Westworld S03 E02

Wanderley Caloni, 2020-05-10.

Então eles resolveram plagiar Matrix. Para ser sincero, em vários momentos soa como uma ingênua homenagem. Mas a soma de tantas homenagens acaba se tornando plágio, pois são tantas ideias vindas da mesma fonte, parte integrante e ativa da história que essa temporada pretende contar, que não há como deixar de pensar que vinte anos depois do blockbuster revolucionário de ação dos irmãos Wachowski vira um episódio acelerado que recapitula todos os elementos que amamos nos três filmes. Uma observação relevante: alguns amam apenas o primeiro, pois já havia na época o senso de que muito é demais. Por quê será que as séries de hoje em dia não aprenderam com os erros do passado?

Já havia apontado no primeiro episódio desta temporada que a existência de um arquiteto já indicaria fortemente um "Westworld Reloaded", mas não imaginava que este seria também um Matrix Reloaded, que explora maneiras diferentes de interagir com o mesmo conceito de mundos simulados. Essa é a única forma de conseguir trazer os personagens robóticos da série que foram assassinados de volta, e é por isso que seus idealizadores tomam esse atalho preguiçoso e ofensivo.

A história avança e a "complexidade" dá as caras, como a simpática reviravolta que revela logo no início que as duas duplas não estavam separadas no tempo, nem no espaço, mas na realidade. Por mais que tenhamos simpatia pelos personagens, em certo momento o roteiro perde a mão em suas inúmeras, exageradas e mal-aproveitadas ideias. Não é ruim, mas parece tão sobrecarregado quanto o próprio mundo que Maeve sabota, e quase tão pesado quanto a melodramática trilha sonora. Matrix usava menos acordes graves, mas impactava mais pelo que víamos na tela e pelas suas ambiciosas ideias do que pelo nosso carinho pela temporada original.

series discuss