Incontrolável

2011-01-19

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Ontem fui ver o novo filme de ação de Denzel Washington. É sobre um trem desgovernado e os esforços para segurar o bicho antes que ele destrua alguma coisa. Confesso que fiquei impressionado com a atuação acima de Denzel no papel de Frank, um condutor de trens de carga que trabalhou a vida toda nisso. Seu sotaque e seus gestos condizem de alguma forma com o personagem, enquanto seu companheiro de viagem Will (Chris Pine) fica com seus dramazinhos de família tão bobinhos que passam despercebidos.

Dirigido por Tony Scott, com um currículo considerável (Top Gun, Inimigo do Estado, Deja Vu), o filme logo anuncia ser uma história baseada em fatos reais, e isso parece de alguma forma influenciar a maneira de enfocar a dupla de heróis, com rápidos movimentos de zoom e uma câmera dançante, como que para destacar o clima de urgência, mas por ser exaustivamente repetida, essa técnica torna-se apenas um objeto de distração.

Já o que realmente faz o filme funcionar são as cenas de ação do último ato. Vemos cortes rápidos, mas sincronizados o suficiente para que fiquemos tensos na cadeira a cada movimento novo dos personagens, e, diferente de Transformers 2, aqui conseguimos enxergá-los.

Uma experiência interessante, se você não se importar em esquecer do enredo assim que sair da cadeira do cinema.

link cinema draft movies