Fermento Amanteigado para o Café da Manhã

Wanderley Caloni, 2020-12-12.

Essa receita ficou boa com fermento natural e uma tonelada de manteiga. Um pouco mais trabalhoso que os biscoitos, e seria bacana eu ter essas forminhas que cortam fino a massa, mas com o que tive já ficou bem bom. Tudo graças à manteiga, claro. Não preciso mais descartar fermento nunca mais na vida.

Para fazer esta receita você precisa do descarte do seu fermento natural, farinha, sal, fermento químico e muita, muita manteiga.

Primeiro meça o volume e o peso do fermento que você tem, pois a proporção da farinha deve ser metade do volume e a proporção da manteiga deve ser metade do peso. Para o sal pode ser usado 1% do total em peso destes três ingredientes principais (ex: 500g de fermento+farinha+manteiga são 5g de sal) e para o fermento químico duas vezes e meia o volume do sal, ou seja, se for uma colher de chá de sal vão duas colheres e meia de fermento químico.

Essa receita vai no forno pré-aquecido em 220 graus em uma forma com papel manteiga ou isolado de alguma forma para não grudar. Prepare-os antes de começar o próximo passo.

Misture a farinha, o sal e o fermento químico e vá trabalhando com a manteiga tirada direto da geladeira cortada em fatias finas até que o resultado sejam pequenos pedaços farelentos e de tamanhos diversos. Em seguida misture gentilmente o fermento até que a mistura esteja homogênea.

Jogue em uma superfície levemente polvilhada com farinha e faça um retângulo com altura de uma polegada (dois centímetros e meio). Em seguida com uma faca bem afiada corte pedaços, quadrados ou círculos se você tiver uma forminha de cortar, de cerca de seis centímetros de largura/diâmetro. O ideal é fazer um corte rasteiro em que as beiradas não se juntem para que cresça no forno com perfeição.

Para colocar na forma mantenha uma distância segura de uns cinco centímetros e para colocar no forno faça no último andar, o mais longe do fogo possível.

Deixe por uns 20 minutos ou até ver que a casca está marrom-dourado com alguns pontos mais escuros.

Sirva quente ou aguarde esfriar para armazenar por uns dias em temperatura ambiente ou no freezer por muito tempo.

draft