Time - O Amor Contra a Passagem do Tempo

2019-06-10 · 2 · 344

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Você sempre sai de um filme do diretor coreano Kim-Ki Duk (Fôlego, Pieta, Primavera Verão Outono Inverno e Primavera, Tipo Ruim) pensativo. É uma marca deste cineasta não fechar as pontas e abrir mais algumas. “Time” faz isso, e faz de uma maneira que dá pra se divertir no processo.

Ele conta a história de um casal de namorados que após dois anos juntos estão sofrendo um certo desgaste. Ela acha que ele não liga mais para seu corpo e seu mesmo rosto enfadonho. Ela é linda. Ele é mulherengo e distraído. Ela é louca.

Este é um filme que fala sobre a indústria da cirugia plástica estética, aquela feita apenas para as pessoas se sentirem bem com seu corpo e rosto. Junte isso e a loucura dos relacionamentos monogâmicos e você terá um thriller contemplativo.

Kim-Ki Duk é um diretor e roteirista que trabalha seus temas com afinco. Ele usa rimas visuais, como o eterno café onde o casal se encontra e faz escândalo, assim como um enigmático bilhete escrito Eu Te Amo inúmeras vezes, um em cima de outro. Quantas vezes na vida as pessoas dizem isso, nem sempre para a mesma?

A passagem do tempo é um tema recorrente em sua cinegrafia, assim como a superficialidade da matéria em detrimento ao bem espiritual mais valioso, e aqui recebe um tratamento rústico, quase uma carpintaria abstrata onde não temos certeza do que ele está falando, ou pelo menos não poderíamos verbalizar o que significam os acontecimentos do filme. Quer dizer, poderíamos, mas apenas narrar não soluciona o enigma da vida a dois. E o brilhantismo do filme está em não se esforçar para resolver este quebra-cabeças afetivo, pois cada um de nós terá uma forma de entender.

Eu sinceramente espero que você não deixe passar em branco a última cena do filme e a entenda como uma rima para o começo. Só assim para que o filme esteja completo. Porém, mesmo sem entender, há um acidente de carro próximo do final que já te deixará pensativo. Time consegue essa proeza algumas vezes.

Time (South Korea, Japan, 2006). Dirigido por Ki-duk Kim. Escrito por Ki-duk Kim. Com Jung-woo Ha, Ji-Yeon Park, Jun-yeong Jang, Gyu-Woon Jung, Ji-heon Kim, Seong-min Kim. · IMDB · Letterboxd · More Details · cinema · draft · movies · Twitter ·