Fiquei 45 dias longe do Telegram: fora como criar clickbaits estilo HN, eis o que descobri 2023-12-21 [tag_essays] Descobri que eliminar a única coisa que eu uso que é mais próxima de uma rede social não fez nenhuma falta. Descobri que parte do que eu não gosto em mim mesmo ficou inativa e não precisei dela. Descobri que ninguém precisa de mim online (e isso é uma coisa boa).
Ignorem meus textos fáceis 2023-06-05 [tag_essays] [tag_movies] Assuntos deste poste: filme do Truffault (O Quarto Verde o nome), Asciidoc, sobre escrever. O texto [Why I Built My Own Shitty Static Site Generator] resume muito bem minhas restrições sobre Static Site Generators em geral e acaba devaneando por caminhos pelos quais eu também passeio  quando penso em meus textos e as diversas formas dele se propagar. É um ensaio, quase rascunho, do seu autor, mas já abrange para mim de uma maneira holística o suficiente os dilemas entre usar o que já está pronto e perder a liberdade de colocar as ideias no papel ou preferir se fechar nas soluções caseiras, capengas, mas 100% autorais. Não chega a ser o texto que eu gostaria de ter escrito sobre o assunto e que não precisarei escrever por enquanto, mas é um começo corajoso. Os mesmos desafios estão aí.
Asciidoc is the best 2023-06-05 [tag_coding] [tag_english] [tag_essays] After reading about the purpose and [current implementation of asciidoctor] I realize that asciidoc is the best text standard for the future of the blog. I say that based on the structure care of the format, the embebbed metadata into its own format and the clear objective of being a unique and formalized standard, what could simplify a lot the necessity of writers and publishers of keeping a text base as the original and yet keep the structure inside with almost no effort in the side of the writers.
Um Carê da Pesada à Indiana 2023-05-05 [tag_essays] [tag_series] [tag_movies] [tag_cooking] Neste post eu cito Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cops), filme icônico dos anos 80 com Eddie Murphy, uma série da Netflix chamada Casamento à Indiana, e um carê muito doido que eu fiz. Um dos desafios de fazer carê é a textura dos legumes. O ideal é que você consiga senti-los inteiros, mas não duros. Macios e tenros. Ao usar diferentes legumes como batata, cenoura, mandioquinha, eles devem ser cozidos para terem o mesmo nível de dureza. É necessário tomar conta da maciez de cada um para que um não fique mais molenga ou duro que o resto. Sim, eu tive problemas em fazer carê da última vez.
Gitflow Zone e Listas de Cinema 2023-05-05 [tag_essays] [tag_movies] Foi citado neste poste o filme do Twilight Zone de 1980 guaraná com rolha e gitflow. Só coisas velhas. Ando pensando em criar listas bonitinhas de referência. Filmes e diretores. Os filmes servem para buscar alguém nos créditos, seja diretor ou outra pessoa, que pode ser uma boa de ver em outros trabalhos, ou até comparar com trabalhos semelhantes (não necessariamente da lista). Já a lista de diretores é porque eles são os caras. Reúnem a galera para rodar um filminho. Gastam a grana dos outros pra lançar sua porcaria. Por que não dar uma olhada no que o cara fez? Se até a mãe dele gostou...
Como ler na internet 2022-09-26 [tag_essays] Lembra daquela época que todos os sites tinham aqueles banners de propaganda piscante no começo e no fim de um texto, muitas vezes em algumas partes do meio? Bons tempos, não? Hoje ao navegar a esmo somos bombardeados com perguntas se queremos assinar o conteúdo, com vídeos pulando a todo momento, com chamadas para outro conteúdo misturado como se fizesse parte do texto, com imagens sem qualquer conexão com o que está sendo lido. E, por fim, com a fatídica e inevitável pergunta: você aceita cookies?
Sobre Nosso Déficit de Atenção 2020-11-14 [tag_essays] Nossa sociedade produtiva está doente, mas apenas constatar o fato não começa o tratamento. Nós sabemos os sintomas e a causa. A causa é a evolução tecnológica se aproveitando de nossas falhas biológicas por grandes corporações para vender anúncios. Os sintomas é uma geração inteira diminuindo sua capacidade de concentração e vivendo como autômatos que clicam em links.
Sempre Aposte no Texto 2020-06-01 [tag_essays] Achei o link para o artigo que estava procurando. Always Bet on Text é o título. Ele diz o que eu acredito com outras palavras: texto é a telepatia que funciona no tempo e espaço. É imbatível comparado com tecnologias mais novas. Seu sistema de símbolos permite uma troca tão rica de informação entre duas e mais mentes que é provável que ele seja o método preferencial escolhido pela organização da nossa galáxia.
Argentina vs França e o Fim da Geração dos Autistas 2018-07-01 [tag_essays] A tecnologia e o profissionalismo chegaram na copa em um nível nunca antes visto. Se compararmos com o atacante que fez o primeiro gol na primeira copa, o francês Lucien Laurent, notamos o abismo entre o ontem e o hoje do Planeta Futebol:
Barata Elétrica e o hacker de antigamente 2007-08-31 [tag_essays] Os artigos escritos por ele estavam em português, mas sempre em suas edições ele disponibilizava artigos de outras partes do mundo em inglês. Praticamente li todos eles, e muitos fiz questão de ler mais de uma vez. A maioria falava de um mundo que existia antes de eu ter um computador, onde existiam vírus e pirataria de programas em disquetes, BBSs e a tal reserva de mercado. Além, é claro, de dicas de como ser um nerd e não perder a sociabilidade (se é que isso é possível quando se é um nerd adolescente). Existe uma página no zine onde estão listados os melhores artigos de todos os tempos da revista.
Desejo insano de programar no kernel 2007-07-12 [tag_essays] Muitas vezes meus amigos (um em particular) me perguntam por que não me interesso em programar em kernel mode, como se isso fosse um objetivo a ser alcançado por qualquer programador em user mode. Bom, não é.