Dessurpreenda-me

Resolvi fazer um teste no botão "surpreenda-me" da Netflix: fiquei passando a próxima sugestão indefinidamente. O resultado não foi nada surpreendente.

Eu havia pensado em uma implementação verdadeiramente inteligente dos criadores dessa feature. Pensei que toda a coleta de dados de uso de cada perfil serviria para além de sugerir conteúdos nas capinhas da home também selecionar opções inusitadas seguindo o mesmo algoritmo. Mas eu não poderia estar mais enganado.

O que esse botão faz de verdade são duas coisas: continuar recomendando insistentemente todas as capinhas do perfil da home e sugerir o próximo episódio das sugestões prévias que eu assisti um episódio. Essa segunda opção é interessante, pois pode servir para quem quer continuar assistindo na mesma pegada de TV, zapeando canais.

No entanto, uma vez que os poucos títulos (circa 12) se esgotam o algoritmo simplesmente começa do primeiro tudo de novo, na mesma ordem, sem variações.

Um estagiário em programação passando em uma entrevista meia-boca para programar em Python bêbado consegue implementar esse algoritmo em meia-hora. O resto o pesssoal do front resolve em uma tarde.

Netflix, me dessurpreenda-me. Obrigado.

Wanderley Caloni, 2021-09-20 20:54:36 -0300

blog movies draft discuss