Os cafés da Loretto se dividem em três tipos: Bourbon, Espresso e o Gourmet. Bourbon é o mais doce deles, com um sabor mais presente que o aroma. Bom, talvez nenhum desses cafés seja lembrado pelo aroma, e parte disso é por causa do sistema de vendas deles nem sempre entregarem os grãos mais frescos ou melhores torrados. Este é um café de exportação e com o mercado agitado fica difícil reter talentos.
Porém, ele não é um café caro dentro dos padrões gourmet e pode fazer companhia como uma opção melhorzinha do que os cafés que se acha no mercado. O Espresso eu senti uma força maior na torra. O sabor é idêntico ao aroma dos grãos, e você sente o fruto (adocicado) e um tanino muito presente. O corpo é leve, mas preenche toda a boca com um aveludado e um final levemente amargo.
Tanto o Bourbon quanto o Gourmet ficaram mais próximo daquele suco de café que quem não curte amargo deve apreciar. Tanto que não precisa da mesma quantidade de Bourbon para o mesmo volume de água.
- 2018-02-04 Bourbon. O aroma e gosto da avelã e o equilíbrio entre um leve amargor e o tânico tornam este café um dos mais balanceados e leves que já provei. Passado na aeropress após moer do grão.
- 2018-03-19 Espresso. Essa versão do café do Espírito Santo do Pinhal tem uma torra mais intensa e um amargor equilibrado em corpo médio com um tânico no retrogosto médio. Moídos 23g e passado na Aeropress.
- 2018-05-22 Expresso. É o café com gosto de café do Espírito Santo do Pinhal, no limite entre Minas Gerais e São Paulo. Amargo e forte na medida certa, você ajusta com a quantidade de pó. O corpo é médio pra forte. Para mim 20g em um aeropress é viciante porque é leve, mas para os que gostam de mais força recomendo 30g.
- 2018-09-14 Bourbon. São fracos demais? Esse Loretto possui um equilíbrio entre amargor, doçura e corpo imbatíveis. Seu doce desagradará o brasileiro médio, que gosta de um soco no estômago. Passados 23g em moagem fina por 1.5 min na Aeropress com 350ml de água próxima de ferver.
- 2019-01-23 Bourbon. Cold Brew de casa extraordinariamente excelente; você começa a sentir vários sabores que vão se alterando conforme o gelo derrete e torna a bebida mais suave.
- 2019-02-10 Premium Espresso. É um dos melhores 100% arábica com ótimo custo/benefício do mercado. Os caras torran os grãos a semanas de vender no Mercado Livre. Essa é a versão adocicada e ligeiramente mais intensa que o Bourbon, ótimo para fazer um espresso. Mas como eu só tenho aeropress quebra o galho.
- 2019-02-24 Blend Caseiro. Entre espresso arábica e bourbon na prensa francesa me impressionou pela delicadeza das notas doces, que por contraste torna o 100% espresso um café de quem dá o toba.
- 2019-04-28 Bourbon, que é doce, corpo leve pra médio, retrogosto esquecível, mas com uma leve lembrança que dá vontade de passar mais uma caneca.
- 2019-05-20 Anda com os grãos muito feios. O sabor tem mudado um pouco também, sem tantas nuances.