Mens@gem Para Você

2019-01-28 · 2 · 339

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

20 anos depois, essa revisita a Mens@gem Para Você demonstra que este filme bonitinho continua bonitinho. E hoje ele é nostálgico. Nos mostra a conexão discada da AOL que os nova-iorquinos mais abastados tinham na época. Mostra Nora Ephron filmando espaços na própria Nova York que ela estava morrendo para filmar. Por fim, mostra dois atores conhecidíssimos de comédia romântica fazendo mais um filme juntos. Adivinha qual dos dois continua fazendo filmes? Acertou: o homem.

A história é uma continuação espiritual de um filme de Ernst Lubitsch de 1940, A Loja da Esquina. Ambos os filmes se baseiam em uma peça do dramaturgo austro-húngaro Miklós László. Nora Ephron dá uma atualizada, claro, mas a base é a mesma: casal troca mensagens por correspondência sem nunca se verem e não sabem que já se conhecem pessoalmente. No caso a atualização de Ephron é com respeito a trocarem emails, o que é uma necessidade no filme.

Isso porque ele fala sobre a modernização do mundo. Ele, Joe Fox (Hanks), é um empresário malvadão que abre mega-stores pelos bairros vendendo livros a preços acessíveis para a população e que elimina todo o serviço pessoal e impagável dos funcionários da pequena livraria do local (chamada em homenagem de A Loja da Esquina, apesar de não estar na esquina). Essa pequena e secular livraria é mantida por sua herdeira, na pele de Meg Ryan, que vai aos poucos entendendo que a única coisa que a fazia lembrar de sua falecida mãe terá que ser fechada.

Este é um filme bonitinho, que tem ótimas atuações, mas que infelizmente é uma comédia romântica, e que no final terá que forçar uma situação para fazer o casal principal terminar junto. É uma pena, pois a história seguia por um caminho natural tão mais poético e realista que manteve sua força quase até os últimos momentos, quase como uma outra triste mensagem: as histórias ricas e independentes estão cada vez mais perdendo terreno para a fórmula fácil e decadente de uma comédia romântica.

Rest in peace, internet discada.

You've Got Mail (United States, 1998). Dirigido por Nora Ephron. Escrito por Miklós László, Nora Ephron, Delia Ephron. Com Tom Hanks, Meg Ryan, Greg Kinnear, Parker Posey, Jean Stapleton, Steve Zahn. · IMDB · Letterboxd · More Details · cinema · draft · movies · Twitter ·