Software Architecture in Practice (Len Bass, Paul Clements, Rick Kazman)
2024-09-20 drafts computer books Mais um da série de livros para preencher lacunas nos meus conhecimentos técnicos. Seguem recortes iniciais. > Module structures partition systems into implementation units, which in this book we call modules.
|
The AWK Programming Language (Alfred Aho)
2024-09-14 computer books Acabei de ler o The Awk Programming Language. Livraço. Impressionante a qualidade de escrita dos autores da época. É uma carta aberta de programadores para programadores 👏. ## Clippings > Awk is useful for creating small tools and personal scripts that help you to automate repetitive tasks or to deal with some weirdly specific computation that you care about but no one else does.
|
The Algorithm Design Manual (Steven S. Skiena)
2024-09-14 drafts computer books Acordei no meio da noite pensando em como remover um elemento de uma árvore, aí eu desisti de criar minha própria solução. Baixei The Algorithm Design Manual e Cormen para aprender. Um lapso temporário.
|
Dividindo o assembly para conquistar
2024-08-23 computer > "Cada problema que eu resolvo se torna uma regra que serve mais tarde para resolver outros problemas." > Rene Descartes Hoje usei uma técnica que é bem intuitiva durante o debugging, mas que pode servir para outros cenários de engenharia reversa.
|
Mock de Timer em Moq
2024-07-17 computer Acabou o dia e ainda não consegui terminar este mock dos infernos. Estou tentando criar o primeiro exemplo que usa dois wrappers nunca antes *mockados* (incluindo um timer), mas ficou faltando mockar o `System.Timer`. O teste já funciona, mas ele é obrigado a dar um *sleep* pra esperar o timer terminar.
|
Se não instanciou o template não tem nada de errado
2024-07-03 ccpp computer Considere este código: struct Adapter1 { static const int Size = 10; }; struct Adapter2 { static const int NoSize = 10; }; template struct Size { int size() { return Adapter::Size; } };
|
legacy_stdio_definitions
2024-06-11 computer Estava eu com meu Visual Studio compilando um arquivo C e de repente: unresolved external symbol sprintf Uai. Depois de 30 segundos descubro que isso não ecxiste mais e que preciso adicionar esta lib para linkar:
|
Alocação sem construção
2024-06-11 computer Meu amigo está mexendo com allocator e fez o seguinte teste, o que pode dar a ideia errada para o iniciante, porque testei aqui e deu tudo certo: #include struct A { A() = default; uint64_t x;
|
Wireguard reconfiguring AllowedIPs can cause issues
2024-05-16 english computer When reconfiguring Wireguard AllowedIPs list it could happen that previous or parallel connections (race condition) send/receive packets to/from forbidden IPs. This is not a problem if this connections are eventually closed. However, worth noticing.
|
Flexibilizando retorno de métodos mockados
2024-05-08 computer Usando Moq para criar testes unitários em C# e penando para conseguir retornar valores diferentes para chamadas diferentes da interface mockada descobri finalmente este artigo que dá alguns exemplos para retornar múltiplos valores através da mesma chamada de um método mockado.
|
Mantendo o mesmo repo com dados públicos e privados
2024-05-01 computer Como isso é possível? No git você pode publicar o repositório orientado a branches, o que quer dizer que é possível manter uma branch com dados públicos e outra branch com dados privados (e esta última não é acessível).
|
Tail recursion in loop while
2024-04-15 english computer Interesting optimization of recursion using tail function. Consider this: void RecursiveFunction(ref HashSet finalList, Type itemToAdd, ref HashSet itemsToNotAdd) { // some checks and returns
|
Cognitive Complexity (SonarQube)
2024-04-15 english computer - Increment when there is a break in the linear (top-to-bottom, left-to-right) flow of the code. - Increment when structures that break the flow are nested. - Ignore "shorthand" structures that readably condense multiple lines of code into one.
|
Comparando logs no procmon
2024-03-30 computer debugging Quando precisar comparar duas execuções distintas pelos logs do procmon primeiro você precisa eliminar as colunas que serão obviamente diferentes, como data e hora e talvez detalhes da operação. Mantenha o PID, pois com o PID é possível identificar o processo no meio de vários que precisar logar.
|
Corrigindo EPUB encoding
2024-02-06 books computer Ontem baixei um livro do libgen.is em EPUB em inglês e ele estava legível mesmo com os sinais bizarros da língua inglesa, como asquelas aspas abre-e-fecha ou aquele travessão que era comum na época da datilografia como dois travessões unidos. No entanto, ao converter para Kindle com o kindlegen.exe tudo isso virou caracteres mais bizarros que um programador reconhece como UTF8 não-reconhecido pela máquina. Coisas como: €™, “, ’, “.
|
Merge de backups
2024-01-28 computer Resolvi acabar de vez com os backups independentes das inúmeras versões do blogue e juntar em um único histórico. Para isso recorri ao bom e velho merge clássico, apenas juntando linhas de história não-relacionadas.
|
WindowsApp.lib
2023-10-17 computer Este é o nome da lib que você precisa usar para conseguir linkar com funções da biblioteca de apps do Windows, incluindo as funções de suporte ao HSTRING, a nova string usada pelo framework. Andei caçando esta lib por algumas horas, já que nenhuma documentação da Microsoft dizia sobre ela e apenas ao criar um projeto do tipo WinRT ela foi linkada (de qualquer forma, não sei de onde veio a configuração para linkar). Só colocando a saída do build no modo diagnostic foi possível encontrar a lib usada. Note que ela define qual é a DLL onde estará a implementação necessária. Dependendo da versão do SDK isso deve mudar com o tempo.
|
UWP apps não funcionam com proxy de loopback (resolvido)
2023-09-07 reversing debugging computer Durante minha pesquisa para entender como funciona o login no Azure AD chegou a mim a informação muito pertinente de que proxies locais não funcionam por padrão com aplicativos UWP. Isso acontece porque além dos apps rodarem dentro de um AppContainer isolado com seu próprio SID, os privilégios desse SID por padrão são muito limitados. Talvez no futuro isso funcione, mas no momento não.
|
TRAFFIC
2023-09-07 reversing debugging computer Observei esta anotação em meu journal de muitos anos atrás (2009) e ela continua atual. Baseado em um powerpoint do cientista da computação Andreas Zeller, autor de Why Programs Fail, este acrônimo é um caminho fácil de lembrar quando precisamos encontrar um bug no sistema. Eu lembro que estava pensando até em escrever um artigo na época, mas ainda estava trabalhando a questão de como traduzir as siglas para o português.
|
Explorando a HSTRING
2023-08-21 reversing computer Estava me enveredando hoje nos bytes usados para montar e demonstar os argumentos de uma interface COM proxy da WinRT quando quis saber qual era o leiaute da nova string do Windows, a HSTRING, usada na WinRT e em todo o ecossistema dos Universal apps.
|
Finalmente blogawk
2023-08-20 projects computer Fiquei muito empolgado com a solução awk que converte meus posts para um epub "carregável" em um leitor de ebook e no computador e parti para usar a mesma estratégia em meu blog para abandonar dessa vez o Hugo, um renderizador de sites estáticos feito em golang extremamente rápido, mas que não está dando conta dos meus mais de 4000 posts.
|
Descobrir ativação de classes WinRT
2023-08-13 reversing computer A Windows Runtime nada mais é que o COM repaginado. O COM já previa o uso de proxies para comunicação remota entre processos. A WinRT adicionou mais uma interface e uma função. Vou neste post descrever o processo pelo qual descobri como funciona o registro de um dispositivo no Azure Active Directory (AAD).
|
Boas-vindas ao canal de Reversing do Telegrama
2023-07-21 reversing computer Olá, pessoas do Telegrão que entraram [no canal]. Bora começar a fazer baixarias pra ver se anima? Bom, acho que a primeira coisa que todo reversing de computador precisa fazer é gerar sua primeira telinha azul com uma poesia. Vamos lá?
|
Write, merge, publish
2023-06-25 computer Hoje provei uma ideia ainda melhor que usar a awklib integrada com uma solução C++: o publicador de conteúdo ser um plugin do gawk. Dessa forma o script de transformação de texto está totalmente nas mãos do desenvolvedor (eu) e a velocidade não é impactada nunca (exceto se eu quiser rodar awk em multithreading).
|
Debugging a non signed driver in Windows 10
2023-06-15 english debugging computer Not always just to disable driver signing enforcement work in Windows. In Windows 10 when tried to start a driver after reboot with `bcdedit -set TESTSIGNING ON` I still got the `StartService FAILED 577: Windows cannot verify the digital signature for this file` message.
|
Critical Sections and Outlook
2023-06-15 reversing english debugging computer Today was a happy crush analysis day, because I receive an Outlook memory dump the moment it frooze the main window in the beginning of the process. I asked for one because it could be useful to another analysis I was doing with Office server communication.
|
Usando Awk para gerar sites e medidas de performance
2023-06-15 computer Hoje achei um projeto muito genial e óbvio chamado Zodiac, que é um static site generator escrito em awk. Mas claro! Gerar sites estaticamente é sobre manipular texto de entrada para texto de saída. Como não pensei nisso antes?
|
OnBoarding no baixo nível
2023-06-06 lists reversing computer Uhu! Estou de volta para as baixarias =). Irei trabalhar com engenharia reversa, serviços e drivers no Windows, talvez algumas telas azuis da morte e alguns travamentos inexplicáveis. Ou seja, só diversão.
|
Asciidoc is the best
2023-06-05 computer english essays After reading about the purpose and [current implementation of asciidoctor] I realize that asciidoc is the best text standard for the future of the blog. I say that based on the structure care of the format, the embebbed metadata into its own format and the clear objective of being a unique and formalized standard, what could simplify a lot the necessity of writers and publishers of keeping a text base as the original and yet keep the structure inside with almost no effort in the side of the writers.
|
Eliminando o gitflow da sua vida
2023-05-05 computer O gitflow não foi feito para desenvolver, mas para gerir processos. Por isso há uma nomenclatura extensa de branches e regras. Ele é bonito e tudo mais, mas se você precisa de tantos microprocessos e validações para garantir a estabilidade de seu software quer dizer que ele não está na melhor forma em primeiro lugar. Se apenas um pull request revisado e aceito que passou por todos os testes não é o suficiente para atualizar a master, o que será?
|
Hacker Rank Array - Part 1
2023-04-28 english interview computer The next step after [the Warm Up challenges] are the array challenges. And so I did it. Now I am going to recap what I did and how I did. And what complexity the algorithms have. ## Array Manipulation
|
Easter Egg
2023-04-28 computer Mexendo em um projeto legado encontro encontro [esta pérola]. Será que ainda fazem essas coisas hoje em dia? Eu sabia que existia um neste programa porque o código deste aplicativo foi 100% feito por mim, desde o começo até passar das dez mil linhas de código. No entanto, eu me lembro que a primeira versão deste cheat era no formato de créditos de filme, com os nomes da equipe descendo. Isso estamos falando de 20 anos atrás. Não me lembrava que ele foi readaptado para nossa minúscula equipe nessa fase do projeto, o que me gerou um saudosismo gostoso ao ver esta imagem.
|
Edsger Dijkstra Without Pencil and Paper
2023-04-24 computer quotes Edsger Dijkstra, in an interview with Philip L. Frana, Communications of the ACM, 2001: > "One morning I was shopping in Amsterdam with my young fiancée, and tired, we sat down on the café terrace to drink a cup of coffee and I was just thinking about whether I could do this, and I then designed the algorithm for the shortest path. As I said, it was a twenty-minute invention. In fact, it was published in '59, three years later. The publication is still readable, it is, in fact, quite nice. One of the reasons that it is so nice was that I designed it without pencil and paper. I learned later that one of the advantages of designing without pencil and paper is that you are almost forced to avoid all avoidable complexities. Eventually, that algorithm became to my great amazement, one of the cornerstones of my fame."
|
Hash Table Giratória
2023-04-19 interview computer Ainda estudando e praticando testes de entrevista me veio essa em que seja possível realizar somas para todas as chaves de uma hash table. Curioso, nunca tinha pensado nesta feature. Imagine que temos uma tabela de hash entre inteiros em que `{ 1: 8, 2: 9 }`. A chave corresponde ao hash.
|
Árvore de segmentos
2023-04-17 interview computer Não existe sequer uma entrada em português sobre Segment Tree, uma árvore binária específica para guardar intervalos. E este acredito ser um assunto importante para testes de entrevista ou competições de programação porque ele é muito útil para alguns problemas. Vamos dar uma olhada em como ela funciona.
|
Hacker Rank Warm Up
2023-04-16 interview computer Here I am doing interview exercise tests at Hacker Rank. I am trying to recap what I've been doing the last two months before going on. Let's see what I learned, starting with the Warm Up exercises. ## Counting Valleys
|
Código para Fibonacci
2023-04-11 interview computer Zero e um são os primeiros números Fibonacci e todos os outros que se seguem são a soma dos dois números anteriores. Ou seja, para implementar isto em código basta: - Usar duas variáveis para os dois números anteriores;
|
Como verificar se um número é primo
2023-04-11 interview computer Apesar de existir matemáticos ao redor do mundo tentando responder esta pergunta da maneira computacionalmente mais rápida possível, existe uma forma ingênua e eficiente para números baixos: - Faça um loop entre 2 e a metade do número;
|
Como inverter um número
2023-04-11 interview computer Existe uma solução para a inversão de um número que não é bonita, mas prática: transforme em string e inverta essa string. int ReverseNumberStringVersion(int number) { string s = to_string(number);
|
Segundo maior número
2023-04-09 interview computer Esta é uma das primeiras questões que peguei para praticar para entrevistas que é ligeiramente mais complicada do que parece, apesar de simples o suficiente para matar em alguns segundos. A questão: como determinar qual o segundo maior número de um array?
|
Onde fica o meio de uma lista ligada?
2023-04-09 interview computer É simples descobrir o meio de um array: pegue seu tamanho e divida por dois. Agora, para uma lista ligada, mesmo que você saiba qual o índice do meio, não é por meio de índices que acessamos seus elementos, mas por ponteiros.
|
Como pegar caracteres repetidos em uma string
2023-04-09 interview computer A resposta rápida para esta questão é: hash tables. Com hash tables você consegue através de uma chave agrupar qualquer tipo de informação. No caso de caracteres repetidos em uma string a chave é o próprio caractere. Os passos para conseguir isso são os seguintes:
|
Como inverter uma string
2023-04-09 interview computer O bom de estar praticando para fazer entrevistas técnicas é ter material para novos postes. E este poste é sobre um assunto bem simples para quem já sabe como funcionam strings, mas complexo o suficiente para quem nunca ouviu falar de memória no computador.
|
Como inverter uma lista ligada
2023-04-09 interview computer Inverter uma string ou qualquer array em geral é muito simples se for pensar: itere do começo ao fim e do fim ao começo trocando as posições dos primeiros elementos com os últimos. Caminhe até a metade. Fim.
|
Como funciona o insertion sort
2023-04-09 interview computer Entre os algoritmos de ordenação mais simples de se entender o insertion sort está na lista. E isso acontece porque ele é intuitivo. É mais ou menos como podemos fazer para ordenar um deck de cartas: pegamos item a item e vamos inserindo em um segundo deck, mas dessa vez observando onde cada carta deve ser inserida para que o deck final esteja ordenado.
|
Como funciona o bubble sort
2023-04-09 interview computer Uma das piores ordenações possíveis, mas uma das mais simples de entender, é a bubble sort. Ela é passada para estudantes de computação porque é um algoritmo possível de explicar sem entrar em muitos detalhes do seu funcionamento, e também porque seu funcionamento é intuitivo.
|
Como descobrir se uma string é mutuamente rotativa
2023-04-09 interview computer Uma string mutuamente rotativa é uma string que se rotacionarmos para a direita ou para a esquerda, com os caracteres "indo parar" do outro lado, é comparável com a string original. Exemplos: - "abacate" é mutuamente rotativa com "cateaba";
|
O melhor teste técnico até agora
2023-03-26 interview computer series cinema As três séries citadas neste post foram: "Que Cilada!", "Três Metros Acima do Céu" e "A Vida Mentirosa dos Adultos". Hoje fiz mais um teste técnico. O melhor de todos. Não posso contar, por contrato, sobre o que ele se trata, mas posso contextualizar que não é um exercício de lógica, de estrutura de dados e de pegadinhas com complexidade de algoritmo para resolver problemas fictícios. Se trata de um problema que os devs da empresa tiveram que resolver, resolveram e agora pedem para que o candidato resolva. Dão nove horas para isso, começando quando quiser. O sistema de envio valida a compilação do código, que você pode enviar quantas vezes quiser, semelhante ao HackerRank, e no final, depois dos testes que eles atenciosamente lembram para você fazer, você clica no botão para submeter sua resposta. Caso falhe o sistema te diz por que falhou e lhe dá ainda mais uma segunda chance.
|
Algorithms for Dummies
2023-03-14 computer interview books De John Mueller e Luca Massaron, este livro mantém a fama da série "for Dummies", com livros de conteúdo bem estruturado, acessível para a maioria dos leitores e ainda útil para quem já está acostumado com um termo ou dois do assunto, ou até o assunto inteiro.
|
Combinação
2023-03-04 computer Tentando agilizar um dos desafios de programação que tenho treinado encontro como fazer combinação em C++ ou C de maneira mais rápida que a fórmula oficial que requer calcular o fatorial e mais algumas contas. O nome desse problema é NCK, de N Chooses K, onde N é o número de elementos e K a amostragem obtida para a combinação. O resultado é instantâneo, pois se trata de um algoritmo O(n).
|
Não passei em uma entrevista técnica
2023-02-24 computer Fui ingênuo em minha primeira entrevista técnica depois de muito tempo sem fazer. Pensei que iam avaliar minha tentativa de resolver problemas, e não para resolver mesmo, naquela meia-hora de call, silêncio e compartilhamento de tela. Na metade da entrevista, depois de explicar para a entrevistadora, uma das arquitetas sênior do lugar onde pretendia trabalhar, como resolvi um [bug no algoritmo blowfish de tempo real asm de um boot de hd] ela me pede pra fazer um teste de programação. O teste consiste em comprimir números repetidos de uma string, algo digno de campeonato de programação.
|
Passagem de Parâmetros C vs C++
2022-11-20 ccpp computer Em C não é necessário declarar os parâmetros que uma função recebe. Isso é implícito. A linguagem C foi criada para ser um amontoado de assembly descrito com um pouco de syntax sugar e juntado pelo linker através de uma tabela de nomes. O que importa são os nomes. Vamos exemplificar:
|
Gerenciamento de Memória em C/C++
2022-11-19 videos ccpp computer Esta semana fiz uma passagem de conhecimento na firma sobre os smart pointers em C++, que era no fundo o que todo mundo queria entender. Mas para entender essas coisas nada como voltar aos fundamentos da linguagem C e ir subindo nos conceitos.
|
Como converter qualquer projeto antigo do Visual Studio em CMake
2022-07-12 computer Aproveita esse pedaço abaixo de `CMakeLists.txt` como colinha e cria na pasta do seu projeto. cmake_minimum_required(VERSION 3.16) project (meu_projeto) add_executable(meu_projeto Lista os arquivos de extensão `.cpp` e joga a listagem no final do `CMakeLists.txt`. Por fim adiciona o fecha-parênteses que está faltando.
|
AWK and Stack Overflow
2022-06-25 computer ## XML Issues Este post foi resultado da minha pesquisa sobre AWK e performance. Ele contém alguns insights que acredito serem úteis para otimizar o código AWK. Nem sempre a linguagem é a ferramenta ideal para trabalhar dados, como o rapaz da dúvida mencionou (ele estava tentando parsear XML), mas mesmo assim as respostas focaram na implementação interna do AWK para entender como tornar o processamento massivo de dados factível, ou pelo menos mais rápido. Isso pode ser útil no dia-a-dia.
|
AWK and DNA
2022-06-25 computer ![](awk_dna_dna_chips.png) Pesquisando sobre otimização de AWK eu encontro este post em que uma pessoa tenta tornar a análise de sequências de DNA na nuvem algo financeiramente e computacionalmente viável. Ela começa tentando o óbvio, usando SQL nas próprias estruturas de CSV hospedadas na S3, passa por tentativas de particionar os blocos, por entender como paralelizar a operação e termina em uma solução que usa AWK junto de GNU Parallel, redirecionando a saída para que a linguagem R processe.
|
Windbg Everywhere
2022-06-09 windbg computer ## Usando WinDbg em situações onde não há Visual Studio Com essa premissa me vem à mente os seguintes cenários: - Não é possível instalar Visual Studio - Só copiar a pasta onde está rodando o windbg.exe.
|
Meditação é self debugging
2022-05-31 debugging computer Depois que a tempestade na cabeça chega em um nível insuportável há uma calmaria, ou deveria haver, onde o corpo percebe que está vivo, que não existe no tempo e espaço. Existe apenas agora, e tão somente agora, pois o passado é uma máquina de estado mantida pelo cérebro, e o futuro a projeção extrapolada dessa máquina.
|
Programando bash script
2022-05-20 computer Programar scripts em bash é basicamente rodar os comandos já disponíveis no modo shell a partir de um arquivo texto. Além das construções de qualquer linguagem procedural como if e laços de repetição o que é mais usado é o controle de entrada e saída dos comandos executados (e manipulação de file descriptors), além do controle sobre os signals durante as execuções.
|
Como resolver ownership do SSH
2021-10-19 debugging computer Primeiro tente logar com o usuário enquanto roda o comando abaixo no server para ver mensagens de log: # see logs from ssh server journalctl -f -t sshd Se for problema de ownership então resolva dessa forma:
|
Truques e Macetes na Hora de Programar
2021-05-20 computer Este artigo é para organizar meu raciocínio e pesquisa para uma passagem de conhecimento na empresa. Foi sugerido ensinar um pouco do que é possível fazer para acelerar um pouco o desenvolvimento de um programador no dia-a-dia, não só para codificar, mas para todo o resto que consome bem mais tempo.
|
Como Ordenar Três Números em Uma Entrevista
2021-05-13 computer O primeiro exercício pedido ao candidato para a vaga de programação na [Intelitrader] é fazer uma função que receba três números e informe entre eles qual o maior, o menor e a média dos três. Sim, eu sei, absurdamente fácil, não? Porém, mesmo assim, a grande maioria dos "programadores" que entrevisto perde mais de meia-hora em um exercício simples desse. O motivo, acredito eu, é que a lógica de programação está cada vez mais em baixa. Pensar se tornou tristemente um requisito opcional em uma vaga de programação.
|
Como Configurar Debug de Kernel Pela Rede (Hyper-V Edition)
2021-05-01 videos debugging computer Estava pensando em transformar alguns posts antigos que estou revisando em vídeos no YouTube. Acho que o esforço para fazer isso é relativamente baixo se for sem áudio, sem edição e apenas com o que eu naturalmente faria para validar as partes técnicas, e muita gente poderia aprender algumas coisas, como, por exemplo, configurar o debug de kernel.
|
Lessons From Online Poker Exploit
2021-02-26 computer Em 2014 eu palestrei na trilha de segurança do TDC em São Paulo um tema que me deixou muito animado: um exploit baseado em falhas de programação em um código de 10 linhas. O código era tão simples que achei válido traduzir para C e demonstrar como atacar uma simulação de cassino online.
|
Pacotes Nuget Again
2020-08-04 computer Agora que mexo com .net no trabalho surgem problemas de "marinheiro de primeira viagem" (na verdade já mexi com o framework, mas há muitos anos). O que me fez gastar mais horas à toa sem dúvida é o versionamento dos pacotes nuget que viram dependências simples de colocar e difíceis de mexer.
|
GetArgs v. Array
2020-08-04 ccpp computer Algumas pessoas ficam chateadas quando não se programa usando Boost para tudo. E por isso eu continuo escrevendo código simples e funcional para meu blogue. Esse código vai continuar funcionando por mais cem anos e o código da Boost vai explodir antes que seus filhos nasçam.
|
Close Remote Socket
2020-07-05 english computer I got used to close sockets in Windows using TCP View, but I haven't learned yet how to do this in Linux. Some Google and now I know. It is kinda simple in terminal mode, as any task a programmer needs to do in your system.
|
Find Path ou Por Que O Vcpkg Não Colocou o Path da Minha Biblioteca?
2020-07-01 computer Algumas bibliotecas portadas para o vcpkg, gerenciador de pacotes direto do fonte da Microsoft, não vêm exatamente como esperamos que elas venham em ambientes mais estáveis como UNIX-like. A GLib, por exemplo, uma biblioteca fenomenal se você deseja trabalhar com um framework puramente em C, está disponível pelo vcpkg através do pacote glib, mas vem encapsulado no namespace unofficial::glib::glib. Isso ocorre porque este não é um port oficial.
|
Pgn2art
2020-06-27 computer Meu sonho de consumo para acompanhar partidas de xadrez é às cegas, apenas lendo ou ouvindo o próximo lance e imaginando em minha cabeça o tabuleiro. Porém, enquanto não tenho essa habilidade, um meio-termo aceitável é ver um tabuleiro em ascii art se modificando a cada lance. É possível acompanhar uma partida dessa forma como se estivesse lendo um livro, e por isso esse formato é prático, também, pois posso jogar esse ascii art no meu Kindle.
|
C++ Co Routines
2020-06-21 ccpp computer Entre os gêneros mais famosos do cinema e da programação está o terror, esse estado mental que se caracteriza pelo medo ou pela aversão a uma situação que envolve a perda de controle. Nesse quesito se encaixam as novas corrotinas que serão adotadas pelo padrão C++.
|
Printf
2020-06-18 ccpp computer Entre os segredos escondidos das funções básicas da lib padrão da linguagem C o printf e o scanf lideram o ranking. O printf possui a capacidade de alinhamento de colunas das string impressas com tamanho variável. Sabia disso? Pois é, isso não se ensina nas escolas.
|
Historical Price
2020-06-13 computer Havia um job esta semana de um assunto que me encanta desde a época de investidor: base histórica de cotações. Estamos falando de ações da Bovespa. Na época que era investidor frequente mantinha uma base que era atualizada por um programinha em Java (esqueci o nome), mas nunca tive certeza se os ajustes feitos pelo programa eram os corretos. Surgiu agora a possibilidade de eu realizar código que converte uma base histórica recebida com um minuto por linha em campos divididos por ponto-e-vírgula (o CSV do Windows) para candles de várias periodicidades. E isso justo agora que ando estudando awk. Então não deu outra: usei esta linguagem clássica como ferramenta para esta conversão.
|
Leak de Memória
2020-06-07 computer Esse fim de semana vi um programa, sem leak de memória, que só de ficar alocando e desalocando apresentava um consumo crescente no Process Explorer. Imaginando que poderia ser alguma lib externa, como o redis, fui eliminando uma por uma as variáveis do sistema, até chegar em um loop em que a única coisa feita no corpo do código era alocar e desalocar memória. E ela apenas subia.
|
Awk
2020-06-07 computer ## Introduction Meu amigo sugeriu que aprender awk poderia ser útil de várias maneiras. Uma delas para organizar finanças pessoais. Dei uma lida em alguns tutoriais, sendo que o melhor custo benefício foi o [Awk in 20 Minutes], de Fred Hebert (ele é o mesmo autor de um livro sobre erlang). Gostei. É sobre tratamento de texto como sed, mas em uma versão estendida e criada na época com a mesma sintaxe de C.
|
Azure Missing Lines: Submodules no Git (SSH Version)
2020-06-04 computer É curioso como os problemas mais triviais não são resolvidos em ferramentas feitas para resolver esses problemas. No Azure Pipelines existe um fluxo padrão para configurar um build em que você primeiro cria uma tarefa para obter o código de um repositório git remoto e em seguida configura, compila e empacota através de uma máquina chamada de agente. O problema surge logo nesses primeiros passos, para desespero do iniciante.
|
Transmission
2020-06-01 computer Dia de fazer funcionar o download automágico de legendas depois que o Transmission baixou meu Netflix caseiro. O download funcionou, mas não foi dos melhores, pois o sincronismo e o encoding veio errado, e o rename de _pb para o nome do arquivo não está acontecendo rodando pelo transmission-daemon. Fora isso tá com tudo em cima.
|
O Bug Mais Bizarro que já Resolvi
2020-05-10 computer Máquina IBM velha e empoeirada. Criptografia blowfish. Assembly 16 bits. Programa residente. E nenhum depurador funcionando. Tudo o que eu tinha se resumia em dois itens de inventário: o conhecimento, adquirido aos poucos do sistema, e minha imaginação. Era uma amena semana de abril em 2008 isolado em uma sala. Tudo que havia em volta eram papéis com anotações feitas. Observava uma nova pista todo dia, embora sem ter muita certeza. Àquela altura qualquer coisa serviria.
|
Bug no Calonibot Rodando Como Serviço
2020-05-10 computer Esse não é o primeiro bug, nem será o último, mas serve de lição. Se quiser rodar um daemon no seu raspberrypi que atualize seu repo git de tempos em tempos ele poderá falhar, já que que roda em conta de root e essa conta não possui suas credenciais. Nem deveria, para ser sincero...
|
Cast Operator
2020-04-22 ccpp computer O código abaixo não é C++ moderno. É 98. Porém, ele já demonstra alguns problemas na linguagem que foram aumentados desde então. Não se sabe exatamente qual a tradução semântica de construções tão parecidas quanto o operador-função e o operador-cast. Enquanto o primeiro serve para transformar objetos em funções chamáveis o segundo serve para extrair tipos de maneira educada.
|
Minha Palestra Sobre Windbg
2020-04-18 debugging computer A MBConf@Home2020 foi um sucesso. Parabéns aos organizadores, palestrantes e apoiadores. Eu nunca fui em um evento de tecnologia em que tudo funcionou do começo ao fim. Simplesmente fantástico o nível de qualidade da organização. Fora que trezentas pessoas ficaram em casa e participaram conosco dessa troca de conhecimento =).
|
Winmock
2020-04-10 computer Testar sistemas com rede simulada pode ser muito complexo ou muito simples. Se for feito em C ou se os endpoints forem em C é muito simples: basta trocar as funções originais pelas suas. Como tudo em C são funções com nome bem definido e assinatura flexível você não precisa declarar a assinatura da função, ou pode mudar no meio do caminho.
|
Callback Hell
2020-04-09 computer Foi aprendendo sobre kernel do Windows que eu descobri que a linguagem C suporta todas as abstrações que um homem crescido precisa para desenvolver sistemas. Também aprendi que você precisa ser um homem crescido para saber usar direito.
|
Meu Try Lock de Pelúcia
2020-04-07 computer Alguns implementam o famigerado "mutex pero no mucho", que é aquele mutex que não faz nada porque ele sabe que só tem uma thread rodando no processo. É uma solução elegante para abstrair o uso de lock em um processo que pode ou não rodar multithread.
|
Golang e C
2020-04-05 computer É muito difícil configurar a linguagem Go no ambiente Windows para compilar código C. O único ambiente de compilação que o projeto leva a sério são os ports do GCC, e não o Visual Studio, que seria a ferramenta nativa. Dessa forma, realizei boa parte das travessuras desse artigo em Linux, usando o WSL com a distro Ubuntu ou CentOS. Deve funcionar em qualquer Unix da vida.
|
Code Jam 2020
2020-04-05 computer O Code Jam esse ano terminou rápido para mim. Estou enferrujado? Nem tanto. Apenas dei menos atenção ao evento no seu início, mas apesar de me concentrar nas últimas 11 horas não tive um resultado satisfatório, obtendo 24 pontos ao total, o que não me dá direito para o torneio, que exige pelo menos 30.
|
Git Subtree
2020-03-22 computer É a segunda vez que uso subtrees no Git. Não é algo que me acostumei usar por rotina, mas é uma técnica que eu recomendo que todo programador conheça para unir repositórios que não dependa dos pesadelos de configurar submodules.
|
Projeto Hu Cpp: Not Fast Enough
2020-03-17 computer Continuando minhas aventuras em tentar ser mais rápido que o Hugo, fiz uma versão que gera um html porco com os parágrafos obtidos no parser porco de markdown, rodando em cima dos meus 2740 posts. Este é o resultado.
|
Projeto Hu Cpp
2020-03-15 computer Utilizo o Hugo como renderizador do meu saite já faz um tempo. Depois que juntei os posts do finado Cine Tênis Verde e do meu blogue técnico a soma dos textos ultrapassou a marca dos dois mil. Atualmente levo cerca de quinze segundos para renderizar todo o saite antes de publicá-lo.
|
Como Funciona o MPTunnel
2019-12-11 computer A ideia por trás de um sistema multipath de rede é fornecer mais de um caminho para o tráfego de pacotes. O objetivo pode ser diminuir a perda de pacotes por causa da instabilidade da infra, mas também fazer com que a velocidade da comunicação seja maior pela diminuição da razão da perda de pacotes, além da melhor rota acabar sendo por onde os pacotes irão chegar primeiro, em uma espécie de seleção natural da arquitetura.
|
Vcpkg: Bootstrap
2019-11-29 computer A versatilidade do vcpkg, gerenciador de pacotes multiplataforma da Microsoft, é permitir modificar tudo no projeto, desde código-fonte, pacotes instaláveis e a própria origem do repositório. Através do controle de fonte um vcpkg pode ser alimentado por diversas fontes, e por cada pacote existir em uma pasta separada permite a coexistência de várias versões e origens. Além disso, a forma de compilar os projetos e o código-base pode ser alterado exatamente da forma com que o projeto precisa.
|
DTLS Simples... simples?
2019-11-13 computer O protocolo DTLS, grosso modo, é um addon do TLS, que é a versão mais nova e segura do SSL. Só que em vez de usar por baixo o TCP, que garante entrega na ordem certa dos pacotes, além de outras garantias, o UDP é permitido. Ou seja, datagramas. Em teoria essa forma de usar TLS é uma versão mais light, com menos overhead e menos tráfico de banda. E a pergunta que tento responder aqui é: será que isso é verdade?
|
Vcpkg: openssl.cnf
2019-09-17 computer Mais uma aventura em vcpkg. Dessa vez o projeto openssl, a biblioteca de SSL open-source multiplataforma. O vcpkg divide esse port por SO, sendo o openssl-windows o port que alterei. A alteração foi enviada como PR para a Microsoft, mas no momento está apenas no repo da BitForge.
|
Do Bit para o Código
2019-09-03 computer Olá. Esta é uma viagem para dentro do computador. Como funciona um computador? Você sabe? Pois é, nem eu. Mas vamos explorar alguns pontos onde nossa vã metafísica mal encosta na singularidade que é uma arquitetura Von Neumann.
|
Some things I learned in a Hacker Rank exercise
2019-08-08 english ccpp computer A couple of days ago I subscribed to Hacker Hank, a website specialized in provide interview exercises. The site is as a better version of Code Jam, with the possibility to Compile & Run the code, as well as running several test cases.
|
Como Publicar Seu Blog Em Hugo Para Ebook
2019-07-10 computer projects Eu publico meu blog inteiro de tempos em tempos para um ebook que construo formatando primeiro em html através de um tema do [Hugo], o parser de blog que estou usando no momento porque ele suporta 2500 posts sem reclamar. É uma receita simples de sucesso se você precisar ter todo seu conteúdo indexado para rápida referência ou leitura cronológica.
|
C Resolve Tudo: goto
2019-05-28 computer Para quem decide usar a linguagem C para resolver tudo, a gota da água é o goto. Ele é flexível, cabe em (quase) qualquer ponto do código e tem 1001 utilidades. O goto é o bombril da engenharia de software.
|
C Resolve Tudo Clos
2019-05-17 computer Continuando nossa série, conforme sugerido pelo @colemaker do grupo C/C++/42/Império do Brasil, a próxima ideia a ser implementada em C é o sistema polimórfico de chamadas do Lisp orientado a objetos. Esse sistema permite realizar a seguinte manobra:
|
C Resolve Tudo: Orientação a Objetos (com Polimorfismo)
2019-05-17 computer Como programadores há um vício em nossas cabeças que é estar constantemente buscando a bala de prata, ou seja, a solução final e única para todos os nossos problemas de implementação. Com o tempo e alguma experiência descobrimos que tal coisa não existe, mas até lá nos encantamos com esse ou aquele framework, e claro, com essa ou aquela linguagem.
|
Coroutines Em C: Picoro
2019-05-08 computer Tantas linguagens hoje em dia tentando implementar a abstração de corrotinas e inserindo mais camadas de abstração (fibras e cereais)... há duas implementações já no Boost, ambas dependendo de uma biblioteca de contexto de stack que é dependente de arquitetura (programada em Assembly).
|
Visual Studio Unit Test (C++)
2019-05-06 computer Desde o Visual Studio 2015 há suporte a unit tests em C++ automatizado na IDE. Porém, a partir do VS 2017 15.5 o suporte aumentou drasticamente, vindo embutidos os suportes para as bibliotecas de teste Google Test, Boost.Test e CTest. Além, é claro, do Microsoft Unit Testing Framework for C++, o caseiro da M$.
|
Const Int Pointer Var
2019-04-29 computer A melhor forma de declarar variáveis ponteiros (constante ou não, mas segue o exemplo) é `const int * var`. Explicação: Quem diz o asterisco fazer parte do tipo e não da variável tem razão. Pensando dessa forma ele tem que ficar próximo do tipo.
|
Code Jam 2019 Qualification Round
2019-04-07 computer Estou viajando e com poucas horas de acesso a um computador, mas os dois primeiros desafios do Code Jam esse ano foram tão simples que sequer precisaram de meia-hora. Isso para um chinês, campeões em campeonatos de programação, deve ser equivalente a cinco minutos com um código C enxuto. Mas estou apenas aprendendo.
|
Debug Remoto no Visual Studio 2010 ou Superior
2019-03-06 computer Já escrevi sobre [debug remoto no finado C++ Builder], sobre [como usar o msvcmon.exe no VS 2003 e o msvsmon.exe no 2010+]. Sobre [como depurar um serviço quando a máquina está para desligar], e até sobre [depurar através de um servidor de símbolos]. Está na hora de tornar a depuração mais simples para programadores de serviços Win32.
|
Bug no Boost Asio usando função AcceptEx do Winsock
2019-01-06 computer Depois de um mês de correção e mais um ou dois meses preparando um compilado do que ocorreu no software que estamos mantendo, foi descoberta uma situação muito peculiar que ocorre tanto em Windows XP quanto no Windows 10, mas que no 10 tem uma correção bem-educada e no XP... bom, nem tanto.
|
A Maneira Errada de Começar um Projeto é com Visual Studio
2018-12-11 computer Estava eu trabalhando com um sample e resolvi colocar controle de fonte para analisar as mudanças. E a mudança mais inesperada que eu vi quando digitei git diff foi que ele achou que meus arquivos de código-fonte estivessem em binário.
|
Boost.Bind e os Erros Escrotos
2018-10-01 computer Estou voltando a programar algumas coisas no boost. Algo que eu perdi ao me isolar do movimento de modernização do C++ foi a capacidade brilhante da biblioteca boost em encapsular e abstrair conceitos de engenharia de software de maneira portável e mantendo a filosofia por trás da STL, que ainda é a melhor maneira de trabalhar algoritmos já criada em qualquer linguagem de programação séria.
|
Coroutine Internals
2018-09-18 computer Uma corrotinas é um mecanismo de troca de contexto onde apenas uma thread está envolvida. Ela me faz lembrar do Windows 3.0, não exatamente por não existirem threads (e não existiam mesmo), mas pelo caráter cooperativo dos diferentes códigos.
|
Vcpkg Internals: como o gerenciador de pacotes da M$ funciona por dentro (
2018-09-12 computer Depois de entender mais ou menos como funciona o vcpkg é hora de realmente entrar no código e entender qual a grande sacada dessa ferramenta da Microsoft. ### Depurando o projeto Uma das formas mais divertidas de entender o funcionamento de um fonte é compilar e sair depurando. E foi o que eu fiz. Através dos step ins e step outs foi possível ter as primeiras impressões de em qual pé está o projeto, além de pegar boas ideias para meu próprio código.
|
GetArg: the ultimate badass argv/argc parser
2018-08-30 computer Sim, eu acho que já resumi o suficiente meu parseador de argv/argc no meu [último artigo sobre o tema]. Sim, eu também acho que a [versão com STL] bonitinha (mas ordinária). A questão agora não são as dependências, mas o uso no dia-a-dia: precisa ter o argc nessa equação?
|
Meu Novo Parseador de Argc Argv
2018-08-21 ccpp computer Eis que me deparo com um projeto onde não posso usar STL. Ou seja, nada de map nem string. Isso quer dizer que minha função bonita e completa de parseamento de argumentos argc/argv não pode ser usado. Essa é uma má notícia. A boa notícia é que achei uma forma muito mais simples e à prova de falhas de fazer isso. Ele basicamente percorre o array argv em busca do nome do parâmetro enviado para a função. Uma vez que ele encontre ele retorna o próximo elemento. Na falta de próximo elemento ele simplesmente retorna uma string vazia que não é nulo, mas já indica que há o parâmetro na lista de argumento.
|
Vídeo: Visual Studio e seu depurador (comentado)
2018-07-27 videos computer Segue meu segundo vídeo curto onde estou apenas demonstrando como é o depurador do Visual Studio. Mas dessa vez com comentários =)
|
Vídeo: Depuração Visual Studio 101
2018-07-24 videos computer Redescobrindo meu canal no YouTube me empolguei em publicar mais alguma coisa. Os meu primeiros vídeos, no meu canal pessoal, são longos e possuem narração um pouco confusa, mas explicam bem alguns detalhes do Visual Studio. Agora com meu primeiro vídeo curto estou apenas demonstrando sem voz como é o depurador do Visual Studio. Enjoy =)
|
Python27, protobuf, py2exe e build_exe
2018-07-14 computer Para quem está tentando compilar um executável usando py2exe e protobuf, #ficadica: desista. Ele não vai funcionar ou se funcionar vai dar trabalho. Em vez disso melhor usar build_exe (através do pacote cx_freeze), que é um esquema marotinho que permite configurar tudo e há apenas um patchzinho que precisa ser feito.
|
Manipulando Mouse e Teclado no Windows
2018-07-04 computer Uma forma extremamente bem comportada que o Windows tem para manipular entrada de mouse e teclado são as funções API BlockInput e SendInput. Enquanto uma bloqueia todos os eventos de input vindo de todos os lugares do sistema, o outro consegue enviar inputs apenas por software. Imagine a peça que você pode pregar em seus amigos.
|
SSL e seu limite de pacote
2018-05-22 computer O protocolo TLS/SSL tem por objetivo criar uma camada de criptografia assimétrica para a aplicação. E quando eu falo em camada não estou me referindo às camadas OSI. Nem às camadas TCP/IP. Isso porque o SSL **não se encaixa** em nenhuma das duas. Ele interfere com muitas, inclusive a aplicação. E aprendi isso a duras penas: na ponta do depurador.
|
Boost Meta State Machine
2018-05-21 computer O Boost Meta State Machine (MSM for short) é uma das duas bibliotecas mais famosinhas de state machine do Boost. Ela é uma versão estática que permite incluir chamadas para as entradas e saídas de um estado baseado em eventos. A sua principal vantagem é poder visualizar toda a máquina de estado em um só lugar, e sua principal desvantagem é pertecer ao Boost, o que quer dizer que você vai precisar fazer seu terceiro doutorado e ler uma documentação imensa sobre UML antes de conseguir produzir alguma coisa. Ou ler este artigo de 10 minutos tops.
|
Lista Ligada; tá Ligado?
2018-04-24 lists computer Uma lista ligada é uma lista de alguma coisa onde os elementos se ligam um no outro, ou seja, um elemento tem a referência do próximo. O tipo dos elementos de uma lista ligada pode ser inteiros, strings ou estruturas inteiras. Independente do que for, você vai precisar de uma estrutura. Sabe por quê? Porque existe além dos dados em si mais uma informação que você precisará guardar em cada elemento de sua lista: o próximo elemento. E é daí que surge a ligação da lista ligada.
|
Contra o 'Array de 100 bytes é suficiente'
2018-03-11 computer Desde o C++ moderno (pós-03) o uso de arrays de tamanho fixo estão se tornando depreciados. E por um bom motivo: você nunca sabe realmente qual o tamanho que você precisa para um array de bytes até você saber. Daí a próxima grande questão é: "como gerenciar essa memória dinâmica de forma efetiva?". E a resposta moderna sempre é: "não faça isso você mesmo". Eis o porquê:
|
Variáveis static local Nunca São Inicializadas Se Você Não Chama Sua Função
2018-02-20 computer Uma dúvida muito comum dos programadores iniciantes em C/C++ diz respeito às variáveis static que são declaradas dentro de um escopo, como uma função. Sabemos que se ela fosse declarada global, fora de qualquer escopo, ela seria inicializada antes do main ser chamado, como diz este trecho de alguém que pesquisou a respeito:
|
Como Parsear Argc Argv para um map STL
2018-01-26 computer Os clássicos argv/argc são úteis quando os parâmetros de um programa são conhecidos e geralmente obrigatórios (até a ordem pode ser obrigatória). Isso funciona muito bem para C. Porém, há a possibilidade de STLzar esses argumentos de forma simples, usando a lógica \*nix de fazer as coisas e transformando tudo em um map de string para string. E tudo isso cabe em uma função pequena que você pode copiar e levar com você em seu cinto de utilidades:
|
Como Achar Erros no Printf via Dump
2018-01-25 computer Às vezes, e apenas às vezes, é útil ter um dump do processo que acabou de capotar e ter um singelo backup do pdb (arquivo de símbolos) dos binários envolvidos nessa tragédia. Com alguns cliques pontuais e uma análise simples da stack, da variável e do código envolvido é possível chegar em um veredito sem muitas controversas se foi isso mesmo que gerou o crash. No caso peguei hoje um caso assim.
|
Como Apagar o Prompt do seu Programa Windows
2018-01-23 computer Geralmente se cria um projeto console/prompt quando há a necessidade de interfacear com o usuário com o uso da tela preta, saída padrão, etc. E no caso do Windows também há a possibilidade de criar um programa Win32 onde não há prompt, pois a função do programa ou é ser invisível ou criar, sabe como é, janelas. Mas nenhum dos dois possibilita ambos ao mesmo tempo. Este snippet permite que você faça isso.
|
Cmd e o encoding fake
2017-12-26 computer Qualquer um que já tenha mexido no prompt de comandos do Windows sabe que ele permite você escolher qual code page utilizar para enviar e receber comandos. O Windows é todo em UTF-16, mas as saídas podem vir de qualquer programa com qualquer encoding. A missão do cmd.exe é usar o encoding escolhido pelo usuário para exibir os caracteres na tela. Vamos supor que nós criemos uma pasta com acentos no nome (pelo Explorer para não ter erro):
|
Se você não precisa de classe você não precisa de classe
2017-12-17 computer Nos últimos dias me deparei com o seguinte (pseudo-)código: int main(int argc, const char **argv) { MyClass obj; HRESULT hr = obj.init(); if ( SUCCEEDED(hr) ) { if ( args have "cmd1" )
|
Forma Mais Simples de Depurar Processos Antes do Logon
2017-07-27 computer No [post anterior sobre debug] eu havia me focado mais na depuração de processos remotos no Visual Studio 2003 de maneira convencional. Aqui eu vou abordar o assunto de uma maneira menos convencional: usando o Visual Studio 2017 mais novo e depurando uma DLL (C++) que é carregada por um serviço antes do logon no Windows 7.
|
Debugger remoto do Visual Studio
2017-06-13 computer Então você está quebrando a cabeça para descobrir por que seu código não faz o que deveria fazer? Então você é desses que acha que é melhor ficar imaginando com um bloquinho de papel na mão do que colocar logo a mão na massa e ver exatamente o código passando pelo processador? Talvez você mude de ideia ao ver como é ridiculamente fácil depurar código em uma máquina remota, seja uma VM ou a máquina do cliente. Neste post vou ensinar a maneira mais antiga e a mais nova que conheço de usar o depurador do Visual Studio. Vamos usar a versão 2003 e a versão 2017 RC.
|
SystemRescueCD
2017-05-28 computer Há diversas distros Linux capazes de bootar via CD e com uma penca de ferramentas. Conheci há alguns anos uma delas: a [SystemRescueCd]: um disco de recuperação de HDs com diversas ferramentas embutidas. Dentro dele pode ser inserido outras ferramentas que achar interessante, e o mais importante, desenvolver através do próprio CD suas ferramentas.
|
Entrando na zona com Windows
2017-03-14 computer **Update 2019-03-20: Adicionando programa para fazer tela cheia no Windows e retirados detalhes que não uso mais.** Um [artigo anterior] havia dado umas dicas de como transformar o Vim em uma ferramenta para toda obra, com isso limitando as distrações quando se está em um computador, e com isso facilitando a entrada e a permanência no estado de fluidez de produtividade que conhecemos como "flow", ou estar na zona. Agora é a vez do Windows.
|
Visualizando QString no Visual Studio
2017-02-20 computer O Qt não é um framework que pode apenas ser usado no QtCreator. Através de um projeto bem configurado pelo CMake, por exemplo, é possível ter um projeto que pode ser compilado e depurado tanto nas ferramentas do Qt quanto no Visual Studio. No entanto, na hora de depurar algumas coisas são difíceis de fazer. Por exemplo: como olhar o conteúdo de uma QString?
|
The Best of edw519
2017-02-20 computer books Ed Weissman, ou edw519 para os íntimos, é um dos comentaristas mais efusivos, pragmáticos e experientes do Hacker News. Ele tem programado profissionalmente há quase 40 anos. De mainframes a projetos web, a evolução dele passou basicamente pelo dobro de gerações que provavelmente você passou. Ele também já esteve envolvido como sócio/fundador em três empresas, vendendo tanto serviços quanto produtos. Ele trabalhou com centenas de pessoas em mais de mil projetos em mais de um milhão de linhas de código. Ele já compartilhou muitas opiniões com a comunidade, e agora juntou boa parte dessas opiniões em um livro, um ebook, disponível para qualquer um que queira observar alguém que esteve nas trincheiras por muitos anos e não tem medo de dizer o que pensa.
|
Pacotes perdidos do NuGet em projetos C++ no Visual Studio
2017-02-08 computer É muito bom (para quem gosta) usar a IDE e viver feliz sem precisar se preocupar em digitar comandos estranhos no prompt. Porém, essa vida acaba quando ocorre o primeiro erro inexplicável, aquele tipo de erro que não importa onde você olhe, não há nada para olhar. Até você apelar para ferramentas de macho.
|
Android Protobuf, Mock Configurável
2017-02-06 computer A comunicação oferecida pelo Protocol Buffers, uma maneira otimizada de codificar mensagens em alto nível, é uma das formas mais ideais de realizar a ponte entre cliente e servidor quando se fala de aplicativos mobile. A solução já suporta inúmeras linguagens, desde C++ (a linguagem oficial) até Java, passando por Python e .NET. Um mesmo arquivo de definição pode ser usado entre diferentes tipos de tecnologia. Este artigo mostra o caminho das pedras para compilar o protobuf para Android e de quebra mostra como é fácil fazer um mock de servidor local em uma configuração local com o gerenciador de builds do Android.
|
Warning de nível 4
2017-01-17 computer Você já colocou aquele seu projeto favorito em /W4? Por padrão, o Visual Studio cria seus projetos com o nível de warnings e 3, porque o nível 4 é muito, muito chato. No entanto, algumas vezes ele serve para que seu código não fique apenas correto, mas bem documentado e apresentável. Vamos tentar?
|
ReadFile assíncrono pode ser síncrono quando você menos espera
2017-01-16 computer Ano passado tive alguns problemas em um projeto que se comunicava com um dispositivo em firmware pela USB. Estávamos utilizando uma biblioteca open source do GitHub que parecia estar bem testada e mantida. Porém, não exatamente para nossos objetivos.
|
Vídeo: Usando clang no Visual Studio
2016-12-27 videos computer Com o surgimento da infraestrutura LLVM, que possibilita a união entre diferentes ferramentas que suportam diferentes plataformas para o desenvolvimento de software, e o clang, um font-end para C/C++ que roda não só em UNIXes da vida, como também no Windows, como também no Visual Studio, tem sido uma vantagem para projetos que usam as novas features do C++ moderno, muitas ainda não implementadas no compilador da Microsoft, unir o útil (Visual Studio) ao agradável (C++ modernos via clang). Este vídeo tem como objetivo demonstrar como essa união é simples e fácil de ser realizada dentro do próprio Visual Studio. De quebra, vamos descobrir alguns problemas que podem ocorrer nessa união de toolsets e como corrigir.
|
Quantos handles sua aplicação está abrindo?
2016-11-29 computer Mesmo que você não programe em C/C++, mas programe para Windows (ex: .NET), sempre há a possibilidade de seu programa estar causando leaks de handles indefinidamente, o que não se traduz em aumento significativo de memória alocada para seu processo, mas é, sim, um problema a ser tratado.
|
A Linguagem de Programação C++: O Início
2016-11-29 ccpp computer O livro-base sobre a linguagem C++ e como programar nela tem o nome pouco criativo "The C++ Programming Language", e é de Bjarne Stroustrup, o criador da linguagem. Ele começou a desenhá-la em 1979, quando ainda a chamava de "C com Classes". Havia um problema a ser resolvido na época em que Stroustrup estava fazendo sua tese de doutorado. Havia linguagens muito boas em abstração como Simula, como o novo conceito de Orientação a Objetos, que carecia do mais importante na época: velocidade (só na época?). Já linguagens mais antigas como BCPL eram bem rápidas, mas eram tão simples que pareciam mais um Assembly glorificado. Havia, portanto, a necessidade de preencher a área de computação com alguma coisa bem no meio.
|
unit-menos-menos
2016-09-05 computer Fazer o setup inicial de testes unitários em seu projeto C++ pode ser algo enfadonho se você precisa baixar e compilar uma lib do Google ou do Boost. Há uma alternativa mais leve e bem direta, que um dia apareceu nesses CodeProject da vida, mas que hoje está, até onde eu vi, no [GitHub].
|
Vídeo: Resolvendo problemas em projetos desleixados
2016-09-01 videos computer Quem nunca teve que mexer em um projeto cheio de bugs de compilação, péssima organização, documentação e nomes de funções, classes e argumentos? Que você acaba de baixar em sua máquina e ele não compila (e você não tem a mínima noção por quê). Que a equipe que trabalha com você ouviu falar do projeto, mas nunca arregaçou as mangas e organizou. Que tal fazer isso agora?
|
DBAccess
2016-08-16 computer Bancos de dados são uma dor de cabeça para o desenvolvedor acessar. Quase tão motivation killer que as configurações do .NET. Se for um programador em C++ para Windows, então, desista. O DBAccess é mais um dos códigos-fonte desenterrados dos meus backups. Esse eu usei já em vários projetos, porque é simples e rápido de usar.
|
Vídeo: Depurando código C++ no Visual Studio
2016-08-12 videos computer Olá de novo. Este é o segundo vídeo da série "o que que eu tô fazendo no YouTube?". Dessa vez abri o Visual Studio para depurar um código de 10 linhas com um bug absurdamente absurdo, mas que pode enganar muita gente. Há quem acredite que esse bug foi proposital, mas não foi. O importante é que ficou muito legal. Vamos ver?
|
Vídeo: Criando Projeto C++ Console no Visual Studio 2015
2016-08-04 videos computer Esse vídeo é um experimento que estou fazendo para tentar começar a compartilhar conhecimento em vídeo. Para começar, acho que nada mais apropriado que criar um projeto novo no Visual Studio, não? Dúvidas, sugestões, críticas, todas bem-vindas. Compartilhem com aquele amigo que pensa em começar a programar (ainda mais se for em C++).
|
Palestra: Stack Overflow
2016-06-04 computer Há umas semanas (sim, estava enrolado para falar sobre isso) ministrei uma nova palestra lá em Sorocaba. Cheguei no meio de uma greve de ônibus, o que atrasou o evento em uma hora e me deu tempo de sobre para pensar nas desgraças que serão cidades próximas da capital crescendo desordenadamente graças às regulações estatais.
|
Rank and File (Code Jam)
2016-04-16 computer Passou o Round 1A do Code Jam, e para variar, fui muito mal, só respondendo a primeira questão. A [segunda] me fez ficar pensando um tempo desproporcional sobre como encaixar as diferentes linhas e colunas para achar a linha restante.
|
Exportando repositórios antigos do Bazaar para Git
2016-01-27 computer Enquanto estudava sobre [controle de fontes distribuído], experimentei e usei os projetos Mercurial e Bazaar, precursores desse modelo que funcionavam bem em Windows. Havia o Git, mas por conta da sua evolução assimétrica, o ambiente da Microsoft havia ficado para trás.
|
Log de chamadas API direto do WinDbg
2016-01-21 computer Há [muito tempo atrás] eu havia falado sobre como a ferramenta logger.exe, do Debugging Tools for Windows, poderia ser usada para gerar um arquivo de log com centenas de APIs detalhadas em sua chamada, como parâmetros de entrada, retorno e tempo. Bom, testando isso hoje, me veio à lembrança o artigo e também a constatação que o logger é muito instável. Tão instável que não consegui logar as APIs que desejava nas inúmeras tentativas que fiz. Isso em um Windows XP!
|
Templates em C no lugar de macros
2016-01-14 computer A grande vantagem dos templates é manter o tipo de seus argumentos. Infelizmente, eles não existem na linguagem C, mas podem ser usados em construções C feitas com a linguagem C++, como ocorre com quem desenvolve device drivers para Windows.
|
Gabaritos
2016-01-13 ccpp computer Um __template__ -- ou, como é na tradução da primeira edição de The C++ Programming Language, de Bjarne Stroustrup, aqui no Brasil: __gabarito__ -- é um molde que pode ser usado por diferentes tipos para traduzir o mesmo algoritmo, ou pelo menos a mesma intenção de algoritmo (por pela sobrecarga de operadores é possível que o comportamento de tipos diferentes pode ser diferente).
|
Classe, objeto, contexto, método, polimorfismo
2016-01-12 ccpp computer No [post anterior] implementamos "métodos" em C usando ponteiros de função dentro de structs que eram passadas como parâmetro. Tudo isso embutido por um compilador que gera o que chamamos de instância de uma classe, ou objeto, em C++. Isso é possível graças ao contexto que é passado para uma função (que no caso de C++ é o operador implícito __this__, que sempre existe dentro de um método não-estático).
|
Classe, objeto, contexto, método
2016-01-11 ccpp computer No [post anterior] falamos como a passagem de um endereço de uma struct consegue nos passar o contexto de um "objeto", seja em C (manualmente) ou em C++ (automagicamente pelo operador implícito __this__). Trocamos uma propriedade desse "objeto" em C, mas ainda não chamamos um método.
|
Classe, objeto, contexto
2016-01-10 ccpp computer Para entender conceitos simples em C++, como métodos de uma classe, ajuda muito seguir o raciocínio dos programadores C e como eles lidavam com o tipo de problema que C++ resolve elegantemente implementando um novo compilador com uma nova linguagem.
|
Indexando símbolos com rapidez
2015-10-28 computer Trabalhar com inúmeros projetos de diferentes clientes e diferentes binários pode ser uma loucura. Quando o mundo é Windows, algumas medidas precisam ser padronizadas para evitar a perda de informação durante todo o processo de desenvolvimento, testes, deploy e manutenção.
|
O Estranho Caso do PDB Mal-Aformado
2015-08-19 computer Era uma vez, há 13 anos atrás, um tal de Visual Studio .NET, que iria trazer a felicidade para nós, meros mortais usuários de programinhas em C com ponteiro pra lá e ponteiro pra cá. Agora a Microsoft traria para o pessoal do "baixo nível" a mais nova novidade do verão: uma IDE lenta, bugada e... bonita?
|
Você sabe o que está usando no seu código?
2015-07-28 computer Quando se mexe com C++ em múltiplos fontes logo vem aquela bagunça do versionamento e do compartilhamento de código. LIBs, DLLs, COMs (de Component Object Model, da Microsoft). É difícil a partir de um binário saber quais os fontes envolvidos em sua construção, a não ser que você os amarre através de um sistema automatizado de build onde todos os binários devem ser obrigatoriamente compilados (e suas dependências, claro).
|
Logs em serviços (e outras coisas)
2015-06-05 computer Já uso logs há muito tempo. Me lembro muito bem que quando programava em BASIC o "passou por aqui" já era útil. Depois de fazer muitas bibliotecas super-flexíveis de escrita em saídas diferentes, níveis configuráveis e uso do mais complexo ao mais banal, cheguei à seguinte conclusão:
|
Depurando até o fim do mundo e de volta de novo: source server com GitHub
2015-05-26 computer Semana passada fiquei sabendo que o vídeo da minha palestra "Depurando até o fim do mundo" do TDC 2014 estava disponível online. Resolvi assistir para ver se aprendia alguma coisa. A despeito do palestrante ser muito ruim, ele disse uma coisa interessante: com o Debugging Tools (WinDbg para os íntimos) seria possível além de indexar os símbolos (PDBs para os íntimos) usando o esquema de Symbol Server que a própria Microsoft adota usar algumas ferramentas embutidas para conseguir obter o fonte através de um símbolo indexado.
|
Analisando Erros Pelo Filtro do File Monitor
2015-05-06 computer As ferramentas da SysInternals fazem a gente economizar um tempo considerável na resolução de problemas. Não que elas sejam indispensáveis. Tudo que elas fazem é encurtar o caminho entre a análise de um bug e sua resolução, o que acaba sendo muito se considerarmos que programação é 20% codificação e 80% transpiração. Ela é um atalho para muitas coisas, desde achar uma ordem errada de includes no header durante a compilação ou descobrir que por que um processo morreu durante o login.
|
Convenção de Chamada
2015-04-20 computer Pergunta de um leitor: #### Leitor: Olhe essa bizarrice em C: void func() { } int main() { func("sbrubles"); return 0; } #### Leitor: Embora isso seja permitido, caso você coloque "void func(void)" já não funciona mais. Por quê?
|
Origem do Tipo char
2015-01-26 ccpp computer Programadores C e C++, preparem-se para explodir as cabeças! No princípio... não, não. Antes do princípio, quando C era considerada a terceira letra do alfabeto e o que tínhamos eram linguagens experimentais para todos os lados, dois famigerados srs. dos Laboratórios Bell, K. Thompson e [D. Ritchie], criaram uma linguagem chamada B. E B era bom.
|
Por que o Visual Studio gera executáveis mutantes
2015-01-11 computer > _Esse é um post antigo que encontrei no meio dos meus emails de 2006, mas que contém uma boa dica para quem já entendeu o [passo-a-passo da compilação], mas ainda tem sérios problemas quando os projetos ficam gigantes._
|
Entendendo a Compilação
2015-01-04 ccpp computer Fiz alguns slides a pedido dos organizadores do TDC 2014, já que a palestra que ministrei com esse tema foi para ajudar meu amigo-sócio Rodrigo Strauss que não havia preparado nenhum slide a respeito.Felizmente eu já havia explicado alguns conceitos-chave para quem programa em C/C++ e precisa -- eu disse: PRECISA -- conhecer todo o passo-a-passo que leva o seu código-fonte a gerar um executável com código de máquina pronto para rodar.
|
Shareando Ponteiros
2014-09-03 computer Apesar de já ter palestrado algumas vezes sobre Boost e STL, acho que eu nunca escrevi muito sobre esses assuntos no blogue. Acho que o tamanho dessas bibliotecas assusta um pouco. Mas temos que começar de algum lugar, certo? E já que é pra começar, eu gostaria muito de saber de você, programador miserável, que passou poucas e boas nesses 10 anos de padrão 98 brincando com templates quando eles ainda estavam em beta: se fosse para melhorar um aspecto da sua vida de código, qual seria? Qual é aquela coisa que te atormenta como insetos vidrados no seu monitor noite adentro?
|
O novo 'como não dar step into' do Visual Studio 2012/13
2014-08-01 computer Toda vez que instalo um Visual Studio novo e começo a depurar sempre surge a necessidade de fazê-lo calar a boca nos step intos da STL, Boost, ATL e coisas-que-sei-que-não-vai-dar-pau. (Obviamente, quando dá pau, preciso ir no disassembly e cutucar a STL para ela me entregar qual o problema com o meu contêiner.)
|
Integrando BitBucket/GitHub com Trello
2014-07-22 computer Eu nem acredito que estou escrevendo sobre desenvolvimento web, mas como foi algo que me fez dedicar algumas horas do meu fim-de-semana, e não encontrei facilmente uma solução já feita, acredito que pode ser útil para mais alguém que usa Trello e GitHub (ou BitBucket).
|
Sobre a BitForge
2014-07-03 debugging computer BitForge é minha empresa principal e onde eu trabalho resolvendo os problemas mais difíceis de computação; nos contrate para resolver seu problema [pelo Linkedin] ou enviando um email para wanderley.caloni@gmail.com. Conversar sobre seu projeto e até gastar uma horinha entendendo ele faz parte do nossa forma de se aproximar de você sem precisar da burocracia de um contrato ou pagamento de consultoria. Marque um café ou uma call conosco =)
|
Introdução à Introdução à Computação
2014-07-01 computer books O livro começa lá nos primórdios da informação, antes mesmo da humanidade. Sim, pois informação não necessita sequer de um ser sensciente para ser transmitida e utilizada, como já foi comprovado através de nosso código genético, o agora-popular-por-causa-do-ratinho DNA. Uma informação codificada intrinsecamente no processo de reprodução das células de um ser vivo. Um computador orgânico!
|
Se iterando com os pseudo-ponteiros: uma breve introdução
2014-06-24 computer Como [já vimos algumas vezes], a STL não prima por interfaces intuitivas, preferindo abstrações que criem um leque de ferramentas genéricas para tratamento uniformizado de coleções de dados através de algoritmos. O problema disso é que novos programadores da linguagem terão que aprender uma maneira nova de lidar com problemas baseada na percepção dos criadores do padrão na época em que foi lançado de como seria a evolução da ciência da computação nos próximos anos. Muitos dos conceitos ali abordados realmente se tornaram padrão _de facto_, mas na briga pela expansão da linguagem quem perdeu por muito tempo foi o próprio desenvolvedor, que teve que se contentar com uma lista de algoritmos genéricos parcialmente compilado.
|
Dando cabo do WinDbg
2014-06-18 computer Na semana passada falei sobre a ideia de comentar algumas mudanças entre o Windows XP e o novo mundo Vista/7/8/ que fizeram com que adaptássemos algum código que obviamente não funcionaria mais. Falamos sobre a famigerada GINA (ou famiGINADA), e agora apenas vou comentar brevemente sobre o sistema de boot, que também mudou.
|
Eles querem que a GINA vá embora: três posts sobre evolução Windows
2014-06-11 computer Fui convidado pela Fernanda Saraiva do programa de MVPs da Microsoft Brasil a falar sobre alguma história a respeito da evolução do Windows e como isso impactou minha experiência profissional. Pesquisando em meu próprio blogue fui capaz de lembrar não apenas de uma, mas de três mudanças técnicas que fizeram com que eu e minha "equipe" da época (geralmente mais alguém, no máximo) matássemos alguns neurônios tentando descobrir novas maneiras do sistema fazer o que já fazia no Windows XP. Irei compartilhar uma por vez no que tem sido o meu post semanal que eu apelidei carinhosamente de Post da Terça. Já faz mais de um mês que consigo publicar pelo menos na terça algo de novo, e espero manter esse ritmo.
|
SS
2014-06-03 computer Uma das coisas mais cretinas e difíceis para os iniciantes em C++ é conseguir formatar strings de maneira fácil, rápida e indolor. Infelizmente, a biblioteca de printf da linguagem C está fechada para reforma, pois ela é extremamente error-prone e não-intuitiva. Porém, se a printf é não-intuitiva, o que dizer < < daqueles << sinais << de << flechinhas apontando para cout? Bem melhor, não?
|
Estruturas VS Classes: fight!
2014-05-20 computer Uma dúvida besta e importante ao mesmo tempo que muitos iniciantes em C++ possuem é saber qual a diferença entre um objeto declarado como _class_ e um objeto declarado como _struct_. A causa dessa dúvida é uma linguagem que se derivou de outra (C) que não possuía classes, e portanto criou a palavra-chave _class_ para "ficar bonito", pois, na prática, não muda muita coisa. Tomemos como exemplo o código mais simples de todos:
|
Poker Face
2014-05-06 computer O segundo round da segunda fase do Code Jam passou nesse sábado. Disléxico que sou, consegui fazer apenas 8 pontos ¿ como todo mundo ¿ no teste small do problema B, que envolvia apenas dois loops aninhados (a versão large fica para outro post). Na verdade, estou aqui para expressar minha gratidão ao campeonato por ter aprendido mais uma bela lição vendo o código do primeiro colocado do primeiro round, vulgo [Kaizero], um coreano que deu uma solução simples, rápida e prática para um problema de probabilidade tão error-prone que até os juízes do Google deram uma lambuja de alguns testes errados (sem contar que houve apenas a categoria small), e me fez pensar em quantas vezes pensamos em demasiado tentando encontrar a solução perfeita para algo que simplesmente... não precisa.
|
Que geleia de mocotó
2014-04-29 computer A primeira bateria de problemas da segunda fase do Code Jam me mostrou o porquê do seu nome: meu cérebro ficou feito geleia (ha ha ha). Não consegui resolver nenhum problema a tempo, mas não culpo o C++, que passei a usar para essa fase. É burrice aliada a pressão. Duas horas e meia para entender um problema é o tipo de coisa que me deixa pensando mais no tempo do que no problema. Tenho que melhorar isso.
|
2048 motivos para não programar
2014-04-24 computer Pronto, posso programar em paz. O jogo 2048 é uma lástima para todos os trabalhadores intelectuais que dependem de suas mentes para produzir algo que preste. Ele gerou mais posts no Hacker News do que a moda dos bitcoins (talvez não) e mais projetos no GitHub do que a busca para a cura do câncer (talvez não). Obviamente que este post vai gerar mais um [gist Python] para minha coleção.
|
Lambda: o Retorno!
2014-04-08 computer Na última vez que foi abordado o tema "lambda na ferida" falamos brevemente sobre como C++ agora permite criar funções dentro de funções. Hoje vamos apenas falar que aquela construção bizarra que criamos fica ainda mais bizarra se precisarmos retornar alguma coisa dessa função ou usá-la mais de uma vez.
|
A moda agora é levar lambda na função
2014-03-28 ccpp computer A nova moda de programar C++ nos últimos anos com certeza é usar lambda. Mas, afinal, o que é lambda? Bom, pra começar, é um nome muito feio. O que esse nome quer dizer basicamente é que agora é possível criar função dentro de função. Não só isso, mas passar funções inteiras, com protótipo, corpo e retorno, como parâmetro de função.
|
Houaiss para Babylon em Python!
2014-02-27 projects computer O [Fabio Montefuscolo] expandiu mais ainda o acesso do conversor Houaiss para Babylon implementando uma versão em Python, uma linguagem que estou aprendendo a adorar. Tudo é mais simples, rápido e direto em Python, e o código que ele escreveu utiliza todo esse potencial:
|
remove_if até remove, só que diferente
2014-01-21 computer A surpresa de hoje foi descobrir (vejam só) que o remove_if, como todo algoritmo da STL, deve ser olhado de perto antes de usado. Nesse caso em específico porque, apesar do nome, a função NÃO remove elementos, mas os sobrescreve.
|
Ponto Flutuante Afundando
2013-11-07 computer Quando armazenamos valores monetários em doubles seus cálculos conseguem manter a precisão e na maioria das vezes o ajuste de precisão funciona. Porém, encontrei alguns casos onde a subtração de dois valores fazia "perder" um centavo (ou comparações exatas) justamente pela limitação da precisão do ponto flutuante. Nesse exemplo os valores são 2.358,93 - 1.386,93, que em uma conta de padaria (mas correta) dá 972,00 ([até a Calc do Windows] e [o Excel] funcionam), mas pelo Visual Studio 2010 chega perto, mas erra o alvo:
|
Novos Atalhos Aprendidos no Vim
2012-06-09 computer Sempre é bom reler as referências e tentar melhorar o que já está bom. No momento minha inspiração é o excelente Vim: From Essentials to Mastery, uma coleção de slides bem-humorada que a cada releitura fornece dicas importantes para aprimorar o dia-a-dia com um dos editores mais poderosos do planeta.
|
Sobrecarga de função às avessas
2012-05-20 ccpp computer > Nota do autor: navegando pelo Archive.org, que possibilita viajar no tempo e encontrar coisas enterradas que seria melhor deixar por lá, consegui encontrar um post que se perdeu na dobra espaço-temporal entre o old-fashioned Caloni.com.br (com direito à velha joaninha psicodélica, desenho do meu amigo que uso até hoje no blogue) e um finado outro domínio meu, o CThings. No final, consegui [matar a marmota], chegar a [80 milhas por hora] e voltar para o presente. Enjoy!
|
Consumo abusivo de memória
2012-05-19 computer Era um belo dia em um ambiente de processamento fictício de filas fictícias e threads fictícias. Eis um belo código com filas, threads e processamentos feitos em stop-motion: #include // critical section, create thread...
|
Header Inútil
2012-03-27 computer O Visual Studio é uma ótima ferramenta para depurar rapidamente programas sendo desenvolvidos e para editar vários arquivos ao mesmo tempo para o resto usamos Vim. No entanto, a versão 2010 do ambiente (ainda não testei a 2011 beta) possui um pequeno deslize com sua árvore de dependências que não chega a prejudica o desenvolvedor, mas o deixa com um bug atrás da orelha.
|
RValue é o novo LValue
2012-01-11 ccppbr computer As grandes discussões filosóficas que participei durante meu estudo da linguagem C, e mais tarde de C++, muitas vezes convergiam para o significado místico daquela figura que nós da gramática da linguagem conhecemos como lvalue, ou l-value, ou left-value. Enfim, a definição de uma expressão que representa um lugar na memória e, portanto, pode ocupar o lado esquerdo de uma atribuição/cópia/passagem de argumentos qualquer. Porém, os "grandes" embates daquela época hoje parecem brincadeira de criança, como a diferença sutil entre ++x e x++ ou convergência de tipos em templates.
|
Depuração de emergência: receita de bolo
2011-10-18 computer Continuando o papo sobre [o que fazer para analisar rapidamente um crash no servidor com o pacote WinDbg], na maioria das vezes a exceção lançada pelo processo está diretamente relacionada com um acesso indevido à memória, o que tem diversas vantagens sobre problemas mais complexos:
|
Coders at Work: Reflections on the Craft of Programming
2011-10-14 interview computer books > "Personally I have never believed that it is possible to be a good coder without being a good programmer nor a good programmer without being a good designer, communicator, and thinker." - Jamie Zawinski
|
Depuração de emergência
2011-07-26 computer O programa está rodando no servidor do cliente, que é acessível por sessão remota do Windows, mas de repente ele capota. Existem aí duas possibilidades fora o debug remoto (que, nesse caso, não é possível):
|
Cuidado com variáveis temporárias
2011-07-26 computer Um dos problemas que a linguagem C++ possui para seus iniciantes é o de não deixar muito explícito partes do seu comportamento, principalmente as partes que lidam com ponteiros/referências e o jogo da vida dos objetos. Às vezes a coisa fica de tal como complexa que fica até difícil explicar o porquê das coisas.
|
Comparando strings no WinDbg
2011-05-22 computer O WinDbg fornece aos programadores diversos meios (muitos redundantes) de comparar valores inteiros em quaquer lugar da memória, em qualquer tamanho (8, 16, 32, 64 bits). Porém, quando precisamos comparar strings, que todos sabem ser uma sequência de bytes de tamanho arbitrário (se for em C, até o zero terminador).
|
Sem reflection
2011-05-18 computer Em C++ não temos (ainda) a possibilidade de listarmos, por exemplo, a lista de métodos de um determinado tipo, a fim de chamá-lo pelo nome em tempo de execução. Algo assim: class MyClass { public: void Method1();
|
Base64
2011-03-09 computer No meio dos meus artigos pendentes, encontrei esse, de Luiz Rocha, que fala sobre a dificuldade de entender o que seria Base64: > Salve Caloni, > > Já leio o seu site a algum tempo. Realmente acho complicado, alguns eu nem entendo =D. Mais eh o seguinte, eu estou montando um projeto, mas eu não entendo nada de trabalhar com binários. Então pesquisei na internet, e achei um algoritmo que pode me ajudar, [na lógica]. É o base64 mas eu não entendi como ele converte e desconverte em binário. Será que vc pode me ajudar, obrigado!!
|
VTable
2011-03-01 computer Acho que na breve história desse blogue nunca contei a história do vtable. No máximo fizemos um [hookzinho nos métodos de um componente COM]. Mas só. Não encontro uma analogia simples, assim, de cabeça. Então vou contar no cru, mesmo. Talvez seja até mais divertido.
|
Esse ponteiro vai até onde?
2011-01-17 computer Brincando com obtenções e conversões de SIDs, tive uma pequena dificuldade de usar a função ConvertStringSidToSid, de Sddl.h. Seu objetivo é receber uma string-SID no formato usado pela ferramenta PsGetSid e retornar uma sequência de bytes de tamanho arbitrário, que é o SID como o sistema o enxerga. Como ela retorna apenas o ponteiro final, do tipo PSID, o que parece fácil pode se tornar tricky se quisermos copiar o SID binário para algum buffer na pilha, já que não sabemos o número de bytes no buffer de origem. Tudo que sabemos é que, após o uso, devemos desalocar essa memória retornada pela API com outra API: LocalFree.
|
Dependência pedindo carona
2011-01-04 computer Mesmo as vezes que você não queira, algumas dependências pedem carona e o compilador deixa entrar. Daí mesmo que você não use uma função API, ela acaba te atazanando a vida. Foi o caso da ToolHelp32 no Windows NT 4.
|
Patch de emergência 2
2010-11-09 computer No [artigo anterior] fizemos um patch rapidinho na memória se aproveitando de um Sleep nojento que o código nos forneceu. E se não houvesse Sleep? As chances de estarmos escrevendo no momento em que a função está sendo executada são tremendas, de forma que não poderíamos sobrescrevê-la sem correr o risco de um crash.
|
Patch de emergência
2010-11-08 computer Após um projeto muito bem sucedido, entregue no prazo e homologado em tempo recorde, você e sua equipe estão aproveitando suas devidas férias nas Bahamas, tomando água de coco na sombra de uma palmeira e apreciando a beleza natural da região. Ambas as belezas. =)
|
Suporte técnico
2010-11-05 computer Máquina com parte do registro corrompida, notadamente alguma sub-chave de HKEY_CLASSES_ROOT. Resultado: ao rodar um script que abre uma segunda janela e tenta usar seu método focus é exibida a seguinte mensagem:
|
Então você ainda não usa controle de fonte?
2010-11-02 computer Graças aos antigos [SCMs], muitos programadores hoje em dia evitam ter que configurar um controle de fonte mínimo para seus projetos. E por um bom motivo: temos que programar e resolver problemas reais no dia-a-dia e não ficar configurando servidores de controle de fonte e lidando com conflitos na calada da noite. Isso vale tanto para o pessoal do Windows e o seu Visual Source Safe (eu que o diga) quanto para o pessoal do Unix/Linux e seu CVS ;aliás, hoje o pesadelo de ambos foi substituído pelo SubVersion: um pesadelo light.
|
FormatMessage para... dumies?
2010-10-26 computer Já foi comentado em alguns círculos de ótimos programadores que a função da Win32 API [FormatMessage] é uma das criaturas mais bizarras já criadas. O objetivo da FormatMessage é formatar uma string, assim como sprintf, mas voltado mais a escrever uma descrição de um código de erro. Sendo assim ela é essencial para que o usuário não receba um número no lugar de uma explicação de por que a operação falhou.
|
Três em um
2010-10-09 computer Que vergonha passar tanto tempo sem postar nada. Parece que não fiz nada que valesse a pena comentar por aqui. Na verdade, não fiz tanto, mesmo. Muitas mensagens do Outlook, gráficos UML e reuniões de alinhamento depois, sobrou um tempinho pra programar. Aprendi algumas coisas que tinha o desejo de saber há tanto tempo... Agora eu sei, quem diria, criar linques suspensos nas janelas Win32! Que novidade, não? Pois é, isso exige, [de acordo com o SDK], algumas artimanhas pra fazer funcionar. Para quem está de Visual Studio 2008/2010 na mão basta seguir os passos seguintes.
|
Como ofuscar strings
2010-08-30 computer Já fiz ofuscamento e embaralhamento de dados acho que umas três ou quatro vezes. Dessa vez, parti para o batidíssimo esquema de fazer o pré-processamento de um header com defines que irão virar estruturas reaproveitadas por uma função padrão que desofusca e ofusca aquela tripa de bytes em algo legível: a string original.
|
Gerando dumps automatizados
2010-08-26 computer Agora que a temporada das telas azuis passou estou às voltas com o nosso sistema de detecção de crashes, além de alguns dumps e logs pra relaxar de vez em quando. Fiquei impressionado com a simplicidade com que podemos capturar qualquer exceção que ocorra em um programa, independente da thread, e gravar um minidump com o contexto exato em que o problema ocorreu. O uso da função API [SetUnhandledExceptionFilter] aliado com a já citada na palestra [MiniDumpWriteDump] pode agilizar muito a correção de crashes triviais como Access Violation.
|
Evento C++
2010-08-16 computer Esse fim-de-semana houve o tão falado evento C++, com a presença de dezenas de pessoas, algo que eu sinceramente não esperava. O bom desse evento foi saber que existem tantas pessoas interessadas em manter contato com quem gosta e pratica essa linguagem e também em saber que o nível técnico das palestras estão de alto para avançado.
|
Foto dos melhores momentos
2010-08-12 computer Mais um quebra-cabeças antes da nossa palestra, esse "baseado em fatos reais". A história é a seguinte: o cliente instalou uma versão nova do produto em algumas máquinas que, ato contínuo, começaram a apresentar telas azuis constantemente. Como essas máquinas tinham que ser usadas pelos funcionários, a administradora rapidamente desinstalou essa versão buguenta, e logo em seguida pediu por uma correção.
|
Não é minha culpa
2010-08-08 computer Recebi a dica de meu amigo kernel-mode sobre o aplicativo NotMyFault, escrito como ferramenta do livro Windows Internals e que basicamente gera telas azuis para análise. Como os problemas gerados pela ferramenta são todos de kernel, resolvi escrever meu próprio conjunto de bugs para o pessoal da userland. E como nada na vida se cria, tudo se copia, tenho o orgulho de apresentar a vocês o NotMyFaultEither!
|
Como achar o código-fonte sem símbolos
2010-08-03 computer Continuo escovando bits. Dessa vez de forma mais nervosa. Se trata de um serviço que trava durante seu stop. Um colega muito esperto do suporte gerou um dump para mim, tornando as coisas mais fáceis. O problema era que não havia símbolos nem código-fonte que batessem exatamente com aquela compilação de 2004. Solução? Analisar as pilhas das threads restantes.
|
Const e Volatile
2010-06-04 computer Padrão C (ISO/IEC 9899:1990) 6.5.3 type-qualifier const volatile Padrão C++ (ISO/IEC 14882:1998) cv-qualifier const volatile #### Qualificadores de tipo Chamamos de qualificador de tipo as palavrinhas mágicas **const** e **volatile**. Na prática elas definem como uma determinada variável será usada e se comportará durante a vida do programa.
|
Enum
2010-05-31 computer Padrão C (ISO/IEC 9899:1990) 6.5.2.2 enum-specifier enum Padrão C++ (ISO/IEC 14882:1998) type-specifier enum-specifier enum-specifier enum Uma enumeração faz duas coisas: define um novo tipo, parecido com um inteiro, e cria uma **lista de constantes com nomes significativos**. A definição técnica do tipo de um enum é mais complicada, mas basicamente ele é um novo int.
|
Modificadores e qualificadores de tipo
2010-05-28 computer "@caloni poderia pensar em fazer um artigo sobre os modificadores de tipo em c? os mais complexo, acho eu: volatile, enum, union, extern, etc" Uma coisa de cada vez: existem **modificadores** (ou qualificadores) de tipo e **especificadores** de tipo. _Volatile_ e _extern_ se encaixam na primeira categoria, _enum_ e _union_ na segunda. Veremos um pouco desses dois lados da linguagem em doses paliativas.
|
Analogicamente perfeito
2010-05-19 computer É possível explicar tudo no mundo da informática através de analogias? Pela minha singela experiência de professor informal, eu acredito que sim. Durante esses dois anos, explanei diversos assuntos e, em todos eles, difíceis ou não, consegui um certo grau de sucesso graças ao uso de metáforas e parábolas.
|
Por que Long Pointer
2010-04-21 computer Esse artigo continua a explicação sobre [os typedefs arcaicos], já que ainda falta explicar por que diabos os ponteiros da Microsoft começam com LP. Tentei explicar para [minha pupila] que, por ser código dos anos 80, as pessoas usavam LP para tudo, pois os CDs ainda não estavam tão difundidos.
|
Typedef arcaico
2010-04-20 computer A [API do Windows] geralmente prima pela excelência em maus exemplos. A [Notação Húngara] e o Typedef Arcaico são duas técnicas que, por motivos históricos, são usados a torto e a direito pelos códigos de exemplo.
|
Using TodoList and Microsoft Project together
2010-04-10 english computer The next article about bits is still in the oven. Taking vacation (40 days) had drop me out of ideas! At the moment, I can explain the tips and tricks using TodoList to manage my team and synchronize my tasks in a Microsoft Project timesheet.
|
Convivendo entre TodoList e Microsoft Project
2010-03-15 computer O próximo artigo sobre escovação de bits ainda está no forno. Tirar férias (de 40 dias) é uma escassez de ideias! No momento, posso explicar a facilidade que tive para continuar usando o TodoList para gerenciar minha equipe e ainda assim sincronizar nossas tarefas em um cronograma do Microsoft Project.
|
Restaurando o registro
2010-02-08 computer Algumas ferramentas viram essenciais quando o importante é tempo. As minhas favoritas são: [Visual Studio] e [batch]. Com esses dois eu faço virtualmente qualquer coisa que preciso em pouquíssimo tempo. É lógico que, na ausência dessas, alternativas são bem-vindas, como [Notepad++], [viM], [grep], [cygwin].
|
Passagem por valor e emails com anexo
2010-01-18 computer Mais uma analogia vencedora para ponteiros, chamadas por valor e chamadas por referência: e-mails. Quando passamos um parâmetro por valor, estamos enviando um e-mail com um arquivo em anexo. Não importa o que o destinatário faça com o arquivo: nós não vamos saber o que foi mudado se ele não enviar uma outra cópia.
|
Importando tipos de outros projetos
2010-01-11 computer A engenharia reversa das entranhas do kernel não tem limites se você sabe o que está fazendo. No entanto, algumas facilidades do depurador podem ajudar a minimizar o tempo que gastamos para analisar uma simples estrutura. Por exemplo, o [Process Environment Block] de um processo específico.
|
O boot no Windows: Kernel
2009-12-04 computer Finalmente chegamos em um ponto onde podemos usar o WinDbg. Podemos espetar o depurador e fazê-lo parar assim que conectado. Se estiver rodando antes do próprio sistema operacional, teremos um sistema sem processos e sem threads, pois ele irá parar assim que o executivo puder enviar o sinal de início pela porta serial, após carregar na memória os módulos básicos.
|
O boot no Windows: NTLDR
2009-11-26 computer Minhas análises estão demorando muito para ser feitas. Talvez seja a hora de revelar o pouco que sei (e pesquisei) sobre o próximo processo de boot do Windows: o NTLDR. ![Galinha Preta](o_boot_no_windows_ntldr_galinha_preta.jpg)
|
O boot no Windows: pré-NTLDR
2009-09-09 computer Conforme fui estudando para recordar os momentos sublimes do boot do Windows me deparei com o artigo mais "espetaculoso" de todos os tempos sobre esse assunto, parte integrante do livro [Windows Internals] e escrito pelo nada mais nada menos Mark Russinovich: **Boot Process**, no capítulo 5, "Startup and Shutdown".
|
O boot no Windows: sem Windows
2009-08-18 computer Desde quando o usuário liga o computador até o momento em que ele vê a barra de tarefas e aqueles fundos lindos de papel de parede existem diversas coisas sendo feitas por debaixo do pano. Essa série de artigos irá explicar essas diversas coisas, ou seja, como funciona e quais as fases do boot de uma máquina que possui Windows instalado (plataforma NT).
|
AdPlus no cliente, não você!
2009-08-10 computer O AdPlus é uma das poderosas ferramentas do pacote Debugging Tools for Windows. Se trata basicamente de um script que serve para realizar múltiplas fotografias no estado de um programa em execução usando para isso os depuradores do próprio pacote. Quando alguma coisa estiver errada, principalmente um crash ou travamento, ele paralisa a execução e gera um dump final com toda a história contada desde o começo.
|
Name mangling
2009-07-13 computer A sobrecarga estática possui algumas desvantagens em relação ao sistema de nomes da boa e velha linguagem C: ela não foi padronizada entre compiladores. O que isso quer dizer na prática é que funções exportadas de bibliotecas dinâmicas (DLLs) vão possuir nomes diferentes dependendo do compilador utilizado (e sua versão). Isso é o que chamamos name mangling.
|
Static Polymorphism
2009-07-10 english computer To explain the polymorphism nothing is better than see how stuff used to be. If you were a twenty old C programmer in the past and created the following functions: int soma(int x, int y); double soma(double x, double y);
|
Polimorfismo estático
2009-07-10 computer Para explicar polimorfismo, nada como ver as coisas como elas eram. Se você fosse um programador C de vinte anos atrás e criasse as seguintes funções: int soma(int x, int y); double soma(double x, double y);
|
Strings
2009-07-07 computer Como já vimos centenas e centenas de vezes, memória é apenas memória até que alguém diga que isso vale alguma coisa. Em seu estado latente é o que chamamos formalmente de dados. E dados são bytes armazenados na memória.
|
Bugs Difíceis de Achar
2009-06-18 computer Saiu um artigo na Wired News sobre [os piores bugs da história]. Entre eles estão a explosão de um oleoduto soviético em plena guerra-fria (como se não bastasse chernobyl), o primeiro worm da Internet (que se aproveita de um buffer overflow da função gets) e o famoso erro de divisão em ponto flutuante do Pentium; um erro de cálculo de cerca de 0,006% que causou um prejuízo de 457 milhões de dólares para a Intel.
|
Como compilar em somente um passo
2009-05-25 computer Uma das primeiras perguntas do [teste do Joel] é saber se você pode compilar todo o projeto em apenas um passo. Essa é uma **questão essencial** e um desafio para muitas equipes. Perdem-se horas sagradas para gerar um novo Release.
|
Meu roteiro C++
2009-05-20 computer Como não consigo mais ter ideias para artigos, resolvi catalogar todas as coisas que já falei nesse blogue e, o mais importante, todas as coisas que ainda não falei nesse blogue (e espero um dia falar ou talvez nunca fale), começando por C++, que era o intuito original (só que não é mais, porque eu uso mais a Win32 API que a STL):
|
A sala da fila das threads
2009-04-17 computer Quando falei sobre [a fila das threads], e como cada thread espera pacientemente em uma fila até chegar sua vez de ser atendida no guichê das CPUs, também vimos como é fácil fazer caquinhas em um programa que roda paralelamente duas threads ou mais.
|
A fila das threads
2009-04-07 computer Em um ambiente multithreading diversas threads disputam "a tapas" a atenção do processador (CPU). Certo? Podemos dizer que, em um ambiente com muito processamento a realizar, de certa forma é isso que acontece. São threads e mais threads rodando um pedacinho de código cada vez que passam pelo processador.
|
Depurando até o último segundo
2009-03-31 computer Como depurar um programa que dá pau logo no final do desligamento de uma máquina? No cenário em que isso se passa não existem usuários logados no momento, o que significa a impossibilidade de rodar qualquer programa em uma sessão prévia e mantê-lo no ar após o logoff. A não ser que se trate de um serviço.
|
As funções-polegar
2009-01-30 computer Como já havia dito, não há nada mais prazeroso do que ensinar a alguém os velhos truques da profissão e relembrar o porquê de tantas coisas que guardamos na cabeça sobre programação. Hoje tive a oportunidade de explicar como funcionam as funções-polegar.
|
Básico do básico: assembly
2009-01-26 computer É lógico que não poderia faltar no cinto de utilidades de todo bom programador C conhecimentos **básicos** da linguagem assembly, sua mãe espiritual. São tantos conceitos em comum que, uma vez aprendido seu funcionamento, fica difícil não pensar no código-assembly gerado pelo compilador C. E é nesse ponto que as coisas começam a ficar mais claras.
|
Básico do básico: binário
2008-12-18 computer Apesar do tema binário, o assunto de hoje no fundo remete-nos a todo e qualquer tipo de **representação**. É o faz-de-conta um pouco mais intenso, vindo das profundezas da matemática e dominado com maestria pela nossa mente e sua capacidade lógica de abstrair.
|
Básico do básico: tipos
2008-12-12 computer Um tipo nada mais é que do que uma forma (ô) de bolo, que **molda a memória** como acharmos melhor moldá-la. Bom, para isso fazer sentido é necessário explicar memória, que é um conceito **mais básico ainda**.
|
Básico do básico: ponteiros
2008-12-06 computer Nessas últimas semanas tenho gastado meu tempo junto da mais nova pupila da SCUA, aspirante a programadora em C e Install Shield Script. Minha tarefa? Explicar tudo, desde o mais simples, como **variáveis**, até as coisas não tão triviais, como **símbolos de depuração**.
|
Como funciona o PsExec
2008-10-29 computer Semana passada precisei reproduzir o comportamento da ferramenta PsExec em um projeto, o que me fez sentir alguma nostalgia dos tempos em que eu fazia [engenharia reversa] todo dia. Este breve relato (espero) reproduz os passos que segui para descobrir o que esse programa tão útil quanto perigoso faz.
|
A Alça Dentro do Fio Gerou um Bloqueio da Morte
2008-10-21 computer Estava folheando um livro fenomenal que meu amigo havia pedido emprestado para ler quando me deparei com algumas traduções no mínimo curiosas. O exemplar em questão era o primeiro Windows Internals, publicado após o lançamento da primeira versão do Windows NT, uma plataforma escrita (quase) inteiramente do zero para suplantar as versões 9x (Windows 95 e 98), que herdaram do DOS algumas partes indesejáveis em sistemas operacionais modernos.
|
Como usar WTL com o ATL do DDK
2008-10-15 computer Eu simplemente não entendo a organização dos cabeçalhos e fontes dos SDKs da Microsoft. Houve uma vez em que o [ATL] era distribuído junto com o SDK, e dessa forma conseguíamos usar o [WTL] sem ônus. Porém, um belo dia, isso é retirado do pacote, para tristeza dos que já haviam convertido a biblioteca de janelas para fonte aberto.
|
Windows Jobs com Completion Port
2008-09-23 computer Ou "Como esperar o término de todos os processos-filho criados a partir de um conjunto de processos". Dessa vez confesso que esperava um pouco mais de documentação do MSDN, ou pelo menos um sistema de referências cruzadas eficiente. Outro dia demorei cerca de duas horas para conseguir [criar um _**job**_], anexar o processo desejado e, a pior parte, esperar que todos os processos (o principal e seus filhos e netos) terminassem.
|
Reúna seus comandos mais usados no WinDbg com .cmdtree
2008-09-19 computer Tudo começou com o [artigo de Roberto Farah] sobre o comando "escondido" do WinDbg .cmdtree. Logo depois meus outros colegas do fã-clube do WinDbg [Volker von Einem] e [Dmitry Vostokov] comentaram sobre a imensa utilidade desse comando. E não é pra menos. É de longe o melhor comando não-documentado do ano. Tão bom que sou obrigado a comentar em português sobre ele, apesar dos três artigos já citados.
|
ProcessLeaker
2008-08-21 computer O artigo anterior mostrava como detectar o leak de um processo gerado pela retenção e não-liberação de handles para o Windows Explorer. O problema fora causado por um serviço malcriado. No entanto, a título de demonstração, criei um pequeno programinha sem-vergonha para fazer as coisas parecerem difíceis. No entanto o programa é bem fácil:
|
Os processos-fantasma
2008-08-20 computer Estava eu outro belo dia tentando achar um problema em um driver que controla criação de processos quando, por acaso, listo os processos na máquina pelo depurador de kernel, após ter dado alguns logons e logoffs, quando me vem a seguinte lista de processos do Windows Explorer:
|
Guia para iniciantes no DriverEntry
2008-08-11 computer A mensagem anterior deixou bem claro que tenho um roteiro de leituras bem hardcore a fazer nos próximos 20 anos. Pretendo, enquanto isso, programar alguma coisinha rodando em ring0, porque nem só de teoria vive o programador-escovador-de-bits. Pensando nisso, esse fim-de-semana comecei a me aventurar nos ótimos exemplos e explicações do www.driverentry.com.br, nossa referência kernel mode tupiniquim.
|
Antidebugging during the process attach
2008-08-05 tag_antidebug english projects computer Today was a great day for reverse engineering and protection analysis. I've found two great programs to to these things: a API call monitor (update: does not exist anymore) and a COM call monitor (update: either). Besides that, in the first program site - from a enthusiastic of the good for all Win32 Assembly - I've found the source code for one more antidebugging technique, what bring us back to our series of antidebugging techniques.
|
Antidebugging using the DebugPort
2008-08-01 tag_antidebug english projects computer When a debugger starts a process to be debugged or, the article case, connects to a already created process, the communication between these processes is made through an internal resource inside Windows called LPC (Local Procedure Call). The system creates a "magic" communication port for debugging and the debugging events pass throw it.
|
Antidebugging using exceptions (part two)
2008-07-30 tag_antidebug english projects computer In the first article we saw how it's possible to spoof the debugger through exceptions and let the attacker lose some considerable time trying to unbind the program from the fake breakpoints. However, we saw also that this is a difficult solution to keep in the source code, besides its main weakness to be easily bypassed if discovered. Now it's time to put things easier to support and at the same time to guarantee tough times even if the attacker discover what is going on.
|
Antidebugging using exceptions (part one)
2008-07-28 tag_antidebug english projects computer A debugger puts breakpoints to stop for a moment the debuggee execution. In order to do this it makes use of a well known instruction: int 3. This instruction throws an exception - the breakpoint exception - that is caught by the operating system and bypassed to the handling code for this exception. For debuggee processes this code is inside the debugger. For free processes this code normally doesn't exist and the application simply crashs.
|
O conhecido unresolved external
2008-07-18 computer O artigo anterior mostrou que nem sempre as coisas são simples de resolver, mas que sempre existe um caminho a seguir e que, eventualmente, todos os problemas se solucionarão. Porém, resolver um problema por si só não basta: é preciso rapidez. E como conseguimos rapidez para resolver problemas? Um jeito que eu, meu cérebro e o Dmitry Vostokov conhecem é montando padrões.
|
O caso da função de Delay Load desaparecida
2008-07-16 computer Todos os projetos do Visual Studio 6 estavam compilando normalmente com a nova modificação do código-fonte, uma singela chamada a uma função da DLL iphlpapi.dll. No entanto, ainda restava a compilação para Windows 95, um legado que não era permitido esquecer devido ao parque antigo de máquinas e sistemas operacionais de nossos clientes.
|
Segunda versão do Houaiss2Babylon
2008-07-14 projects computer Depois de vários comentários de pessoas tendo problemas em converter seus dicionários Houaiss para o formato Babylon, resolvi criar vergonha na cara e dar uma pequena melhora na versão beta do conversor.
|
Primeiros passos no VMware Workstation
2008-07-10 computer Como uma ferramenta essencial que uso todos os dias da minha vida de programador, sou obrigado a falar neste blogue sobre a VMware, ferramenta que tem me salvado algumas centenas de horas de depuração, testes e alguns cabelos brancos (a mais).
|
Pesquisas sobre a GINA
2008-07-02 computer Já sabemos o que é uma GINA. Afinal, todo mundo já viu uma antes. E sabemos que hoje em dia ela está morta. No entanto, algumas pequenas mudanças foram feitas nela no Windows XP que ainda almaldiçoam o código de quem tenta reproduzir a famosa GINA da Microsoft. Nem todos chegam no final e morrem tentando.
|
Reflexão em C++
2008-06-30 computer O termo e conceito de reflection, muito usado em linguagens modernas, é a capacidade de um programa de observar e até de alterar sua própria estrutura. Bom, isso você pode ler na Wikipédia. O interessante é o que podemos usar desse conceito na linguagem C++.
|
É possível carregar duas DLLs gêmeas no mesmo processo?
2008-06-21 computer Um [dos últimos artigos] de Dmitry Vostokov, e tenho que falar assim porque o cara escreve muito em pouco tempo, fala sobre os perigos de termos uma mesma DLL carregada duas vezes em um único processo, muitas vezes em versões diferentes. Para os observadores atentos como Dmitry esse é um perigo que muitas vezes temos que estar preparados. Para os espertinhos de plantão, a resposta padrão seria: "não vou me preocupar, porque o contador de instâncias cuida disso".
|
Alinhamento de Memória Portável
2008-06-18 computer Como vimos durante o seminário CCPP, o alinhamento de memória pode ser problemático durante momentos críticos, como migração de plataforma (16 para 32 bits) e de ambiente (compilador novo). A forma como a memória é alinhada influi diretamente em algoritmos de criptografia ou de rede, para citar dois exemplos bem comuns, fazendo com que o que funcionava antes não funcione mais sem mexer uma única linha de código. Eu já vi isso. E isso não é bom.
|
Guia básico de repositórios no Bazaar
2008-06-10 computer Alguns conceitos-chave antes de trabalhar com o Bazaar são: - Revision (Revisão). Um snapshot dos arquivos que você está trabalhando. - Working Tree (Árvore de Trabalho). Um diretório contendo seus arquivos controlados por versão e subdiretórios.
|
Declaração x definição
2008-06-06 computer Uma diferença que eu considero crucial na linguagem C/C++ é a questão da declaração/definição (em inglês, declaration/definition). É a diferença entre esses dois conceitos que permite, por exemplo, que sejam criadas estruturas prontas para serem conectadas a listas ligadas:
|
Launchpad e a democracia do código-fonte
2008-06-04 computer Após a publicação dos projetos que ando mexendo no próprio saite do Caloni.com.br, recebi uma enxurrada de downloads e quase atingi meu limite de fluxo mensal no provedor. Devido a esse problema inesperado, irei fazer o inevitável: publicar os projetos em um repositório sério. E aproveitando que já estou usando o Bazaar, nada melhor que usar o Launchpad.net.
|
Como criar uma LIB no Visual Studio
2008-05-29 computer Quando se está começando no ramo, alguns detalhes nunca vêm à tona para o programador novato. Ele simplesmente vai codando até se sentir satisfeito com o prazer que é proporcionado pela prática da arte dos deuses de silício.
|
How to run anything as a service
2008-05-27 english computer The biggest advantage running an application as a service, interactive or not, is to allow its start before a logon be performed. An example that happens to me is the need of debugging a [GINA]. In order to do this, I need the Visual Studio remote debugger be started before logon. The easiest and fastest solution is to run Msvcmon, the server part of debugging, as a service.
|
Aprendendo rapidamente conceitos essenciais do WinDbg
2008-05-23 windbg computer Todo o poder e flexibilidade do pacote Debugging Tools da Microsoft pode ser ofuscado pela sua complexidade e curva de aprendizagem. Afinal de contas, usar o depurador do Visual Studio é muito fácil, quando se começa a usar, mas mesmo assim conheço muitos programadores que relutam em depurar passo-a-passo, preferindo a depuração por meio de "MessageBoxes" ou saídas na tela. Imagine, então, a dificuldade que não é para quem conseguiu às duras penas aprender a tornar um hábito a primeira passada do código novo em folha através do F10 começar a fazer coisas como configurar símbolos e digitar comandos esdrúxulos em uma tela em modo texto. Para piorar a questão, existem aqueles que defendem o uso unificado de uma ferramenta que faça tudo, como um telefone celular. Eu discordo. Quando a vantagem competitiva de uma ferramenta sobre outra é notável, nada pior que ficar preso em um ambiente legalzinho que faz o mínimo para você, mas não resolve o seu problema de deadlock.
|
MouseTool: clique automático do seu rato
2008-05-21 projects computer Bem, como a maioria de vocês já sabe, eu realmente não gosto de mouses. Apesar disso, respeito os usuário que usam-no e até gostam dele. Essa é a razão por que estou escrevendo mais uma vez sobre isso. Dessa vez, irei mostrar um programa que eu uso todos os dias: MouseTool, para os usuários que não usam o mouse, mas gostam dele.
|
Aquele do-while engraçado
2008-05-15 ccpp computer Nesses últimos dias andei conversando com um amigo que está estudando sistemas operacionais na faculdade. Melhor ainda, vendo o código real de um sistema operacional em funcionamento. A conseqüência é que, além de aprender um bocado de como as coisas funcionam de verdade debaixo dos panos, acaba-se aprendendo alguns truquezinhos básicos e tradicionais da linguagem C.
|
Kernel Mode >> User Mode, ou Como Fazer Debug de User Mode pelo Kernel Mode
2008-05-13 windbg computer Existem algumas situações onde um depurador WYSIWYG é artigo de luxo. Imagine o seguinte: temos um serviço que inicia automagicamente antes do login do Windows, e possivelmente antes mesmo do ambiente gráfico. Esse serviço tem algum problema que impede que ele funcione sob as circunstâncias de inicialização do sistema. O que fazer? Atachar o WinDbg no processo?
|
Como tratar um merge no Bazaar
2008-05-09 computer Hoje fizemos um merge de duas versões que entraram em conflito em nosso projeto-piloto usando bzr. Isso geralmente ocorre quando alguma coisa mudou no mesmo arquivo em lugares muito próximos um do outro. Veremos um exemplo de código para ter uma idéia de quão fácil é o processo:
|
Acessando memória física no WinDbg
2008-05-01 computer Como muitos devem saber, acessar memória virtual no WinDbg é coisa de criança, assim como em todo depurador decente. Se estamos falando de kernel mode então, nem se fala! A memória virtual é parte integrante do sistema operacional. Podemos saber mais sobre isso na apresentação do Strauss sobre [gerenciamento de memória no Windows].
|
Bazaar e Fedora 8: a saga
2008-04-29 computer Seria bom se as coisas simples da vida fossem simples, não é mesmo? Ontem, sexta passada e quinta passada, no meio de outras tarefas "urgentes", tentava desesperadamente conseguir instalar o [Bazaar] na minha VM de desenvolvimento, um Fedora 8 todinho configurado.
|
Ode ao C++
2008-04-21 ccpp computer Strauss: lembra quando nós conversávamos sobre o assunto "Por que C++?", há muitas décadas atrás, e seu blogue era um dos primeiros no Brasil que não ficava relatando o que o autor comia no café da manhã, além de falar sobre programação? Pois é, eu estava reorganizando meus g-mails e reencontrei nossa conversa e, pior, seu artigo "derivado" dela, que irei republicar aqui pois, assim como antes, acredito em tudo que escrevi naquela época.
|
Guia básico de controle de código (Mercurial)
2008-04-15 computer Houve um bom motivo para que, semana passada, eu estivesse caçando inúmeras versões de um projeto desenvolvido fora da empresa: falta de controle de código. Esse tipo de lapso pode consumir de horas a dias de tempo perdido, dependendo de em quantas cópias de máquinas virtuais ficou espalhado o código.
|
Aprendendo assembly com o depurador
2008-04-11 computer Além de servir para corrigir alguns [bugs escabrosos] o nosso bom e fiel amigo depurador também possui uma utilidade inusitada: ensinar assembly! A pessoa interessada em aprender alguns conceitos básicos da arquitetura do 8086 pode se exercitar na frente de um depurador 16 ou 32 bits sem ter medo de ser feliz.
|
Linux e o DHCP
2008-04-09 computer Quando procuramos no google por "linux dhcp", o que vem em resposta são diversas dicas, tutoriais, documentos oficiais e palpites sobre como configurar um servidor Linux. Muito bem. E a outra ponta da história?
|
Conversor de Houaiss para Babylon - parte 2
2008-04-08 projects computer Após algumas semanas de suspense, chegamos finalmente à nossa segunda e última parte da saga do dicionário Houaiss. Como devem [estar lembrados], a primeira parte se dispôs a desmontar a ofuscação usada nos arquivos do dicionário para permitir nossa posterior análise, com o simples e justo objetivo de importá-lo para o Babylon, cujas funcionalidades de busca são bem superiores.
|
Try-catch flutuante
2008-04-03 ccpp computer Esse detalhe da linguagem quem me fez descobrir foi o Yorick, que costuma comentar no blogue e tive o prazer de conhecer no [4o. EPA-CCPP]. É possível, apesar de bizarro, colocar um bloco try-catch em torno da lista de inicialização de variáveis de um construtor. Essa característica da linguagem permite que possamos capturar alguma exceção lançada por algum construtor de algum membro da classe. A construção em código ficaria no estilo abaixo:
|
Backup de pobre
2008-03-28 computer Como tudo na vida, o backup -- ato de fazer cópia(s) de segurança de dados considerados importantes -- para se tornar efetivo e transformador deve antes se tornar um hábito. Hábitos, por definição, ao serem realizados repetidamente muitas vezes, podem se tornar poderosos catalisadores de tarefas, sejam elas cozinhar um bolo, compilar um programa ou fazer backups. Por isso é muito importante que o backup, antes de ser 100% seguro, seja 100% previsível e habitual.
|
WinDbg a distância
2008-03-26 computer Acho que o que mais me impressionou até hoje a respeito do WinDbg é a sua capacidade de depuração remota. Não há nada como depurar problemas sentado confortavelmente na sua cadeira de programador em frente à sua mesa de programador.
|
Depuração da MBR
2008-03-24 computer Dando continuidade a um artigo bem antigo sobre [depuração da BIOS usando SoftIce], como já vimos, podemos igualmente depurar a MBR após a chamada da INT13. Porém, devo atentar para o fato que, em algumas VMs, e sob determinadas condições do tempo e quantidade de ectoplasma na atmosfera, é possível que a máquina trave após o hot boot iniciado pelo depurador. Isso provavelmente tem cura usando o espaço de endereçamento alto da memória com a ajuda de aplicativos como LH e UMB.
|
Como rodar qualquer coisa como serviço
2008-03-20 computer A maior vantagem de se rodar um aplicativo como serviço, interativo ou não, é permitir que ele seja iniciado antes que seja feito um logon na máquina. Um exemplo que acontece comigo é a necessidade de depurar a [GINA]. Para isso, preciso que o depurador remoto do Visual Studio seja iniciado antes do logon. A solução mais fácil e rápida é rodar o Msvcmon, a parte servidora da depuração, como um serviço. Hoje eu descobri um atalho bem interessante para isso.
|
Influence Board
2008-03-14 projects computer Há muito tempo sou enxadrista não-praticante. Acho que os anos de programação me deixaram mais viciado em codar do que pensar no xeque-mate. No entanto, sempre que posso, dou uma escapulida do Visual Studio e jogo uma partida ou duas na rede, quase sempre, é claro, tomando um piau psicológico.
|
O mistério das pilhas diferentes
2008-03-12 computer Mal comecei a leitura do meu mais novo ["mother-fucker" livro] e já encontrei a solução para nunca mais viver o terror que vivi quando tive que testar minha engenharia reversa do artigo sobre o Houaiss. Se trata de uma simples questão que não sei por que não sigo todas as vezes religiosamente: configure seus símbolos corretamente.
|
Sed, Grep e afins
2008-03-10 computer Esse artigo é resultado de eu ter me matado para conseguir encontrar a forma correta de usar o aplicativo sed para fazer uma filtragem simples nos resultados de uma listagem de arquivos. Primeiramente, eu gostaria de expressar minha total surpresa ao não conseguir encontrar um guia simples e confiável de uso dessas ferramentas na web. Existem três teorias: ou eu não sei usar as palavras mágicas certas no Google, ou a indexação das páginas realmente importantes sobre o assunto não funcionam com o Google, ou de fato não existe documentação fácil sobre o tema.
|
Iteradores não são constantes
2008-03-04 computer Um bug que já encontrei uma dúzia de vezes entre os novatos da STL é a utilização de iteradores como se eles não fossem mudar nunca. Porém, a verdade é bem diferente: iteradores se tornam inválidos sim, e com muito mais freqüência do que normalmente se imagina. Entre as situações em que iteradores podem mudar estão as seguintes:
|
Quando o ponteiro nulo não é inválido
2008-02-29 computer Existe coisa mais prazerosa do que admitir um erro que foi cometido na mesma semana? Existe: quando você sabia que estava certo, mas resolveu usar o senso comum por falta de provas. Pois bem. O mesmo amigo que me recomendou que escrevesse sobre o assunto do ponteiro nulo achou um livro sobre [armadilhas em C] com um exemplo que demonstra exatamente o contrário: dependendo da plataforma, ponteiros nulos são sim válidos.
|
Conversor de Houaiss para Babylon - parte 1
2008-02-27 projects computer Este artigo é sobre desmontar e montar novamente. Iremos descobrir como as entradas do dicionário Houaiss eletrônico estão gravadas em um primeiro momento, para depois remontarmos essa informação de maneira que ela possa ser usada em outro dicionário de uso mais flexível, o Babylon. Ou seja, este não é um guia de vandalismo. Estava apenas querendo usar um dicionário de qualidade excelente em outro dicionário cuja interface é muito boa.
|
Códigos de entrevista - o ponteiro nulo
2008-02-25 computer Bom, parece que o "mother-fucker" wordpress ferrou com meu artigo sobre o Houaiss. Enquanto eu choro as pitangas aqui vai um outro artigo um pouco mais simples, mas igualmente interessante. > "Wanderley, tenho umas sugestões para teu blog.
|
Configurando seus projetos no Visual Studio (Multi-threaded Debug DLL /MT,
2008-02-21 computer Ao iniciar na arte da programação em C no Visual Studio eventualmente o programador irá querer testar seus programas rodando em outra máquina que não seja a de desenvolvimento, mandar uma versão beta para amigos, pra namorada e pro seu cachorro. Geralmente, por padrão, existem algumas dependências do programa compilado com uma DLL de runtime da versão do ambiente em que foi compilado o dito cujo, dificultando um pouco a distribuição do seu motherfucker-program.
|
Os diferentes erros na linguagem C
2008-02-15 ccpp computer Uma coisa que me espanta de vez em quando é o total desconhecimento por programadores mais ou menos experientes dos níveis de erros que podem ocorrer em um fonte escrito em C ou C++. Desconheço o motivo, mas desconfio que o fato de outras linguagens não terem essa divisão de processos pode causar alguma nivelação entre as linguagens e fazer pensar que o processo de compilação em C é como em qualquer outra linguagem.
|
Funky do-while
2008-02-13 english computer It's a known habit to use do-while constructions when there's a need to define a macro that has more than one command instead of using the { simple multicommand brackets }. What was never clear is why this is so.
|
Desconstruindo IOCCC
2008-02-11 computer Como alguns devem saber, e outros não (ou não deveriam), existe uma competição internacional para escolher quem escreve o código em C mais ofuscado. Isso mesmo. O evento se chama [The International Obfuscated C Code Contest] (IOCCC resumidamente) e costuma premiar anualmente os melhores "do ramo" com a chamada "menção desonrosa".
|
Silly regex trick
2008-02-07 english computer I know what you going to think about this one: "silly trick". That's why I just put it in the title. Anyway, that is something I use everyday, so I thought it might be useful to who cares about productivity.
|
Process Monitor e o monopólio malcriado
2008-02-05 computer Uma das primeiras regras que aprendemos para manter a integridade do Windows é utilizá-lo somente com a conta de usuários restritos, o que evitaria, por exemplo, que um programa mal-intencionado instale um serviço ou driver, que teriam acesso às partes íntimas do sistema operacional.
|
Compartilhando variáveis com o mundo v2
2008-02-01 computer Nota de desempenho: esse artigo finaliza (finalmente) a republicação de todos os artigos do antigo blogue. Isso quer dizer que a partir de agora eu sou obrigado a trabalhar, e, se quiser manter meu ritmo atual, vou ter que fazer mais do que cinco cliques do mouse.
|
Compartilhando variáveis com o mundo
2008-01-30 computer Desde que comecei a programar, para compartilhar variáveis entre processo é meio que consenso usar-se a milenar técnica do crie uma seção compartilhada no seu executável/DLL. Isso funciona desde a época em que [o Windows era em preto e branco]. Mas, como tudo em programação, existem mil maneiras de assar o pato. Esse artigo explica uma delas, a não-tão-milenar técnica do use memória mapeada nomeada misturada com templates.
|
RmThread: rode código em processo vizinho
2008-01-28 computer Aproveitando que utilizei a mesma técnica semana passada para desenvolver um vírus para Ethical Hacking, republico aqui este [artigo que já está mofando no Code Projet], mas que espero que sirva de ajuda pra muita gente que gosta de fuçar nos internals do sistema. Boa leitura!
|
Keychanger de criança
2008-01-24 computer Às vezes na vida a vontade de fazer alguma coisa besta acaba sendo mais forte do que o senso de ridículo. Então, resolvi ressuscitar o quase apodrecido [RusKey], um programa que fiz para trocar letras digitadas no teclado. A idéia é muito simples: o sujeito digita 'i' e sai um 'c', digita um 'f' e sai um 'u', e assim por diante. Se estiver programando e for criar um if, por exemplo, no lugar da palavra if vai aparecer... bom, não é exatamente um if que vai aparecer na tela =).
|
Otimização em funções recursivas
2008-01-18 computer O livro que estou lendo, Dominando Algoritmo com C, como o próprio nome diz, fala sobre algoritmos em C. Os primeiros capítulos são praticamente uma revisão para quem já programou em C, pois tratam de coisas que programadores com mais de cinco anos de casa devem ter na memória cachê (listas, pilhas, recursão, etc). Porém, tive uma agradável surpresa de achar um truque muito sabido que não conhecia, chamado de [tail recursion]. Fiz questão de testar nos dois compiladores mais conhecidos e eis o resultado.
|
Encontrando as respostas do Flash Pops
2008-01-16 computer Existia uma série de jogos no sítio da UOL chamado Flash Pops onde você deve acertar o nome de filmes, programas de televisão, entre outros, que vão da década de 40 até a atualidade. É divertido e viciante fazer pesquisa na internet para encontrar os resultados, ainda mais quando já se é viciado em cinema. Ficamos jogando, eu e minha namorada, por semanas a fio. Quase chegamos a preencher tudo, e por um bom tempo ficamos travados para terminar. Então começamos a apelar para o Google e o IMDB até os limites do razoável. Nesse fim de semana, por exemplo, chegamos a assistir um filme de madrugada onde tocou rapidamente um trecho de uma das músicas que faltava no jogo sobre televisão. No dia seguinte procuramos a trilha sonora do filme, ouvimos faixa a faixa e procuramos o nome da música no Google, para finalmente encontrar o resultado.
|
Temas no WinDbg
2008-01-14 computer Desde a versão 6.4.7.2 que o WinDbg fornece uma subpasta chamada Themes, onde lá estão diversos workspaces configurados. Existe até um passo-a-passo de como organizar esses temas e escolher o seu favorito. Segue algumas dicas de como transformar corretamente sua área de trabalho para depuração (e mantê-la).
|
Analisando Dumps com WinDbg e IDA
2008-01-10 computer Apesar de ser recomendado que 100% dos componentes de um software esteja configurado corretamente para gerar símbolos na versão release, possibilitando assim a visualização do nome das funções internas através de um arquivo de dump (despejo) gerado na ocorrência de um crash, essa verdade só ocorre em 80% das vezes. Quis Murphy que dessa vez a única parte não "simbolizada" fosse a que gerou a tela azul em um Intel Quad Core que estou analisando esses dias.
|
Gambi do dia: swap com apenas duas variáveis
2007-12-31 computer Este artigo é uma reedição de meu blogue antigo, guardado para ser republicado durante minhas miniférias. Esteja à vontade para sugerir outros temas obscuros sobre a linguagem C ou C++ de sua preferência. Boa leitura!
|
Curiosidades inúteis: o operador de subscrito em C++
2007-12-27 computer Este artigo é uma reedição de meu blogue antigo, guardado para ser republicado durante minhas miniférias. Esteja à vontade para sugerir outros temas obscuros sobre a linguagem C ou C++ de sua preferência. Boa leitura!
|
O que acontece quando o contador estoura
2007-12-25 computer Dois conceitos de programação relacionados a limites computacionais são bem conhecidos do programador: o famigerado overflow e o não-tão-famoso underflow (embora seja fácil imaginar que ele é o oposto do primeiro). O primeiro ocorre quando somamos a uma variável inteira não-nula um valor cujo resultado não consegue ser representado pelo tamanho de memória usado para armazenar esse tipo inteiro (que pode ser um caractere, um inteiro curto, inteiro longo e por aí vai). O underflow, por outro lado (outro lado mesmo), é o resultado de uma subtração que não pode ser representado pelo número de bits do seu tipo inteiro.
|
Banco de dados no C++ Builder
2007-12-21 computer Um banco de dados é qualquer lugar onde podemos ler e escrever informação geralmente persistente. Pode ser um arquivo INI, uma estrutura binária ou uma plantação de servidores para fazer busca na internet. O uso de banco de dados em programação é mais que essencial, pois permite que armazenemos os resultados de um processamento e utilizemos esses mesmos resultados em futuras execuções.
|
Drag and drop no C++ Builder
2007-12-19 computer O sistema de drag and drop do C++ Builder é muito fácil de usar, integrado que está com o sistema de classes e objetos do framework. Tanto para o objeto de drag quanto para o objeto de drop tudo que temos que fazer é definirmos a propriedade DragMode para dmAutomatic como mostra a figura. Isso fará com que toda a troca de mensagens seja manipulada automaticamente pela VCL.
|
Sizeof (de novo)
2007-12-17 computer Algumas coisas em C parecem tão simples na programação do dia-a-dia que em alguns momentos podem existir situações confusas e misteriosas. O uso obscuro do operador sizeof, por exemplo, pode dar margem a interpretações erradas a respeito do que está acontecendo por debaixo dos panos. Apesar do padrão ter sido elaborado para tentar tornar a linguagem uma coisa intuitiva e de fácil dedução, isso não acontece todas as vezes.
|
Debug remoto no C++ Builder
2007-12-13 computer Esse é um detalhe que pode passar despercebido da maioria da população Borland, mas o Builder, assim como o Visual Studio, possui sua suíte para depuração remota. E tudo o que você precisa fazer é instalar um pacote no cliente.
|
Gerenciamento de janelas em C++ Builder
2007-12-11 computer As janelas criadas no C++ Builder são equivalentes às janelas criadas pela API, com o detalhe que a VCL gerencia tudo automaticamente. Isso não quer dizer que não podemos tomar controle de tudo. Quer dizer que não precisamos.
|
Interação entre controles no C++ Builder
2007-12-05 computer Como próxima lição da nossa jornada Borland, vamos aprender a fazer os controles de um form interagirem entre si com a força do pensamento. Para essa proeza precisaremos de: - Dois TButtons - Um TEdit
|
Conceitos básicos na programação com C++ Builder
2007-12-03 computer No projeto que é criado quando iniciamos a IDE três arquivos-fonte são gerados: Project1.cpp, Unit1.cpp e Unit1.h. Desses três, vamos analisar o primeiro: #include WINAPI WinMain(HINSTANCE, HINSTANCE, LPSTR, int)
|
Desenhando em C++ Builder
2007-11-29 computer Uma das partes mais fáceis e divertidas de se mexer no C++ Builder é a que lida com gráficos. A abstração da VCL toma conta da alocação e liberação dos objetos gráficos da GDI e nos fornece uma interface para desenhar linhas e figuras geométricas, mexer com bitmaps, usar fontes etc. Concomitantemente, temos acesso ao handles "crus" da Win32 API para que possamos chamar alguma função esotérica necessária para o seu programa, o que nos garante flexibilidade suficiente.
|
Carregando DLLs arbitrárias pelo WinDbg ou como escrever script para WinDbg
2007-11-27 computer Como pudemos ver no [artigo anterior] o processo para carregar uma DLL pelo WinDbg é muito extenso, enfadonho e sujeito a erros. Além de desatualizado (com comandos de assembly 32 bits). Por esse motivo, e para tornar as coisas mais divertidas, resolvi transformar tudo aquilo em um simples script que pode ser executado digitando apenas uma linha. Tenha em mente que este artigo continua desatualizado usando assembly 32 bits e hoje é uma mera curiosidade para aprendizado do passado. E se trata do meu primeiro script grande para o WinDbg, por isso, peço que tenham dó de mim =).
|
Carregando DLLs arbitrárias pelo WinDbg
2007-11-23 computer Durante meus testes para a correção de um bug me deparei com a necessidade de carregar uma DLL desenvolvida por mim no processo depurado. O detalhe é que o processo depurado é de terceiros e não possuo o fonte. Portanto, as opções para mim mais simples são:
|
Usando a libc nativa do Windows
2007-11-21 computer Por padrão, todo projeto no Visual Studio depende da libc. Isso quer dizer que, mesmo que você não use nem um mísero printf em todos os projetos criados, está atrelado a essa dependência. Em tempos onde fazer um "Hello World" pode custar 56 KB em Release - Visual Studio 2005, configuração padrão sem "buffer security check" - vale a pena economizar alguns KBytes que não se vão usar. Principalmente se essa possibilidade existe desde o cavernoso Windows 95.
|
História do Windows - parte 5.1
2007-11-19 computer Chega às lojas no dia 25 de outubro de 2001 a unificação entre as plataformas de uso doméstico e corporativo do sistema. O Windows XP, de Windows eXPerience, usa o kernel de 32 bits de seus antecessores Windows NT e Windows 2000. É vendido em duas edições: Home e Professional Edition. O design do sistema foi totalmente remodulado para suportar ao mesmo tempo a facilidade de uso do usuário doméstico e a robustez e confiabilidade dos clientes corporativos. Essa é minha versão favorita da [História do Windows] e junto do Windows 7 uma das edições mais robustas já feitas.
|
SDelete
2007-11-15 computer Minha vida tem que ser portátil. Existem pelo menos três lugares diferentes onde costumo ficar com um computador (não o mesmo). Por causa disso, os dados mais relevantes e que precisam fazer parte do meu sistema biológico eu carrego comigo pra cima e pra baixo em meu PenDrive e MP3Player.
|
Detectando hooks globais no WinDbg (SetWindowsHookEx)
2007-11-09 computer Nada como um comando prático para aprender rapidamente uma técnica. Nesse caso, tive que usar o seguinte comando para localizar o momento em que um executável instala um hook global: bp user32!SetWindowsHookExA "j poi(esp+4*4) 'g' ; '.echo *** GLOBAL HOOK ***; g'".
|
Ponteiro de método: qual this é usado?
2007-11-07 computer Depois de publicado o artigo anterior sobre ponteiros de métodos surgiu uma dúvida muito pertinente do autor do blogue [CodeBehind], um escovador de bits disfarçado de programador .NET: qual objeto que vale na hora de chamar um método pelo ponteiro?
|
Ponteiros de método: conceito fundamental
2007-11-05 computer Diferente de ponteiros de função globais ou estáticas, que são a grosso modo ponteiros como qualquer um, os ponteiros de método possuem uma semântica toda especial que costuma intimidar até quem está acostumado com a aritmética de ponteiros avançada. Não é pra menos: é praticamente uma definição à parte, com algumas limitações e que deixa a desejar os quase sempre criativos programadores da linguagem, que vira e mexe estão pedindo mudanças no C++0x.
|
Brincando com o WinDbg (alterando mensagem de erro no Bloco de Notas / Notepad)
2007-10-30 computer No [primeiro artigo sobre o WinDbg] usamos o aplicativo Logger para verificar as funções APIs que são chamadas por um determinado programa. Agora iremos dar um passo adiante e depurar de fato um aplicativo qualquer, com o detalhe que não teremos o código-fonte.
|
Proteção dos membros protected
2007-10-26 ccpp computer Quando queremos que um membro de nossa classe seja visível apenas dentro dos métodos da classe e dentro dos métodos das classes derivadas dessa classe usamos o nível de proteção protected. Isso, é claro, não quer dizer que uma classe derivada vá ter acesso aos membros protegidos de outra:
|
Typeid e os perigos do não-polimorfismo
2007-10-24 ccpp computer Quando usamos o operador typeid geralmente desejamos conhecer informações sobre o tipo exato do objeto que temos em mãos, independente da hierarquia de herança a qual seu tipo pertença. Só que por ignorar, assim como o [sizeof], que esse operador possui duas caras, às vezes damos com os burros n'água e compramos gato por lebre. Não é pra menos. Uma sutil diferença entre classes polimórficas e estáticas pode dar aquele susto que só C++ pode proporcionar.
|
Guia básico para programadores de primeiro breakpoint
2007-10-22 computer Aproveitando um dos últimos artigos que fala sobre [conceitos básicos de programação], lembro que, tão importante quanto programar é possuir habilidades básicas de depuração, uma arte por muitos programadores ignorada.
|
Por que minha DLL travou?
2007-10-18 computer O resumo da ópera é que o código do Windows chamador do DllMain das DLLs carregadas/descarregadas utiliza um objeto de acesso exclusivo (leia "mutex") para sincronizar as chamadas. O resultado é que, em um processo, apenas um DllMain é chamado em um dado momento. Esse objeto é chamado de loader lock na documentação da Microsoft.
|
Guia básico para programadores de primeiro int main
2007-10-16 computer > Vou aproveitar que meu amigo DQ publicou um artigo muito bom sobre [como fazer programas fáceis de manter] (merece ser lido!) e vou republicar um artigo do blogue antigo sobre o básico do básico para quem deseja entender como os programas funcionam. Não é nada sofisticado, apenas alguns conceitos comuns que, se você deseja ser programador, deveria procurar saber.
|
A Linguagem de Programação C: O Livro
2007-10-12 computer books ccpp O clássico de Ritchie e Kernighan, criadores da linguagem C, não foi meu primeiro livro de programação. E nem deveria ser. Não o recomendo para iniciantes, pois é necessário possuir algum conhecimento e prática para realmente aproveitar os conceitos desse livro.
|
Engenharia reversa para principiantes
2007-10-10 computer Dei uma reformada em minha última palestra sobre engenharia reversa. O tema escolhido foi tentar abranger os níveis de conhecimento que uma pessoa disposta a se dedicar à engenharia reversa de programas deveria ter, desde programação, passando pelo sistema operacional e terminando no uso de ferramentas. Achei interessante abordar esse tipo de conteúdo pelo fato de existirem pessoas que gostariam de começar ou já começaram e não sabem para onde ir.
|
História do Windows - parte 5.0
2007-10-08 computer Em novembro de 1998 (apenas para parceiros Microsoft) é lançada a versão 5.0 do Windows NT, conhecida como Windows 2000. Melhorias significativas foram feitas no acesso à internet, intranet e extranet. Aplicações de gerenciamento se integram fortemente e a grande novidade em termos de estruturação de dados é o Active Directory, uma tecnologia compatível com o conceito de Distributed File System, que viabiliza uma nova forma das empresas organizarem seus dados de maneira mais transparente à rede. Assim começou a [História do Windows] para redes de gente grande.
|
Debug da BIOS com o SoftIce 16 bits
2007-10-02 computer Para quem acha que ainda não desceu demais o nível existe um [ótimo artigo] no Code Project de S. Z. Keller (aka ShalomZ) sobre como construir seu próprio sistema operacional. É simples, direta e empolgante a maneira com que ele explica e trata os detalhes básicos, desde quando o computador é ligado até quando o boot loader carrega e entrega o controle de execução. Eu mesmo fiz o teste com a imagem que foi disponibilizada para download e funcionou direitinho. Agora esse meu artigo se dispõe a explicar como você pode fazer para depurar o processo de load do seu primeiro sistema operacional.
|
Introdução ao C++ Builder...Turbo C++
2007-09-26 computer Após mais de um ano de tentativas, finalmente consegui instalar e iniciar com sucesso o Borland Developer Studio. Esse foi o nome pomposo dado pela Borland para a "continuação" do velho C++ Builder e seus parentes, o Delphi e o C# Builder.
|
Why is my DLL locked?
2007-09-24 english computer The Windows code responsible to call DllMain for each loaded and unloaded DLLs uses an exclusive access object, the so-called mutex, to synchronize its calls. The result is that inside a process just one DllMain can be called at a given moment. This object-mutex is called "loader lock" into the Microsoft documentation.
|
A mobilidade das variáveis no printf
2007-09-20 ccpp computer O printf (e derivados) tem sérios problemas por conta de sua falta de tipagem. Não vou aqui dizer que cout é a alternativa óbvia e melhorada porque não é. Mas isso é uma discussão que eu não deveria começar aqui. E não começarei. Portanto, ignorem essa linha =).
|
Hook de COM no WinDbg
2007-09-18 computer Continuando com o tema hooks no WinDbg vamos aqui "hookear" e analisar as chamadas de métodos de um objeto COM. O que será feito aqui é o mesmo experimento feito para uma palestra de engenharia reversa que apresentei há um tempo atrás, mas com as opções de pause, rewind, replay e câmera lenta habilitadas.
|
Aquisição de recurso é inicialização
2007-09-14 ccpp computer O título desse artigo é uma técnica presente no paradigma da programação em C++, razão pela qual não temos o operador finally. A idéia por trás dessa técnica é conseguirmos usar recursos representados por objetos locais de maneira que ao final da função esses objetos sejam destruídos e, junto com eles, os recursos que foram alocados. Podemos chamar de recursos aquele arquivo que necessita ser aberto para escrita, o bitmap que é exibido na tela, o ponteiro de uma interface COM, etc. O nosso exemplo é sobre arquivos:
|
Guia básico de controle de código (Source Safe)
2007-09-12 computer O primeiro passo para se passar no Teste do Joel é possuir algum tipo de controle de código. E ele está mais do que certo. Não existe nada mais frustrante do que não ter exatamente o código-fonte da versão que está rodando no cliente ou não saber o que mudou desde que a versão foi entregue. Esse tipo de coisa pode acabar com uma empresa ou fazer com que ela fique muito mal vista no mercado.
|
Antidebug: Detectando Attach
2007-09-10 tag_antidebug projects computer Hoje foi um belo dia para engenharia reversa e análise de proteções. Dois ótimos programas vieram ao meu conhecimento: um [monitor de chamadas de API] e um [monitor de chamadas de COM] (complementando o primeiro, que não monitora funções depois que CoCreateInstance foi chamado). Além de que no site do primeiro programa - de algum entusiasta do bom e velho Assembly Win32, diga-se de passagem - encontrei o código-fonte para mais uma técnica antidebugging, o que nos leva de volta para a já consagrada série de técnicas antidepuração.
|
História do Windows - parte 4.0
2007-09-04 computer Em meio a uma febre de consumismo, no dia 24 de agosto de 1995, foi lançado a revolução no sistema gráfico da Microsoft: a interface do Windows 95. Ela foi considerada muito mais amigável que suas versões anteriores. Ainda possuía a vantagem de não necessitar mais de uma instalação prévia do DOS, passou a suportar nomes de arquivos longos, incluir suporte a TCP/IP e dial-up networking integrados. Muitas mudanças foram feitas no sistema em si, como a passagem para 32 bits (como já vimos, parcial) e o novo conceito de threads, que é o que veremos com mais detalhes neste artigo.
|
Hook de API no WinDbg
2007-08-29 computer Basicamente existem duas maneiras de um executável obter o endereço de uma função API do Windows: ou ele usa uma lib de interface com a DLL (o chamado "link estático") ou ele chama a função GetProcAddress explicitamente [1].
|
Antidebug: ocupando a DebugPort
2007-08-23 projects computer Quando um depurador inicia um processo para ser depurado ou, o caso abordado por este artigo, se conecta em um processo já iniciado, as comunicações entre esses dois processos é feita através de um recurso interno do Windows chamado de LPC (Local Procedure Call). O sistema cria uma "porta mágica" de comunicação específica para a depuração e os eventos trafegam por meio dela.
|
Erro de compilação: funções muito novas na Win32 API
2007-08-21 computer Quando fala-se em depuração geralmente o pensamento que vem é de um código que já foi compilado e está rodando em alguma outra máquina e gerando problemas não detectados nos testes de desenvolvedor. Mas nem sempre é assim. Depuração pode envolver problemas durante a própria compilação. Afinal de contas, se não está compilando, ou foi compilado errado, é porque já existem problemas antes mesmo da execução começar.
|
Junctions
2007-08-17 computer Semana passada baixei uma nova imagem para minha máquina de desenvolvimento. Esse esquema do pessoal da engenharia instalar as coisas para você facilita muito as coisas, mas existe o risco de algo ser instalado no lugar errado, que foram os casos do DDK e do SDK do Windows. Aqui no desenvolvimento, para efeito de padronização, utilizamos a seguinte estrutura de diretórios para esses dois aplicativos:
|
História da Linguagem C: Parte 2
2007-08-15 ccpp computer No princípio... não, não, não. Antes do princípio, quando C era considerada a terceira letra do alfabeto e o que tínhamos eram linguagens experimentais para todos os lados, dois famigerados senhores dos Laboratórios Bell, K. Thompson e D. Ritchie, criaram uma linguagem chamada B. E B era bom.
|
GINA x Credential Provider
2007-08-13 computer Não fui convidado a participar do tema, mas como já faz algum tempo que o rascunho deste artigo está no molho, e aproveitando que meu amigo Ferdinando resolveu escrever sobre nossa amiga em comum, darei continuidade à minha empolgação sobre o tagging e largarei aqui este pequeno adendo.
|
Antidebug: interpretação baseada em exceção (parte 2)
2007-08-09 projects computer No [primeiro artigo] vimos como é possível "enganar" o depurador através de exceções e assim fazer o atacante perder um tempo considerável tentando se desvencilhar dos breakpoints de mentira. Porém, vimos também que essa é uma solução difícil de manter no código-fonte, além de possuir o ponto fraco de ser facilmente contornada se descoberta. Agora é a hora de tornar as coisas mais fáceis de manter e ao mesmo tempo garantir maior dificuldade mesmo que o atacante descubra o que está acontecendo debaixo do seu nariz.
|
História do Windows - parte 3.51
2007-08-07 computer Bem-vindos. Esta é a série [História do Windows]. Nos anos 90, a relação IBM/Microsoft era muito próxima por causa do desenvolvimento do OS/2, o projeto de um novo sistema operacional. As empresas cooperavam entre si e tinham acesso uma ao código da outra. A Microsoft desejava avançar seu desenvolvimento no Windows, enquanto a IBM desejava que todo trabalho futuro fosse baseado em OS/2. Para resolver essa tensão as duas combinaram que a IBM iria desenvolver o OS/2 versão 2.0 para substituir o OS/2 versão 1.3 e o Windows v3.0, enquanto a Microsoft iria desenvolver um novo sistema operacional, o OS/2 versão 3.0 para depois suceder ao OS/2 anterior. Com tudo combinado entre as grandes corporações, é lógico que esse acordo foi por água abaixo.
|
História do Windows - parte 3.0
2007-08-03 computer Em 22 de maio de 1990 a versão 3.0 do Windows foi lançada. Foi melhorado o gerenciador de programas e o sistema de ícones, além de um novo gerenciador de arquivos e suporte a 16 cores. Entre as mudanças internas podemos citar a velocidade e a confiabilidade. Como a partir dessa versão apareceram muitos desenvolvedores que passaram a suportar a plataforma, o número de programas disponíveis aumentou, o que conseqüentemente fez com que as vendas alavancassem. Três milhões de cópias foram vendidas apenas no primeiro ano, e assim o Windows se tornou padrão nos computadores domésticos. Quando a versão 3.1 foi lançada, em 6 de abril de 1992, mais três milhões de cópias foram vendidos em apenas dois meses.
|
História da Linguagem C: Parte 1
2007-08-01 ccpp computer Confesso que adoro estudar sobre a história da linguagem C. Essa verdadeira adoração pela linguagem me fez estudar suas precursoras, como as linguagens BCPL e B. Posso dizer que todo esse conhecimento, no final das contas, valeu a pena. Hoje entendo muito melhor as decisões tomadas na criação da linguagem e, principalmente, a origem de algumas idiossincrasias e boas idéias que permaneceram até hoje.
|
C and C++ Operators Precedence Table
2007-07-30 english ccpp computer > Wanderley, your explanation about [why a program compiles in C++ and not in C] seems to me logic and correct, but gave me some doubts, because I always learned that the C and C++ operator precedence are the same thing. I checked out the Appendix A in the "C ++ - How To Program" (sixth edition) and the book table is equal to the C operators precedence table and it is different from the C++ precedence table presented by you in the article. I went to the internet and found out in two websites the table and both are equal to the book table:
|
Movendo o cursor do mouse com o teclado
2007-07-26 projects computer Bom, vamos deixar de papo furado e "codar". Para essa primeira tentativa iremos desenvolver um programa que move o cursor do mouse quando pressionada uma tecla de atalho e voltar à sua posição original quando pressionada outra tecla.
|
C++0x parcial no novo GCC 4.3
2007-07-24 ccpp computer A [nova versão do GCC] implementa em caráter de teste algumas novas características da nova versão da linguagem C++, que será lançada ainda nesta década (provavelmente em 2009). As novas funcionalidades são empolgantes e já fazem parte do imaginário dos programadores C++ já há algum tempo.
|
Antidebug: interpretação baseada em exceção (parte 1)
2007-07-20 projects computer Um depurador utiliza breakpoints para "paralisar" momentaneamente a execução do programa sendo depurado. Para isso ele se utiliza de uma bem conhecida instrução conhecida como int 3. Essa instrução gera uma exceção -- exceção de breakpoint -- que é capturada pelo sistema operacional e repassada para o código de tratamento dessa exceção. Em programas sendo depurados esse código está localizado no depurador. Em programas "livres" esse código normalmente não existe e ao acontecer essa exceção o aplicativo simplesmente "capota".
|
What happens inside the sizeof operator
2007-07-16 english ccpp computer The question: how to get the size of a struct member without declaring it as a variable in memory? In pseudocode: static const size_t FIELD_SIZE_MSGID = 15; struct FEEDER_RECORD_HEADER {
|
Precedence difference
2007-07-10 english ccpp computer Once upon a time my old friend Kabloc wrote this little and "harmless" function in order to print the multiplication table: #include int main() { int f1,f2,s=0; for( f1 = 1; (f1 == 11 && s != 5) ? s=5, f1=0, putchar(10) : ( f1 <= 10 ) ? f1 = f1 : f1 = 12, f1 <= 11 ; f1++ )
|
História do Windows - parte 2.0
2007-07-04 computer > Eu seu, eu sei. A maioria dos meus leitores odiou o tema [História do Windows] na era paleozóica. Porém, como eu disse na parte 1.0, estou apenas satisfazendo a outra parte de leitores que procurou no Google por esse tema e acabou caindo no meu antigo blog. Mas vejamos o lado bom: a partir da próxima versão iremos destrinchar a API do sistema, entendendo o porquê das coisas serem como elas são. No momento os deixo apenas com história, pois é desconhecido para mim como funcionavam os primeiros rabiscos do MS-DOS Shell, mais conhecido como Windows/386. Bom divertimento!
|
Introdução ao SoftICE
2007-07-02 computer O que acontece quando você precisa depurar um programa e não tem o Visual Studio instalado na máquina onde o problema está ocorrendo? Ora, para isso que existe o Remote Debugging. Eu uso direto. Você só precisa rodar um pequeno programa na máquina que vai ser depurada e abrir uma porta ou duas. O resto o Visual Studio da máquina que vai depurar faz.
|
A Inteligência do if: Parte 2
2007-06-29 computer Vimos na [primeira parte] desse artigo como o if revolucionou o mundo da computação ao trazer um salto que depende de condições anteriores e, portanto, depende do estado do programa. A ele chamamos de salto condicional. Também vimos como o resto das construções lógicas de uma linguagem são apenas derivações montadas a partir de saltos condicionais e incondicionais. Nesta segunda parte veremos como implementar um saldo condicional baseando-se no fato de que o computador pode apenas realizar operações matemáticas. Afinal de contas, um computador não "pensa".
|
História do Windows - parte 1.0
2007-06-26 computer Devido à grande procura através de mecanismos de busca (vulgo Google), estarei republicando esse artigo dividido em partes (até porque existem partes não acabadas), cada parte descrevendo um conceito geral do que representou cada versão do sistema operacional. Bem-vindos ao [História do Windows].
|
Disassembling the array operator
2007-06-22 english ccpp computer Arrays are fascinating in C language because they are so simple and so powerful at the same time. When we start to really understand them and realize all its power we are very close to understand another awesome feature of the language: pointers.
|
Introdução ao Debugging Tools for Windows (usando o Logger para monitorar APIs)
2007-06-20 computer O WinDbg é uma ferramenta obrigatória em uma das minhas mais divertidas tarefas aqui na Open: engenharia reversa de cavalos de tróia. Não tenho o código-fonte desses programas, não posso executá-los em minha própria máquina e não consigo fazer tudo que preciso usando apenas o depurador integrado do Visual Studio (como remontar o assembly do programa, por exemplo). Tudo isso faz do WinDbg a alternativa perfeita (senão uma das únicas). É um depurador que permite ser usado tanto através de janelas quanto através de comandos, o que permite um aprendizado em doses homeopáticas: comece com as janelas e aos poucos ganhe o controle total. Conseqüentemente cada dia aprendo um comando novo ou um novo uso para um comando que já conheço.
|
A Inteligência do if: Parte 1
2007-06-18 computer No nível mais baixo, podemos dizer que as instruções de um computador se baseiam simplesmente em cálculos matemáticos e manipulação de memória. E entre os tipos de manipulação existe aquela que muda o endereço da próxima instrução que será executada. A essa manipulação damos o nome de salto.
|