Receita: Pão mais Fácil do Mundo

2019-12-26 · 3 · 472

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

A partir de um vídeo do canal Pão da Casa comecei a experimentar fazer pão usando fermento natural. A primeira vez que experimentei essa receita usei o fermento seco de mercado, pois estava ainda experimentando, e funcionou. Agora com fermento natural o resultado fica mais azedo.

Ingredientes: 500g de farinha branca, 10g de sal (2%), 25g de fermento natural (5%) ou 1 pitada de fermento biológico seco, 400g/ml de água (80% de hidratação).

Preparo: Misture e deixe fermentar por cerca de 12h ou mais, dependendo da temperatura ambiente e do estado de crescimento. Após o crescimento retirar do recipiente onde ficou descansando e embrulhar em torno dele mesmo, puxando a massa de baixo para cima fazendo uma trouxinha (isso gera tensão na massa). Nesse momento, devido à hidratação alta, pode ser usada quanta farinha for necessária para manter a massa coesa e não grudar nas mãos ou no recipiente. Colocar novamente no recipiente para descansar novamente e moldar o formato (aqui pode ser usado um cesto de pão). Após a massa voltar a se acomodar e crescer mais um pouco pré aquecer o forno a 250° ou o máximo que aguentar com uma panela de ferro (ou a que tiver que pode ir no forno) com tampa de tamanho suficiente para o pão crescido dentro do forno. Retire a panela (cuidado, está muito quente!), e coloque o pão com muita delicadeza, tampando a panela em seguida. Ainda ligado, deixe no forno por 25 minutos, tire a tampa da panela e deixe mais 25 minutos. Após esse tempo retirar o pão do forno (e da panela), deixando esfriar e descansar. O resultado deverá ser um pão com casta grossa e por dentro cheio de buraquinhos do crescimento.

  • 2020-03-17 Voltando a fazer pão, mas com fermento que estava crescendo na adega. Deixei duas semanas na geladeira e voltei a alimentar um dia antes. Deixei crescendo mais de 13h com 300g de farinha Renata (e as proporções da receita) e dobrei rapidamente, deixando o lado das dobras para cima com farinha (mais fácil de não grudar) e sem o cesto de pão.
  • 2019-12-24 Meu próximo teste de pão mais fácil do mundo foi sem balança, com um fermento alimentado três horas antes, com farinha da marca Dia e com a umidade do ar alta e temperatura baixando em Osasco. Deixei 16 horas descansando e estava bem molhado, apesar de ter crescido. Usei bastante farinha para conseguir manipular a massa para dobrar e virar a massa para novo descanso, e penso que boa parte do ar se foi. Veremos se a farinha extra deu uma potência extra ao crescimento daqui a algumas horas antes de ir para o forno.
  • 2019-12-18 Segunda vez que faço esse pão, mas dessa vez com o fermento natural. O resultado ficou igualmente ou pouco mais azedo, mas com um crescimento interessante.
· blog · draft · food · recipes · Twitter ·