Tetro

O aspecto teatral do longa já é exibido em sua introdução, numa espécie de pôster suspenso, além do próprio P&B, evocando seu tom artístico e expressivo ao contar a história da família Tetrocini. A introdução é mais do que efetiva, pois em parcas quatro cenas já sabemos tudo que precisamos saber para aos poucos ir desvendando a relação passada da família do ponto de vista dos irmãos.

Com enquadramentos efetivos, em que não é necessário fazer o corte excessivo de diálogos. O P&B é límpido, dando a impressão de vazio, ao mesmo tempo de imensidão. Os acidentes são marca registrada da família, em que uma das mães morre em um acidente de carro e a outra fica em coma. Quando Benni reencontra o irmão, ele está com a perna engessada, e o próprio Benni ainda irá sofrer um acidente de carro.

O último trabalho de Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão) conclui sempre com uma música leve e contemplativa, e é mais uma vez seu tom teatral que transforma Tetro em uma conquista pelos diálogos e pelo artístico; nunca pelo seu universo ou personagens.

Wanderley Caloni, 2010-12-10

movies discuss