Resoluções 2021

Inspirado no post que vi de meu amigo DQ sobre resoluções de ano-novo, algo que ele já vem fazendo desde 2007 (impressionante), resolvi compartilhar um pouco neste post sobre minhas resoluções de 2020. Na verdade não costumo fazer isso, mas ao passar a virada de 2019 para 2020 na casa de outro amigo, ele e sua esposa vieram com um presente e uma ideia para todo o grupo na ocasião: um caderno e uma caneta. Cada um deveria preencher nas primeiras folhas do caderno o que pretendia fazer durante o ano que se inicia. Algo mais ou menos assim, eu provavelmente já estava bêbado o suficiente para não me lembrar dos detalhes.

Hoje abro nesse momento o caderno cuja primeira página havia preenchido e nunca mais olhado. Eis a minha pequena lista:

  1. Assistir um DVD por semana.
  2. Escrever 10 minutos por dia.
  3. Andar de bike 1 vez por semana.

Vejamos os resultados.

Assistir um DVD por semana

Acredito que tenha cumprido essa meta em sua maioria. Alterei a funcionalidade de busca no blog para conseguir filtrar os filmes assistidos que não foram em cabines de imprensa e deram 110 resultados. Sabendo que há 54 semanas em um ano e que durante o ano cada vez menos assisti conteúdo via streaming por conta da péssima qualidade do cinema e TV contemporâneos, em uma conta de padaria acredito ter atingido o objetivo na média. Outro fator que contribui para meus cálculos é a quantidade de pilhas de DVDs que foram desovados da nossa coleção temporária. (A ideia é assistir os mais de 400 títulos e vendê-los.)

Escrever 10 minutos por dia.

Esse foi mais complicado. Houve momentos de grande hiato em que eu lia cada vez mais posts aleatórios sobre como praticar a escrita ou qual a rotina de escritores (o que basicamente se resume em sentar a bunda na cadeira e escrever), mas também houve momentos em que li conteúdo importantíssimo para melhorar minha concentração e o incentivo interno para assumir cada vez mais uma rotina de escritor, como o livro de Mihaly Csikszentmihalyi.

Nos últimos meses comecei a revisar todos meus textos antigos em ordem cronológica e tenho obtido sucesso através de uma rotina em que realizo anotações no Kindle na leitura antes de dormir e nos momentos de sentar a bunda na frente do computador busco por essas anotações e vou checando cada post antigo como não-rascunho. Como a maior parte são textos de filmes esta é minha métrica. Usando mais uma vez a nova busca constato que há 1921 textos de filmes de antes de 2020, e no momento deixaram de conter a tag draft exatos 311, ou seja, 16% de todos os textos antigos foram revisados.

Andar de bike 1 vez por semana.

Consegui este feito com louvor em 2019, mas em 2020 caí nos mesmos imprevistos que o DQ comentou em seu post: chegou a pandemia e o isolamento. Praticamente não saí de casa ano passado. Devo conseguir contar nos dedos as vezes. E esta foi a tarefa alternativa a andar de bike.

Enfim, minhas resoluções para o ano que inicia:

Resolução 2021

  1. Assistir um DVD por semana.
  2. Revisar textos antigos todo dia.
  3. Andar de bike 1 vez por semana.

Sim, continua basicamente o mesmo, exceto o foco no item 2 para revisão em vez de escrever novos textos. Com os novos dados sobre o contágio do vírus e vendo que as pessoas estão menos paranoicas a respeito disso, exceto as malucas, mas que não devo encontrar nas minhas pedaladas, resolvi manter minha tarefa número 3, o que para mim significa reativar minha bicicleta e adicionar mais um exercício semanal além do matinal, que realizei com significativa frequência esse ano.

Não irei adicionar mais tarefas, pois estas estão em andamento e devem continuar consumindo um tempo que é possível se comprometer.

Wanderley Caloni, 2021-01-02 00:00:00 +0000

blog draft discuss