Eniwine

Comprei um Kit da Eniwine para testar esse experimento em usar inteligência artificial para prever os gostos particulares dos bebuns. São 15 mini-garrafas de 50 ml cada em que você deve degustar e dar uma nota de 0 a 5, de meio em meio, e depois jogar no sistema deles para comprar mais vinhos. Comecei a degustação um dia depois de chegar e de cinco em cinco mini-garrafinhas degustamos 15 rótulos desconhecidos. Junto vem um catálago de cada vinho, mas qual é a graça de saber qual o vinho antes de tentar adivinhar os sabores escondidos?

A listagem abaixo é o resultado das notas e comentários de todos eles. Como já disse, eles foram tomados em três dias seguidos de cinco em cinco. O total de tempo de uma sessão ficou entre meia-hora a uma hora e pouco, variando dependendo do dia. Degustamos a dois e servi metade das garrafinhas, pois pretendo voltar a bebê-los em mais um teste cego antes de revelar o que cada um é (update: voltei a beber uma semana depois; minhas notas e percepções foram anotadas, também).

De imediato posso quase que garantir que existe uma gradação de corpo neles, e a partir da garrafa de número 6 os vinhos começaram a ficar muito densos e encorpados, o que é uma pena, pois é difícil entender vinhos tão complexos em pouco tempo (e pouco vinho) para experimentar.

Foi quase uma experiência em vínicolas industriais com visita comercial de caravana. Quem já participou da tortura sabe do que estou falando. Houve uma vez em um castelinho construído em Napa em que havia 20 rótulos para experimentar de uma vez. Não lembro de nenhum deles.

Vamos lá:

Rótulo 1

E o vinho é... Virtus Reservado Suave Cabernet Sauvignon 2020: "Apresenta coloração vermelho rubi de tonalidade intensa e viva. No aroma é franco, apresentando frutas negras e frutas vermelhas como amoras, mirtilo, morango, terroso e especiarias como a pimenta preta. Sem utilização de madeira de carvalho. Em boca apresenta paladar leve, agradável, corpo médio, taninos sedosos e sabor adocicado."

Rótulo 2

E o vinho é... Cavic Meio Seco 2020: "Vinho tinto elaborado pelas castas Bequignol, Sangiovese, Lambrusco Maestri, Meunier e Caberinta. De cor vermelho rubi brilhante e nariz muito vinoso. Em boca é suave, meio seco com leve presença de taninos, características que o tornam um vinho bem harmonioso."

Rótulo 3

E o vinho é... Tierra Sur 2019: "Este vinho segue é aromático, leve e versátil, com coloração vermelho rubi intenso, aromas florais remetendo a violetas, aromas de frutas negras, como ameixa, amora, jabuticaba, mirtilo e cereja preta, além de notas de especiarias. Em boca, é seco, com acidez média, taninos sedosos, corpo médio e álcool mediano."

Rótulo 4

E o vinho é... Vecchia Cantina Chianti 2019: "Apresenta coloração vermelho rubi, aromas de frutas vermelhas como amora, framboesa e cereja, acidez equilibrada, apresenta corpo médio e acidez equilibrada, álcool mediano e grande persistência com taninos marcantes e sedosos. É um vinho equilibrado e agradável de se tomar."

Rótulo 5

E o vinho é... Sunrise Cabernet Sauvignon 2020: "Apenas as vinhas mais ensolaradas podem produzir este vinho de intensidade deslumbrante. De cor vermelho rubi, com notas de amora, groselha preta e chocolate, acompanha pratos de cordeiro e carnes vermelhas grelhadas e acompanha excepcionalmente queijos maduros como Gruyère ou Parmesão, bem como pratos picantes como fajitas de carne. Como um raio de sol na sua taça, este vinho é equilibrado e firme, intenso e harmonioso, com um sabor persistente no paladar."

Rótulo 6

E o vinho é... French Dog Merlot 2019: "Vinho de cor vermelho rubi brilhante. Apresenta no aroma notas de frutas vermelhas negras como ameixa e amora, framboesa, groselha e mirtilo. Em boca, apresenta corpo médio, com taninos sedosos, acidez média e teor alcoólico equilibrado, sendo equilibrado e muito macio no paladar."

Rótulo 7

E o vinho é... Rio Sol Reserva 2015: "O Vinho apresenta coloração vermelho rubi intenso, com aromas de frutas vermelhas e negras maduras, como ameixa, cereja, figo framboesa e groselha, conciliadas com as notas de especiarias, como cravo e pimenta, e notas de cacau, café e tabaco provenientes da maturação em barricas de carvalho. Em boca, é encorpado, com acidez equilibrada, taninos sedosos e álcool mediano com grande persistência em boca."

Rótulo 8

E o vinho é... San Valentin Garnacha 2018: "Cor vermelho cereja escuro com brilho violeta. Aromas de frutas vermelhas, ameixas suculentas, figos secos e discretas notas de especiarias do Mediterrâneo. Generoso no álcool mas sem desequilíbrio, taninos macios, acidez correta e corpo médio."

Rótulo 9

E o vinho é... Rio Claro Reserva Organico Carménère 2018: "Este Rio Claro Reserva exemplifica muito bem as características da variedade. Com vermelho-rubi intenso, apresenta aromas de frutas vermelhas e negras maduras, como ameixa, amora, groselhas e cassis, que se integram com os aromas vegetais e herbáceos como manjericão e pimentão, e notas de baunilha e chocolate provenientes da maturação em barricas de carvalho."

Rótulo 10

E o vinho é... Joliesse Cabernet Sauvignon 2018: "Apresenta coloração vermelho rubi, com reflexos violáceos, aromas de frutas negras maduras, como ameixa, amora, cereja preta e figo, além de notas de cravo e pimenta, e notas de baunilha, café, cacau, tabaco e couro, provenientes da maturação em barricas de carvalho. Em boca, é seco, com acidez média, taninos marcantes, encorpado e com álcool equilibrado. Apresenta grande persistência."

Rótulo 11

E o vinho é... Solar Viejo Crianza 2016: "Coloração vermelho rubi de média intensidade. Toques de baunilha, caramelo, cacau, com notas de carvalho e frutas vermelhas como cereja, amora, framboesa e morango. Vinho estruturado e equilibrado com agradáveis notas de madeira e frutos silvestres maduros, com acidez média, taninos marcantes, médio corpo e álcool equilibrado."

Rótulo 12

E o vinho é... Coutada Velha Signature 2019: "Este Coutada velha Signature evidencia as características do terroir local, com coloração vermelho rubi, com reflexos violáceos, aromas de frutas negras em compota, como ameixa, amora, cereja preta, figo, romã e groselha, além de notas de amêndoas, baunilha, chocolate e tabaco, provenientes da maturação em barricas de carvalho. Em boca, o vinho é seco, com acidez média, taninos marcantes, corpo médio para alto e álcool equilibrado."

Rótulo 13

E o vinho é... Valle Austral Reserva Malbec 2018: "Este vinho evidencia as características do terroir local, sendo robusto, complexo e intenso com coloração vermelho rubi intenso, aromas florais remetendo a violetas, aromas de frutas negras, como ameixa, amora, jabuticaba, mirtilo e cereja preta, além de notas de especiarias. Em boca, é seco, com acidez média, taninos sedosos, corpo médio e álcool mediano."

Rótulo 14

E o vinho é... Château Marjosse Rouge 2018: "Bordeaux, talvez a mais celebrada e conhecida região vinícola do mundo, é a terra dos grandes Châteaux, que, em geral, fazem jus à fama de produzir vinhos muito elegantes, longevos e encorpados."

Rótulo 15

E o vinho é... Piantaferro Primitivo Di Manduria D.O.C 2017: "Este Primitivo, não foge à regra, tendo coloração vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos, aromas de frutas vermelhas e negras, como ameixa, groselha preta, amora e jabuticaba, em compota, seguida de notas de especiarias como baunilha e pimenta, e de torrefação, decorrentes da maturação em barricas. Em boca, é agradável e intenso ao paladar, apresenta taninos marcantes e presentes, acidez equilibrada, teor alcoólico de 14,0%, condizente com o perfil do vinho; com grande persistência e retrogosto."

Wanderley Caloni, 2021-05-17

blog draft discuss