TDC 2014

2014-07-08 · 2 · 390

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Segue a descrição oficial completa:

O programador C/C++ de médio e baixo nível em Windows precisa estar familiarizado com as potencialidades de suas ferramentas de trabalho. Entre elas, o WinDbg é de longe o mais completo e complexo, além de ser quase desconhecido pela comunidade.

Essa palestra visa um público que deseja conhecer novas técnicas de depuração para problemas específicos, mas comuns, como leak de memória, travamento durante shutdown da máquina e análise de processos de maneira não-intrusiva.

Apresentando o WinDbg: para os ainda não iniciados, uma visão geral do que é o WinDbg, como ele funciona e em que ele pode ajudar o programador C/C++.

Leak de Memória: nessa segunda parte já passamos para a prática, adicionando ao cinto de utilidades do programador dicas valiosas para detectar rapidamente onde está ocorrendo vazamento de memória constante.

Depurando até o último segundo: para análises mais hardcore às vezes é necessário depurar onde até o sistema operacional está indo embora; essa terceira parte da palestra visa mesclar técnicas de user-mode e kernel-mode para depurar um serviço que trava durante o reboot da máquina.

Dicas e truques rápidos: nesta última parte aprenderemos um apanhado de truques para o iniciante não se perder muito tempo nos problemas que eventualmente encontrará usando o WinDbg. Também aprenderá a realizar tarefas mais raras, como comparação de strings, busca na memória, etc.

Ainda estou pensando quais truques colocar. Se tiver alguma sugestão de algo que seja muito difícil de fazer na depuração Windows ou tenha alguma dica para compartilhar, ainda dá tempo.

O TDC continua sendo esse evento com muitas trilhas, mas que tem como virtude reunir comunidades que geralmente ficam muito afastadas umas das outras. Na trilha C/C++ a vantagem é ainda maior, pois a área onde um programador da linguagem atua pode variar enormemente. Esse ano teremos palestras sobre metaprogramação (Rodrigo Madera), modularização de código (Felipe Lavratti), c++ para android e ios com o mesmo fonte (Fernando Luiz Rizzato), análise dos passos de uma compilação (Rodrigo Strauss), uma olhada no sistema wow64 do kernel do Windows (Fernando Roberto da Silva) e programação funcional (Fabio Galuppo). Ou seja, uma grade espetacularmente variada!

Então é isso. Garanta seu ingresso, faça networking, assista as palestras do seu interesse e pode me procurar durante o dia para tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a C++ e coisas que já mexi.

· blog · draft · events · Twitter ·