Pão Rústico

Wanderley Caloni, 2020-12-23.

Faça esse pão se souber sovar bem e estiver com fermento natural sobrando ou afim de pão caseiro. Junte seu tanto de farinha com 37% (em peso) de fermento natural, alimentado, no topo, mais de 0.5% a 1% de fermento instantâneo (a quantidade depende do estado do natural; mais forte menos fermento instantâneo; menos forte mais), 2,3% de sal e 56% de água quentinha. Juntou tudo?

Agora combine todos os ingredientes e sove até obter uma massa macia, que permita crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho, cerca de 90 minutos. Depois a receita pede para gentilmente dividir a massa, mas aí depende da quantidade feita. O objetivo é moldar em formas ovais e colocar em uma forma untada, deixar crescer por 1h e colocar em forno pré-aquecido a 220 graus.

A sova deve ser aquela que depois de uns 10, 15 mins, a massa parece aquela gosma do jogo Portal, inclusive fazendo um barulho estranho ao bater e esticar na mesa. Só que branco (se usar farinha branca). Com isso o véu de noiva vai estar divino e pronto para crescer o quanto desejar. Vale lembrar que deixar a farinha e a água fazerem a autólise por um tempo ajuda a diminuir o tempo de sova até desenvolver bem o glúten.

Antes de colocar no forno jogue um spray ou com os dedos uma água quentinha por cima dos moldes, para depois espalhar generosamente farinha por cima. Por fim, faça aquele corte diagonal com faca de serra, só que profundo e de ponta a ponta; segure a faca firme para ficar uniforme.

Vai de 25 a 30 minutos no forno a 220 graus, ou até ficar bem dourado marrom. Aguarde esfriar antes de cortar.

draft recipes