Mr. Robot e sua redistribuição de riqueza

Aquele momento mágico em que toda a riqueza dos malvadões é redistribuída de maneira equitativa entre a população falha por pelo menos dois motivos.

O primeiro é que os americanos estão bem longe de ser o povo mais pobre do mundo. Há miséria real fora da bolha ianque na mesma ordem em que eles são os 1% em relação ao mundo. Agraciá-los seria a pior forma de redistribuição de renda da história.

Se fôssemos ser justos ao máximo no sentido de que riqueza foi roubada dos habitantes do planeta e está concentrada em 1% desses moradores teríamos que redistribuir essa riqueza entre todos os bilhões de seres humanos do planeta. Esqueça por um momento o lado logístico desse problema e foque mais no lado econômico.

O escritor e defensor mais ferrenho dessa redistribuição de renda, Tomas Pikety, em seu livro O Capital no Século 21 afirma com base em cálculos bem básicos de matemática que se fôssemos fazer essa redistribuição de maneira equitativa entre todos os habitantes o saldo na conta de casa um de nós seria cerca de 4000 euros. Veja bem, é um bom valor para passar um mês em um lugar bem caro e até um ano em um lugar bem pobre, mas está bem longe de deixar qualquer uma dessas pessoas tranquila a respeito do longo prazo. Quanto mais rica.

Na vida real, voltando alguns devaneios, imagine que apenas os americanos ganharam essa bolada. Nesse momento é o país mais igual do mundo. Na vida real em menos de um ano teríamos a mesma desigualdade. Uma minoria faria um bom uso da oportunidade, mas a maioria seguiria seu modus operandi que as tornou pobres e endividados, pois o dinheiro é mero reflexo disso.

Se isso não fosse verdade teríamos uma mobilidade social muito maior, pois na realidade de fato temos, mas em um nível anedótico, o que faz sentido visto os esforços sobrehumanos que os casos de sucesso precisam se dedicar para mudar seus destinos radicalmente.

Acreditar que a maioria faria isso se caísse uma bolada em sua conta bancária não é apenas ingenuidade. É infantil. Ou desonesto usar esta hipótese como um argumento sério.

Wanderley Caloni, 2021-11-01 22:34:22 -0300

blog draft series discuss