Projeto-modelo

É muito difícil construir um modelo de pastas que sirva para a maioria dos projetos que tivermos que colocar na fôrma. Ainda mais se esses projetos tiverem que futuramente fazer parte da mesma ramificação. Foi pensando em várias coisas que chegamos a uma versão beta que pode ajudar aqueles que ficam pensando durantes dias antes mesmo de colocar as mãos no código.

Antes de começar a pensar em como as pastas estarão alinhadas, é importante saber como funcionará o controle de código do seu projeto. Como eu disse sobre o Bazaar, a estrutura inicial permitirá a junção de dois projetos distintos se estes compartilharem do mesmo commit no começo de suas vidas.

Portanto, trate de iniciar a estruturação em um projeto-modelo que já contenha pelo menos um commit: o das pastas vazias já estruturadas.

bzr init _Template
cd _Template
bzr mkdir Docs
bzr mkdir Interface
bzr ...
bzr ci -m "Projeto-modelo. Herde desse projeto sua estrutura inicial"

Estruturação proposta:

Todos os componentes que disponibilizarem unidades de testes devem conter uma pasta Tests dentro de si. Essa padronização permite facilmente a localização de testes internos aos componentes. Além disso, os arquivos executáveis de testes devem sempre terminar seu nome com Test, o que permite a automatização do processo de teste durante o build.

Acredito que este esboço esteja muito bom. É o modelo inicial que estou utilizando nos projetos da empresa e de casa.

Wanderley Caloni, 2008-07-08 00:00:00 +0000

blog discuss