Amazing Grace (Alan Elliott, Sydney Pollack, 2018) 2019-10-24 movies cinema mostra cinemaqui Se Deus existe a porta-voz é Aretha Franklin. Este o resultado das horas gravadas de duas noites em uma igreja em Los Angeles em 1972 e por problemas técnicos apenas lançado recentemente na Mostra de SP. Franklin é a personagem divina que canta Gospel em níveis nunca antes ouvidos. Não são músicas famosas para quem não é evangélico, talvez nem sejam tão boas assim. Ainda assim ela transforma em um dos melhores álbuns que já se viu e ouviu, comprovando que músicas são detalhes para grandes cantores. |
Sem Medo: As Canções De Luciano Ligabue 2010-12-20 movies cinema mostra Esse é um documentário que, em um tom misto de atualidade e nostalgia, conta a história dos italianos pelos olhos de sua Constituição, criada após a Segunda Guerra, e como esses ideais foram (ou não) evoluindo na passagem das gerações. |
Micmacs - Um Plano Complicado 2010-12-20 movies cinema mostra A fotografia fabulosa de [Amélie Poulain] também cabe nessa fábula em que um homem, Bazil (Dany Boon), sofre uma dupla injúria em sua vida: a morte do seu pai por uma mina terrestre e uma bala em sua cabeça durante um tiroteio. Então ele resolve se vingar de ambas com o mesmo plano. |
A Rede Social 2010-12-03 movies cinema mostra O objetivo de Fincher, assim como em Clube da Luta, é destrinchar situações e pensamentos da sociedade moderna. Dessa vez, ele usou uma história real e contemporânea para falar sobre a digitalização de nossas amizades, e nada como usar como exemplo a história do próprio criador da maior rede social de todos os tempos: o Facebook, atualmente com mais de 500 milhões de participantes. |
Pink Floyd - The Wall 2010-11-06 movies cinema mostra Reunindo várias filmagens que se assemelham a video-clipes e desenhos psicodélicos, o filme de Alan Parker parece dar um tom surreal à história e às impressões da banda britânica Pink Floyd. Jogando com o silêncio das cenas e da música e das letras de outras, o filme faz paralelo entre o passado, presente e futuro de um garoto que tem o pai morto na guerra, como notamos visualmente na transição entre a luz do lampião e a luz do sol com o garoto correndo ao horizonte. |
As Quatro Voltas 2010-11-06 movies cinema mostra Há algo de transcendental em As Quatro Voltas. Baseado tão somente em imagens, que mostram inicialmente a rotina de um velho pastor de uma cidadezinha, a narrativa liga fatos que não estariam ligados se não fosse pela capacidade imaginativa da câmera de contar uma história. A fotografia e os enquadramentos encantam pelo deslumbramento e simplicidade com que são focados. Não há muito o que falar, pois a história, como disse, transcende explicações. Vai além da fronteira de arco dramático, protagonista. O visual pelo visual. |
José e Pilar 2010-11-05 movies cinema mostra Este é um documentário que conta, com imagens caseiras e inusitadas em eventos públicos, os últimos anos do escritor português, ganhador do prêmio Nobel, José Saramago, e sua esposa, Pilar. Por meio de uma intrusão na vida alheia do casal acompanhamos as viagens que ambos fizeram pelo mundo afora após ele ter ganho o prêmio. |
O Atleta 2010-11-04 movies cinema mostra O filme começa com a luz do sol, tão presente durante o longa, se transformando na luz do projetor de cinema. Esse projetor fará parte do final, quando voltamos para o mesmo close no início. As tomadas iniciais dele chegando ao interior da Etiópia apresentam uma largura de campo estrondosa para dar a impressão de grandeza e imensidão que não acaba mais. Aliás, esse detalhe pode ser visto no belíssimo zoom out dele correndo do lado de um desfiladeiro. Aos poucos esse desfiladeiro vai sumindo e dando lugar à planície. |
Vc Tá Aí? 2010-11-01 movies cinema mostra Começamos essa história sobre um jogador de vídeo-games profissional dentro do jogo que este é especialista. Esse artifício será usado mais uma ou duas vezes e transportado para o pseudo-romance que este viverá com uma oriental da cidade para onde vão disputar o campeonato, só que dessa vez o ambiente virtual é o Second Life, lugar feito para conhecer pessoas. Com esse tipo de simbolismo é que somos levados a uma história que poderia ser fascinante, por nos dar a presença de dois personagens igualmente interessantes, bastando para isso que tenhamos um Bill Murray e uma Scarlett Johansson nos papéis principais e teríamos um Encontros e Desencontros 2, menos profundo mas igualmente interessante. |
Vamos nos Conformar 2010-11-01 movies cinema mostra Esse documentário conta a história de quatro amigas que estão internadas em uma espécie de abrigo para filhas que foram abandonadas por suas famílias. Cada uma delas fala na sua vez sobre sua história, e conseguimos identificar facilmente a personalidade de cada uma: a que tem pena de si, a durona e irritada, a complicada e, por fim, a conformada. É ela que veremos frente a frente com os pais. |
Cirkus Columbia 2010-11-01 movies cinema mostra A primeira coisa que nota-se em Cirkus Columbia é a deslumbrante fotografia. Criada de forma magistral, torna a história um épico instantâneo pelo simples fato de reapresentar ao mundo um país anteriormente arrasado pela guerra, onde são aproveitadas não só os quadros da tela larga, mas as luzes também. |
Cargo (Ivan Engler, Ralph Etter, 2009) 2010-11-01 movies cinema mostra Se fosse resumir essa ficção-científica, diria que ela começa como Aliens - O Resgate e termina como Matrix. De fato, muitas características do longa nos lembra esses dois filmes. Porém, longe de se igualar em qualidade narrativa, este cai no lugar comum de passeios contemplativos pelo cenário com trilhas sonoras igualmente batidas. |
A Suprema Felicidade (Arnaldo Jabor, 2010) 2010-10-29 movies cinema mostra [Baarìa - A Porta do Vento], trabalho mais pessoal de Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso), é uma superprodução que tem como característica marcante não definir um foco específico ao contar sua história. Disposto a tornar a Baarìa do título, um vilarejo no interior da Itália, protagonista de tudo que aconteceu no país ao longo de décadas de história, Tornatore sacrifica a clareza narrativa em prol de um bem maior: a absurdamente estonteante rima final, que torna o seu filme, como um todo, uma experiência única e inesperada. |
O Mágico (Sylvain Chomet, 2010) 2010-10-27 movies cinema mostra Esse é o novo longa de Sylvain Chomet, o mesmo diretor de [As Bicicletas de Belleville]. Foi baseado em um roteiro de Jacques Tati (do filme Meu Tio). Ou seja, temos aqui um roteiro de algo belo em sua pureza sendo dirigido por alguém com o controle nato do surreal. Não bom. |
Bróder (Jeferson De, 2010) 2010-10-26 movies cinema mostra A história do estreante diretor Jeferson De, cuja sessão em que estava presente tive o privilégio de participar, inicia com uma grande sequência sem cortes em que Macu desce a ladeira de sua casa pelos becos e ruas do bairro; uma cena que, além de nos mostrar o nível de intimidade do protagonista com seus vizinhos, ainda dá uma ideia muito boa da extensão desse ambiente. A música de abertura, inicialmente não fazendo parte do ambiente, se transforma em música de rádio. Podemos ver essa brincadeira acontecer em quase toda a trilha sonora, que corajosamente escolhe não salpicar as cenas de música, criando tensão em várias cenas simplesmente por diálogos exaltados e movimentos de câmera. |
Suécia Hoje 2010-10-23 movies cinema mostra A partir de depoimentos de várias pessoas e suas diferentes rotinas, este documentário traça um panorama dos últimos anos da história desse país. Assim como a maioria das grandes cidades, se antigamente o trabalhador passava a vida inteira empregado em apenas uma empresa, e os shoppings estavam vazios, de acordo com o narrador, porque esses trabalhadores precisavam restaurar as energias para uma nova semana de trabalho, hoje em dia a maioria trabalha como freelancer, e os shoppings estão cheios todos os dias e a economia é pulsante, pois cada vez mais pessoas querem comer, beber e fazer mais coisas com as 24 horas diárias. |