J A Passeios 4x4 em Capitólio

O desânimo de uma viagem que precede a glória. Chegamos em Capitólio e dois dias seguidos uma chuva chata que impedia qualquer ideia de passeio. Então minha esposa entra em contato com esse serviço de rolês 4x4 e o tempo muda. Domindo de sol chegando, agendamos com eles para conseguir chegar nos pontos onde um carro comum sofre. Ela havia visto um serviço mais barato, mas optamos por esse pelos inúmeros reviews e o Instagram atualizado. E foi ótimo. Valeu a diferença de preço, já que sempre há a dúvida de qual serviço será prestado.

Fomos em dois casais com o Américo, que foi dando várias dicas de como se locomover entre as maravilhosas paradas da região da Serra da Canastra. No caminho também foi descrevendo as diferentes plantas que dão ao lado das trilhas que sobem para as cachoeiras. Na volta ele até se prontificou em pegar um pouco da famigerada Canela de Velho, uma planta boa para dores reumáticas que nós sabemos que minha sogra toma em pílulas. Essa semana ela irá ganhar a versão da natureza em folhas e galhos.

Américo não está com pressa. Ele fez todo o percurso com uma calmaria que nos coloca no ritmo de passeio. Qualquer parada é possível, mas ele nos ajuda mostrando os momentos onde uma foto fica boa. Na ida a primeira parada turística estava cheia. Então ele encontra seu colega e recebe a dica de pular essa e ir para a próxima, seguindo o contra-fluxo. Conclusão: todos os lugares que passamos, em um domingo de sol, foram tranquilos e sem muita gente. Dava para entrar na água sossegado, ou ficar molhando os pés sentado em uma pedra. Todos os lugares com fotos "obrigatórias" estavam disponíveis com menos de 5 minutos de espera.

Foi muito bom acompanhar na cabine do passageiro da frente o Américo manobrar o 4x4. Nesse trajeto nem foi necessário ativar o modo, mas só a forma de dirigir mostrou que não é um bicho de sete cabeças. Na verdade esse passeio foi tão tranquilo que nos inspirou a buscar passeios semelhantes. Quem sabe dirigindo.

O local escolhido para o almoço também foi ótimo. Tranquilo e com vista para o rio que circunda os cânions, e com uma comida bem honesta, boas bebidas e um preço justo.

Por falar em preço, o pessoal da J A Passeios avisa de antemão todos os valores envolvidos à parte. Todos os locais estavam pedindo 10 reais de entrada por pessoa. O controle é bem informal e só aceitam dinheiro. E mesmo assim nós não estávamos preparados. Com toda a tranquilidade ele nos emprestou dinheiro suficiente para passarmos o dia sem nos preocuparmos. Depois fizemos um Pix e assunto resolvido. Simples assim. Tudo parece simples e tranquilo com eles.

Recomendo muito esse serviço. É eficiente sem apressar o turista. Dá soluções em vez de problemas. Não invade nosso espaço. Nos deixa livres para seguir o próprio ritmo para curtir as paisagens maravilhosas de Capitólio. Se voltar à região com certeza usaria de novo.

Wanderley Caloni, 2021-12-07 23:43:27 -0300

blog draft discuss