Sherlock: The Lying Detective

Eis mais um vilão de respeito para a série Sherlock, embora este seja apenas um fantoche para mais uma demonstração das inúmeras habilidades do detetive de Baker Street. Há brincadeiras a respeito dele ser o autor do blog que Watson (Martin Freeman) escreve a respeito das aventuras do companheiro, e há uma participação perturbadora do detetive e seu escudeiro em um hospital com crianças. O vilão, interpretado de maneira caricata e divertida por Toby Jones, ainda assim é um marco, pois permite que os heróis sejam... heróis!

Além do mais, o terceiro ato revela reviravoltas de cair o queixo, e ainda que lembre uma novela, é uma novela deliciosa de ser acompanhada. As maiores tiradas não estão nos efeitos visuais ou na trama complexa, mas nas obviedades que nos escapam. Não há como dar detalhes em uma série em que o espectador implora por pistas durante todo o tempo, mas é possível dizer que as habilidades dos roteiristas em esconder o óbvio continuam certeiras.

Antes que você ache que estou menosprezando o vilão, é ele que torna este o episódio mais forte e mais completo da série. Porém, mais que isso, a possibilidade de vermos novamente os dois heróis vivendo uma aventura não em seu formato canônico, mas passando por um problema intransponível. Sherlock é uma série com poucos episódios por temporada justamente pela capacidade de concentrar o melhor de todas as possibilidades em apenas cerca de 90 minutos.

2020-12-05

Este é mais um roteiro de encher a mente. Uma história de detetive clássica, com detalhes que podem ser revistos sem perder seu brilho. E a capacidade da série reciclar seus personagens é invejável. Ela usa uma fórmula? Não exatamente. Ela segue um princípio, mas não se importa que seus personagens mudem com o tempo. O que é ótimo depois que nos acostumamos com eles. Porque assim como Sherlock, séries que evitam mudanças e ficam no previsível são como clientes que não conseguem se manter cinco minutos em sua sala. Porque são muito chatos.

Wanderley Caloni, 2017-04-16 00:00:00 +0000

reviews series discuss