Receita: Suspiro

2020-01-04 · 2 · 249

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Esta é uma receita aprendida por um artigo do programa da Ana Maria Braga onde minha amiga chef confeiteira Silvana Oliveira dá dicas de como fazer este doce tão famoso.

Ingredientes: uma parte de claras para o dobro (em peso) de açúcar. Limão (raspas e suco), ou qualquer substância ácida para estabilizar as claras.

Preparo do Merengue Francês: bater as claras em neve adicionando açúcar aos poucos, colocando também um pouco de raspas de limão e o suco.

Preparo do Merengue Suíço: derreter o açúcar na clara em banho maria até 57 graus ou não ver mais o açúcar, podendo mexer com o fouet, colocando durante um pouco de raspas de limão com o suco. Bata no liquificador na velocidade máxima para esfriar e dar o ponto por cerca de 10 minutos.

Preparo do Suspiro: divida em colheradas de tamanhos à sua escolha (quando maior mais lento o processo) e leve ao fogo pré-aquecido a 120 graus (se não puder ser tão baixo deixe a porta levemente aberta) por entre meia-hora e uma hora e meia.

Armazenamento: recipientes completamente fechados para não pegar umidade.

  • 2019-12-30 Bati pela segunda vez o merengue suíço e aprendi que depois de secar no forno com a porta levemente aberta não se deve fechar para secar mais, pois pode queimar e ficar seco demais. O melhor resultado foi mantendo com a porta aberta até a superfície poder ser tocada com os dedos. Dentro ficou úmido e depois de um dia ou mais ficou grudento.
· blog · draft · food · recipes · Twitter ·