A Menina Sem Mãos (Sébastien Laudenbach, 2016) 2025-03-08 miniviews movies cinema Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm resgataram a origem das línguas germânicas e fundaram o estudo organizado de linguística. Coletaram a cultura e o folclore desses povos, suas crendices e valores, estruturadas em contos passados oralmente de geração em geração. Este filme é baseado em um desses contos, de difícil interpretação no mundo moderno e com uma história bruta, não-polida, que carece de sutileza e que reflete a essência desses contos antigos. Visualmente usa uma mistura entre rascunho e sombras, onde os traços marcam a presença de espírito, e a alma se mistura com as sombras, que são coloridas e mudam conforme o temperamento ou o valor dos elementos no processo (os demônios sempre de preto). Os personagens são irrelevantes, casa um receptáculo de um conceito. São os antepassados do que seriam os estereótipos.
Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (George Lucas, 1977) 2025-02-19 miniviews movies cinema Precursor ou iniciador da era das superproduções, o trabalho de George Lucas transita sem avisar entre o risível e o épico. É a mescla perfeita que gera o pop, esse sentimento de auto-importância criado na base do berro que fascina gerações. Seus herois são pessoas comuns. Mercenários e catadores de lixo com potencial de salvar a galáxia das forças malignas do Império, que é uma versão alternativa espacial dos nazistas com uma bomba atômica chamada poética e tragicamente de Estrela da Morte: em vez de iluminar a vida dos planetas em sua volta este aparato consegue explodir um planeta inteiro e suas vidas em questão de segundos. E esta é verdadeiramente uma guerra nas estrelas, com naves, explosões e confrontos com lasers e sabres de luz. Há no meio um elemento místico, a Força, que une os seres vivos em torno de uma energia capaz de criar e destruir com a mesma intensidade. A crença na Força, o Jediísmo, virou uma religião de fato nessa galáxia, trazendo ironia e metalinguagem na mesma tacada.
Preso na Escuridão (Alejandro Amenábar, 1997) 2025-02-19 miniviews movies cinema O clímax dramático deste tenso drama latino é a cena na cama entre os dois personagens principais, que funciona como uma lenda de Narciso às avessas, pois a impotência do rapaz de conseguir fazer sexo com a pessoa que o atrai vira reflexo de sua própria incapacidade de obter sua beleza original de volta. Os reflexos dessa incapacidade permeiam o filme. Um remake americano – Vanilla Sky – foi produzido com Tom Cruise e igualmente Penélope Cruz, que repete seu papel.
Olhando Para As Estrelas (Ale Peralta, 2016) 2025-02-19 miniviews movies cinema cinemaqui Um filme sobre a capacidade de meninas cegas bailarinas. Elas gostariam de ser independentes, mas nem sempre as calçadas possuem aviso de travessia. Uma cartilha burocrática dá o tom ao documentário, mas o mais impressionante são as lições de balé, que se baseiam no toque e na repetição. As garotas possuem pessoas bondosas e dedicadas em volta, como uma professora, um coreógrafo e dançarinos. Esta é a única instituição voltada para o ensino de balé para cegos no mundo. Isso não impressiona, mas faz pensar o quão mais longe cada ser humano consegue ir, dada a oportunidade certa.
No Impact Man (Laura Gabbert, Justin Schein, 2009) 2025-02-19 miniviews movies cinema Uma breve e desbaratinada reflexão se o que fazemos no dia a dia pode impactar a nossa breve estadia neste planeta. Sem cogitar as razões da por trás desse maluco que quer voltar a viver como 100 anos atrás, o efeito mais interessante de filmes como esse é observar os espectadores que o levam a sério.
Nise: O Coração da Loucura (Roberto Berliner, 2015) 2025-02-19 miniviews movies cinema Tempo de Despertar brasileiro em um passeio delicioso pelas possibilidades da mente e da comunicação humanas é frustrado por um panfleto anti reacionário bobo com berros autoritários de um ufanismo socialista necessário para conseguir verba de produção do cinema nacional.
Enterrado vivo (Rodrigo Cortés, 2010) 2025-02-19 miniviews movies cinema Um filme experimental que se perde em estilo. O título já denuncia sua história, que se passa totalmente dentro de um caixão. Diferente do protagonista, a câmera pode se mover à vontade, mas apenas dentro do limite do próprio caixão, o que contribui para a claustrofobia do espectador. Claramente com o intuito de conseguir variar o bastante para não tornar aborrecido um filme desses, a câmera por vezes se utiliza de ângulos inusitados, zooms diferentes, chegando a um travelling circular em volta do corpo do sujeito, passando atrás dos seus pés.
Branca de Neve e o Caçador (Rupert Sanders, 2012) 2025-02-19 miniviews movies cinema Uma versão mais épica do popular conto dos irmãos Grimm, tenta focar exatamente nas duas figuras femininas: a linda jovem que é perseguida pela rainha má, Charlize Theron, que consegue sugar a atenção do público com relativo pouco tempo de tela nesta empolgante releitura.
Bartender (Araki Jô, 2006) 2025-02-19 miniviews animes cinema Uma farsa de diálogos manjados, a atenção aos detalhes desta animação espirituosa sobre bebidas nos faz esquecer o maniqueismo. A mesma dinâmica se repete a cada episódio: o personagem-título prepara uma bebida que harmoniza com seu cliente. A magia na construção de um drinque é resgatada ao estilo enciclopédico.
Alphaville (Jean-Luc Godard, 1965) 2025-02-19 miniviews movies cinema Filmes do Godard são sempre uma experiência. Se são boas ou más experiências é irrelevante. Cinema de arte não deve ser julgado. Especialmente quando se está dormindo na sala. Três ou quatro falas e cenas poderosas estão espalhadas na história onde tiroteios e perseguições parecem arquitetadas por uma criança de 10 anos. Tudo é proposital, claro. O diretor domina a linguagem cinematográfica e a subverte pelo bem de atacar a lógica burguesa. No mundo distópico do filme mulheres são catalogadas por nível de sedução, e é essa uma de suas principais funções. O cara se apega pela filha de um amigo que se perdeu nesse mundo. Ninguém pode culpá-lo, ela é uma belezinha. Mas para olhar para as pernas dela, precisamos ficar ouvindo aquele blá blá blá filosófico de filme francês.
O Homem da Máfia (Andrew Dominik, 2012) 2025-02-12 miniviews movies cinema A manutenção da confiança no sistema ilegal de jogos de azar traça um paralelo direto com a crise econômica nos Estados Unidos em uma adaptação de livro de máfia que tem prazer em ruminar sobre a psicologia dos seus criminosos do que a ação em si, que existe, mas pontualmente, em uma intensidade além do prazer estético Tarantinesco.
Happy Feet 2: O Pinguim (George Miller, 2011) 2025-02-12 miniviews movies cinema Continuação do excelente musical animado, veio para impressionar as plateias pela junção impecável de suas duas pontas extremas, se despreocupando em como desenvolvê-las no meio, preferindo a catarse visual a uma narrativa que brinque novamente com nossas percepções humanas do reino animal e seu ecossistema independente do nosso.
O Que Arde (Óliver Laxe, 2019) 2025-02-10 miniviews movies cinema cinemaqui O sentimento profundo de uma floresta ser devastada pelo fogo é o chamariz inicial de um filme para sequestrar nossa atenção não pelos seus personagens, mas aspectos mais coletivos do ser humano, como a moralidade e o viver em sociedade.
Meio Grávida (Tyler Spindel, 2025) 2025-02-10 miniviews movies cinema Piadas ágeis em formato dinâmico me fizeram relevar a linguagem mais recente do cinema, desse pessoal jovem. É engraçado. Assisti dublado e não me arrependo. Filme para não pensar muito. O jeito que a heroína usa a barriga é visceral.
Intruso (Garth Davis, 2023) 2025-02-10 miniviews movies cinema Assisti por recomendação do meu amigo, então sentia que haveria uma reviravolta. Só que ela não chega e o filme estica e você começa a duvidar sobre o que é o filme. Quando finalmente surge a reviravolta as peças se encaixam em dois relacionamentos que servem de espelhos da alma de cada um, o que é triste e doentio. Melancolia sobre o amor na carona de temas recentes. O nome no Brasil não é muito bom. Chamaria de Amor Rival.
Casamentos Cruzados (Nicholas Stoller, 2025) 2025-02-10 miniviews movies cinema Eu gosto tanto de Will Ferrell quanto de Reese Whiterspoon, mas dessa vez eles estão em um roteiro fraco, infantil. Tenta ser sobre sentimentos maduros, mas acaba sendo só pela carência de cada um em não se encaixar mais no que seria uma família, seja tradicional sulista ou pai viúvo. A química entre os dois nunca funciona.
Os Miseráveis (Tom Hooper, 2012) 2025-02-05 miniviews movies cinema Baseado em uma peça musical baseada no clássico literário de Victor Hugo, a história se passa na França pós-revolução e é o encontro de seus diversos personagens. Um musical sem dança e uma trama com o estilo de opereta e fundo pintado, secundário. Tudo que não contribui para mover a história tem o dobro de duração. A batalha entre os jovens revolucionários e os soldados, forte apenas pelo seu simbolismo, perde a mão na indecisão do diretor Tom Hooper, que consegue a proeza de suavizá-la mesmo com a morte de uma criança. O elenco está empenhado em resgatar o filme do desastre de direção para que o estrago não seja irreparável.
Eu Estava Justamente Pensando em Você (Sam Esmail, 2014) 2025-02-05 miniviews movies cinema cinemaqui O amor está no ar, mas seus portadores estão com dúvidas existenciais, são espertos demais para senti-lo ou sofrem da doença do século: ansiedade. Primeiro filme do criador de Mr. Robot (antes mesmo da série), é esperto em utilizar mecanismos do Cinema como truque de metalinguagem ou ingênuo em achar que o público-alvo dessa comédia romântica racional irá adorá-lo pela sua pseudo-intelectualidade. De uma forma ou de outra, se torna uma experiência divertida como exercício. Mesmo que o público ignore as bases dramáticas de seu heroi narcisista e encare o final como feliz. Sinto ecos agora daquele filme de Kaufman, Estou Pensando em Acabar com Tudo. Sessão dupla?
Como Vender Drogas Online (Rápido) (Lars Montag, 2019) 2025-02-05 miniviews series cinema Feito para sequestrar a atenção da geração X conta a história do Zuckerberg da Alemanha que resolve vender drogas na dark web por um motivo bem óbvio: buceta. A trama tem cara de novela, como um triângulo entre a mina, o nerd e o rico bonitão. O design visual cria detalhes que serão usados em material de mais qualidade, como a pausa para carregar um vídeo que travou. A tentativa de captar a atenção da geração Z faz a geração W pular logo para o final. Devo ter assistido dez minutos.
Black Mirror: Fifteen Million Merits (Euros Lyn, 2011) 2025-02-05 miniviews series cinema Pincela uma realidade quase opressora se não fosse uma rotina adaptada para os que lá vivem há muito tempo. Quando o heroi questiona o sistema questiona nossa própria realidade. Uma virtude presente apenas nas ótimas ficções científicas. Essa mais próxima do nosso presente do que nunca.
Grandes Hits (Ned Benson, 2024) 2025-01-30 miniviews movies cinema A menina viaja no tempo quando escuta uma música que ouviu pela primeira vez com o namorado morto. Ela está obcecada há dois anos em tentar salvá-lo. Surge um japonês fofinho como interesse amoroso e para a cota dos amarelos imigrantes nesta simpática seleção de músicas de apaixonadinhos onde iremos passar duas horas agradáveis.
Os Safados (Frank Oz, 1988) 2025-01-28 miniviews movies cinema Steve Martin e Michael Caine estão impagáveis nesse filme antigo dos anos 80 de onde tenho memória de alguns flashes. Um filme de golpe que perde um pouco de ritmo lá para o final, mas antes admiramos a dinâmica entre Martin e Cane brincando de gato e rato em uma luta desleal pelo troféu não oficial de golpista da Riviera Francesa. Se você se entreter demais com o filme, a reviravolta final lhe dará dores de cabeça. Felizmente naquela época os finais não precisavam ser explicados, deixando um mistério simples e previsível no ar. Dirigido por Frank Oz, o mesmo do universo dos Muppets.
Matador (Pedro Almodóvar, 1986) 2025-01-28 miniviews movies cinema Este Almodóvar pode ser considerado clássico, pois contém todos os elementos que marcaram seu estilo e que faz parte do repertório decorado de seus fãs. Além disso, apresenta um elenco honesto em participar de uma história semicrua em uma versão que está em construção. É o refinamento do um diretor em treinamento, que não conseguiu mesclar os assuntos de assassinato e touradas a ponto de não ser apenas uma brincadeira. A dupla de assassinos é profissional demais para não serem confundidos com personagens de novela, mas Antonio Banderas vive um de seus melhores papéis como um lunático vidente sensível.
O Jovem Frankenstein (Mel Brooks, 1974) 2024-12-28 miniviews movies cinema O diretor piscando para nós a todo momento, ele que junto do ator Gene Wilder roteiriza e executa a história do neto do famoso Frankenstein em um filme p&b, uma pintura representando o castelo, letreiros antigos e uma trilha sonora inspirada. Um complemento cômico da obra original, pois não a denigre, mas a reinterpreta para o humor. Gene Hackmann faz uma ponta imperdível na sequência entre o monstro e um cego do vilarejo.
Capote (Bennett Miller, 2005) 2024-12-28 miniviews movies cinema Philip Seymour Hoffman vive o dramaturgo Capote com sua característica voz e seu jeito afetado que tinha o poder de inibir as pessoas ao redor. O personagem irá viver cinco exaustivos anos documentando a biografia de um assassino de sangue-frio, mas sua curiosidade fala mais alto. O roteiro adaptado de um outro trabalho literário exalta como as formas se transformam ao longo do tempo (de livro para livro para filme) em um drama denso sem interpretação simples.
Amazing Grace (Alan Elliott, 2018) 2024-12-28 miniviews movies cinema mostra cinemaqui Se Deus existe a porta-voz é Aretha Franklin. Este é o resultado das horas gravadas de duas noites em uma igreja em Los Angeles em 1972 e por problemas técnicos apenas lançado recentemente na Mostra de SP. Franklin é a personagem divina que canta Gospel em níveis nunca antes ouvidos. Não são músicas famosas para quem não é evangélico, talvez nem sejam tão boas assim. Ainda assim ela transforma em um dos melhores álbuns que já se viu e ouviu, comprovando que músicas são detalhes para grandes cantores.
Você Nunca Esteve Realmente Aqui (Lynne Ramsay, 2017) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui Uma mistura de diferentes obras, passando por Psicose, Taxi Driver e Drive, atualizada e que sintetiza uma obra original, sagaz e pertinente sobre uma camada inconsciente que existe hoje em dia e é crítica para sobrevivermos como sociedade: ninguém realmente liga para o problema dos outros. Uma expansão da violência urbana com tons extremamente gráficos, mas que choca mais ao não mostrar o que imaginamos.
Vingadores: Guerra Infinita (Anthony Russo, Joe Russo, 2018) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui Mega-produção dos estúdios Marvel, que vem fechando uma saga iniciada 10 anos atrás com Homem de Ferro (2008). Juntando os universos de todos seus personagens que habitam um mundo fantasioso onde super-heróis com super-poderes é algo relativamente comum, este é um filme único, pois diferente de outros filmes que encerram uma série, ele encerra várias delas. Quer dizer, encerrar é forçar a barra, já que ele assume de uma vez por todas que não existem mais filmes completos nesse sub-gênero de poderes e magia, mas apenas novos episódios de uma série que tende a continuar para sempre. Se isso é algo promissor ou não veremos, mas é algo inédito até o momento, e experimentos na sétima arte são sempre bem-vindos. Especialmente se outros se dispõem a arriscar centenas de milhões de dólares para isso.
Os Fantasmas de Ismael (Arnaud Desplechin, 2017) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui Há aqui um trabalho quase experimental, mas que é feito de maneira comercial, em uma produção francesa de respeito. O filme não tem respeito por espectadores preguiçosos, que se negam a pensar, o que é uma ótima notícia. Não é perfeito, mas é interessante para refletir a respeito até da sua própria imperfeição e como muitas vezes o processo criativo foge do controle de maneira insustentável, ainda que ecoe eventualmente em nossas memórias.
O Animal Cordial (Gabriela Amaral, 2017) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui Um terror psicológico feito em terra brasilis do começo ao fim. Os atores estão praticamente possuídos, assim como a câmera, que vai observando o caos ir tomando conta de um restaurante em fim de noite. Nossa percepção do que é aceitável vai se alterando durante o trajeto, e pensamentos sobre moral e ética surgem no meio de uma espécime do gênero slasher. Quem consegue isso tudo junto merece um pouco de respeito. Sendo uma produção brasileira, então, merece considerações em dobro.
Djon Africa (João Miller Guerra, 2018) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui A pegada naturalista, quase um documentário, que dá autenticidade à ficção. A paisagem vira parte integrante dessa aventura além-mar, quase como uma figura da natureza. O curioso é que paradoxalmente o protagonista passa a importar menos que as situações vividas. Uma revisita admirável pelas origens de um povo, sua terra, sua cultura, sua língua. E as origens não param no ser humano, mas ecoa por toda nossa linguagem de mamíferos e répteis. Uma mensagem otimista feita pelo universo endereçada para o universo.
Ciganos da Ciambra (Jonas Carpignano, 2017) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui Um experimento que arrisca utilizar toda uma família (real) de ciganos alocados em uma periferia de uma grande cidade da Itália para contar uma ficção que flerta com a realidade dessas pessoas. E se sai maravilhosamente bem. Ele é tenso, mas ao mesmo tempo solto. Ao mesmo tempo ele caminha com competência em uma narrativa simples, mas eficiente do começo ao fim. Ele fica no lugar de Lazzaro Felice porque diferente do vencedor de melhor roteiro em Cannes este é um filme mais incisivo em vez de simbólico, além de não ter ambições tão grandiosas quanto unir religião e ideologias sociais, algo que soa bizarro (embora eficiente) em Felice.
Arábia (João Dumans, 2017) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui O épico do trabalhador comum, anônimo, se esse trabalhador conseguisse colocar tudo que sente e percebe no papel e se este trabalhador saísse do imaginário de Karl Marx e da elite que assim o idealiza. Sua filmagem é tão sutil que ela parece uma fina camada estética que se ergue em torno de um ideal de documentário travestido de ficção. Essa linguagem com não-atores tem ganhado ótimos trabalhos atualmente e 2018 com certeza não é exceção. Há, também, por exemplo:
A Rota Selvagem (Andrew Haigh, 2017) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui Um filme sobre a descoberta de um jovem pela vida adulta que ganha contornos de épico contemporâneo graças à sensibilidade do tema, que passa por criação de cavalos e a empatia, companheirismo e compaixão que surge, e que termina em uma espiral de vida real e bruta. Um dos melhores trabalhos americanos sobre o tema. Maduro, realista, visceral e que vai até as últimas consequências, ganhando no processo uma profundidade raramente vista em trabalhos dramáticos como esse.
A Garota na Névoa (Donato Carrisi, 2017) 2018-12-31 miniviews movies cinema cinemaqui Um filme que surgiu de um roteiro que foi rejeitado, virou livro de sucesso e por isso foi novamente adaptado para as telas. Tudo pelo seu criador. Se trata de um policial que discute sobre policiais, envolvendo uma trama que entretém ao mesmo tempo que nos faz pensar sobre a linguagem. É um trabalho de peso, com poucas falhas, e que nos faz revirar nossas percepções do que é real. Se trata da trama pela trama, em um trabalho exemplar de sub-gênero independente. E por falar em exercícios de metalinguagem: