How Technology Hijacks People’s Minds -- from a Magician and Google’s Design Ethicist, de Tristan Harris, foi uma leitura inicial que o SendToKindle cortou, mas pretendo ler o texto completo.
- Como filósofo, Tristan observa a mudança tecnológica através de algum parâmetro palpável, e usa para isso, mesmo sem querer, a praxeologia. Quando ele diz que as pessoas preferem entre checar o email em cinco segundos ou esperar na fila sem fazer nada elas preferem a primeira opção, ou entre ouvir um podcast de meia-hora sobre um assunto que elas gostariam muito de saber ou andar por 30 minutos em silêncio elas também escolhem a primeira opção.
- Ou seja, pessoas escolhem a opção tecnológica que irá lhes trazer mais benefícios do que o estado de entediado. Porém, esta possibilidade tecnológica é um substituto da realidade como ela é, e a consequência disso é que as pessoas começam a ter menos paciência para a realidade quando comparado com a satisfação instantânea garantida pelos seus celulares. É um feedback positivo que tende ao infinito.
- Ele também compara a indústria da atenção com a de alimentos, que manipula sal, açúcar e outros condimentos para assim manipular nossa tendência a esses sabores, com a diferença que a indústria da atenção manipula nossa tendências inatas para reciprocidade social, aprovação social, comparação social e busca por novidades. Tudo isso está embutido em nosso DNA e se reflete como comportamento de nossa espécie.
- "And because reality can’t live up to our expectations, it reinforces how often we want to turn to our screens. A self-reinforcing feedback loop."
- Assim como um mágico, que se aproveita dos pontos cegos das pessoas para realizar o truque, a tecnologia utiliza pontos cegos para modificar nossa percepção sobre o que estamos decidindo.
- "Once you know how to push people’s buttons, you can play them like a piano."
- A consequência disso é, por exemplo, alterar a percepção de um grupo sobre "encontrar um lugar para continuar a conversar" para "encontrar um bar com boas fotos de coquetéis no Yelp".