Peixinho/Lagarto de Dona Neusa 2024-04-29 [tag_cooking] Esta receita copiada do livro de receitas de Dona Neusa diz que se usa 2kg de carne lagarto ou peixinho. Outros ingredientes: laranja ou vinho, cebola, alho, 1 colher de sal por kg de carne, caldo de carne, pimenta do reino, óleo, salsinha.
Barreado do Restaurante Casarão 2024-04-29 [tag_cooking] Ingredientes para 6 pessoas: 2kg de carne de segunda (músculo, lombo, etc), 2kg de cebola, 100g de bacon, 100g de alho (sim, é bastante), 1 colher de sobremesa rasa de cominho (eita, que pouco), 4 folhas de louro, sal e pimenta a gosto.
Kimchi Coreano 2024-03-30 [tag_cooking] Sem lavar, cortar a acelga ao meio e retirar a ponta da base. Continuar cortando nesse sentido em fatias grossas, com cerca de dois a três dedos pelo menos de distância. Adicionar um pouco de água nas fatias, cerca de uma xícara (depende do tamanho da acelga). Salgar bem por cima das fatias. Se houver muita acelga dividir em camadas e ir salgando cada uma delas, juntamente com um pouco de água, quase como uma salmora.
Doce de Leite Argentino 2024-03-30 [tag_cooking] Durante minhas pesquisas para fazer o doce de leite argentino fiz várias pesquisas, testes e anotações. Pretendo ignorar tudo isso porque meu modus operandi na época seguia a ideia que deve-se ficar na receita e nos detalhes. Não está errado, mas mais importante é entender a função de cada ingrediente na receita e a função de cada passo.
Sardela de berinjela de Chef Silvana 2023-11-04 [tag_cooking] Na receita original vão 4 berinjelas, 300g de champignon, 3 cebolas roxas, 5 dentes de alho, salsinha a gosto, 50 ml de vinagre de maçã e páprica defumada a gosto. Descasque a berinjela e pique em tiras finas. Coloque em um escorredor com bastante sal entre as camadas. Corte cebola. Lave a beringela. Na panela coloque bastante azeite, frite o alho, depois coloque cebola e a berinjela, deixe até murchar e estar macia; vá regando com azeite e mexendo. Coloque o champignon cortado e cozinhe mais uns 2 minutos. Coloque o vinagre e mexa até evaporar bem. Coloque salsinha e ajuste os temperos.
Pão integral multigrãos 2023-11-04 [tag_cooking] Estou (estava?) com essa missão de fazer um pão integral próximo do pão que comemos no [Casa Velha], restaurante nos confins de Camanducaia. Ele é um pão mais escuro que lembra australiano, mas mais gorduroso e massudo, cujo sabor vem mais da gordura. Sua massa é intensa e satisfaz bem, e seus grãos estão na medida certa. Ele não tem muita estrutura, se desmancha fácil. Fazer a reversa deste pão envolve pesquisar a respeito não apenas de pães integrais, mas tipos de multigrãos, australiano e receitas que em geral geram este ou aquele resultado. Comecei pelo básico do Amo Pão Caseiro que utiliza mais de 75% de hidratação, mas fiz todo torto. Não tostei nem umedeci os grãos, além de ter colocado menos água para tanta farinha integral. Usei fermento natural e ficou fermentando uma noite inteira na geladeira e um dia frio inteiro. Achei mais fácil de manusear na hora de colocar no forno, mas não cresceu muito. Ficou massudo, mas bom. Descobri que pão sempre fica bom se você cuidar bem dele.
Pão francês de hambúrguer 2023-09-14 [tag_cooking] Para cada pão de 80g use 60g de farinha. Para a esponja use 1/6 da farinha para o mesmo peso em água e 1% de fermento instantâneo; para a massa use o resto da farinha com 2.5% de sal, 2.5% de açúcar, a esponja, 55% de água e 5% de manteiga sem sal ou banha.
Como torrar café 2023-09-07 [tag_coffee] [tag_cooking] Desde que torrei o primeiro batch de grãos que trouxe de Poços comecei a pesquisar sobre torra caseira. Ajuntei alguns textos e comecei a fazer anotações. Espero ter feito um bom trabalho de pesquisa e compilação do que encontrei pelo caminho.
Fiz chocolate em pó (100% cacau) 2023-09-04 [tag_cooking] O processo de fazer chocolate requer paciência e um baita esforço. Para tratar apenas uma fruta soa como uma vitória de pirro: um tantinho de cacau em pó para quase duas semanas esperando as sementes que voaram pela batedeira secar para poder assar.
Torra média 2023-07-16 [tag_cooking] Cheguei em um ponto de torra muito próximo das torras médias que compro. O sabor no dia seguinte lembrou vagamente a torra mais clara que havia feito, mas reparei mais doçura. O corpo parece o mesmo. Os tons amendoados estão mais ligeiros e parece surgir novas nuances. Passei o café de novo depois de três dias da torra e senti muito mais doçura que a torra clara. Ficou levemente agradável, embora eu ache que tem algo de errado nele. Só não sei o quê.
Resultado mouthful em meu segundo batch (torrando café) 2023-07-01 [tag_coffee] [tag_cooking] Moí novamente os mesmos grãos verdes de Poços de Caldas, mas dessa vez mirando em uma torra média. Na primeira tentativa de pré-aquecer a panela deu ruim, estava quente demais e os grãos entraram em explosão espontânea mesmo depois de ter desligado o fogo. Tive que descartar.
Na sua bunda, Platão? 2023-06-25 [tag_coffee] [tag_cooking] Esta rápida e curiosa epopeia brinca com a teoria das ideias do filósofo grego da Antiguidade Platão. É uma tentativa bem-humorada (ou não) de tentar colocar os pingos nos is de quem ainda está embasbacado com a experiência de degustação de café especial e torra própria que se segue. Os cafés citados são do Sítio Posses e do Rancho São Benedito, adquiridos pelo serviço de microtorrefação de Pereira Villela (ótimo, por sinal). O grão verde é aleatório de mercado municipal.
Pão de queijo a frio com fubá de canjica 2023-06-17 [tag_cooking] Hoje experimentei uma receita que mistura os ingredientes do pão de queijo que já conhecemos e coloca um terço do polvilho de fubá de canjica, uma moagem bem fina de canjica usada para outras receitas como broinha. O pão não cresce tanto, acho que devido à falta de escaldar o polvilho com os líquidos fervendo. Porém, é uma receita rápida e que funciona: é só misturar os ingredientes e fazer as bolinhas.
Aprimorando cafezes (sobre blends) 2023-06-05 [tag_coffee] [tag_cooking] Eu até gostei dos grãos que trouxe do [The Cofee] após o incidente em busca de café. Ele é daquela série de cítricos que não lembra muito café e tem pouco corpo. No entanto, chega uma hora que mesmo com apenas 250g enjoa. Então lembrei que ainda tenho o café de Tiradentes da viagem do começo do ano, o [Tamandaré], um café tipicamente mineiro: encorpado e torrado demais.
Curry Indiano Caseiro 2023-05-28 [tag_cooking] O curry indiano caseiro dá mais trabalho de reunir todos os ingredientes do que o preparo, que são apenas dois minutos em fogo baixo misturando sempre; após esfriar é só processar tudo junto em um mixer, moedor ou liquidificador e peneirar. Dá uma olhada na lista de ingredientes:
Ciabatta Rústica 2023-05-28 [tag_cooking] Enquanto preparava o carê dei para experimentar uma receita nova de pão, essa ciabatta rústica, para acompanhar o antepasto de berinjela que a Mitiko fez pela segunda vez. Os ingredientes são simples e o preparo também. As proporções abaixo são para um pão pequeno para médio. Para ter uma ideia, nós acabamos com dois desses na mesma noite.
Carê 2023-05-28 [tag_cooking] Carê é um prato que vai três componentes principais: proteína animal, carboidratos naturais e curry, um tempero mais conhecido na culinária indiana, e conhecido como carê no Japão. Para a proteína animal você pode usar frango ou carne vermelha cozida e macia, em pedaços fáceis de colocar na boca junto dos legumes que o acompanharão.
Um Carê da Pesada à Indiana 2023-05-05 [tag_essays] [tag_series] [tag_movies] [tag_cooking] Neste post eu cito Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cops), filme icônico dos anos 80 com Eddie Murphy, uma série da Netflix chamada Casamento à Indiana, e um carê muito doido que eu fiz. Um dos desafios de fazer carê é a textura dos legumes. O ideal é que você consiga senti-los inteiros, mas não duros. Macios e tenros. Ao usar diferentes legumes como batata, cenoura, mandioquinha, eles devem ser cozidos para terem o mesmo nível de dureza. É necessário tomar conta da maciez de cada um para que um não fique mais molenga ou duro que o resto. Sim, eu tive problemas em fazer carê da última vez.
Frango Karaage 2023-03-14 [tag_cooking] # Menos é mais Na cozinha não se pode usar regras fixas. Contrariando aquela moda de deixar mais tempo apurando alguma coisa para que esta coisa fique melhor não serve para tudo. Hoje testemunhei isso com o Frango Karaage que fiz e o caldo com a carcaça das coxas que desossei.
Shogayaki 2023-03-05 [tag_cooking] Este prato vai tradicionalmente carne de porco e significa gengibre frito ou grelhado. São tirinhas finas ou bifes de qualquer parte de carne de porco junto de shoyu e gengibre no fogo. Entre os ingredientes mais tradicionais vai cebola, saquê e mirim (saquê doce). O gengibre é ralado, fatiado ou ambos. A mesma coisa com a cebola. São sugestões. Entre as dicas valiosas do preparo, a regra de ouro é nunca cozinhar demais carne de porco ou ela fica muito seca, pois perde mais fácil o suco antes de selar. Um dos truques é polvilhar farinha por cima para reter esse suco da carne. O modo de preparo também é variado, mas basicamente envolve fritar os dois lados da carne rapidamente, jogar a cebola para dourar e absorver o sabor do queimado e jogar a carne novamente junto de um suco formato pelo gengibre e saquê. O fininho da carne fica em torno de 3 milímetros de espessura.
Fiz Trança de Banana 2023-03-05 [tag_cooking] Essa receita originalmente iria cará e foi adaptada para usar banana bem madura. Além da banana ou do cará, os outros ingredientes são: farinha de trigo, fermento biológico, ovos, leite, manteiga e açúcar. Pegue a banana e cozinhe em uma panela, reduzindo o líquido ao máximo. Quando a banana esfriar, pese-a e use o dobro do peso em farinha de trigo. Cada 1kg de farinha faz três tranças de tamanho médio e vai 6 ovos. Os outros ingredientes estão pesados em porcentagem da farinha: 20% de manteiga, 20% de leite e 25% de açúcar em média. Dependendo do quão doce está a banana e o quão doce você deseja que fique o pão você pode aumentar ou reduzir a quantidade de açúcar.
Ovos Mexidos 2022-11-20 [tag_cooking] Quebre os ovos em uma vasilha, adicione sal e creme de leite integral ou alguma gordura equivalente (já vi dicas até de maionese pela internet). Misture levemente com um garfo ou fue. Aqueça uma panela ou frigideira, de preferência antiaderente, com uma colher de manteiga ou a quantidade suficiente para cobrir o fundo com uma camada fina. Deixe em fogo baixo e despeje a mistura. Aguarde uns 20 segundos sem fazer nada e em seguida comece a dar voltas com uma colher ou espátula de pau, silicone ou borracha. Seu objetivo é retirar o ovo já cozido do fundo e deixar a parte de cima atingir a superfície da panela. Aguarde mais alguns segundos e repita até que toda a mistura esteja cozida e ainda molhada. Agora retire do fogo, mas mantenha na panela; a mistura continua cozinhando lá dentro. Faça uma última volta e sirva imediatamente.
Meialunas argentinas 2022-10-09 [tag_cooking] Meialunas são como croissants mais doces e com mais sabor. Vou usar como base a receita do canal CUKit! (link principal), embora irei usar também como referência um pior, o [vídeo da Paulina Cocina], onde ela faz meialunas bem nas coxas, mas é justamente o que me dará forças para quando a minha também ficar meia-boca, e o [vídeo de Isabel Vermal], que me pareceu um bom meio termo entre os dois vídeos, e de brinde com mais explicações do processo.
Bolo de Milho 2022-07-09 [tag_cooking] Reserve 1 lata de milho em conserva escorrida ou 200g em espiga, 250g de açúcar, 160g de flocão de milho para cuscuz, 150ml de óleo, 300ml de leite, 3 ovos, 1 colher de fermento químico e (opcional) 50 g de queijo ralado curado, 50g de coco ralado ou 1 colher de sopa de erva doce.
Bolo de Cenoura Aromática 2022-07-09 [tag_cooking] Coloque no liquidificador 3 ovos, 290g de açúcar, 210g de óleo, 6g (ou 1 colher de chá) de canela e raspas da casca de meio limão e 250g de cenouras descascadas e cortadas em rodelas; bata até triturar.
Iogurte 2022-06-11 [tag_cooking] É bem simples de fazer. Basta ter tempo. E leite pausterizado. Não pode ser UHT. Tem que ser pausterizado. Fica na geladeira. E iogurte natural para começar sua fazenda de lactobacilos. Pode ser qualquer um.
Canja 2022-06-11 [tag_cooking] Coloquei canja porque pode ser de galinha, que não sei as peculiaridades, mas a minha do dia a dia é de frango. É muito simples: compra um peito de frango. Fatia ele bem fininho. Esquenta a panela de pressão e encosta a superfície das fatias do peito no fundo da panela e deixa tostar um pouco. Se começar a queimar, que é quando após estalos um cheiro ruim chega, é porque passou demais. Antes desse ponto você pode ir jogando água fervente por cima, bem pouco, apenas para não queimar (mesma estratégia para dourar cebola). O objetivo é dar uma cor e extrair um pouco de sabor desse pedaço sem graça do frango.
Barreado 2022-06-11 [tag_cooking] Não tem segredo. Ou melhor, tem: monte camadas de bacon, cubos de carne e cebola. Jogue água quente até cobrir quando terminar. Deixe na pressão em fogo médio/alto por meia-hora. Tire da pressão. Coloque mais água quente e tempere com cominho, sal e folhas de louro. Mais meia-hora a quarenta minutos na pressão a fogo baixo. Retire da pressão. Mexa para desfiar. Já está pronto, mas pode continuar cozinhando e mantendo o caldo líquido, sempre com água quente para não parar o cozimento. O sabor não diminui com o tempo, é só acertar o sal. Coma com farinha de mandioca, banana da terra ou puro. No pão também fica top.
Caldo Verde 2022-06-04 [tag_cooking] Havia feito um caldo essa semana que me fez pensar que essa receita de colocar muitos embutidos junto de batata cozida e amassada não é tão bom. O resultado é azedo e um pouco insosso. Então testei um novo método que acredito ser o melhor resultado até então.
Bolo de Maçã 2022-06-04 [tag_cooking] Minha primeira tentativa foi com [essa receita de YouTube] que me pareceu mais simples de aprimorar. Vão 3 maçãs (de qualquer tipo) descascadas (o que não fiz) e picadas (pedaços médios). Junto coloque 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de canela em pó (coloquei mistura de tchai massala do restaurante indiano que costumo frequentar, que vai gengibre e canela, entre outras coisas). Não tinha limão em casa, então deixei apenas essa mistura repousando enquanto preparava o resto dos ingredientes.
Bolo de Chocolate Fofo 2022-05-14 [tag_cooking] 2 xícaras de farinha de trigo (peneirada) 1 e 1/2 xícara de açúcar 1 xícara de cacau em pó 1 colher de sopa de fermento em pó 1 colher de bicarbonato de sódio MEXA todos os ingredientes em pó (peneirei o açúcar e o cacau em pó tbm)
Bolo de Milharina 2022-04-06 [tag_cooking] Vão 3 ovos, 3 colheres de sopa de manteira ou margarina, 1/2 xícara de chá de milharina, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 xícara e meia das de chá de farinha de trigo, 3/4 de xícara de chá de requeijão, 1 xícara e meia das de chá de leite, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de erva doce.
Medidas 2022-03-15 [tag_cooking] Uma medida aproximada que pode ser usada em casos onde não há balança de alta precisão: # Uma colher de chá de sal cheia equivale a 10g Agora considere que o açúcar e a manteiga são a metade do peso do sal (5g uma colher de chá).
Café Gelado 2022-03-05 [tag_coffee] [tag_cooking] Com esse calorzão tenho feito com mais frequência. Não é o cold brew, que demora de um dia para o outro. Uso uma versão simplista do café gelado de James Hoffman para Aeropress. Basicamente peso 60% de gelo para 40% de água do líquido total que pretendo beber e coloco esses 40% para ferver e passar na Aeropress como faço com minhas receitas diárias (método invertido, 3 a 4 minutos de infusão), com a diferença que o resto do líquido está em forma de cubinhos de gelo no copo para onde eu empurro a bebida quente. Ao final eu costumo misturar com a colher e jogar uma ou duas pedras de gelo para gelar ainda mais. Ah, em tempo: uso de 5 a 10% a mais de café para a infusão, pois bebidas geladas tornam o paladar menos sensível. O resultado é refrescante, mas mantendo o sabor original do café usado (com o Loretto Bourbon fica delicioso, bem doce e intenso).
Como fazer pão 2022-02-06 [tag_cooking] O pão clássico é resultado da fermentação de leveduras numa mistura de farinha, água e sal. Todo o resto são variantes dessa receita básica, mas o processo é o mesmo, então entender ele bem ajuda com qualquer receita de pão.
Pudim 2022-01-22 [tag_cooking] Não é fácil acertar um pudim. Requer certa paciência e atenção. O erro é achar que é fácil. Minha primeira tentativa de fazer pudim há alguns meses deu muito certo. Minha próxima tentativa foi essa semana, mas não havia anotado nada da primeira experiência bem sucedida. Então vamos lá.
No-Bake Peach Cheesecake 2021-12-27 [tag_cooking] Receita do meu compadre, que também se aventura na cozinha (e documenta tudo melhor que eu), este cheesecake é chamado de japonês. Não vai no forno, pois é usado gelatina. Peguei com ele a receita do de pêssego, que é o primeiro que pretendo testar, e mostrar os resultados.
Risoto 2021-09-28 [tag_cooking] Fazer risoto não deveria ser difícil, apesar de ser considerado um prato sofisticado. E a verdade é que não é mesmo. Talvez um pouco trabalhoso. A primeira coisa a ser feita é se servir uma taça de vinho.
Cupcake 2021-09-25 [tag_cooking] Fiz a primeira vez essa receita passada por uma boleira amiga (apenas a massa). Para 24 cupcakes sem cobertura você vai precisar de 3 ovos, 1 xícara de leite, 1 xícara e meia de açúcar e 1 xícara de óleo. Bata tudo isso no liquidificador. Então em uma travessa você coloca 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de chocolate e 1 colher (sopa) de fermento. Misture bem esses sólidos com fuê e acrescente os líquidos; misture aos poucos e distribua nas formas de papel de cupcake, cerca de metade do copinho, pois irá crescer.
Como fazer a finíssima massa do Applestrudel 2021-08-30 [tag_cooking] Minha primeira tentativa de receita da massa do strudel falhou por falta de esticar mais a massa e não saber dobrar. Com essa nova receita que achei (e que esqueci de anotar o link) existe um ingrediente a mais: acidez. Isso pode ajudar a esticar mais e ficar mais próximo do chamado Phyllo Dough. O resto eu já entendi: é para passar manteiga na metade da massa, encher a outra metade com o recheio, enrolar como um rocambole começando do lado do recheio e ir enrolando já fechado.
Receita falsa de Calzone 2021-07-31 [tag_cooking] Segui essa receita no site onde costumo pegar receitas de pães, mas depois percebi que este Calzone não tem nada a ver com o resto da internet. O objetivo dele é ser mais fofo e menos pizza. Esse site perdeu uns pontos depois dessa
O jeito mais simples e gostoso de se livrar do excesso de fermento natural 2021-07-24 [tag_cooking] É fazendo biscoitos amanteigados. Pegue a manteiga que estiver dando bobeira e misture com o dobro em peso de farinha. Junte o fermento que quer descartar, no máximo o dobro em peso da farinha. Então a proporção é 1 de manteiga, 2 de farinha e 4 de fermento no máximo. A quantidade de fermento pode variar, é apenas para descarte e para dar volume. Misture tudo, tempere a gosto (sal, ervas, pimentas), forme um bloco retangular e coloque na geladeira por uma horinha (pode ficar mais, até de um dia pro outro, ele não vai a lugar algum). Depois pré-aqueça o forno a 180 graus e vá tirando a massa em blocos que quando abertos bem fininhos caibam em forma untada levemente com azeite. Corte retângulos dos mais uniformes possíveis e transfira para a forma. Na forma corte o tamanho dos quadradinhos ou outro formato que quiser para seus biscoitos. Faça furinhos com o garfo para o biscoito não inchar e coloque no forno. Fique sempre de olho, pois você deve ir retirando os que forem ficando moreninhos, que é o ponto onde estão secos sem estarem queimados. Talvez seja preciso ir tirando aos poucos. Enquanto isso vá preparando a próxima fornada.
Como fazer pizza 2021-06-06 [tag_cooking] # Ingredientes Decida quantas massas de pizza vão ser feitas. Cada pizza consome cerca de 160g de farinha. Partindo disso, arrume 0.5% de fermento seco, 1% de mel, 2/3 de água, 2.5% de sal e 3% de azeite de oliva, sendo tudo medido em gramas.
Pão de Queijo Fácil 2021-03-27 [tag_cooking] A receita original veio do Instagram de uma queijaria de Poços de Caldas, a Queijaria Real. Nessa receita existem apenas três ingredientes, mas já percebi na primeira vez que fiz que faltou sal. Porém, ela é muito mais simples e rápida que a receita que mantenho de [pão de queijo mineiro].
Bolo Cremoso de Milho 2021-03-20 [tag_cooking] Para esta receita usar uma lata de milho em conserva como base de 200g. Ligue o forno a 200 graus, unte uma forma com manteiga e farinha de milho e quebre três ovos dentro do liquificador. Em seguida adicione a lata de milho e na mesma lata encha metade de óleo e jogue novamente. Depois adicione uma lata de açúcar; nessa parte pode ser mais ou menos, dependendo do seu paladar (comece com uma). Bata bem, para que triture bem o milho e misture com os outros ingredientes. Em seguida adicione uma lata de farinha de milho, que pode ser fubá, milharina, fubarina, qualquer farinha de milho à disposição, embora a receita original use um fubá mais grosso como fubarina. A seguir coloque uma lata de leite; aqui é outra hora em que você pode escolher trocar seu leite por leite de coco ou outros leites, adicionar um pouco de coco ralado, etc. Porém, mantenha a quantidade em uma lata. Bata novamente, só que bem mais rápido, só para misturar os ingredientes mesmo. Enquanto está batendo ainda jogue uma colher de sopa de fermento químico.
Como Fazer Café 2021-03-14 [tag_coffee] [tag_cooking] Ao longo dos anos meu processo de fazer uma xícara de café mudou radicalmente. Já experimentei coado em papel, coado em pano, moka, prensa francesa, Aeropress. Alguns princípios mudaram, outros se mantiveram ou foram descobertos e mantidos no dia-a-dia. Este é um guia básico e genérico, mas não necessariamente prático, para quem deseja trilhar essa aventura de fazer sempre um café melhor que o de ontem. Ou pelo menos tentar. É um insight filosófico e um pouco científico; um apanhado de conhecimento que talvez você não saiba ainda, ou não dessa forma.
Fermento Amanteigado para o Café da Manhã 2020-12-12 [tag_cooking] Essa receita ficou boa com fermento natural e uma tonelada de manteiga. Um pouco mais trabalhoso que os [biscoitos], e seria bacana eu ter essas forminhas que cortam fino a massa, mas com o que tive já ficou bem bom. Tudo graças à manteiga, claro. Não preciso mais descartar fermento nunca mais na vida.
Biscoito com Fermento Natural 2020-12-06 [tag_cooking] Boa receita. Simples de seguir. A parte mais difícil é abrir a massa, mas se você não se preocupa muito com simetria o resultado é um bom biscoito para o chá. Um tanto seco, mas dá para resolver isso com algum patê, manteiga e outras coisas. E não desperdicei nada da alimentação do meu fermento natural.
Bolotorta de Banana 2020-06-23 [tag_cooking] A receita é de torta de banana da Dona Neusa e eu transformei em um bolo açucarado e canelento. As variações de uma receita podem não ser boas, mas sempre serão interessantes. Você pega a farinha e o açúcar e mistura com o leite. A unidade da massa é bem pouca, pois o açúcar não é uma coisa seca e se molda à sua experiência. Além do mais, depois vem a banana cortada em rodelas e polvilhada em açúcar e canela, e acho que esse foi o meu erro. Basta canela, e pouca. Misture sem destruir a banana. É esperado que o fermento já esteja incorporado. Unte a forma e use uma temperatura baixa para inserir no forno.
Aproveitando Fermento Natural 2020-04-26 [tag_cooking] Esta é uma dica para os que cultivam seu próprio fermento, mas não sabem o que fazer para evitar o desperdício do descarte. Parei de cultivar meu fermento natural todos os dias. O objetivo de mantê-lo ativo sem usá-lo era observar as mudanças nos diferentes regimes de alimentação e temperatura. Porém, o descarte acaba gerando grande desperdício, e não sabia o que fazer com ele a não ser jogar pelo ralo da pia.
Macarrão a Carbonara 2020-04-05 [tag_cooking] Essa receita foi inventada por um solteiro na Itália, e é muito útil para solteiros no mundo todo. Se for em um restaurante italiano pela primeira vez, siga o conselho do meu amigo, que sempre pede uma Carbonara. Com bacon, queijo, ovos e macarrão na receita, para o restaurante errar essa receita ele terá que ser muito ruim.
Suspiro 2020-01-04 [tag_cooking] Esta é uma receita aprendida por um artigo do programa da Ana Maria Braga onde minha amiga chef confeiteira Silvana Oliveira dá dicas de como fazer este doce tão famoso. Ingredientes: uma parte de claras para o dobro (em peso) de açúcar. Limão (raspas e suco), ou qualquer substância ácida para estabilizar as claras.
How to Make Sourdough More or Less Sour Part I 2019-12-26 [tag_cooking] Pesquisando sobre como tornar o fermento (e o pão feito com ele) menos azedo que o tradicional pão de fermentação longa, encontrei este artigo dividido em duas partes. Essas anotações dizem respeito à primeira parte.
Panetone 2019-12-11 [tag_cooking] Testei por alguns anos receitas diversas. Cheguei a um cálculo bem simples de seguir que não é tão trabalhoso, embora exija paciência na hora de sovar. Para um panetone médio você vai precisar de: - 250g de farinha de trigo;
Pipoca Caramelizada 2019-09-08 [tag_cooking] Medidas em peso que usamos em casa para uma bacia cheia de pipoca: 75g de milho, 60g de açúcar e 25g de óleo. Ou seja, para uma quantidade de pipoca em gramas adicionar 85% em açúcar e 33% em óleo. Jogue tudo na pipoqueira e deixe tudo esquentando em fogo médio para baixo, já misturando tudo. Quando estiver terminando de estourar pode diminuir o fogo para baixo ou erguer a panela para se distanciar do fogo. Quando parar de ouvir barulho de estouro desligue o fogo, mas mantenha mexendo mais um pouquinho. Ao retirar cuidado com a temperatura; espere esfriar um pouco antes de comer.
Carne na Pressão 2019-09-08 [tag_cooking] Preparo: corte a carne em pedaços a gosto, deixe com pouco óleo queimando, jogue cebolas em rodelas, gengibre ralado, sal/pimenta e deixe na pressão por 2 horas no fogo mais baixo possível. Não tenha medo de tostar um pouco as carnes no fundo da panela, é isso que extrai um sabor mais intenso. Porém, cuidado para não queimar, pois isso dará um gosto amargo desagradável; preste atenção no cheiro enquanto estiver tostando.
Caldo de Frango 2019-09-08 [tag_cooking] Preparo: Colocar metade de um peito de frango com moela na panela de pressão com um fio de óleo e deixar fritar em fogo quente para tostar dos lados e soltar um queimado no fundo da panela. Depois solte o queimado do fundo e jogue cascas e pedaços de legumes (cenoura, batata, mandioquinha), alho, cheiro verde e coentro (devo ter exagerado no coentro) e frite da mesma forma com a tampa por cima sem fechar. Coloque água fervente no máximo, feche a panela e cozinhe por uma hora. Retire e coe a água que ficar do que restar. O peito pode ser usado depois em uma canja. O resultado é um caldo gorduroso, doce e cheiroso. Nunca colocar sal.
Bolo de Fubá 2019-09-08 [tag_cooking] Ingredientes: 1 Copo e meio de farinha de trigo comum (copo de 250 ml, copo de requeijão), 1 Copo e meio de fubá, 4 ovos inteiros, uma pitada de sal, 1 copo e meio de açúcar, 1 Copo de leite, 1 Xícara de óleo (200 ml), 1 Colher das de sopa super cheia de margarina, 1 Colher das de sopa de fermento químico.
Batata no Forno 2019-09-08 [tag_cooking] Ingredientes: batatas (asterix de preferência), azeite (para molhar as batatas cortadas), pimenta (pápripa picante, curry, escolha a sua), salsa ou alecrim (ou os dois), sal. Preparo: Ferver água em uma panela com sal e jogar as batatas cortadas em canoinhas bem finas, depois que a consistência estiver macia levar ao congelador. Fazer uma solução com azeite, a pimenta e a salsa e lambuzar a batata colocando em uma forma e no forno pré-aquecido bem quente. Depois 10 a 15 minutos, ou quando a batata estiver frita de um lado, virar os lados da batata e fritar o outro lado, umedecendo novamente com a solução de azeite caso esteja seco (não lambuzar demais ou pode ficar com gosto de óleo molhado). Depois de todos os lados fritos retirar e salgar a gosto.
Pão de Queijo Mineiro 2019-06-23 [tag_cooking] O pão de queijo é polvilho em pó, a decantação da fécula de mandioca, escaldado em uma mistura de água, leite e óleo ferventes sovado junto de ovos, e misturado com queijo ralado (sal a gosto) para ir ao forno em bolinhas feitas à mão dos mais diversos tamanhos. De acordo com o poste [Química do pão de queijo] cada ingrediente tem sua função:
Pastéis de Nata 2019-06-23 [tag_cooking] Quantidade: 10 a 12 unidades Ingredientes: 250 gr de leite gordo (leite integral),150 gr de açúcar, 75 gr de água, 30 gr de farinha sem fermento, 4 gemas, 1 ou 2 paus de canela, 3 ou 4 tiras de casca de limão (limão siciliano), cerca de 300 gr de massa folheada (de preferência caseira), canela em pó (opcional), açúcar em pó (opcional). **Preparo**: com o açúcar e a água ir ao fogo para fazer o ponto de pérola (uns 3 minutos ou menos fervendo as gotas caem da colher grossas e espaçadas), dissolver a farinha com parte do leite para não ganhar grumos e ficar uma pasta ou creme grosso, levar o resto do leite com o limão e a canela ao fogo até começar a ferver, depois comece a juntar com a pasta feita com a farinha aos poucos para não ganhar grumos, retornar tudo ao fogo e mexer sempre com vara de arame (a que usa pra bater clara em neve) até engrossar, vá colocando o açúcar em fio mexendo sempre com a vara de arame, espere esfriar por uns dez minutos e use parte do creme para incorporar às gemas para não cozinhá-las, depois junte tudo para incorporar as gemas ao creme e passe por uma peneira e descartar as cascas, canela e grumos que possam ter formado, pegue a massa e abra em um retângulo com 3 a 5 milímetros de espessura, enrole, polvilhe com um pouco de água e enrole em um plástico antiaderente ou pano levando ao congelador por uns dez minutos, depois corte esse rolo em pedaços de 2 a 3 centímetros e coloque cada um de pé dentro da forminha, usando o polegar para abrir e água para não grudar nos dedos, leve as formas ao congelador por cinco a dez minutos e depois encha-as com o creme até 3/4 e coloque no forno pré-aquecido na máxima temperatura (250/300 graus), retirando em 10 a 15 minutos ou quando começar a surgir marcas de queimado em cima, por fim, opcionalmente, polvilhe com canela ou açúcar em pó.
Massa Folheada Caseira 2019-06-18 [tag_cooking] Quantidade: 600g Ingredientes: 250 gr farinha sem fermento, 150 gr água fria, 1/2 c. chá de sal, 200gr manteiga. Preparo: misture a água com a farinha até formar uma pasta e modele como um quadrado, golpeie com uma faca como uma cruz e enrole em um pano, colocando na geladeira por cerca de 15 minutos, pegue a manteiga e dê umas pancadas com o rolo para ficar com o mesmo formato da massa, leve também para a geladeira, depois abra a massa puxando as quatro pontas e deixando um bolo no meio, coloque a manteiga e a embrulhe com as pontas. Agora passe o rolo e deixe como um retângulo para poder fechar como um envelope em três partes, vire como se fosse um livro abrindo para a direita e repita o procedimento do retângulo: essa são duas voltas. Coloque na geladeira por uma hora e repita o procedimento de duas voltas por mais quatro vezes, sempre deixando na geladeira por uma hora entre os procedimentos.
Empanadas Argentinas 2019-01-07 [tag_cooking] ## Ingredientes da massa Se for usar recheio de carne moída, para a quantidade pesada de carne pesar o mesmo de farinha de trigo; você pode usar esta base para outros tipos de recheio, se atentando ao volume que o recheio gera, que é o que deverá ser embrulhado pela empanada. Nos meus testes 100g de farinha conseguem embrulhar 3 ou 4 empanadas. Com base no peso da farinha, usar 2% de sal, de 25% a 50% de gordura em temperatura ambiente, tradicionalmente banha, mas pode ser usado manteiga ou outro tipo de óleo, e de 35% a 40% (ou bem pouco a mais, apenas para umedecer) de água morninha, mas que não queima a mão. Antes de ir para o forno reserve um ovo misturado com um pouco de água para pincelar por cima. Algumas receitas vão um ovo na massa também, para a elasticidade.
Chimichurri 2019-01-07 [tag_cooking] Ingredientes: 3 dentes de alho bem picados, 1 colher de cayena moído, 1 colher de pimentão doce (como páprica doce), 1 xicrinha de salsinha fresca, 2 xicrinhas de azeite, 1 xicrinha de vinagre de vinho, 1 colher de orégano, um pouquinho de noz-moscada, sal e pimenta a gosto.
Carne Louca 2018-09-28 [tag_cooking] Ingredientes: Para a carne 1kg de lagarto, 1 cebola grande, 2 folhas de louro, 4 dentes de alho, 1 colher rasa de sete pimentas ou jamaica ou outra. Para o molho 1kg de tomate, 2 cebolas grandes, pimentão.
Pão de Forma da Dona Neusa 2017-10-21 [tag_cooking] Bata no liquidificador um ovo, uma colher de sopa de banha, uma colher de sopa de manteiga, uma colher de sopa de açúcar, uma colher de chá de sal, 300ml de leite morno e uma colher de sopa de fermento biológico. Junte em uma vasilha com 500g de farinha de trigo e amasse (não precisa sovar); o aspecto da massa deve ser pegajoso para líquido. Coloque na forma e lá deixe até dobrar de tamanho. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos.
Pão de Alho 2017-05-30 [tag_cooking] Ingredientes: 250g de margarina com sal, 50g de queijo parmesão ralado, 1 pote inteiro de requeijão, 1 colher de sopa BEM CHEIA de alho picado, 1 pitada de orégano, 1 pitada de manjericão, 1 pitada de pimenta do reino, 1 pitada de sal a gosto se precisar (normalmente não), 10 pães.
Molho de Tomate 2017-05-30 [tag_cooking] Preparo: colocar os tomates limpos, sem cabo e cortados com as cebolas cortadas na panela de pressão por 10 minutos; retirar e bater bem no liquidificador, peneirando em seguida. Dica: quanto melhor bater mais fácil de peneirar.
Massa de Pizza da Dona Neusa 2017-05-30 [tag_cooking] Ingredientes: 1 Kg de farinha de trigo, 100g de fermento de pão (em cubo), 2 ovos, 1 copo americano de óleo, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 2 copos americanos de leite morno.
Massa de Pizza Leve 2017-05-30 [tag_cooking] Ingredientes: 1/2 Kg de farinha, 30g de fermento de pão (em cubo) ou, envelope de fermento seco, 250 ml (1 copo) de água morna, 240 ml (½ xícara) de óleo de soja, 1 colher de café de açúcar, 1 dose de cachaça (opcional), sal a gosto.
Bolo de Cenoura com Chocolate 2017-05-30 [tag_food] [tag_cooking] Ingredientes: Massa: 3 cenouras médias picadas, 1/2 xícara (chá) de óleo, 2 xícaras (chá) de açúcar, 4 ovos, 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Calda de Chocolate: 5 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga.