Meditação é self debugging

Depois que a tempestade na cabeça chega em um nível insuportável há uma calmaria, ou deveria haver, onde o corpo percebe que está vivo, que não existe no tempo e espaço. Existe apenas agora, e tão somente agora, pois o passado é uma máquina de estado mantida pelo cérebro, e o futuro a projeção extrapolada dessa máquina.

Quando se percebe que se está vivendo a partir de um algoritmo genético que está rodando há algumas décadas em um saco de carne com peças móveis é o momento que começamos a entender o que é reflexão, um poderoso mecanismo que pode nos ajudar mais do que o melhor dos psicólogos. Até porque este hipotético especialista da mente nunca teria acesso a tanta informação quanto você tem sobre suas próprias memórias e sobre seu jeito de agir.

Só você conseguirá extrair de uma autoanálise o conhecimento necessário para melhorar seu entendimento de como esse algoritmo funciona. Porém, há um problema: a própria reflexão faz parte desse algoritmo. O processo não pode analisar a si mesmo. Isso é impossível. E a solução é parar por completo. Interrompa esse fluxo mental constante a respeito de quem você é e deixe que a análise em tempo real aconteça. Pelo menos mais vezes do que no modo automático.

A essa pausa para análise do mesmo processo chamamos de meditação. É pausar a execução dos pensamentos, ou observar a execução de algumas threads, para entender onde pode estar o próximo mecanismo a ser aprimorado ou corrigido.

Você está muito ansioso nos últimos dias. Mais que o normal. Algo mudou, mas você não sabe o quê. O processo mental ocupa tempo e espaço o suficiente para você nunca saber.

Então você pausa. Respira. Para de pensar de maneira consciente. Apenas observa os pensamentos passando por você e indo embora. Você está analisando as threads em execução, mas não está modificando o estado das variáveis ou da pilha. Você só quer entender onde está esse bug da ansiedade sem motivo.

De repente você encontra. Era uma conversa aparentemente boba de alguns segundos que deixou você preocupado no inconsciente sobre como isso se desenrolaria no futuro. Essa thread estava presa no pior dos cenários, mas ele dificilmente poderia acontecer. Você então corrige as expectativas sobre essa questão e pronto, bug resolvido. Pode continuar a viver.

Wanderley Caloni, 2022-05-31 20:23:43 -0300

code debug discuss