cidade é para demonstrar esse choque e desconexão do homem e a natureza nas caixas que vivemos hoje.

O ator que faz Dersu é autêntico de tantas maneiras que ele não precisa criar um personagem, pois de fato ele é Dersu Uzala apenas aparecendo na tela.

Em alguns momentos a trilha sonora lembra clássicos russos e nos remete à grandiosidade das experiências na Rússia, evocando a cultura de maneira sutil. O diretor é muito fã da cultura russa e este filme sela sua paixão entre oriente e ocidente.

Efeitos visuais simples, mas eficientes, compõem os quadros milimetricamente escolhidos por Kurosawa para pintar seus quadros em movimento. Vemos o batalhão ao fundo e esses dois amigos isolados ao canto no mesmo quadro. Dersu é um lobo solitário, mas viu no Capitão respeito que merece como ser humano. Ou gente, como ele chama tanto as forças da natureza como fogo e vento ou os animais.

Crítica ao acúmulo de capital, à ganância e ao uso do dinheiro são fáceis demais do ponto de vista de quem vive na floresta. Mas o filme os faz do mesmo jeito. Ele busca entende em que momento o homem perdeu a alma. O filme não responde, mas deixa claro a diferença entre esses dois tipos de homem.

Dersu Uzala (Soviet Union, Japan, 1975). Dirigido por Akira Kurosawa. Escrito por Akira Kurosawa, Yuriy Nagibin, Vladimir Arsenev. Com Yuriy Solomin, Maksim Munzuk, Mikhail Bychkov, Vladimir Khrulyov, V. Lastochkin, Stanislav Marin. · IMDB · Letterboxd · More Details · cinema · draft · movies · Twitter ·