Native Floripa 2022

Fui para a terceira edição esse ano com minha palestra de AWK, que foi aceita duas semanas antes do dia, embora já estivesse programando ir de qualquer maneira, dessa vez de carro. Saindo de São Paulo, a parada em Morretes confirmou que o sorvete de banana continua top. Já o evento merece uma reciclada.

Inicialmente moldado em duas trilhas paralelas sábado e domingo, ele continuou dessa forma em sua primeira edição após a pandemia. Com uma divulgação de última hora, o público ficou bem reduzido em ambas as trilhas, mesmo a principal, que foi a única que acompanhei. Nela haviam nos melhores momentos cerca de 15 pessoas, mas nos piores cerca de 4 (contando apenas o pessoal técnico).

A primeira palestra era sobre carregadores de bateria de veículos elétricos e foi muito empolgante. Já fez valer a visita mesmo sem ser minha área de atuação em TI, mas é justamente isso que torna esses eventos tão excitantes. É sobre a possibilidade de aprender coisas novas com outros devs.

Finalizado o evento começam as melhores horas do dia e da noite: o happy-hour. Boa conversa, comida e bebida tops são convidativos para nunca voltar para casa. Nesse caso os motivos se invertem, e não é o que se aprende que importa, mas estar junto de pessoas que respiram o mesmo ar dessa área fascinante que é a tecnologia.

Na segunda-feira ainda participei de uma terceira trilha, a da Costa da Lagoa, que sequer é listada no Google Maps, mas descobrimos graças à sempre ótima consultoria dos amigos moradores da cidade. Essa trilha vai pelo meio da mata que circunda a Lagoa da Conceição. Com cerca de 5km de extensão e altos e baixos, há várias saídas para residências locais e o próprio mar. Ao final uma vila de pescadores extremamente charmosa e surreal. A saída da vila ou é a trilha ou o barco-ônibus que passa entre diversos pontos (de ônibus) onde os passageiros aguardam. Foi por lá que voltamos. Um passeio inesquecível.

Floripa agora nos promete mais que o evento icônico de tecnologia. E por isso prometemos voltar para a próxima edição.

Wanderley Caloni, 2022-07-09 19:40:01 -0300

discuss