Star Wars Episódio II Ataque dos Clones

2011-05-29

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

A República começa a perder a força, e o desespero pela resolução da crise no Senado faz com que forças especiais sejam entregues ao Chanceler Palpatine. Como podemos ver, a história caminha em ritmo adequado para o ponto de encontro com o antes chamado Guerra nas Estrelas e rebatizado para Episódio IV.

O problema mais marcante do novo filme é o relacionamento entre o Jedi aprendiz Anakin (Christensen, chato) e a Senadora Amidala (Portman, adequada), cuja aproximação beira o tédio, pois, por melhor que seja a intenção do roteiro em unir os dois, os diálogos soam forçados e a interpretação de Christensen não ajuda em nenhum momento. Para piorar, Lucas aposta em clichês que soam datados e já não fazem mais parte do “ritual de acasalamento cinematográfico”, como o momento em que ambos rolam na grama.

Mas tudo isso passa e caminhamos para o momento em que Anakin deve ir em busca da mãe, em uma melhor performance de Christensen, vital para a continuidade da saga. A trilha sonora já se torna tensa e pesada, e já não se utiliza da sutileza que vimos em Episódio I. Pelo contrário, uma das sequência de notas mais famosas do cinema podem agora ser ouvidas sem pudor, em meio a uma fotografia escura que representa adequadamente o estado de espírito do conturbado Padawan.

E por falar em estado de espírito, vale ressaltar que a presença de Yoda dessa vez é muitíssimo bem-vinda, e é dele que saem as melhores frases, que, embora soem vindas de um livro de auto-ajuda galáctico, cabem bem a um Jedi que já viveu o suficiente para dizê-las. E, vale dizer, a decisão na troca do boneco de plástico pela sua versão digital teve muito a acrescentar, seja nas cenas contemplativas como nas desejadíssimas cenas de Yoda em ação.

Aliás, a presença de Yoda é o que realmente dá tom ao clima da história como um todo, pois de Anakin apenas demarca o início de um declínio, as cenas em que vemos Yoda preocupado e receoso permanecem como o melhor resumo do que a narrativa quis trazer para que caminhássemos em direção ao inevitável desdobramento dessas preocupações.

link cinema draft movies