# Crio Café

Caloni, 2024-09-01 food [up] [copy]

Variedade bem grande de grãos usados no espresso. E eles também usam espresso descafeinado (de cápsula) para o resto das bebidas. Há também a opção de espresso naked. O lugar fica na entrada de um prédio e existem várias mesas em comum para sentar. Gostei muito tanto do espresso padrão quando o naked. Meu amigo pediu um coado na Clever que estava muito bom, também, com uma doçura própria do grão usado. São cafés de qualidade, podem ir sem medo.


# Costela e Cia

Caloni, 2024-09-01 food [up] [copy]

Melhor costela da região. Ela é bem cara, mas a textura é impressionante. Também recomendo o buffet para levar a raiz de broto de bambu e a maionese (apesar que na última vez a maionese estava com pouco sabor). O rodízio é o olho da cara, mas para quem come bem vale a pena. No buffet do rodízio tem uma variedade grande e salada de qualidade. O restaurante também está bem servido de bebidas, sucos, refrigerantes e boa seleção de cervejas. O estacionamento é amplo.


# Entre Amigos O Bode

Caloni, 2024-09-01 food trips [up] [copy]

Fomos para lá porque o bar do lado tinha fechado. Pedimos uma Heineken 600 e ela veio choca. O moço ia servir mesmo assim, mas pedimos um chopp IPA no lugar. O atendimento é bom e a varanda é um ótimo lugar para tomar uma breja. Ficamos aguardando nosso voo de madrugada. O lugar fecha cedo, mas o staff continuou por lá acredito que como hábito comum dos clientes, pois havia uma mesa cheia de gente do lado de dentro e haviam aberto vinho para beber (o bar já estava fechado). Iria de novo, já que é um bom lugar e fica aberto até mais tarde.


# Mangai João Pessoa

Caloni, 2024-09-01 food trips [up] [copy]

Já conheço há um bom tempo os dois restaurantes de Natal. A comida deste de João Pessoa é muito boa, mas não creio ter a mesma qualidade de Natal. O ambiente é idêntico. Mas mesas, o buffet, o autoatendimento na hora de pagar. Pedimos dois sucos, tomamos o começo deles e fomos pegar mais coisas no buffet. Quando voltamos, nossa mesa tinha sido tomada por um casal. Acredito que os atendentes levaram nosso suco embora. Explicamos o ocorrido a um deles e nos trouxeram outros sucos. É importante lembrar que é muito difícil chamar a atenção dos atendentes para pedir bebida. Pelo menos três que passaram nas mesas ao lado nos ignoraram quase que de propósito (ou o ambiente estava muito barulhento). Curioso como a simpatia do nordestino não encontra reflexo nos atendentes do Mangai. Percebemos isso também em Natal, mas a comida é tão boa que vale a pena. Um ponto positivo que usei dessa vez foi a marmita que dá pra montar e levar em um recipiente de isopor.



# Etchart Estate Torrontés 2022

Caloni, 2024-09-01 wine [up] [copy]

Este Torrontés não é tão forte para o paladar mais acostumado com vinhos brancos serem fáceis de tomar. Ele é encorpado, claro, como todo Torrontés. Porém, ele lembra mais tons frutados antes de ser mais seco. Considero um bom ponto de entrada. Ele é uma das três garrafas que adquiri no mercado local da mesma vinícola e da mesma uva. Veremos as outras duas.


# Pagatônia Amber Lager

Caloni, 2024-09-02 beer [up] [copy]

Tomei uma long neck esses dias junto de miojo de kimchi com contra assado na churrasqueira e kimchi feito em casa. Achei que acompanhou bem. Não é enjoativo nessa quantidade, nem muito encorpado e nem muito leve. Tomaria sem nada tranquilo.


# All language is but a poor translation (Franz Kafka)

Caloni, 2024-09-06 quotes [up] [copy]
All language is but a poor translation.
Franz Kafka

Or:

There is no net of words so fine the truth cannot slip through it.

# As Branquelas

Caloni, 2024-09-07 movies [up] [copy]

Após a revisão fui dar uma olhada nas críticas do passado e não me identifiquei mais em execrar um filme ruim de gosto duvidoso. Não é possível odiar um filme engraçado desses por dois motivos, sendo que o primeiro é ser engraçado, e o segundo é ser politicamente incorreto. É bom ver um filme que é ruim sem se fazer de inteligente. Estranho como hoje em dia encontrar um filme desses é uma joia rara.

Mas apesar de se divertir moderadamente, ele envelheceu mal. É uma produção da família Wayans. Não é tão engraçado quando Todo Mundo em Pânico, mas tem o pai do Chris Rock (Terry Crews, da série Todo Mundo Odeia o Chris, inspirado na biografia do comediante) cantando música de menininha e se achando branco. O quão engraçado isso pode ser depende de quão rápido você entender.


# Entrevista com o Vampiro

Caloni, 2024-09-07 movies [up] [copy]

"Have you heard enough? I had to listen to this... for centuries." Meu amigo me fez ver essa cena por séculos. Ela não é tão marcante assim hoje, mas o filme, mesmo com as marcas de datação em uma trilha sonora passada ou alguns cortes exagerados, mantém-se como uma das melhores adaptações de livro para o cinema. Ele não deseja contar nada além do que se sabe sobre vampiros exceto a questão existencial do que é ser um, e neste filme é meio bosta. O filme aborda essa filosofia a uma distância segura do espectador. Tem uma história para seguir, mas a essência está nas entrelinhas junto de atuações no mínimo inspiradas e no máximo Kirsten Dunst. Para uma atriz daquela idade (12 anos) uma criação potente. Ela mescla o fato de ter décadas de vivência com a imaturidade de uma criança como poucos personagens em sua condição. Não me lembro de nenhum exemplo tão enigmático. Você só percebe isso em sua atuação e menos nos diálogos. Já as falas dos vampiros adultos não é tão intenso, é mais reflexão e é difícil captar o peso de uma vida de séculos. Mesmo depois de duas horas de filme ainda não sabemos quem são Louis, Lestrad e Armand exceto sombras do seu tempo tentando sobreviver às eras. É uma visão romântica que apenas Brad Pitt segura no protagonismo com uma intensidade equivalente a de Dunst. Os efeitos são datados, mas passam. O final é mais imortal que os próprios vampiros. Vamos voltando à realidade mundana a muito contragosto. A dualidade de aceitar a transição que poucos transsexuais têm coragem de representar na tela mesmo hoje com tanto poder de representatividade. Falta coragem. Nem Lana Wachowski teve culhões em Matrix 4. Talvez se ainda fosse homem conseguiria. Aos poucos vamos vendo que não são os temas sociais que incomodam, mas a falta de coragem de saltar mesmo nos temas que são propostos. Em Entrevista eles vão a fundo mesmo em um filme bem comercial, o que já é alguma coisa. Não tem profundidade, mas sugere a sensação.


# Listas: a implementação e a morte

Caloni, 2024-09-08 projects [up] [copy]

Implementei suporte a listas no blogue e comecei a vomitar listas temáticas, como os meus textos de Breaking Bad, House of Cards e outros, apagando o post com a lista dos textos relacionados com estas séries. A ideia era permitir uma indexação diferente de tags, um conjunto menor, que não precisa ser mantido, mas ao mesmo tempo categorizado sob a mesma alcunha.

Foi depois de pronto que eu refleti: precisa mesmo?

Pois o próprio nome dessas obras já permite buscar qualquer texto relacionado. A ideia inicial do que eu chamo de listas na verdade seria na versão ebook um índice remissivo e um índice bibliográfico. Ou seja, ligar posts por nomezinhos não é tão eficaz quanto parecia no começo. A conclusão no momento é que não vi vantagem.

Afinal, se existe um nome tão importante para ligar diferentes textos que já não estão ligados por um nome em comum ele não mereceria um texto apenas para ele em vez de uma lista?

No processo de desilusão da minha ideia pensei se o que eu queria mesmo não eram diferentes TOCs (Table of Contents) sobre diferentes tópicos, uma maneira de pré-organização para o que um dia poderá virar algo maior que uma coleção de posts.

Os metadados são tão importantes assim? Sua construção merece tempo despendido? Eu sou uma pessoa que gosta muito disso (categorizar), mas ultimamente venho achando que já fui longe demais. Pelo menos no caso do blog onde é tão fácil buscar por temas. Em um livro talvez tenha sua utilidade ainda.

E foi aí que eu entendi que o sistema do blog já está meio caminho andado com essa visão através de um outro conceito já implementado: capítulos.

Os capítulos criados para o blog são basicamente os posts organizados por meses, o que dá vazão suficiente para que o sistema de arquivos não seja sobrecarregado com milhares de arquivos-posts na hora de renderizar. Este mesmo sistema que agrupa posts em meses chama internamente este agrupamento de capítulos.

Se em vez de utilizar meses para agrupar posts eu definir nomes de capítulos o sistema atual pode se manter quase idêntico, com a diferença que ele irá levar em conta capítulos definidos manualmente antes de agrupar por meses.

Ao mesmo tempo, as tags podem ser usadas como filtro de conteúdo. Se o renderizador apenas gerar conteúdo de uma TAG específica e agrupar em um capítulo específico teremos a estrutura inicial de um livro ou artigo longo.

A ideia geral é essa. Conforme textos longos forem surgindo, se aproveitando dessa estrutura, pode-se ir adicionando outros elementos de publicação, como os índices já citados e as notas de rodapé.

E com isso nascem e morrem as listas.


# The Moon

Caloni, 2024-09-11 tarot [up] [copy]

"Knowing my unconscious biases helps me differentiate between intuition and illusion."

Feeling Lost, Loss of Clarity, Deception, Secrets, Hidden Truths.

The Moon represents the Fool's journey into the night, the darkest part of the unconscious. This unconscious is filled with traumas, anxieties, denials, hidden desires and repressed memories. It is the confrontation we have with our own mirror. In this card, the Fool takes the form of a scarab beetle, descending and then arising from the depths with the light of the sun. He must travel through the space between two combative parts of his own peronality, represented by the two howling wolves that perch upong the pillars. From the darkness, he illuminats all that remains hidden in the nibht, and brings them to the surface. Under the light, all those dark secrets suddenly become much less fearful than we imagined.

Suit: Major. Astrology: Pisces. Element: Water. Yes or No: No.


# The Fool

Caloni, 2024-09-12 tarot [up] [copy]

"I have enough courage and trust in myself to take a leap of faith."

Movement, Energy, Innocence, Potential.

The Fool represents the spirit descended into matter, creating the universe. It is a symbol of the infinite potential that lies within all of us. The Fool is truly innocent, full of promise and freedom, and the pure joy of feeling at one with the universe. The number 0, shaped like an egg, further reinforces the Fool's ability to take any and all directions. All possibilities are open to him. He represents the start of something unbound by the past, and having the freedom to explore a boundless future. He does not consider consequences, and doesn't plan ahead but rather only reacts to what the world brings him. He follows his instincts, like an animal, in step with the natural world. With this animalistic bravery, he also is filled with optimism and belief in his own abilities, fearless and coragenous.

Suit: Major. Astrology: Uranus. Element: Air. Yes or No: Yes.


# The Universe

Caloni, 2024-09-13 tarot [up] [copy]

"I belong."

Completion, Resolution, Mastery, Fullfillment, Accomplishment, End of Journey.

At the end of the Fool's spiritual journey, we find the Universe. Here, we no longr differentiate between self and other, internal and external. This is the culmination of the spiritual path; a connection and a deep love and oneness with the source of creation. Our sense of individuality disappear, as does our limitations. It is the card of nirvana, of no longer being controlled by our lower selves. Eve, who was tempted by the Serpent, finds enlightenment, no longer restricted by the chains of matter. She dances with it instead, in complete unity with the creature who led to her fall from paradise.

Suit: Major. Astrology: Saturn. Element: Earth. Yes or No: Yes.


# The AWK Programming Language (Alfred Aho)

Caloni, 2024-09-14 books coding [up] [copy]

Acabei de ler o The Awk Programming Language. Livraço. Impressionante a qualidade de escrita dos autores da época. É uma carta aberta de programadores para programadores 👏.

Recortes

Awk is useful for creating small tools and personal scripts that help you to automate repetitive tasks or to deal with some weirdly specific computation that you care about but no one else does.
If the script files are placed in a directory that is in your shell search path (which is often $HOME/bin), you can use them as if they were built-in commands, as we have here.
There’s always a tradeoff between processing input on the fly and collecting it in an array to be processed in the END block.
Fortunately, modern processors are so fast and memories so capacious that it’s usually fine to start with the simplest code possible rather than trying to save time or space. Certainly this is the case when you’re evolving a program: simple first, faster but more complicated later but only if necessary.
Tukey invented a number of basic data visualization techniques like boxplots, inspired the statistical programming language S that led to the widely-used R language, co-invented the Fast Fourier Transform, and coined the words “bit” and “software.” The authors knew John Tukey as a friend and colleague at Bell Labs in the 1970s and 1980s, where among a large number of very smart and creative people, he stood out as someone special.
This may or may not be statistically significant, but the average rating of high-alcohol beers is higher than the overall average rating, which in turn is higher than low-alcohol beers. (This is consistent with the personal preferences of at least one of the authors.)
The moral of these examples is that one has to look at all the data carefully. How many fields are empty or have an explicitly non-useful value like “N/A”? What is the range of values in a column? What are the distinct values? Answering such questions should be part of the initial exploration, and creating some simple scripts to automate the process can be a good investment.
As John Tukey said, The combination of some data and an aching desire for an answer does not ensure that a reasonable answer can be extracted from a given body of data. Be approximately right rather than exactly wrong.
Far better an approximate answer to the right question, which is often vague, than the exact answer to the wrong question, which can always be made precise.
By the way, as a historical note, one of the inspirations for Awk was an error-checking tool created by Marc Rochkind at Bell Labs in the mid 1970s. Marc’s program, written in C, took a sequence of regular expressions as input and created a C program that would scan its input and report any line that matched any of the patterns. It was a very neat idea, and we stole it unabashedly.
A newline character is always a field separator for multiline records, regardless of the value of FS. When RS is set to "", the field separator by default is any sequence of spaces and tabs, or newline. When FS is set to \n, only a newline acts as a field separator.
Exercise 6-17. Enhance fmt to infer the proper format of a document by recognizing probable titles, headings, lists, and other facilities provided by Markdown. Rather than formatting, it could generate formatting commands for subsequent formatting with troff, LaTeX or HTML.
We have chosen symbolic names that begin and end with an underscore, but any names can be used as long as they can be separated from other text. (Item names must all be distinct, even if in different categories; this simplifies the code.)
The conversion is done by passing the document through two programs. This division of labor is another instance of a powerful general technique: the first program creates a second program to do the rest of the job; it’s a program that writes a program.
Note the format conversion %*s: the field width is determined by the next argument in the call of printf and that value replaces the asterisk.
A KWIC or permuted index can be useful for detecting anomalies in writing, like spelling errors, because the process brings together words that share a common prefix but may differ later. A variation that works on columns in a dataset will have the same desirable properties.
A major document like a book or a manual usually needs an index. There are three parts to indexing. The first is deciding on the terms to be indexed; this is demanding intellectual work if done well, and is hard to mechanize. The second is to insert indexing terms in the text that will capture page numbers as the text is formatted. The third part really is mechanical: producing, from a list of index terms and page numbers, a properly alphabetized and formatted index, like the one at the back of this book.
These programs contain details that are specific to the troff formatter, which we used to typeset this book.
The important lesson, however, is that dividing the job into a sequence of tiny programs makes the whole task simpler and easier to adapt to new requirements.
Awk is useful for creating processors for experimental languages because its basic operations support many of the tasks involved in language translation. Simple syntax analysis can be handled with field splitting and regular expression pattern matching. Symbol tables can be managed with associative arrays. Code generation can be done with printf statements.
Our language graph is an extremely simplified version of the graph-plotting language grap, by Jon Bentley and Brian Kernighan, which is a preprocessor for the pic picture-drawing language.
In the past, we have used Awk programs to translate simple languages into grap commands; today we would more likely generate Python, as we did above.
Rather than writing a parser from scratch, we can pipe commands into an instance of Awk and have it do the computations.
We were surprised at how rapidly Awk became popular as a general-purpose programming language; our first reaction to a program that didn’t fit on one page was shock and amazement. What had happened was that many people restricted their use of the computer to the shell (the command language) and to Awk. Rather than writing in a “real” programming language, they were stretching the tools they found convenient.
In addition, the absence of an explicit concatenation operator, an advantage for short programs, now requires the opening parenthesis of a function call to follow the function name with no intervening spaces.

# God Loves Me (Marlon Wayans)

Caloni, 2024-09-14 movies [up] [copy]

Reassisti As Branquelas e engatilhou eu buscar sobre a família Wayans. Agora que descobri que é uma família grande. Aí depois fui buscar sobre o standup que ele fez depois que o Chris Rock levou um tapa do Will Smith no Oscar.

O show é enérgico, uma coisa do momento, um espaço safe para se liberar do politicamente correto. Bom roteiro, boa energia. Considerando que 1h de show gira em torno da mesma piada e há quebras de tom por causa das idas e vindas entre o humor e o biográfico, achei bem bacana.

Fora que o Marlon não fazia standup há muito tempo e por obra do destino Chris Rock foi o motivo dele sair e voltar. essa pegada standup é muito autêntica.

O Marlon explora questões sociais em torno do evento, diferenças entre brancos e negros, destrincha a figura do Will Smith do ponto de vista do establishment. Tudo isso sem ser boring, sendo apenas ele mesmo.

Com 50 anos é admirável quanta energia ele colocou, pulando, descendo e subindo do palco, lançando o microfone para longe, brincando com o banquinho. uma energia e tanto o que colabora ainda mais pra autenticidade do número.

Tão autêntico quanto o tapa que o Chris Rock levou do Will Smith 🙊.


# Brócolis apimentado

Caloni, 2024-09-14 cooking [up] [copy]

Esta receita é sobre apurar o sabor de uma carne em pedaços que cabem na boca com gengibre ralado, cerca de uma colher de sopa para 300 gramas de carne (ou mais, depende do gosto), e talvez alguma pimenta com sal. Após isso cozinhe para amaciar a carne junto de cebola. Jogue um pouco de saquê e quem sabe caldo de carne para apurar o sabor.

Enquanto isso corte brócolis em pedaços equivalentes. Retire a parte externa do caule, mais dura. Lave. Cozinhe em separado até ficar ao dente, no estilo de yakissoba.

Após esses passos junte ambos os pratos e deixe mais alguns minutos para apurar e use amido de milho para engrossar um pouco. Lembre-se que o brócolis irá ainda soltar água em contato com o calor.

Acerte o sal até sentir todos os ingredientes e está pronto.


# Death

Caloni, 2024-09-15 tarot [up] [copy]

"Loss can open the doorway for a new beginning."

Death and Rebirth, Beginning and Endings, Transformation, End of Cycle, Darkest Fears.

Death, though menacing, can also be a transformation and the ending of one thing that also brings about the birth of another. It is the endless cycle and a reminder that change is the law that binds all things. To have life, one must have death; and in this way, things are made beautiful by their fleeting nature. The ending of something is bound to be painful; this card does not imply that transformation is without suffering. Bug regardless of one's feelings or attachments, all things must come to and end, and we must learn to let go. The refusal to let go is what creates the deepest pain. Instead of holding on to something that is decaying, we must remember that what dies also gives up the materials for new life. If we can feel the pain, and honor it, but ultimately also leave it behind, it can bring forth more beauty. To stay with something we outgrow only leads to decay and stagnation.

Suit: Major. Astrology: Scorpio. Element: Water. Yes or No: No.


[2024-08] [index]