Pão Rústico

As medidas originais dessa receita são bizarras por causa do uso do volume como base. Receitas de pão geralmente são as melhores porque seus ingredientes são um percentual da farinha usada em peso. Dessa forma, uma tradução mais realista das medidas seria:

Quando o fermento natural estiver no ápice da alimentação junte com a farinha e água e deixe a autólise ocorrer. Pode ser quinze minutos, pode ser duas horas. Apenas não deixe muito tempo fermentando.

Quando for sovar jogue o fermento instantâneo que achar que precisa de um lado, o sal do outro e comece. O objetivo é uma massa suave e levemente pegajosa, mas ainda possível de modelar em uma bola. Modele e deixe dobrar de tamanho.

Depois que crescer é hora de dividir em tamanhos que irão caber na forma ou panela para ir ao forno. Há uma curta fermentação que pode ser de uma hora ou mais (em fermentação natural isso é curto), então, apenas para a massa voltar a crescer, e é hora de colocar no forno. A 220 graus, bem hidratado na superfície com água quentinha, depois polvilhado de farinha e uns dois ou três cortes precisos e profundos longitudinais para que o pão não abra na base. Se usar uma panela não precisa da água.

Deixe cerca de meia-hora até começar a ganhar cor na casca. Na panela 45 minutos com tampa seguido de 15 sem tampa. Retire e resists à tentação de cortar enquanto esfria com aquele barulhinho crocante.

Se bater no fundo e não estiver oco pode assar mais.

Deixe o pão esfriar em local arejado e a manteiga esquentar fora da geladeira. Bom apetite.

Wanderley Caloni, 2020-12-23 00:00:00 +0000

reviews recipes draft food discuss