Como próxima lição da nossa jornada Borland, vamos aprender a fazer os controles de um form interagirem entre si com a força do pensamento.
Para essa proeza precisaremos de:
Dois <strong>TButtons</strong>
Um <strong>TEdit</strong>
Um <strong>TListBox</strong>
Bom, sabemos já como colocar esses caras no form principal. Apenas espalhe-os de maneira que eles não fiquem uns em cima dos outros (essa técnica de espalhamento chama-se design).
Agora no evento default do Button1 (duplo-clique nele) colocaremos o seguinte código:
void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender)
{
if( !Edit1->Text.IsEmpty() )
{
ListBox1->AddItem(Edit1->Text, 0);
Edit1->Text = "";
}
}
Percebeu? Não? Então rode e note o que acontece quando você aperta o botão.
Agora iremos fazer algo mais interessante ainda com o segundo botão. Coloque no evento default o seguinte código:
void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender)
{
if( !Edit1->Text.IsEmpty() )
{
ListBox1->AddItem(Edit1->Text, 0);
Edit1->Text = "";
}
}
É só isso?
Mais simples, impossível. E com um pouco de imaginação, o mais besta dos aplicativos pode se tornar uma utilidade do dia a dia. Até sua mãe vai adorar.