O Homem que Não Estava Lá

2020-04-15 · 1 · 209

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Como o uso das cores no cinema hoje em dia é mais para distrair a atenção do espectador para o que realmente importa. Essas foram as palavras de Roger Deakins, diretor de fotografia deste filme dos irmãos Coen. Deakins está em seu primeiro longa-metragem totalmente em preto e branco e sua entrevista no DVD que assistimos tem mais de meia-hora falando sobre as especificidades do formato, a escolha do processo de revelação durante as filmagens e uma visão artística e pessoal de Deakins sobre o passado, o presente e o futuro da fotografia no cinema. O seu entrevistador estava mesmo inspirado.

Este é o nono filme creditado para Joel Coen (Ethan ainda não constava nos créditos como diretor) e é mais um daqueles estudos de linguagem cinematográfica, uma homenagem e exploração dos filmes noir e de investigação com o tom da década de 40 após a segunda guerra. No entanto, o filme vai além, pois acaba nos revelando ser um estudo de um personagem completamente alheio ao que lhe acontece. No final você sai perturbado, esquecido, desalentado. E extasiado. O uso da linguagem cinematográfica pelos Coen acaba vazando pela história, mas ela permanece relevante até o fim, pois não é possível para o espectador se desvencilhar daquele mundo absurdo.

The Man Who Wasn't There (United Kingdom, United States, 2001). Dirigido por Joel Coen, Ethan Coen. Escrito por Joel Coen, Ethan Coen. Com Billy Bob Thornton, Frances McDormand, Michael Badalucco, James Gandolfini, Katherine Borowitz, Jon Polito. · IMDB · Letterboxd · More Details · cinema · draft · movies · Twitter ·