Quando fala-se em depuração geralmente o pensamento que vem é de um código que já foi compilado e está rodando em alguma outra máquina e gerando problemas não detectados nos testes de desenvolvedor. Mas nem sempre é assim. Depuração pode envolver problemas durante a própria compilação. Afinal de contas, se não está compilando, ou foi compilado errado, é porque já existem problemas antes mesmo da execução começar.
O fonte abaixo, por exemplo, envolve um detalhe que costuma atormentar alguns programadores, ou por falta de observação ou documentação (ou ambos).
#include <stdio.h>
#include <windows.h>
void main(void)
{
typedef enum _COMPUTER_NAME_FORMAT
{
ComputerNameNetBIOS,
ComputerNameDnsHostname,
ComputerNameDnsDomain,
ComputerNameDnsFullyQualified,
ComputerNamePhysicalNetBIOS,
ComputerNamePhysicalDnsHostname,
ComputerNamePhysicalDnsDomain,
ComputerNamePhysicalDnsFullyQualified,
ComputerNameMax
} COMPUTER_NAME_FORMAT;
COMPUTER_NAME_FORMAT CF = ComputerNameDnsDomain;
char szDomainName[MAX_COMPUTERNAME_LENGTH];
DWORD dwSize = sizeof(szDomainName);
//GetComputerName(szDomainName, &dwSize);
GetComputerNameEx(CF, szDomainName, &dwSize);
}
Tirando o fato que o retorno void não é mais um protótipo padrão da função main e que a definição da enumeração COMPUTER_NAME_FORMAT dentro da função main é no mínimo suspeita, podemos testar a compilação e verificar que existe exatamente um erro grave neste fonte:
cl getcomputername.cpp
getcomputername.cpp(26) : error C3861: 'GetComputerNameEx': identifier not found
A função GetComputerNameEx parece não ter sido definida, apesar de estarmos incluindo o header windows.h, que é o pedido pela documentação do MSDN.
Esse tipo de problema acontece na maioria das vezes por dois motivos:
- o header responsável não foi incluído (não é o caso, como vimos),
- é necessário especificar a versão mínima do sistema operacional.
De fato, se criarmos coragem e abrirmos o arquivo winbase.h, que é onde a função é definida de fato, e procurarmos pela função GetComputerNameEx encontramos a seguinte condição:
#if (_WIN32_WINNT >= 0x0500)
typedef enum _COMPUTER_NAME_FORMAT {
ComputerNameNetBIOS,
ComputerNameDnsHostname,
ComputerNameDnsDomain,
ComputerNameDnsFullyQualified,
ComputerNamePhysicalNetBIOS,
ComputerNamePhysicalDnsHostname,
ComputerNamePhysicalDnsDomain,
ComputerNamePhysicalDnsFullyQualified,
ComputerNameMax
} COMPUTER_NAME_FORMAT ;
WINBASEAPI
BOOL
WINAPI
GetComputerNameExA (
__in COMPUTER_NAME_FORMAT NameType,
__out_ecount_part_opt(*nSize, *nSize + 1) LPSTR lpBuffer,
__inout LPDWORD nSize
);
WINBASEAPI
BOOL
WINAPI
GetComputerNameExW (
__in COMPUTER_NAME_FORMAT NameType,
__out_ecount_part_opt(*nSize, *nSize + 1) LPWSTR lpBuffer,
__inout LPDWORD nSize
);
#ifdef UNICODE
#define GetComputerNameEx GetComputerNameExW
#else
#define GetComputerNameEx GetComputerNameExA
#endif // !UNICODE
//...
#endif // _WIN32_WINNT
Ou seja, para que essa função seja visível a quem inclui o windows.h, é necessário antes definir que a versão mínima do Windows será a 0x0500, ou seja, Windows 2000 (vulgo Windows 5.0). Aliás, é como aparece na documentação. Um pouco de observação nesse caso seria o suficiente para resolver o caso, já que tanto abrindo o header quanto olhando no exemplo do MSDN nos levaria a crer que é necessário definir essa macro:
#define _WIN32_WINNT 0x0500
#include <windows.h>
#include <stdio.h>
#include <tchar.h>
void _tmain(void)
{
TCHAR buffer[256] = TEXT("");
TCHAR szDescription[8][32] = {TEXT("NetBIOS"),
TEXT("DNS hostname"),
TEXT("DNS domain"),
TEXT("DNS fully-qualified"),
TEXT("Physical NetBIOS"),
TEXT("Physical DNS hostname"),
TEXT("Physical DNS domain"),
TEXT("Physical DNS fully-qualified")};
int cnf = 0;
DWORD dwSize = sizeof(buffer);
for( cnf = 0; cnf < ComputerNameMax; cnf++ )
{
if (!GetComputerNameEx( (COMPUTER_NAME_FORMAT)cnf, buffer, &dwSize) )
{
_tprintf(TEXT("GetComputerNameEx failed (%d)\n"),
GetLastError());
return;
}
else _tprintf(TEXT("%s: %s\n"), szDescription[cnf], buffer);
dwSize = sizeof(buffer);
ZeroMemory(buffer, dwSize);
}
}
Outra observação que poderia ter ajudado na hora de codificar seria dar uma olhada no que os caras escrevem na seção de advertências (remarks) da documentação:
To compile an application that uses this function, define the _WIN32_WINNT macro as 0x0500 or later. For more information, see Using the Windows Headers.
Podemos também notar pela definição do COMPUTER_NAME_FORMAT dentro do main que o código estava no meio do caminho de cometer um sacrilégio: declarar funções e estruturas que já estão definidas nos headers da API. Portanto, se você já encontrou algum código parecido com esse, é hora de colocar em prática algumas teorias de refactoring.