Um Parto de Viagem

Aparentemente, alguém achou engraçado colocar Robert Downey Jr. (Homem de Ferro, Sherlock Holmes) e Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case 1 e 2) contracenando um filme inteiro. De fato, o resultado foi, no mínimo, interessante. Engraçado, é discutível.

O fato é que, interpretando duas figuras problemáticas (Zach, mais explícito, Downey Jr, mais inerte) que precisam conviver por dias em uma viagem cruzando o país não foi uma ideia lá muito original, mas que rendeu bons frutos graças ao carisma e à interpretação dos dois atores, que conseguem convencer -- e aí é que está a graça -- que Peter Highman e Ethan Tremblay possuem sérios problemas de convivência social.

Dirigido e co-escrito por Todd Phillips, o filme se concentra basicamente nas reviravoltas que essa viagem ao estilo road movie proporciona para seus integrantes. Nunca tentando soar absurdo, a história se foca nos problemas pessoais dos dois personagens, e faz com que o drama de ambos ganhe um certo peso, mesmo se tratando de uma comédia.

Não há muito o que falar do roteiro em si, que sempre se aproveita de um ou outro defeito de caráter de um dos dois, e embora soe maniqueísta em vários momentos, ao lembrarmos do plot inicial, tudo faz mais sentido.

Wanderley Caloni, 2011-08-22

movies discuss