O Julgamento do Diabo

2011-03-28

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Existe uma relação entre esse primeiro (e único) longa de Baldwin e um filme de 1941 chamado “The Devil and Daniel Webster”: o protagonista é o mesmo Daniel Webster. Ambos possuem dois títulos: são chamados “The Devil and Daniel Webster”, porém o de 1941 também possui o título “All That Money Can Buy”, enquanto esse de 2007 é chamado também de “Shortcut to Happiness”.

Existe um motivo para isso: os dois se baseiam no mesmo conto de Stephen Vincent Benét escrito em 1937, que possui como característica marcante um julgamento entre o diabo e Daniel Webster, que aparentemente possui algum tipo de controle sobre este.

A explicação para isso, porém, é um mistério. E se pode muito bem ser desnecessário para os objetivos narrativos do pequeno conto, é imperdoável que em um filme de 106 minutos não consigamos sequer ter uma ideia da relação entre esses dois igualmente fascinantes personagens.

Contanto a história em um misto de drama, ficção e comédia moderada nos moldes de Woody Allen, o máximo que o filme consegue como unidade é exemplificar de maneira exemplar as nuanças entre o sucesso e a felicidade de uma pessoa. Nesse aspecto, o filme toma contornos verdadeiramente intrigantes, pois o modo como Jabez, o escritor ainda não publicado, mas que vem melhorando seu estilo com o tempo, consegue, de uma hora pra outra, a vendagem e adoração fácil pelos leitores, é ao mesmo tempo inteligente e sutil: sem possuir reflexo do seu sucesso na crítica, o autor consegue, ao mesmo tempo, passar a mensagem sobre felicidade e cutucar a ferida sempre exposta dos autores de grande vendagem que possuem conteúdo de qualidade duvidável e, muitas vezes, medíocre.

link cinema draft movies