O Círculo

2019-06-21 · 2 · 294

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Uma sociedade realmente sexista existe no Irã e o diretor Jafar Panahi filma a opressão como um documentário em tempo real. É um plano-sequência com cortes. A transição de personagens apenas reforça a universalização da violência sistematizada contra as mulheres em mais um dia nessa sociedade que não tem como enxergar suas falhas assim como um peixe não enxerga a água em que vive.

O roteiro de Kambuzia Partovi é um primor de hiper-realismo, pois apresenta diálogos simples, ditos no limiar entre o cinematográfico e o drama dos comuns. As informações que o espectador vai caçando aos poucos serve de gancho para acompanharmos a ação. Às vezes sabemos de menos, às vezes demais, mas Partovi faz questão de se certificar que é sempre o suficiente para detectarmos as barreiras que a mulher encontra nesse mundo onde mulheres não podem andar sozinhas na rua, desacompanhadas de um homem, sem chamar a atenção de civis e policiais.

A atriz Fereshteh Sadre Orafaiy realiza um mergulho profundo em sua personagem, Pari. Note sua compulsão em tentar pegar um cigarro e fumar (e note como esse pequeno gesto vai se encaixando durante todo o filme como símbolo da opressão). Apenas a observe zanzando inquieta pelas paredes de um hospital aguardando por qualquer ajuda, e note em seguida todas as expressões e gestos que a atriz realiza sentada em um banco, inconformada com a arapura que se colocou (os detalhes de sua história é melhor serem degustados aos poucos pelo espectador).

O Círculo é sobre o fluxo ininterrupto de violência sistematizada e legalizada contra a mulher, mas poderia ser o retrato de qualquer círculo vicioso onde seres humanos não são tratados como tais, e precisam dentro de suas capacidades sobreviver. É um trabalho intenso, impecável e admirável de Cinema.

The Circle (Iran, Italy, Switzerland, 2000). Dirigido por Jafar Panahi. Escrito por Kambuzia Partovi, Jafar Panahi. Com Nargess Mamizadeh, Maryiam Palvin Almani, Mojgan Faramarzi, Elham Saboktakin, Monir Arab, Maedeh Tahmasebi. · IMDB · Letterboxd · More Details · cinema · draft · movies · Twitter ·