# Yes It Can: On the Functional Abilities of the Human Unconscious (Ran R. Hassin, 2013)

Caloni, 2025-07-02 <self <reading <drafts [up] [copy]
The author presents considerations of evolutionary pressures and of the availability of mental resources that render YIC a reasonable hypothesis. Evidence is then reviewed from various subfields of the cognitive sciences, which shows that functions that were traditionally thought of as requiring consciousness can occur nonconsciously.
Unconscious processes can evolutionarily designed over eons and that conscious aware-carry out every fundamental high-level function that conscious ness as we experience it today is a relatively recent develop-processes can perform.

# A sabedoria dos psicopatas (Kevin Dutton)

Caloni, 2025-07-02 <self> <books <drafts> [up] [copy]
Embora a pulsação de todos os desarmadores tenha permanecido estável, algo quase inacreditável ocorreu com os que haviam sido condecorados. Sua pulsação na verdade baixou. Assim que entraram na zona de perigo (ou “zona de lançamento”, como disse um cara com quem conversei), eles assumiram um estado de foco frio e meditativo: um elevado estado de consciência no qual eles e o mecanismo em que estavam trabalhando se tornaram um só.
Análises posteriores investigaram mais profundamente e revelaram a causa da disparidade: confiança. Os desarmadores que haviam sido condecorados tiveram notas mais altas nos testes de autoconfiança que seus colegas não condecorados.

# A Máquina do Tempo (H. G. Wells, 1895)

Caloni, 2025-07-02 <fiction scifi <books> [up] [copy]

Me toquei que não escrevi sobre A Máquina do Tempo. Nenhum recorte sobrou do livro de H. G. Wells sobre a viagem mais doida no futuro que alguém pode fazer. O livro é muito mais sobre nossas elucubrações sobre para onde vai a espécie humana do que a inevitabilidade de nossas ações de hoje. Eu me lembro que o filme feito com base na obra fica muito aquém na filosofia, apesar de visualmente deslumbrante. O conto expandido sobre um viajante do tempo que narra suas aventuras para os amigos incrédulos possui o formato usado pelo autor da saga Cavalo de Tróia, em nos fazer ficar desconfiados se tudo isso não foi verdade, mesmo. Engenhoso e espirituoso, nos leva a um mundo que provavelmente não existirá no futuro, mas apenas na aparente infinita imaginação humana. E ela residirá enquanto formos humanos.


[2025-06] [index]