Café da Feira 2024-02-15 [tag_coffee] Agora tem café em grãos aqui na feira perto de casa. Tem até duas torras: forte e média. Optei pela média. Tem uma doçura bacana, é uma boa torra. Misturei com a minha própria torra dos grãos verdes de Poços e ficou um blend interessante, juntando um pouco do amendoado de um com a doçura de outro. Nada parecido com o cafezinho que brasileiro curte.
Juan Valdez 2023-11-23 [tag_coffee] Fiquei muito empolgado com a qualidade dos cafezes no QEmporio de Taubaté e acabei trazendo este café da Colômbia... só que em grãos. Ahá. Ele é intenso e encorpado. Na embalagem está escrito: Fuerte. Faz sentido.
Time Coffee 2023-11-13 [tag_food] [tag_coffee] Este pequeno café fica na praça central do bairro. O espresso é bom e o atendimento é ótimo. Mesmo próximo de fechar, nos atenderam muito bem. É uma boa opção próximo do mercado.
Q! Emporium - Vinho Café e Gastronomia em Taubaté 2023-11-13 [tag_food] [tag_coffee] Este lugar é maravilhoso. O café, apesar de imponente e parecer custar bem caro, tem o preço justo. O café é sensacional, seja o espresso ou a degustação de coados. Os mini croissants, apesar de irregulares, são macios e amanteigados. Adorei o bolo do dia, com cobertura de doce de leite não muito doce. Os mini pães de queijo precisam melhorar, o sabor é insosso. O atendimento é excelente, tanto do café quanto do empório em anexo. A ideia de usar uma comanda para todos os ambientes é ótima. Depois quis arrumar o café que havia provado para levar para casa e o atendente do empório gentilmente foi confirmar qual era, além de se prontificar em tirar dúvidas sobre a imensa seção de vinhos que, confesso, não cheguei a visitar metade, mas já encontrei ótimos preços em vinhos argentinos e sul-africanos. Achei a seleção ótima. Parecem bem conservados. Acabei enchendo uma caixa com seis. Voltaria sempre neste lugar quando estiver próximo da região ou de passagem. Para tomar café é o lugar. Mas vi também que há open wine de noite. O pessoal de Taubaté está bem servido.
Fika Coffee Shop / San Martin 2023-11-13 [tag_coffee] Entramos à noite neste café porque estávamos com um amigo que possui impulsos infantis. Ele gostou do ambiente, basicamente um salão com mesas, cadeiras, sofás, entrou e pediu um chai latte com batata frita e nuggets. Sim, eu disse que ele era infantil.
Coffee La Terraza 2023-11-13 [tag_food] [tag_coffee] Paramos neste café rapidamente para comer e beber algo antes de visitar as vinícolas, então não pudemos sentar em uma mesa. No entanto, gostei muito do atendimento e do preparo das bebidas. Eu pedi um espresso e estava bom. O lugar parece aconchegante mesmo pequeno. Há bolos bem bonitos e sorvete. Iria de novo.
Café Como Pan 2023-11-13 [tag_food] [tag_coffee] Eles têm sua própria massa madre e fazem seus próprios pães. Deliciosos. Eles têm pratos quentes e frios elaborados. É como uma padaria onde você pode ir no jardim dos fundos e passar por bons momentos. Na entrada há um bicicletário. O atendimento, no balcão ou na mesa, é muito simpático. O ambiente ao fundo é maravilhoso para relaxar. O café é gostoso, em vários formatos. Tomei o espresso e tomaria mais vezes. E comeria outros pratos.
Blumen Coffee break 2023-11-13 [tag_food] [tag_coffee] Que ótimo achado este café. Seu espresso é diferente. Ele não é cremoso, e você sente um pouco de pó como se fosse um café turco. E também é doce sem colocar açúcar. Tive que pedir mais. O atendimento é muito simpático e o ambiente é fofinho. Foi uma bela visita antes de partirmos da cidade.
Café do japonês 2023-10-10 [tag_coffee] Eu não sei por que o YouTube me recomenda essas coisas. Este é um japonês que ganhou campeonato de passar café e este é um vídeo de uma técnica inovadora usando o Switch, que até então eu não tinha prestado atenção em sua existência.
Coffee Lab 2023-10-03 [tag_food] [tag_coffee] Fui de novo no Coffee Lab e dessa vez não passei mal em tomar tanto café. Um dos pontos positivos que quero ressaltar neste novo review é a água de graça, um plus hoje em dia que essa moda passou (eles continuaram) e agradeço muito.
Seleção do Mário 2023-09-28 [tag_coffee] Você conhece o Mário? Sim, esse mesmo: o que torrou café atrás do armário. Ganhei este pacote de um café bem cítrico, segundo colocado dos que experimentei; só perde para o [Aomori] do The Coffee. Seu sabor realmente lembra muito a adstringência do limão, o que acaba gerando uma bebida bem leve e -- é estranho dizer isso sabendo que é um café -- refrescante.
Como torrar café 2023-09-07 [tag_coffee] [tag_cooking] Desde que torrei o primeiro batch de grãos que trouxe de Poços comecei a pesquisar sobre torra caseira. Ajuntei alguns textos e comecei a fazer anotações. Espero ter feito um bom trabalho de pesquisa e compilação do que encontrei pelo caminho.
Café Pretíssimo 2023-08-02 [tag_coffee] Como regra de ouro aumentar o grau da torra diminui a acidez e aumenta o amargor. Minha amiga me deu um café em grãos absolutamente preto, pretíssimo, pretérrimo. É para os produtores da Netflix derramarem lágrimas sobre ele. Vocês não têm ideia. Esse café é muito preto. Fiquei com muito medo dele.
Cafeterias, docerias, cervejaria e um restaurante coreano 2023-07-18 [tag_beer] [tag_coffee] [tag_food] Lugares citados: Boteco São Jorge, Doceria Rejane, Visconde cafés especiais, Vanille Haus Confeitaria e Café, Tosto Café, IHHO, Cervejoteca. Eu deveria criar um post por lugar, mas são apenas notas de referência. Desde que eu consiga buscar, está dentro.
Resultado mouthful em meu segundo batch (torrando café) 2023-07-01 [tag_coffee] [tag_cooking] Moí novamente os mesmos grãos verdes de Poços de Caldas, mas dessa vez mirando em uma torra média. Na primeira tentativa de pré-aquecer a panela deu ruim, estava quente demais e os grãos entraram em explosão espontânea mesmo depois de ter desligado o fogo. Tive que descartar.
Descafeinado moído Maria Bonita 2023-07-01 [tag_coffee] O rótulo diz 100% café brasileiro. Está com texto em português e inglês para exportação. O sabor do robusta em grãos da mesma produtora tinha seus poréns, mas este é um custo/benefício interessante. Ele tem um sabor agradável e mineiro. Se trata de uma torra mais escura que puxa para sabores mais da torra que do café, mas ainda assim é um bom café.
Na sua bunda, Platão? 2023-06-25 [tag_coffee] [tag_cooking] Esta rápida e curiosa epopeia brinca com a teoria das ideias do filósofo grego da Antiguidade Platão. É uma tentativa bem-humorada (ou não) de tentar colocar os pingos nos is de quem ainda está embasbacado com a experiência de degustação de café especial e torra própria que se segue. Os cafés citados são do Sítio Posses e do Rancho São Benedito, adquiridos pelo serviço de microtorrefação de Pereira Villela (ótimo, por sinal). O grão verde é aleatório de mercado municipal.
Tradi Café 2023-06-15 [tag_food] [tag_coffee] Existe uma cafeteria pequena no mercado municipal de Poços de Caldas localizada na parte de cima. Dentro há cafezes especiais que são torrados lá mesmo no mercado. Pedi um espresso e gostei muito; equilibrado sem amargor. Acabei levando para meu amigo que iria visitar em seguida a versão mais popular, de rapadura, e levei para casa a versão doce de leite. O aroma desse café depois de moído é sensacional. Porém, na hora de beber ele é bem mais leve, com pouco corpo e lembra apenas vagamente doce de leite (os aromas de café costumam enganar).
Aprimorando cafezes (sobre blends) 2023-06-05 [tag_coffee] [tag_cooking] Eu até gostei dos grãos que trouxe do [The Cofee] após o incidente em busca de café. Ele é daquela série de cítricos que não lembra muito café e tem pouco corpo. No entanto, chega uma hora que mesmo com apenas 250g enjoa. Então lembrei que ainda tenho o café de Tiradentes da viagem do começo do ano, o [Tamandaré], um café tipicamente mineiro: encorpado e torrado demais.
Aomori Microlot (Kraft do The Coffee) 2023-05-28 [tag_coffee] O café acabou e fui buscar em um rolê de bike no ABC, aqui do lado. Era uma terça e havia pensado erroneamente que seria dia de torra nova no Birmingham, uma cafeteria com microtorrefação gerenciada por um químico. Acertei o dia, mas errei o período: a torra acontece toda terça à noite, não de dia. Ou seja: café novo apenas no dia seguinte.
Timemore C2 2023-04-05 [tag_coffee] Para começar o custo/benefício é imbatível. Há muitos moedores manuais hoje em dia, mas nenhum entrega tanta qualidade com tão poucos moluscos. No caso da Timemore a construção de seu moedor de entrada é barateado por conta de algumas partes feitas em plástico reforçado, mas ainda assim a engenharia por trás do mecanismo criado por eles impressiona por não ser um top de linha. A sensação ao segurar um moedor desse é que ele parece mais caro.
Jaguatirica Coffee 2023-03-06 [tag_coffee] Este é o café especial da região de Monte Verde. Provei ele achando no mercado local, uma boa surpresa, e depois comprei a versão em grãos na própria torrefadora, em uma das ruas da cidade. Infelizmente não deu tempo de experimentar o espresso porque estávamos de saída. Este café contém um equilíbrio divino entre acidez e doçura. Não se sente amargor, este é daquele estilo em que o café parece um suco. Remete um pouco a frutas maduras ou de inverno, como nozes e castanhas, apesar de haver um pouco de cítrico. Provei mais de duas semanas depois de abrir o pacote do moído do mercado porque estou evitando ingerir cafeína todos os dias, mas o sabor continua bem agradável apesar do tempo envelhecendo. Guardando na lata de Tiradentes.
Maria Bonita Robusta 2023-02-09 [tag_coffee] A Mitiko achou um café 100% robusta de Minas com venda direto do produtor, em grãos, descafeinado, e é mais barato que café de mercado. Este achado é para poucos. Só o frete é caro. Encomendamos um quilo.
Pereira Villela de Itajubá, MG 2023-01-31 [tag_coffee] Espresso cremoso, azedo como uma torra mais balanceada. O rapaz lá tem todo equipamento para colher, torrar e moer. É o esquema de minitorrefação. Peguei o intenso local para experimentar e o que provei, da fazenda Sant'ana.
The traditional american coffee shop 2022-11-21 [tag_coffee] Este lugar me faz lembrar dos cafés americanos que passamos durante nossa viagem pela Califórnia. Para o bem e para o mal. Para o bem há essa memória afetiva, onde a comida não importa, desde que revele lembranças. Assim é com as panquecas e ovos mexidos com bacon, por exemplo, que não são grande coisa. São pela experiência, muito próxima se você fosse em um café nos EUA.
Kiki Café 2022-11-21 [tag_coffee] Foi uma ótima surpresa do bairro do Ipiranga. No penúltimo andar de um prédio da Bom Pastor em um pequeno espaço fica esse simpático café com nerdices modernas espalhadas pelo local, como cubos mágicos, um minibat-sinal e livros do William Gibson (Neuromancer) e Douglas Adams (Guia do Mochileiro). A vista panorâmica virada para a Avenida do Estado é bacana, dá um motivo a mais para visitar. Há um pequeno terraço com apenas um lugar. Durante a Copa eles estarão com uma TV ligada nos jogos.
The Coffee 2022-11-07 [tag_coffee] A primeira vez que testei essa rede japonesa de quiosque minúsculo onde você mesmo faz o pedido foi em Blumenau há mais de um ano. Lá havia experimentado o espresso e gostei. Agora com uma filial próximo do Frei Caneca pedi algumas vezes, a caminho das cabines da Mostra, um americano pra viagem, com um espresso extra. Eles tomam o cuidado de colocar um pouco de água fria em cima para você já ir bebendo sem esperar esfriar. O sabor é de torra média, aquele azedo frutado pouco encorpado que faz salivar. Não era muito fã de torra média, mas essa me fez comprar um pacote para fazer em casa. Na Aeropress é preciso colocar um pouco mais de pó. Ele fica com quase o mesmo sabor, mas sem o encorpado do espresso. O sabor toma conta da boca. É bom para tomar sozinho, sem acompanhamentos. Agora no calor também experimentei gelado e ficou muito bom, leve. O café que eles usam aqui no Brasil é regional, mesmo, então em outros lugares do mundo espera-se outros sabores.
Montanhas do Cafundó 2022-11-07 [tag_coffee] Depois do desastre que foi o [Café da Vovozinha], lá de Extrema, quando fomos fazer uma trilha, sobrou esse Cafundó, que é de torra média selecionada. Sabor cítrico, fresco e leve. Bom para degustar como suco.
Café da Vovozinha 2022-08-24 [tag_coffee] Comprei esse saco de café em grãos em uma loja com esse nome em Extrema depois da trilha de dia de semana. Me decepcionei um pouco com a falta de sabor e porque a torra é irregular, vindo uns pedaços estranhos junto em que trava até o moedor. Isso já aconteceu com minha torra uma vez ou outra, mas nesse dá para sentir até no copo quando é passado. De qualquer forma o estilo desse café é mais vegetal mesmo, e por isso o sabor um tanto insosso. É uma experiência encontrar a proporção correta. Fica de exercício para o degustador.
Pike Place 2022-08-09 [tag_coffee] A torra é o segredo. Intensa, traz sabores amendoados. Um amargor inebriante.
Sumatra 2022-06-25 [tag_coffee] Por que gosto desse café da Starbucks? Ele não é frutado nem doce nem dark. Justamente por isso. Seus traços de vegetal e sua falta de acidez e um certo teor alcalino é uma mudança de ares bem-vinda. Não espere mais do mesmo.
Minha Torra Dark 2022-06-25 [tag_coffee] Fiz nova torra na pipoqueira, com uma quantidade bem razoável (meio quilo talvez) e o resultado ficou bem dark, quase queimado. Depois de três a quatro dias descansando: ficou amargo? Um pouco. Mas isso é devido às imperfeições. Ficou intenso e doce também. Não ficou ruim. É um bom café. Mineiro e honesto.
Colombia 2022-06-11 [tag_coffee] Eu gosto bastante desse café da Starbucks, mas essa safra na Aeropress tá dose de acertar. Está bem intenso o amargor. Já estou usando menos pó com uma moagem mais grossa e com menos tempo de infusão e ainda assim está bem marcante. O sabor no Aeropress é tão intenso que acho difícil encontrar detalhes exceto amargor e corpo intenso. No coador de pano no nível 9 de moagem e com 4 minutos de infusão o nível ficou bem próximo do ideal, com a intensidade do sabor, mas talvez com o corpo ligeiramente mais leve. Não sei se isso é um problema.
Espresso Café Cooparaíso 2022-05-15 [tag_coffee] Eu gostei desse café. Peguei da última vez que estávamos voltando de viagem de Minas e passamos em Espírito Santo do Pinhal, onde há uma cafeteria cheia de cafés gourmet da região. Foi lá que conhecemos o ótimo Loretto, BTW. Esse a moça falou que era o que eu estava procurando: sem as frescuras do gourmet (aquele gosto meio enjoativo), um pouco de corpo e amargor. Esse está na medida certa. Acabei de abrir e é de meio quilo, então ainda posso experimentar bastante com tempos de infusão, quantidade de pó e moagem, mas o padrão aeropress entrega um copo balanceado, não muito murro no estômago nem muito insosso como moagens mais claras (esta é média). Curioso que a embalagem praticamente toda está em francês. Eis alguns trechos:
Casa do Colono 2022-05-14 [tag_coffee] Demorei um tempo até entender esse café. Comprei dentro das termas de Poços e ele é bem caro e feito na cidade mesmo. Gostei, mas nem tanto. Tem aquele sabor gourmet um pouco leve e doce. Não é ruim, mas é caro demais para pouca complexidade.
Café Exotic 2022-04-14 [tag_coffee] Abri este pacote faz duas semanas. Em alguns momentos achei forte e amargo demais. Em outros fraco demais. Claro que o problema era eu e meu jeito de fazer o café. A receita que mais deu certo foram exatos mais ou menos 2 minutos após a infusão para a virada da Aeropress e um cuidado especial ao empurrar o êmbolo com uniformidade de tempo. O sabor não é absurdamente exótico. Lembra um café de sabor intenso, que sozinho pode ser tomado como uma refeição. Não é tão frutado nem aromático.
Garimpo Coffees 2022-04-01 [tag_coffee] Tomei o pacote inteiro desse grão que diz puxar para sabores mais florais e vegetais e não senti nada. Esses cafezes sutis demais realmente não são para mim.
Café Gelado 2022-03-05 [tag_coffee] [tag_cooking] Com esse calorzão tenho feito com mais frequência. Não é o cold brew, que demora de um dia para o outro. Uso uma versão simplista do café gelado de James Hoffman para Aeropress. Basicamente peso 60% de gelo para 40% de água do líquido total que pretendo beber e coloco esses 40% para ferver e passar na Aeropress como faço com minhas receitas diárias (método invertido, 3 a 4 minutos de infusão), com a diferença que o resto do líquido está em forma de cubinhos de gelo no copo para onde eu empurro a bebida quente. Ao final eu costumo misturar com a colher e jogar uma ou duas pedras de gelo para gelar ainda mais. Ah, em tempo: uso de 5 a 10% a mais de café para a infusão, pois bebidas geladas tornam o paladar menos sensível. O resultado é refrescante, mas mantendo o sabor original do café usado (com o Loretto Bourbon fica delicioso, bem doce e intenso).
Café Verde Torrado em Casa 2022-02-15 [tag_coffee] Passei duas horas depois e ficou bebível, mas há um amargor que preciso entender se é erro na torra, do gás carbônico que dizem que fica nos primeiros dias ou do próprio café. No dia seguinte o resultado ficou muito melhor, bem doce e intenso. Fiquei empolgado para experimentar conforme os dias passam.
Saga 2022-01-24 [tag_coffee] Havia achado este café bem diferente na questão de sabor. Existe um amargo, mas não é como os outros. Um misto de tons vegetais e minerais. Quase nada frutado. Então sem querer eu provei junto de um queijo canastra que trouxe da mesma região, e minha surpresa: é o mesmo amargor. Feitos do mesmo solo as propriedades se combinam. É quase mágica.
Sete Quedas 2022-01-14 [tag_coffee] Café gourmet de Poços, foi premiado em terceiro lugar da região. Agora me diga: quantos cafés especiais existem em Poços? Meia-dúzia? Talvez não tivesse sido um bom jogo de marketing ostentar a posição.
Zaro Café 2022-01-11 [tag_coffee] Esse é um dos cafezes que trouxe de Capitólio pelo que me lembro. Ele é do Sul de Minas, claro. Uma torra média meio sem graça eu achei no começo. Até deixar mais tempo de infusão com a água praticamente fervendo. Quase cinco minutos (às vezes mais) de infusão. Pensei que poderia oxigenar demais, mas o resultado trouxe tanto corpo e doçura ao café que preferi assim. A temperatura mais baixa para beber também ajudou, e isso é algo que pretendo fazer nos próximos cafezes. De qualquer forma, este ficou com um ótimo sabor, nada ácido e bem frutado para uma embalagem aberta há quase um mês.
Café da Fazenda da Família Incrível 2021-12-05 [tag_coffee] Esta torra escura e fresca de grãos que o Sr. Incrível ofereceu me surpreendeu e muito. Você vê o frescor pela espuma que escapa por cima da água quente. Esse é o gás carbônico ainda presente no grão que se alojou durante a torra e ali ficou até a água expulsar. Você sente o sabor de cacau bem intenso, quase como se fosse chocolate alguns-porcento-bem-altos-de-cacau versão líquida. E você sente um corpo semiaveludado, simples e elegante.
Comparar métodos de extração de café é inútil 2021-11-01 [tag_coffee] É muito difícil comparar diferentes métodos de extração de café quando feitos direito e com o mesmo café, porque se o café é ótimo todos os método produzem um ótimo café. A diferença? As nuances de sabor e aroma.
Café Dona Manuela 2021-09-18 [tag_coffee] Passei no pano. Tive que passar de novo. Ele é bom. Corpo leve e um sabor no fundo que lembra Minas, mas bem mais sutil que o normal. Puxa mais pro doce e tons mais florais que frutado. Na Aeropress tive uma surpresa: ele amargou em alguns momentos, e em outros não. Testei alguns métodos, como na invertida, que é o que estava usando esses dias para reter o líquido e conseguir mexer após o tempo de infusão, mas acho que esse tempo ou precisa ser ajustado ou algo foi feito de errado. Pode ser que a borracha do método invertido esteja causando alguma interferência no sabor, pois outro café também amargou. Retornei para o James Hoffmann e deu certo, ficou show de bola, doce e com mais sabor. Tentei no pano novamente e há uma diferença na intensidade. Tentei novamente Aeropress tradicional, mas sem mexer após 30s, mantendo preso e ficou menos intenso. Hoffmann for the win.
The Coffee Curt Hering em Blumenau 2021-06-22 [tag_coffee] Esta é uma franquia cuja ideia é café to go, em um espaço minúsculo com abertura para a calçada. Pedi um filtrado no de Blumenau. O tamanho pequeno deles é o short da Starbucks, que os atendentes de lá nem oferecem mais por ser muito pequeno. Por cinco reais você mesmo faz seu pedido em um tablet ao lado de uma maquininha de cartão onde você passa seu cartão (não se aceita dinheiro). A ideia pelo que entendi seria realizar o pagamento pelo próprio app, mas não havia essa opção disponível. A única função dos atendentes é explicar isso e fazer um bom café. E fizeram. A torra é menos escura do que normalmente se encontra em cafés rápidos. O filtrado deles possui um sabor entre ácido e doce agradável, de corpo médio e quase viciante. O tamanho pequeno ficou ainda menor.
Spot Coffee em Blumenau 2021-06-22 [tag_coffee] Caímos em uma rua de um bairro de classe média alta e nela havia esse café antes do nosso destino. Experimentei o filtrado pequeno deles por exorbitantes 9 reais. Bom café, torra escura, um sabor amargo que puxa para os sabores da Starbucks. O ambiente interno não é aberto, mas existem mesas na calçada. Não estava com tanto movimento no meio da manhã. Atendimento rápido e eficiente.
Como Fazer Café 2021-03-14 [tag_coffee] [tag_cooking] Ao longo dos anos meu processo de fazer uma xícara de café mudou radicalmente. Já experimentei coado em papel, coado em pano, moka, prensa francesa, Aeropress. Alguns princípios mudaram, outros se mantiveram ou foram descobertos e mantidos no dia-a-dia. Este é um guia básico e genérico, mas não necessariamente prático, para quem deseja trilhar essa aventura de fazer sempre um café melhor que o de ontem. Ou pelo menos tentar. É um insight filosófico e um pouco científico; um apanhado de conhecimento que talvez você não saiba ainda, ou não dessa forma.
Uma Breve História Sobre Preconceito (e Café) 2021-02-15 [tag_coffee] Eu me lembro de vídeos antigos de moedores de café manuais em que o sujeito fica 10 minutos no YouTube girando aquela matraca até conseguir tirar de alguns grãos de café o pó para seu cafezinho matinal. Fiquei com a impressão de que todo moedor manual era assim e desisti na hora de ter um, optando por um elétrico.
Fazenda Baobá 2021-02-15 [tag_coffee] No meio das minhas compras de estocagem de café peguei 250g deste grão que veio lá da região de Média Mogiana, em São Sebastião da Grama, interior de SP (mas do lado de MG). Ele pode ser encontrado no mercado Santa Luzia e comprado online.
Santa Helena Alfenas 2021-01-14 [tag_coffee] Café que chegou esse mês do Grão Gourmet possui tanino equilibrado e tons semi-cítricos. Pouco amargo, levemente doce.
Fazenda Tijuco Preto 2020-12-09 [tag_coffee] A Fazenda Tijuco Preto fica em Sul de Minas, em Andradas. Comprei do estoque da Grão Gourmet porque meus cafezes estavam acabando e era o único disponível em grãos. Essa torra média possui baixa acidez, levíssimo amargor e um corpo fácil de tomar sozinho. Pouco aromático, é o famoso não fede nem cheira, que agrada paladares menos afeitos a disposições agressivas das moléculas presentes em torras e frutos mais algozes. PS: sabor mais floral, menos frutado.
Fazenda da Serra 2020-10-22 [tag_coffee] Esse café é diferente do que se costuma provar nas rodas gourmet. Ele possui atributos florais, e não frutados. É menos doce, mais aromático (até no sabor) e pode soar sem graça para alguns, mas é o equilíbrio entre as nuances a chave para entendê-lo.
Kaynã 2020-09-29 [tag_coffee] Doce, pouco ácido. Feito em uma fazenda orgânica que visitei com amigos há um ou dois anos, a fazenda produz alimentos sustentáveis e tentam diminuir ao máximo as pegadas de carbono. A torra deste café é média, mas possui bom corpo e amargor leve. Você pode encontrá-lo moído ou em grãos no mercado Santa Luzia em São Paulo. Eles entregam na capital de bike. É muito esforço para deixar de ser admirável. E é um bom café de verdade.
Sul de Minas 2020-09-25 [tag_coffee] Da série Café do Centro, este Gourmet Especial de Origem diz "grãos selecionados e torrefação precisa criam uma textura perfeita de aroma e sabor inigualáveis". Nota final: cítrico equilibrado. Não sei muito o que dizer sobre esse. É café. Não há aroma nem sabor muito especial. Sente-se o tanino e o equilíbrio cítrico, claro, mas não tem personalidade. É um café bom. O quanto isso é digno de um gourmet também não sei. Só sei que é melhor que de mercado. E se vende em grãos, o que para meu paladar é uma vantagem.
Serra Negra 2020-09-25 [tag_coffee] Nossa, que café sensacional. O nível ideal dele está próximo de 20 gramas por 350ml (6g por 100?), ou talvez um pouco mais. Deixei mais que 30s (porque ele estava inchando e fazendo um espuminha convidativa) e menos que 1 min em infusão para duas canecas (36g). O resultado é um café encorpado, frutado, tânico e com um retrogosto complexo. São aromas e sabores maduros, que dialogam com você. Na temperatura ideal, um pouco acima do corpo humano, é uma bebida dos deuses. Você de fato sente uma acidez equilibrada e um final licoroso, alcoólico. Achei que estava brincando na embalagem, mas é verdade.
Santo Grão 2020-09-05 [tag_coffee] O doce tânico, o corpo médio, a caneca de café perfeita, regular, mas falta algo. Equilibrado demais, talvez? Não. Experimentei tomar com uma proporção mais pesada, 10g por 100ml, e fez diferença. O sabor mais presente revela uma combinação inebriante entre o amadeirado tânico da torra média e o amargor que envolve esse café aveludado. É um dos cafés mais equilibrados de linha que já provei.
Orfeu Descafeinado 2020-08-12 [tag_coffee] - 2021-05-15 O que pode ser mais bixa que café moído na hora? Café em grãos descafeinado, é claro. Este post é apenas para dizer que, sim, Orfeu Descafeinado em Grãos é que nem o Orfeu tradicional. Mais a bixisse.
Fazenda São Francisco 2020-08-10 [tag_coffee] Esse café tem um frescor que não sei se onde vem. Seu corpo é leve, mas o sabor é mais complexo, com notas cítricas, frutadas, misturadas com um levíssimo amargor típico de um café potente. A acidez é quase inexistente, se transformando em uma bebida viciante, onde uma caneca matinal de 300ml já não são mais suficientes.
Loretto 2020-08-04 [tag_coffee] Os cafés da Loretto se dividem em três tipos: Bourbon, Espresso e o Gourmet. Bourbon é o mais doce deles, com um sabor mais presente que o aroma. Bom, talvez nenhum desses cafés seja lembrado pelo aroma, e parte disso é por causa de seu sistema de vendas nem sempre entregar os grãos mais frescos ou melhor torrados. Este é um café de exportação e com o mercado agitado fica difícil reter talentos.
Fazenda São João (Produtor Osvaldo Bachião, Nova Rezende, Sul de Minas) 2020-06-13 [tag_coffee] - 2021-05-15 Frutado maduro e tânico, esse Bourbon faz um belo corpo com poucos grãos. Sua persistência é perene; minutos depois do último gole ainda fica a sensação de um ótimo café. - 2020-05-13 A torra foi feita na quinta, quarto dia de junho, e eu recebi na noite de segunda e foi o café da manhã da terça. Moído na hora para coado, vinte e poucos gramas, e passado na Aeopress com cerca de um minuto de infusão, seguindo da já tradicional virada antes de abaixar o êmbolo, este café ultra-fresco trouxe para mim, diferente de sua ficha, notas cítricas, lembrando limão. O sabor com certeza é tânico, algo que adoro e que me traz um vício desgraçado. O amargor desta torra média é equilibrado e seu corpo é quase médio.
Fazenda Capoeira 2020-05-05 [tag_coffee] Fazenda Capoeira é um café doce, torra clara, pouca acidez e tons de caramelo aveludado. Pouca expressão após degustar, e parece enjoativo no final, mas sempre acabo passando uma nova caneca no meio do dia.