Made in Abyss 2024-02-28 [tag_animes] A trilha sonora deste animê é elogiada porque ela é orgânica em meio à missão estilo video-game dos personagens de chegar ao fundo de um abismo e passar suas bem descritas fases encontrando seus bem conhecidos monstros. Não apenas a música, mas os sons produzidos estão prontos para serem embalados em um video-game, como de fato foi produzido. Dá sono a falta de compensação em investirmos tempo e atenção em personagens infanto-juvenis inconscientes de suas posições como personagens de um jogo com um fundo ligeiramente dramático.
16 bit Sensation: Watashi to Minna ga Tsukutta Bishōjo Game 2023-11-20 [tag_animes] Um anime de viagem no tempo saudosista sobre desenvolvimento de jogos de computador e reflexivo sobre a evolução das bishoujos, a pornografia de menininhas japonesas desenhadas como beldades. A dubladora da protagonista é o ponto forte. Ela é tão engraçada e espontânea que não importa muito o enredo. O anime resgata o finado PC-98, um computador pessoal japonês de mais sucesso regional até o Windows esmagar a concorrência.
Ascendance of a Bookworm 2023-11-20 [tag_animes] Anime inspirado em uma light novel que virou também mangá. Ele é cheio de tramas construídas nas regras da sociedade da época, especialmente a relação da nobreza com a magia. Uma história com muito texto e pouca ilustração, lembra mais animações do finado Macromedia Flash.
Link Click 2023-11-13 [tag_animes] Minha sobrinha me recomendou esse anime chinês. Ele é sobre viagem no tempo, investigação criminal e temas pesados. Seu estilo adolescente me buga. Seus personagens começam a primeira temporada como se fossem aprender algo, mas a segunda temporada se transforma em uma caça aos assassinos onde a viagem no tempo vira acessório mal usado. A estética é agradável. A introdução maravilhosa. As cenas são mesclas do 2D tradicional com um pouco de 3D que aumenta o dinamismo nas lutas e perseguições. A beleza de seu universo cativa, mas seu roteiro desnecessariamente complexo desaponta. Chega a nos jogar fora da cena.
KamiKatsu: Working for God in a Godless World 2023-09-28 [tag_animes] Este anime de reencarnação começa criativo e empolgante. Usa várias estéticas. Animais e monstros são criaturas computadorizadas 3D, por exemplo, e isso é o mais estranho que você irá encontrar. O título já descreve o primeiro episódio e a deusinha é engraçada até você perceber que tudo não passa de mais um jogo disfarçado de anime. Quando vira mesmice falta a criatividade. Deixa de ser empolgante.
Tomo-chan is a girl! 2023-09-23 [tag_animes] Sim, ela é uma menina. Mas nem parece. Neste drama de colégio acompanhamos aquela amizade de infância que se estendeu até os hormônios ficarem mais complexos e as brincadeiras mais adultas. É bacana acompanhar a constância nas personalidades destes jovens, que já eram assim desde sempre. Mas mais bacana é o respeito por seus jeitos de existirem, e como isso vira um empecilho quando se fala de romance e o esperado de cada gênero. As situações neste anime se tornam leves mesmo que não sejam, como quando um tarado apalpa a menina no metrô. E com isso acaba descomplicando relações. E, ainda assim, há uma barreira intransponível na comunicação entre o casal principal. É fascinante o gesso social japonês e o quão complexa e diferente são essas relações orientais. Ainda assim, um anime adolescente.
Rent-a-girlfriend 2023-09-23 [tag_animes] A versão estudante do romance entre um cliente e sua prostituta. Ela é namorada de aluguel e ele um virjão da escola como muitos que assistem animes como este. Seus hormônios traem seu comportamento e ele vira um cachorro no cio sempre que uma linda garota aparece em sua frente. Não é normal ficar olhando para elas com este olhar… o mais provável é que você seja um depravado. Essa relação entre eles vai sendo cozida em banho-maria para que ambos amadureçam nesta história arrastada, convencional e eventualmente engraçada. Nós damos risadas ou aguardamos por esses momentos passando por todas as obviedades e coincidências de obras sem imaginação além do seu tímido núcleo. Há boa intenção, não é um besteirol completo. Torcemos pelos personagens nem que seja para terminar logo essa história.
Spy X Family 2023-09-08 [tag_animes] A Mitiko começou a assistir este anime e dei uma olhada rápida. Minha primeira impressão foi que ele emula trabalhos clássicos com um estilo que se torna chato rápido, mas para espectadores medíocres pode ser muito bom (eu sou um deles). E tá na moda! A trilha sonora dos créditos finais lembra a de [Odd Táxi] higienizada ou mais elegante por ser menos boêmia.
The Masterful Cat is Depressed 2023-08-30 [tag_animes] A garota caótica adota um gatinho que quando cresce fica maior que ela e cuida da casa (e dela). Uma comédia fofinha para esquentar o coração. Em algum lugar no meio das piadas nos encontramos nos episódios que refletem a vida urbana tentando ser sensível. Ah, e tem a parte que é um gato gigante de dona de casa.
The Café Terrace and Its Goodness 2023-08-30 [tag_animes] Este eu dropei antes de terminar o primeiro episódio. O exploitation é explícito demais para conseguir acompanhar. A adaptação é descarada de um mangá que só quer fazer marmanjo se sentir o tal. É uma casa de chá que possui beldades peladas espalhadas pelo recinto enquanto o herdeiro do local se apresenta. Toda nudez será mostrada, mesmo que as pessoas não precisem ficar nuas.
Meu amigo pediu para compartilhar estes links (é para uma boa causa) 2023-08-30 [tag_lists] [tag_games] [tag_animes] [tag_series] [tag_movies] - igg-games.com - eztv.re - 1337x.tw - sci-hub.se - libgen.rs - torrentfreak.com - nyaa.si - Soulseek - Popcorntime
Meu Casamento Feliz 2023-08-30 [tag_animes] Este drama de época e com magia irá demonstrar como as aparências enganam. Essa moça maltratada (no mangá mais maltratada ainda), a gata borralheira de um conto japonês, se casa com um nobre que é temido por todos, e por algum motivo mágico (esses roteiristas) simpatiza com a moça. Ele nem precisou sair por aí procurando um pé que calçasse os sapatinhos de cristal. Gostei como constrói a história sem auê, em um ritmo contemplativo. Mas há uma manipulação de maldades exagerada. O núcleo amoroso é o forte. Não sei o por quê da magia (nem saberei, não sou eu que assiste).
Mashle: Magic and Muscles 2023-08-30 [tag_animes] A referência a Harry Potter é tão gritante que soa uma sátira. Em um mundo onde todos usam magia este garoto faz não sei quantas flexões por dia e pega de porrada até os bruxos mais gabaritados. A referência à obra de J. K. Howling não acaba por aí. Se trata de um messias, um renegado. E que irá dar muita porrada (acredito, dropei no primeiro) nesses bruxos e suas varinhas gays.
Masamune-kun's Revenge 2023-08-30 [tag_animes] Ele era um gordinho zoado pela escola e agora é o garoto popular que quer se vingar da garota que não quis ficar com ele. Eu estou ouvindo Incel lá no fundo? Os ecos do passado irão encontrar o amadurecimento desse personagem. Não é ruim, é um tanto dramático e um tantinho romântico. Bom para ver com a garota do seu lado.
Dr. Stone 2023-08-30 [tag_animes] O forte deste anime, assim como [Cells At Work], é ser didático sobre a ciência e ainda assistível. Um embate inicial é formado entre um potencial assassino da humanidade e um gênio que acordou milhares de anos no futuro enquanto todos estavam transformados em pedra. Há também um romancezinho para dar um ar de sacrifício ainda maior. No meio da retomada dos homens na terra o Dr. Pedra irá recorrer aos seus conhecimentos para fazer prevalecer a esperança. Bacana a introdução.
Zombie Land Saga 2023-08-28 [tag_animes] Houve uma vez em que assisti vários E01 de animes em sequência na esperança de achar alguns bons, mas passou despercebido este Zombie Land Saga. Hoje reassisto com outros olhos. Se trata de uma produção arrojada. Cores, ângulos, música e detalhes de cena criam com dinamismo e um bom humor espalhafatoso na medida certa a trajetória dessas garotas que morreram cada uma à sua época e hoje estão juntas nessa mansão recebendo instruções de seu agente megalomaníaco. O ritmo lembra Mahou Shoujo Ore com suas meninas mágicas peitudas, onde nos peitos há apenas músculo. Lembra também a parcela Idol da série Aggretsuko. Enfim, a dinâmica das meninas funciona em uma paleta de cores fascinante e em constante movimento. Já assisti mais episódios, apesar de ser bem difícil acabar porque começa a dramatizar e delongar muito.
The Girl I Like Forgot Her Glasses 2023-08-28 [tag_animes] Animação meio 3D, meio desenhado. O 3D é horrível, mas tem charme. O plot é a garota com cabelos esvoaçando ficando bem pertinho do garoto que gosta dela porque ela esqueceu os óculos. Japoneses sofrem com paixões platônicas e boa parte dos animes referencia este traço tão comum entre pessoas tímidas.
Reencarnando como uma reencarnação de anime de reencarnação 2023-08-28 [tag_animes] O que há que os japoneses agora todos reencarnam em um jogo online e os episódios dos animes viram batalhas de RPG, aumento de XP e lições de moral para crianças chatas? E o pior é que a Sra. Mitiko está gostando desse gênero. Dos que eu vi de passagem contei cinco. E isso em apenas um mês!
Bucket List of the Dead 2023-08-02 [tag_animes] A ideia é bem boa. Garoto trabalha como um morto-vivo para uma empresa exploradora e quando começa o apocalipse zumbi ele renasce. E vai comprar umas brejas de bike no meio da horda dos novos mortos-vivos. No entanto, por ser um anime adolescente ele perde pontos. É muita enrolação. O conceito é uma bucket list que o jóvi preenche de coisas que ele quer fazer e nunca teve tempo ou chance ou aquelas desculpas que damos a nós mesmos. A analogia pós-pandemia é muito óbvia. A graça é que é como se ele estivesse em pleno lockdown. Eu lembro minha felicidade nerd na época do coronga, que sabia que não viveria um apocalipse, mas que o vírus era o acontecimento mais próximo disso e estava de bom tamanho. Esta série tem alto astral. Se você é jóvi e se ficar na moda vai curtir.
Lookism 2023-01-02 [tag_animes] Este anime feito com computação é baseado em um webtoon coreano e apresenta as vicissitudes dos jovens e a luta pela aparência na escola e as questões existenciais de quem é vítima de bullying de gangues e valentões. Há um traço dramático representado por um gordo feio e nojento e sua dedicada mãe, que teme por seu filho sozinho na selva das aparências e na medida de força dos rapazes. A série exagera as situações humilhantes o suficiente para gostarmos da humilhação que o protagonista sofre, o que é problemático. A ideia era termos pena ou refletir sobre o assunto? Ele é cartunesco demais. Sua introdução revela o final da temporada, com uma dupla de vocalistas inesperada. A melhor ideia da história é que o gordo ganha um corpo perfeito para passar metade do dia. Enquanto um corpo está sendo usado o outro dorme. Essa simplicidade da ideia permite explorar melhor a relação entre o nosso corpo e nossa mente, ou a mente de um jovem, sempre se comparando e ansioso para fazer parte de qualquer grupo. A trilha sonora é bacana, kpop.
Chainsaw Man 2022-12-10 [tag_animes] Assisti um ep desse anime porque meu amigo falou que o diretor fez umas coisas interessantes com o movimento de câmera. Depois assistindo fica mais claro o motivo. Com o uso de CGI nos cenários o movimento é mais fluido, ocorre em um espaço tridimensional, ou se parece. Bem mais que o anime tradicional. Falta alma aos movimentos. Ele emula um grande trabalho e conta rapidamente a história desse rapaz. A história aposta no choque, assim como Dororo é uma história triste de partir o coração. Nós torcemos pelo herói? Não é para tanto. Enxergamos a visão ocidental da crítica capitalista sobre os que têm tanto e ainda querem mais. Tudo o que ele quer é uma vida normal. Poder passar pão na geleia. De partir o coração se não fosse manipulador. Ah, e se esfregar em uma garota. O sonho incel de um caçador de demônios pagando a dívida infinita do falecido pai que se matou (talvez depois descubramos que não, anime tem disso). Os movimentos ficaram bonitos. Mas eles por si só contam uma história ou são bonitos no [estilo Shinkai]: vazios de significado?
Aharen-san 2022-11-07 [tag_animes] Este anime é fofinho e completamente despretensioso. Sua âncora é a amizade inusitada entre um jovem alto e socialmente neutro e uma garota que fala muito baixo e senta na última fileira da sala de aula. Juntos eles descobrem coisas em comum para se manterem juntos em um mundo sem complexidades, só descobertas. Inclusive do amor.
Attack on Titan 2022-07-24 [tag_animes] Este anime começa bem sério, impondo o tema da sobrevivência humana em um núcleo bem basal, quase visceral. Ele explora os princípios pelos quais se deve viver, e não meramente sobreviver. Seu herói é o jovem Eren, que considera o modo de vida de sua sociedade temporário. Protegidos por muralhas que foram erguidas para proteger os últimos representantes da espécie humana, do outro lado seguem como zumbis gigantes humanóides. Conhecidos como titãs, não há nada de nobre em seu feitio. São caracterizados como animais com duas vantagens sobre a humanidade: seu tamanho descomunal e o comportamento bestial.
Fora de Órbita 2022-02-15 [tag_animes] O primeiro episódio é dinâmico. Seu frescor nos deixa esquecer momentaneamente que este anime tem episódios longuíssimos. O segundo episódio é mais parado e faz pensar que estamos sendo enganados por um serviço de streaming para consumir mais horas do serviço e inchar os números que vão aparecer no relatório de acionistas. E tudo isso gera obras longas sem motivo, a perda da natureza do entretenimento e da reflexão da arte. A criação humana no automático, sem controle humano e sem responsabilidades artísticas dos idealizadores.
Sarazanmai 2021-11-23 [tag_animes] O mesmo criador de Sailor Moon lança uma espécie de Madoka Mágica com meninos e que envolve tirar coisas da bunda. É uma viagem de ácido montada em várias camadas visuais. Fica difícil compreender tudo no primeiro episódio, mas parte da graça está em curtir o nonsense, então está tudo certo, pois é diversão garantida. Por enquanto não há trama mais longe do que "não mexa com espíritos que parecem sapos gigantes, pois eles não são e ficam brabos".
Blade Runner do Crunchyroll 2021-11-17 [tag_animes] ## Blade Runner da Barbie Os Ocidentais estão no filme e no Oriente para ganhar dublagem em japonês e jogar go no lugar de xadrez. Esta versão se aproxima de um Westworld versão anime, mas seu design de jogo 3D nunca escapa de nossa percepção do design deste universo. Por isso todos parecem orbitar nas prateleiras das infinitas versões de Barbie e Ken.
Un-Go 2021-11-13 [tag_animes] Material de divulgação de mangá. Os elementos estão lá misturados em uma composição animada, mas nunca feita para animar. E há uma diferença. Um anime feito para animar desenvolve movimentos próprios à parte dos ângulos, cenas e cortes de um mangá. Ele cria movimento usando os mesmos elementos visuais da arte estática em gibi.
Komi Can't Communicate 2021-11-08 [tag_animes] A estética do anime me agrada muito. Esse lance de cenários em 3D e personagens semibidimensionais inseridos em suas próprias neuras através de ajuda visual, mudança de fundo, etc. A própria movimentação da câmera é muito agradável de se ver e a direção acerta em cheio, pois o tema é sobre a tensão de alguém com crise de ansiedade ao tentar interagir com outras pessoas.
The Fruit of The Evolution: Before I Knew It, My Life Had It Made 2021-11-03 [tag_animes] "The Fruit of The Evolution: Before I Knew It, My Life Had It Made", ou TFOTEBIKIMLHIM para resumir, tem a grande vantagem de ser um anime com um título bem longo, o que dá para puxar assunto por bastante tempo com desconhecidos. Só de falar o título já se passou meia-hora de conversa, bem mais do que se você fosse falar de animes com títulos mais curtos como One Piece e Death Note.
Tawawa on Monday 2021-11-01 [tag_animes] Anime curto. A ideia é um draminha entre uma garota com os peitos enormes e um trabalhador urbano com crise de depressão. Não fica claro no primeiro episódio para onde isso vai, exceto que não é engraçado e haverá exploitation desses peitos.
Blue Period 2021-10-21 [tag_animes] Um estudante de colégio dedicado aos estudos apenas na hora de escolher a faculdade descobre a paixão nas artes. Não compreendendo porque se arriscar em uma carreira cara que geralmente não se paga na vida lá fora, ele dá o grande salto no escuro. Esta série de anime apresenta uma estética agradável nas pinturas e detalhes para aprendermos melhor as técnicas que estudantes de pintura usam no dia-a-dia. Bom ritmo.
Megalobot 2021-10-15 [tag_animes] Este anime contemporâneo começa como se fosse dos anos 80 e energizado com uma trilha pauleira, mas aos poucos se revela um estudo dedicado sobre detalhes do boxe, do esporte em si, e um pouco sobre esse arco fascinante dos perdedores escalando seu caminho rumo ao topo. A síndrome de Rocky, Um Lutador.
Uza Maid! 2021-10-04 [tag_animes] Este anime possui um esquema manjado, mas é engraçadinho pelo exagero. Uma ex-força aérea lolicon, viciada em menininhas, arruma emprego como empregada de uma casa onde mora uma menininha russa, que para ela é um anjo por não estar ainda menstruada. A maid é trincada e cozinha bem, dominando a rotina da pobre menina que perdeu a mãe cedo. Os episódios giram em torno da obsessão da maid em ser bff de uma raridade no Japão: menininha loira de olhos azuis. Otchen Rarachô.
Null & Peta 2021-10-04 [tag_animes] Um anime com algumas referências de programação (Null) porque a protagonista, uma garotinha gênio, reconstrói sua irmã (não sabemos seu paradeiro) no corpo metálico de um robô que mantém sua personalidade. Ou quase, e é essa a graça, quando criatura não se comporta como a criadora imaginava.
Hitoribocchi no Marumaruseikatsu 2021-10-04 [tag_animes] Essa menina resume para todos nós tímidos o que era o ensino médio. Cercados de preocupações sobre como se comportar em sala de aula ou desenrolar uma conversa informal, nossas cabeças estavam o tempo todo maquinando um plano e revendo episódios passados.
Edens Zero 2021-08-30 [tag_animes] Um anime que puxa um pouquinho dos traços cartunescos e as peripécias de One Piece, mais alguns assuntos. Porém, os decotes e sainhas da atração feminina é algo a mais. A história é boba, infantil, e pouco atraente. Ele foi criado por robôs e agora está na hora dele sair de casa. E chega uma jovem delícia para levar ele para o espaço onde promete fazer 100 amigos. O ritmo é bacana, mas em muitos momentos entra no automático e não estou certo se deveria merecer um tratamento melhor. Talvez sim. Os traços são bons.
Gabriel Dropout 2021-08-17 [tag_animes] O primeiro episódio é uma brisa. Essa anjinha em um piscar de olhos se torna mais temível que a demônia mais empenhada em se tornar a peste na Terra. Junte mais duas garotas e temos um anime colegial que usa elementos sobrenaturais da crença cristã em uma divertida exploração contemporânea dos conceitos de bem e mal. Tem cara de se tornar episódico, mas o E01 vale a visita.
Drug Store in Another World - The Slow Life of a Cheat Pharmacist 2021-08-12 [tag_animes] Cara, que tormento esse anime. Ele é infantil e adulto ao mesmo tempo e acaba não sendo nenhum dos dois. O pior da fofice do japonês em formato formulaico. E o pior de tudo é não haver exploitation. A guria menor é uma criança de fralda menina-lobo (não, não é furry material). A guria maior é uma fantasma que usa um longo vestido medieval. A estrutura de um feudo é curioso, até porque eles falarem japonês em um sistema feudal já mescla dois mundos explorando uma nova visão. Mas só isso não suporta a dancinha toda vez que uma nova "poção" é criada.
Plastic Memories 2021-08-08 [tag_animes] É curioso como alguns não-sci-fi se vestem de sci-fi, mas no final das contas é apenas um romance adolescente. Este é o caso típico. Ele apresenta as premissas de androides entre nós com prazo de validade e um sistema de coleta dos que estão para vencer, mas no final das contas o que ele quer mostrar é a relação afetiva (e semi-sexual) entre a androide lolita e o novato no departamento.
Pilotos de Dragão 2021-08-08 [tag_animes] Como a Mitiko gostou de chamar, este é a Luluco de pobre. Para quem não sabe, Luluco Space Patrol é um dos melhores animes lançados pelos produtores de Kill La Kill. E Pilotos de Dragão copia alguns elementos da personagem que se misturam com clichês da arte: roupinhas curtas que causam embaraço, o protagonista não queria ser o escolhido, elementos mágicos se misturam com um horizonte mais realista.
Mitchiri Neko 2021-08-08 [tag_animes] São gatos e os episódios são curtos. O que mais precisamos para assistir até o fim? Gatos caindo a rodo. Versões diferentes de gatos. Gatos vestidos de ninjas. A animação final em que o sentido das coisa não faz sentido. E, por fim, um gato-leão que quando aparece misteriosamente o número de gatos diminui.
Gamers 2021-08-08 [tag_animes] Este romance colegial mescla os interesses amorosos e de diferentes estilos de gamers para encontrar pontes divertidas entre esses dois mundos do popular e do que uma única vez eram os impopulares nerds. Talvez ainda sejam em um outro nível.
Eden 2021-07-24 [tag_animes] Este é um anime Netflix. Ou seja, não possui o frescor, a arte, a imaginação ou os valores de um anime de verdade. Mas deve ser mais fácil de desenhar. A história: humanos desapareceram há 1000 anos. E no primeiro episódio já vemos dois. Um deles é uma criança adotada por dois robôs. Por quê? Só o deus dos robôs sabe. Eles precisam esconder esse mamífero porque dizem as más línguas que ser humano é nocivo. Além de não ter como recarregar na tomada. Um inconveniente.
Cowboy BeBop 2021-07-24 [tag_animes] Um western no espaço com pitadas de Blade Runner. A introdução evoca e década de Tarantino onde tudo era mais simples e atraente. O roteiro e seus detalhes certeiros mantém a ação enquanto damos risada dos trabalhadores apostando em jogos de azar enquanto se gabam de como construíram tudo lá fora. O nome do vilão do primeiro episódio é uma referência a um dos ícones de ficção científica, o que é um mistério. E por falar em mistério, que clima Bonnie e Clyde foi aquele do final? Eis um anime que chama a atenção, mesmo que pelos motivos errados.
To Your Eternity 2021-06-25 [tag_animes] A jornada dos anônimos, contada como um épico porque todo anônimo que se sacrificou pela sobrevivência conta como um passo à frente para onde estamos hoje. Tudo começa com um "orb" que pode reproduzir formas. Isso chega na Terra como uma pedra. Vira um lobo, o melhor amigo de um menino. "O Último" é o título desse primeiro episódio de um anime orquestrado com esmero. É para fazer você se emocionar, pelo texto e pela música. Fará você chorar pela desesperança, ó doce e ingênua criança moradora do século 21. Ignora o número de obstáculos para chegarmos aqui. E ignora que "O Último" é apenas um entre muitos. E o sonho de um paraíso continua entre os sobreviventes. Viva a jornada!
My Wife Is the Student Council President! 2021-06-12 [tag_animes] Comédia do absurdo. A linguagem se solta um pouco além da lógica. Há um teatro não-relacionado com a história e uso de enquadramentos e posições diferentes, proporções propositadamente exageradas. Os traços são imaginativos, unindo o exploitation de belas curvas de colegiais com uma pegada mais cartunesca, o que permite momentos fofinhos, e tudo funciona bem porque é muito bem feito. Lembra vagamente trabalhos da Trigger como Kill La Kill e Patrulha Espacial Luluco em alguns aspectos, mas não é a mesma coisa. Junto uma pegada que lembra o clima solto de Epic Pop Team, mas sem o anarquismo completo. É uma mistura de fato, não é original, mas consegue ser divertido com o que oferece.
The Lost Village (Mayoiga) 2021-06-05 [tag_animes] A dinâmica do primeiro episódio é hipnotizante. O ar de mistério sobre quem são aquelas pessoas dispostas a desistir de suas vidas indo em direção a uma vila perdida para nunca mais voltar garante nossa atenção. Eles estão em um ônibus de excursão. E o motorista? Pessoas já "se perderam" por lá. E a polícia? Há criminosos no meio do grupo? E se alguém desistir?
Jouran: The Princess of Snow and Blood 2021-06-05 [tag_animes] Nossa, que legal. Anime com lutinha e revelações no meio delas que ninguém que não leu o mangá vai entender. Esse é um dos poucos exemplares que eu dormi no primeiro episódio. Vinte minutos é atenção demais para uma sequência de medida de forças que se passa em um Japão nazista com espiões e agentes aparecendo pra fotinha e se transformando em monstros.
Time of Eve (Eve no jikan) 2021-05-28 [tag_animes] Uma direção bem pitoresca dessa série. Os movimentos da câmera tenta reproduzir os movimentos de cabeça que fazemos para desviar o olhar. E a visão é desse rapaz quase míope, de vista e de seus sentimentos. Mas, assim como sua andoide, ele está tentando.
Our Love Has Always Been 10 Centimeters Apart (Itsudatte Bokura no Koi wa 10 2021-05-28 [tag_animes] Fofinho esse anime curto. Ele introduz esses dois carismáticos estudantes de último ano, seus anseios para o futuro e seu relacionamento que continua platônico. Se trata de uma história leve, talvez um estudo de personagem, com certeza metalinguístico. Ele estuda cinema, ela artes. E ambos quando se sentam um do lado do outro não conseguem ultrapassar essa imaginária e desafiadora barreira dos dez centímetros de distância.
Shônen Ashibe GO! GO! Goma-chan 2021-05-22 [tag_animes] Ela é uma foca bem fofinha em uma animação com traços infantis, geometricamente simples de repetir. Agora eu sei o barulho que uma foca faz e não vou decepcionar minhas sobrinhas. Mas o desenho em si é cheio de problemas de ritmo e de tom, que se disfarçam atrás da costumeira fofice de animes com abordagem mais infantil. Os personagens são bobos no mau sentido, pois não há malícia. É desses que seguem o manual de boas maneiras de como fazer uma obra que não ofenda ninguém nesse século. Ou seja, um tédio.
Poco's Udon World 2021-05-22 [tag_animes] O pai dele fazia udom e ele se distanciou. Voltando ao interior, com os pais falecidos, ele reencontra suas memórias e uma criança perdida. É sobre udom, sobre memórias, sobre a vida passada e seu potencial desperdiçado. E a chance de recuperar.
Pan de Peace! 2021-05-22 [tag_animes] Hehehe pão. Hehehe minazinhas. Hehehe pão com minazinhas. Quem é quem, nem sei mais. Os pães são mais fáceis de distinguir que as personagens. Dez episódios depois não aprendi a fazer pão e fiquei com vontade de fazer anpan. Quero meu fermento de volta.
Onara Gorou 2021-05-22 [tag_animes] Se você sempre achou que faltava um anime em que o peido é o protagonista, você estava certo. E ouviram suas preces! E graças a Deus anime não tem cheiro! Nem tudo que sai do ânus é indesejável. Onara Gorou sai do ânus e explica como as coisas funcionam em menos de três minutos. É muita sabedoria gasosa em tão pouco tempo.
Monster Girls (Demi-chan wa kataritai) 2021-05-22 [tag_animes] Já nos primeiros minutos a série perde totalmente a graça. Seus personagens não possuem personalidade. A história se move pela curiosidade de um professor que gostaria de entrar em contato com semi-humanos, criaturas lendárias que existem nessa série. Não só existem como quatro delas estudam na mesma escola. E todas garotas. Que sorte dele, não?
Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba 2021-05-22 [tag_animes] Essa série de anime estilizado com computação conta uma história que lembra o drama pesado de Dororo, mas por enquanto sem a fuga cômica. Tudo é tenso no primeiro episódio. Meu amigo disse que ele é muito bem animado/desenhado. De fato. Porém, ele comenta o trabalho que deve ter dado à equipe, no que discordo levemente. Tenho a talvez falsa sensação de que trabalhos mais voltados para a computação e menos para o desenho tradicional tendem a ser mais fáceis. De qualquer forma, não importa o trabalho que uma obra teve, e sim seu resultado. E o resultado dos traços me incomoda pelo apelo fácil, mas o trabalho na direção, em entregar um dinamismo que evoca melhor as emoções humanas em pura adrenalina, é admirável.
Castlevania 2021-05-22 [tag_animes] Bem bonita essa animação. E ela tem uma boa história, baseada em um bom jogo. Ela é cientista no século 15 e ele é um vampiro bombadão. Eles se casam e depois de um tempo os católicos acham a bruxa e a queimam. E logo vira um deus nos acuda.
Shinya! Tensai Bakabon 2021-05-15 [tag_animes] Essa continuação de uma série curta de anime dos anos 70 acompanha uma família em torno do inquieto pai Bakabon. O primeiro episódio é uma espécie de homenagem metalinguística ao original, o que deve ser melhor para quem conhece a fonte. Para quem chegou agora como eu é metade engraçado: a metade que não depende de referências passadas.
Saiki Kusuo No Psi Nan 2021-05-15 [tag_animes] Este anime de piadas ágeis e texto frenético é daquele humor mental, que não dá tempo de sentir e dar risada antes da próxima piada. É absurdo, também, mas um absurdo coeso. Tudo faz sentido se o protagonista é um vidente, telepata, pirotécnico.
Nyanbo! 2021-05-15 [tag_animes] Gatos vindos do espaço. São animações em cenários live action. Bonitinho, mas bem conceitual e sem tensão. A história é bobinha demais até para crianças.
Neko Neko Nihonshi 2021-05-15 [tag_animes] História do Japão feudal com gatos. É divertidinho e criativo. Notas positivas para a viagem de boas vindas entre líderes, quando os gatos comem toda a comida de presente, mas sobra o saco. E gatos adoram saco. Só não sabem o que fazer com o ouro. Divertido com vários níveis infanto-adulto.
Naruto 2021-05-15 [tag_animes] Este pequeno épico sobre uma lenda com um ser mágico maligno e uma vila de ninjas seculares tem um piloto dramático que acerta um tom narrativo em que o drama é eficiente e os traços são toscos. Não é bom de se assistir, nem pelo desenho nem pelos movimentos. E a lenda se torna maior que a série.
Hinamatsuri 2021-05-15 [tag_animes] A estranheza de ver uma garota com poderes de telecinese recém-chegada de outra dimensão ser lançada na vida, glamour e violência da yakuza compensa a história comunzinha que se segue. As notas de estranheza estão nesse choque e a série não se esforça para nos mostrar o óbvio. Há uma cena hilária no segundo episódio em que uma colega de classe da pequena criatura acaba servindo drinks para mafiosos. A cena continua hilária até o final porque não há ninguém observando a bizarrice desse momento, apenas nós. Essas pérolas acontecem sem alardes, quando com a chegada de uma suposta mercenária acaba em uma partida de joquenpor. A melhor de três.
Don't Toy With Me, Miss Nagatoro (Ijiranaide, Nagatoro-san) 2021-05-15 [tag_animes] Um Teasing Master adolescente, a arte do exagero nos traços e movimentos encontra uma verossimilhança incômoda com a garota bullie, Hayase Nagatoro. Quem já sofreu com essas garotas no colégio deve se lembrar melhor. Eu me lembro, pois era virjão.
Bananya 2021-05-15 [tag_animes] Gatos que nascem dentro da casca de uma banana. Estou convencido que todos os canais da TV multidimensional da série Rick & Morty não vem do espaço sideral. Todos vêm do Japão. Desenho fofo com dublagem mais ainda.
The Promised Neverland 2021-05-04 [tag_animes] Que crianças irritantes. As mais novas podiam cair no poço que separa este mundo distópico do resto de uma realidade oculta. E os jovenzinhos cheios de reviravoltas sem sentido. Prision Break para emos.
Oddtaxi 2021-05-04 [tag_animes] Esse simpático anime com animais gira em torno de um taxista mal-humorado e a vizinhança que forma uma fauna em uma "Zootóquio". A história do primeiro episódio quer nossa torcida para este solitário motorista nas ruas da cidade. Tudo acontece à noite. Nós devemos torcer por ele porque ele é alheio à febre das redes sociais. Igualzinho aos espectadores. Claro. Os animais usam o celular a todo momento, e é como se a vida lá fora não tivesse tanta graça ou esperança. A vida real é dura, mas vivida por diferentes animais é fofinha.
Jujutsu Kaisen 2021-05-04 [tag_animes] Um anime dinâmico, ágil, visceral. A junção de diferentes texturas estilizadas em cores e formas vetoriais transforma este em um trabalho para se admirar, e admirar em movimento, pois ele não para. Acompanhamos as maldições do mundo em um misto de drama, ação, gore. É bonito de se ver por si só, e é uma introdução de respeito o piloto. Se mantém pelo drama? Com certeza se mantém pela ação. A porradaria tem estilo e o sobrenatural é um aditivo. Este mundo fantástico cercado de espíritos, demônios e maldições ainda mantém um peso dramático que nos permite assistir interessados. Em saber o que vai acontecer. Talvez nada aconteça. Mas é bonito de se ver. Ô se é.
JoJo's Bizarre Adventure (JoJo no kimyô-na bôken) 2021-05-04 [tag_animes] Conheci esse anime com uma feature nova do app Netflix da minha TV: dar play em algo "aleatório" do catálogo. Foi a segunda coisa que veio. Essa feature é sensacional por vários motivos, mas o principal é não estar sujeito à estética do marketing de um material antes do material em si, o que dá chance para trabalhos menos marketeiros.
Fullmetal Alchemist (Hagane no renkinjutsushi) 2021-05-04 [tag_animes] Este anime de luta usa a alquimia como o pano de fundo. A história vai ser revelada aos poucos, mas sabemos que esses dois irmãos quando criança violaram a lei mais sagrada ao tentar realizar uma transmutação humana. E pagaram caro. Agora são dois aventureiros em busca do que todo alquimista busca: a pedra filosofal. Essa foi fácil de adivinhar, não?
Little Witch Academia 2021-04-25 [tag_animes] Este anime possui traços que lembram aqueles desenhos feitos à mão da década de 80, mas está sendo lançado nesta década, o que é tão fofinho quanto os traços completamente diferentes mas com a mesma vibe de Kobayashi Dragon's Maid de evocar o melhor de uma época e aproveitar as evoluções tecnológicas de animação.
Gokushufudo (The Way of the Househusband) 2021-04-25 [tag_animes] Este curto anime discorre sobre episódios na vida de um ex-Yakuza que agora é dono de casa, mas leva sua rotina tão ou mais a sério do que sua vida de crimes. Ele cozinha bem e administra as compras de casa. O plot é que sem querer ele consegue se desviar dos personagens que tentam fazê-lo voltar aos velhos tempos, e a comicidade está no absurdo das situações.
Recovery of an Mmo Junkie (Netojuu no susume) 2021-04-10 [tag_animes] Esta série parece bem famosa pelo número de dublagens no Crunchyroll. Ela é fofinha e super-convencional. É sobre uma NEET (vagabunda) que gosta de jogos de MMO (RPG virtual de galera). Então ela conhece uma personagem e vivem flertes virtuais. Ao final do primeiro episódio eles se encontram no mundo real de passagem e um pouco de humor se revela neste anime de reaction e pouca complexidade.
New Game! 2021-04-10 [tag_animes] Um anime sobre trabalho. Ela chega no escritório e conhece outros que trabalham. Que legal, todo mundo trabalha. Algumas curiosidades sobre pessoas que trabalham em escritório na frente do computador, mais algumas curiosidades sobre quem está no seu primeiro dia de trabalho. Nenhuma tensão no S01E01. Não há piadas de verdade ou dramas reais. E apenas mulheres trabalham neste andar. Falta de diversidade completa.
Space Patrol Luluco (Uchuu Patrol Luluco) 2021-04-04 [tag_animes] A inventividade do nonsense nesta animação com vários conceitos artísticos que fogem do lugar comum, como mesclar fotos de lugares reais com as personagens do anime ou o uso de uma câmera frenética que lembra muito a falta de limites em Kill La Kill. A história é pano de fundo para o absurdo. As possibilidades de uma cidade japonesa onde terráqueos e aliens convivem são ilimitadas, mas em Uchu Patrol Luluco ainda existe um estilo de desenho cartoon que eleva mais ainda as fichas. Curto e simples de acompanhar.
Science Fell in Love, So I Tried to Prove It 2021-04-04 [tag_animes] Este é um [Cells At Work] para o método científico. Você irá aprender neste anime alguns conceitos fundamentais que faz com que a ciência avance. E tudo gira em torno de um casal de cientistas apaixonados.
Saekano How to Raise a Boring Girlfrield (Saenai heroine no sodatekata) 2021-04-04 [tag_animes] Juntaram memórias afetivas e de uma equipe de criação de um jogo erótico em um anime, e os closes sensuais junto dos diálogos atravessados de personagens que nunca foram apresentados é um caos chato de acompanhar. Não há substância que junte essas cenas em um subtexto, uma trama, qualquer coisa.
Magical Girl Ore (Mahou Shoujo Ore) 2021-04-04 [tag_animes] Meninas mágicas peitudas é o que elas são, mas nos peitos há apenas músculo. São meninas-macho quando se transformam para defender o mundo desses demônios com forma de bichinhos de pelúcia igualmente musculosos. Alguma mensagem oculta sobre transformistas? Alguma bandeira colorida? Não, nada disso. Apenas o trash diário japonês esbanjando criatividade, por mais que o desenvolvimento seja apressado.
Inferno Cop 2021-04-04 [tag_animes] Está é uma sucinta e viciante ONA (Original Net Animation) dos Studios Trigger, os mesmos dos instigantes [Kill La Kill] e [Space Patrol Luluco]. Ela vicia por ser curta e não ser repetitiva. Lembra um pouco os devaneios de trabalhos experimentais como [Kung Fury], mas com coesão e sem apelar para as memórias populares do trash. É uma história simples com profundidade criativa sem se preocupar em ferir mentes e gostos. Foi um dos 30 animes banidos recentemente da China, o que apenas aumenta seu status.
That Time I Got Reincarnated as a Slime 2021-03-27 [tag_animes] Depois da [programadora que encheu a cara e convidou um dragão para morar com ela] este é um anime que começa com um executivo que é assassinado em plena luz do dia e, como diz o título, ele reencarna como um slime. E tudo como desculpa para uma aventura estilo Zelda.
Depois da Chuva (aka Koi wa Ameagari no You ni) 2021-03-27 [tag_series] [tag_animes] Que piloto, meus amigos! Um exemplo de episódio. Vamos descobrindo sobre o que é o anime aos poucos. As dores e descobertas do passado conversam com a Akira do presente que não sabe o que será da Tachibana San do futuro.
Say I Love You (aka Suki-tte Ii na yo) 2021-03-13 [tag_series] [tag_animes] Traços expressivos e uma produção estilizada que chama a atenção para si pela edição, música e montagem formatam esta série como um trabalho denso sobre as profundezas de um trauma infantil. Mei não tem amigos por causa de um desses traumas do passado e chega à adolescência como uma garota quieta e isolada. Vista como maluca e antipática pelos colegas, ela chama atenção obviamente do cara mais popular da escola, pois caras populares estão cansados de rostinhos lindos lhe dando bola. Eles trocam números e forças do destino os fazem se beijar no primeiro episódio. "E agora?". Um anime sobre quando a vida volta a acontecer para quem já tinha perdido as esperanças na véspera.
Obsolete 2021-03-13 [tag_series] [tag_animes] Bem bacana a animação. O traço dos desenhos lembra aqueles esboços dos desenhistas antes da arte final, o que muitas vezes é melhor que a arte final, pois permite ao espectador viajar mais nos conceitos de maneira abstrata, livre. A coloração para a noite do E01 mantém uma textura magnética, estilizada e impressionante do primeiro ao último minuto. O uso de poucos frames em cenas mais calmas nos dá um ar contemplativo do que está por vir, e mais uma vez é uma abstração mais livre que torna a narrativa mais poderosa. A única coisa amadora é a trilha sonora, escolhida de um banco de dados de músicas para obras de guerra e ação. O futurismo do próximo ano de 2023 é aceitável para os fãs de verossimilança, mesmo que a geopolítica seja um mero desejo de conflitos na floresta sem conexão com qualquer situação eminente na vida real.
Ao-chan Can't Study 2021-03-07 [tag_series] [tag_animes] O pai dela é um famoso escritor de livros eróticos e seu próprio nome foi escolhido pelas iniciais das palavras amor e orgia. Disposta a quebrar essa "tradição" na família ela decide se dedicar totalmente ao colégio e aos estudos para fazer uma faculdade bem distante de seu pai.
Kiss Him Not Me (aka Watashi ga Motete Dousunda) 2021-03-03 [tag_series] [tag_animes] Kae Serinuma é gorda e mantém uma rede de amigos lindos e perfeitos no segundo ano do colégio. O motivo: ela shipa secretamente os meninos. Otaku como sua amiga, juntas elas vivem esse mundo de amores 2D, mas Kae é mais podreira e não se vê namorando.
The Great Passage (Fune Wo Amu) 2021-02-19 [tag_series] [tag_animes] Um anime sobre dicionários. Esse é o nível de riqueza dos assuntos das animações japonesas. Não só isso, mas a riqueza de detalhes também. Esta animação possui traços de cenário que nos faz prestar atenção além do esperado nas imperfeições de uma parede ou um móvel de madeira. Como os sinais de envelhecimento de uma casa onde um jovem introvertido mora com sua idosa e simpática senhoria.
Dororo 2021-02-15 [tag_animes] Originalmente um mangá da década de 60, este remake animado mantém alguns aspectos brutais deste drama em contexto histórico com muita instabilidade política, violência e extrema pobreza. Estes elementos são piorados ou representados pelas figuras de monstros e demônios habitando o Japão durante o declínio de seu sistema feudal, guerra civil e, portanto, tempos de incerteza.
Túmulo dos Vagalumes 2021-01-28 [tag_animes] [tag_movies] Esse é um filme que me foi apresentado a primeira vez 15 anos atrás como o filme mais triste que eu veria e que choraria litros ao vê-lo. Não chorei, e para falar a verdade não havia entendido muito bem o drama por trás da atmosfera fatalista que cerca este garoto e sua irmãzinha, sobrevivendo os últimos meses da guerra sem qualquer suporte familiar ou comunitário.
Dropkick on My Devil 2020-12-26 [tag_animes] Chute a Bunda do Meu Demônio (tradução livre) tem uma pegada parecida com [Miss Kobayashi's Dragon Maid], em que mais importante que a empregada ser um dragão é acompanhar como os personagens interagem, se ajudam, acham seu lugar nesse novo, estranho, perigoso e maligno mundo dos humanos. Porém, diferente de Dragon Maid, esta é uma comédia mais infantil, onde apesar de existir momentos de pura tortura com sangue jorrando e pedaço do rabo de uma cobra demoníaca ser fatiado para deleite dos outros convidados, tudo é muito fofinho e logo fica óbvio que a série só usa seu plot como chamariz e um ou outro detalhe relacionado a esses seres sobrenaturais, mas no final poderiam ser humanos comuns. Mas que graça teria, não?
How to Keep a Mummy 2020-11-22 [tag_series] [tag_animes] Esta série de anime adorável é sobre voltar a enxergar a ternura do dia-a-dia, a fazer do carinho entre mascotes e filhos o tema principal. Não há vilões (pelo menos não até onde acompanhei) nem reviravoltas. Apenas uma pequena múmia adorável e seus amigos. A descoberta sobre o que ela come, como ela trata uma doença e se outros compartilharão do mesmo respeito e admiração dessas criaturinhas sabendo que elas existem.
One Piece 2020-10-25 [tag_animes] Apesar de ter planejado terminar em cinco anos, a inventividade da criação de Eiichiro Oda e o consumismo dos fãs é infinito. Existem muitos personagens nesta série de mangá que virou anime dois anos depois de ter virado um hit na primeira vez que apareceu na revista Weekly Shonen Jump em 1997. Mais de vinte anos se passaram, provavelmente com altos e baixos. Este texto diz respeito a apenas o primeiro episódio.
Miss Kobayashi's Dragon Maid 2020-10-13 [tag_series] [tag_animes] # Atualizado em 2020-10-22 Ela se diz um dragão, mas é doméstica e tem peitão. Essa série possui traços fofos e nos remete a épocas menos estilizadas. Um episódio ou dois é suficiente para matar a curiosidade, mas seus personagens são cativantes e são apresentados aos poucos, o que merece uns episódios a mais (depois cai na mesmice). Você já os viu antes em outros animes, mas não com essa personalidade cativante. São dragões no corpo de humanos. A graça está no contraste cultural. Ela odeia humanos, mas se apaixona por uma. Não é preciso explicar demais, entendemos apenas como acompanhantes desta despretensiosa e deliciosa história.
Magical Sempai 2020-10-13 [tag_animes] As piadas são hilárias. Esta é a série de comédia de uma piada só que funciona bem; por dois episódios pelo menos. Sempai é voluptuosa e seu corpo é alvo de sua completa inaptidão física como uma prestidigitadora. Mas ela não desiste depois que encontra um assistente, alguém passando pelo corredor da escola procurando um clube para entrar. Ela irá passar vergonha para ele e seu público, que varia entre colegas de escola e crianças no parque. Ele irá observar como tudo aquilo é patético. Por que ele continua ao seu lado? Ele precisa de um clube e inadvertidamente ela criou um clima. E ela precisa desesperadamente de atenção. Qualquer uma. Leve, engraçado, dinâmico.
Rent-a-Girlfriend 2020-10-11 [tag_animes] Péssimo. As melhores piadas acabam no primeiro bloco do primeiros episódio. Depois é só ladeira abaixo no estilo "já entendi tudo que vai acontecer nessa série". Ela é atual com cara de enlatado dos anos 90.
Rascal Does Not Dream of Bunny Girl Senpai 2020-10-11 [tag_series] [tag_animes] Este anime adolescente foca nos dramas da idade: fama, bullying, desconexão com a realidade. Seu ritmo é lento. Ele reflete sobre a transição para a fase adulta como uma criança veria. E sua grande atração é como um adolescente tarado veria: uma linda garota vestida de coelhinha da Playboy.
Magia Record: Puella Magi Madoka Magica Side Story 2020-10-11 [tag_animes] Meu Deus, como essa produtora gosta de títulos gigantescos em seus animes. Isso acontece principalmente porque a obra original foi um game ou mangá e a única estratégia conhecida da distribuidora pelo mundo é deixar bem claro: é uma continuação do mangá dramático Madoka Mágica, mas uma história de spin-off, e baseado em um video-game produzido pela Magia Record e depois adaptado para mangá, e finalmente para anime. Entendeu a confusão?
Domestic Girlfriend 2020-10-11 [tag_animes] Este "dranime" contém todos os elementos de uma novela dramática live action, somados à capacidade sobrenatural desse formato em decupar cenas com uma fluidez admirável, que nos coloca em sintonia com os pensamentos e memórias de seu protagonista, o jovem Natsuo.
Tsudedure Children 2020-10-04 [tag_animes] Quem nunca não consegui se declarar para seu amor? Este curto anime apresenta uma coletânea desses encontros e desencontrols no colégio. Há situações que você pode se lembrar de ter vivido, ou de ter ouvido de seus amigos. Algum desenhista de um novo mangá pode pegar algumas ideias deste anime para criar uma série inteira. Acho que o processo para a criação desse foi o inverso.
Tonari no Seki-kun: The Master of Killing Time 2020-10-04 [tag_animes] Este é um anime do estilo ideia fixa, como [Teasing Master], onde uma única ideia será mostrada a cada episódio. A ideia no caso é um menino que fica brincando de invencionisses durante a aula e a menina que senta do lado simplesmente não consegue se concentrar. Ela precisa entender o que ele está fazendo. É a comédia do exagero que os japoneses fazem tão bem.
Pop Team Epic 2020-10-04 [tag_animes] Olha o nível dessa série: ela apresenta um enredo formado, uma música e introdução e... simplesmente para e você vê duas adolescentes com traços no mínimo estranhos dubladas por dois marmanjos. E há uma sequência ininterruptas de quadros totalmente não-relacionados uns com os outros, exceto essas duas meninas. E ao final assistimos ao mesmo desenho com outros dubladores (a parte francesa com legenda).
My First Girlfriend is a Gal 2020-10-04 [tag_animes] Não tire conclusões precipitadas. Gal é a transliteração de gyaru, do inglês girl, ou garota, mas não é apenas sobre garotas que este título fala. As Gals do anime são garotas que seguem o modelo exagerado (do ponto de vista japonês) com que as garotas se produzem. E a Gal que este virjão começa a namorar na série dá a exata noção de o quão distante ele estaria na vida real de uma mulher dessas. Felizmente ele é um personagem de anime.
Love is Like a Cocktail 2020-10-04 [tag_animes] Fiquei muito empolgado com essa ideia de animes com episódios de três minutos. Três meros minutos. Enquanto isso a Netflix e o Prime Video nos bombardeiam com séries de uma hora de um irrelevante primeiro episódio que já dá vontade de parar no meio.
Love Tyrant 2020-10-04 [tag_animes] O piloto dessa série é absurdamente hilário. Infelizmente a sequência não é a mesma, se perdendo já em formatos formulaicos. De qualquer forma, vale pelo piloto. Assista e caia fora. Envolve triângulo amoroso, assassinatos de mentira, homossexualidade forçada e incesto. Tudo em um pacote só. Estas são brechas magníficas para aflorar as piadas orientais sobre relacionamentos. Também são mensagens bem óbvias de o quão ridículo pode ser a forma como os orientais enxergam esse nosso ocidente indo pras cucuias.
Keep Your Hands Off Eizouken! 2020-10-04 [tag_animes] Este anime apela para fãs do anime, mas também apela para fãs de arte. E a arte neste primeiro episódio é primorosa. Em um jogo de estilo pelo estilo, a primeira cena da história da vinda de Midori Asakusa para seu novo habitat (um clichê típico) se transforma em um mini-guia do que será este episódio, mas também serve como um guia para o que podemos esperar de toda a temporada ou série, validando minha opinião de que para avaliar um anime bastam alguns minutos (claro que ele pode logo depois distorcer tudo porque uma equipe diferente foi contratada, mas você pegou a ideia).
I Can't Understand What My Husband Is Saying 2020-10-04 [tag_animes] Esse é da série de animes com três minutos o episódio. É mais frenético que o [Love is Like a Cocktail] porque já apresenta o conteúdo para quem conhece os nomes e seus significados. O marido é um otaku. A esposa não o entende. E nem nós. É maçante se você não tem o mínimo de afinidade com os assuntos de um otaku. Não chega a ser engraçado porque falta compreensão. É como ficar ouvindo (ou lendo) adolescentes contemporâneos usando gírias e dando risada de vez em quando. Do que eles estão dando risada? Talvez de mim, que sou velho.
Happy Sugar Life 2020-10-04 [tag_animes] Essa série foca mais nas emoções e memórias de traumas passados por essas duas meninas. Ela se estende para todos os personagens, que pouco ou muito, passaram por transformações em suas vidas e precisam encontrar uma maneira de sobreviver a tudo isso. A animação segue uma lógica visual como em [Madoka Mágica], mas fala de temas mais sérios do que a morte: a dor do passado.
Blend-S 2020-10-04 [tag_animes] Esta é uma comédia sobre o trabalho. O trabalho que dá arrumar trabalho. Maika é a recém-contratada garçonete de um lugar em que os funcionários adotam personalidades para interpretar para seus clientes. Ela foi escolhida como super-sádica, seja lá o que isso signifique. Ela trata mal seus clientes e é isso. Enfim, um lugar como qualquer outro em São Paulo. Deve ser novidade isso no Japão. Precisamos exportar brasileiros para lá (mais). O interessante é que o cliente não escolhe quem vai atendê-lo. Tomara que ele dê sorte e seja pisoteado ou agraciado.
Wotakoi: Amor é Difícil para Otakus 2020-07-15 [tag_series] [tag_animes] Série para meninas ou garotas com o tema otaku. Garotas otakus possuem problemas específicos. A protagonista aqui saiu do último emprego por causa disso e agora encontra um amigo de infância otaku de games e sua própria supervisora é uma otaku famosa. É um material leve, até demais, que faz uma personagem correr até o metrô e em seguida mostra o aviso de que não se deve fazer isso. A preocupação é em ser um conteúdo mais maduro e sobre sentimentos, ao mesmo tempo que engraçadinho (e consegue graças à dublagem fofa). No entanto, como milhares de adaptações de mangá, este não possui nenhum atrativo além de não precisar virar as folhas conforme vamos lendo.
Japão Submerso 2020-07-15 [tag_series] [tag_animes] A animação é menos cartunizada e um pouco mais realista. São capturados momentos e sensações, as coisas que prestamos atenção quando algo acontece em nossa volta. E muitas coisas já acontecem no E01. Sentimentos de culpa e sobrevivência e impotência cerceam Japão Submerso, uma série animada de catástrofe.
Evangelion No More 2020-07-11 [tag_series] [tag_animes] Cansei de Evangelion em meia-dúzia de episódios, apesar se seu ritmo ser agradável e suas personalidades femininas fascinantes. Além de ser um trabalho artístico deslumbrante para sua época. É uma pena que seu protagonista seja cria dos emotivos anos noventa, uma criança abandonada pelo pai, órfão de mãe e que se sente inadequado diante de lindas e maduras jovens. Seu pai é um insensível sádico que pode estar se vingando no filho pela perda da mãe. A figura feminina mais presente na trama também possui passado traumático. E é sobre robôs gigantes, claro, em um cenário pós-apocalipse de deixar qualquer nerd abaixo dos doze anos (ou acima se nasceu no século 21) babando. Há um certo charme misturado com infantilidade quando somos apresentados a este mundo. Mas ele se estende demais. Os animes e mangás japoneses quase sempre pecam por esgotar comercialmente suas fichas. Até aí nenhuma diferença de Hollywood. Exceto que temos a sensação de perder algo realmente único e mágico. Foi assim com Death Note, por exemplo, e Evangelion sofre do mesmo mal. Quer dizer, pelo menos artisticamente, já que houve vários spin-offs após a temporada original.
Bleach 2020-07-11 [tag_series] [tag_animes] Apesar de ser de 2006 Bleach lembra animes dos anos noventa como Evangelion pela sua pegada intimista, mas que aos poucos revela ser desse século, mesmo, sobre as constantes divagações sobre nossa essência, em uma abordagem mais abstrata, embora não menos direta: há fantasmas bons e maus. Apresentada rapidamente, a trama é sobre esse jovem que consegue ver espíritos. A família cuida dos vivos em uma clínica e ele cuida dos mortos. É colocado em constante treinamento físico pelo seu pai que se preocupa em ensiná-lo a se defender e a suas irmãs, já que sua mãe se foi (pode haver algo aí na trama futura).
Gekkan Shojo Nozaki Kun 2020-05-16 [tag_series] [tag_animes] Assisti a esta série a temporada inteira e me esforcei para não debochar da fórmula e em troca ganhei algumas piadinhas. Algumas até engraçadas, mesmo que previsíveis. Quem não liga para isso é mais feliz assistindo animes.
Meus Vizinhos, Os Yamadas 2020-03-30 [tag_animes] [tag_movies] Isao Takahata foi um gênio da sétima arte. Cada novo trabalho que ele empreendia nos Estúdios Ghibli gerava um novo avanço na animação. Se [O Conto da Princesa Kaguya] acabou sendo o mais conhecido pela indicação ao Oscar, [Memórias de Ontem] foi um verdadeiro achado na Netflix, e, como se não bastasse, ele também assina a direção de O Cemitério dos Vagalumes, número 1 de filmes de fazer chorar de várias pessoas, mesmo que conscientemente elas não saibam o poder ilimitado de Takahata e sua equipe, cuja imaginação e criatividade estavam a todo momento criando diferentes formas para representar o drama humano, sempre com muita sensibilidade.
Beastars 2020-03-22 [tag_series] [tag_animes] Lembra [Zootopia], mas é muito mais adulto, embora se passe em um colégio, como muitos dos animes japoneses desse gênero de relacionamentos. Ele lida com a questão do instinto criando um universo onde presas e predadores convivem, e em meio a um grupo de teatro ocorre um crime da natureza. Poesia e potência são os ingredientes mágicos desta série com ótimas ideias de mixagem de técnicas e formatos de animação. Unindo 3D, computação e os traços típicos de desenho japonês, Beastars vai além tanto pela estética quanto pela argumentação, embora falhe em desenvolver ambos de maneira satisfatória.
Cells at Work! 2020-01-09 [tag_series] [tag_animes] Uma ideia fascinante ensinar o comportamento das células do corpo humano como se o organismo fosse o cenário de um anime onde se travam batalhas épicas em torno de um acontecimento que do ponto de vista macro se trata apenas de um arranhão. No decorrer da história placas são levantadas, explicando a função de cada tipo de célula que corre pelas veias (e provavelmente nos episódios seguintes acompanharemos outras partes do corpo humano). O uso de bactérias como monstros não poderia ser melhor, já que elas observadas pelo microscópio já se parecem com monstros. Esta é uma série de animação japonesa que contém um escopo fechado e histórias didáticas, mas ao mesmo tempo pode entreter. É um dos poucos trabalhos de ficção em que nós queremos aprender mais em vez de nos preocupar com o destino de seus personagens.
Teasing Master: Takagi-san 2019-12-26 [tag_series] [tag_animes] É muito fácil não gostar dessa série por causa dela não explorar um tema que você goste e esteja na sua zona de conforto, e muito difícil deixar de gostar depois que você entende seu tema pueril. Ela é um respiro de ar livre de tensões fictícias, heróis e vilões, explosões e o salvamento do mundo, ou até como lidar com um poder inusitado. É apenas a história de um menino e uma menina pré-adolescentes. Eles sentam um ao lado do outro na escola e ela o provoca de maneira inteligente, como mulheres costumam agir, e ele encara as provocações como uma competição, como homens parecem encarar toda sua vida.
Gunnm (aka Alita) 2019-02-06 [tag_series] [tag_animes] Curioso que sou, resolvi dar uma olhada no OVA dos anos 90 responsável por Alita: Anjo de Combate, blockbuster tecnológico com efeitos de captura de movimentos e expressão de fritar o cérebro humano. Com menos de uma hora, todos os momentos icônicos do longa metragem dirigido por Robert Rodriguez estão lá, jogados da mesma maneira, sem esperança de uma narrativa coesa que trame a favor de alguma conclusão. Se trata de um vislumbre rápido e aleatório de um futuro distante onde certas coisas existem, e que no fundo nunca mudaram: ricos contra pobres, enganação, ilusão e o medo de fracassar na vida.
Hi Score Girl 2019-01-17 [tag_series] [tag_animes] Hi Score Girl apela para o saudosismo de velhos que vivenciaram todas as gerações dos games e fliperamas mais badalados da história, mas é ao mesmo tempo uma história de relacionamento entre um menino e uma garota. Isso provavelmente deve dar tilt.
Mob Psycho 100 2018-05-28 [tag_series] [tag_animes] Mob Psycho 100 sofre do mesmo problema de Death Note: a primeira metade é fascinante e a segunda metade é quase insuportável. Isso porque a grande sacada da série -- um paranormal super-poderoso que tem ambições onde o seu poder é inútil -- se trai totalmente em um momento onde seu irmão é envolvido na trama principal e todos os valores do protagonista são automaticamente descartados apenas por capricho de um roteiro que pega uma excelente ideia e transforma em mais uma daquelas aventuras com pessoas poderosas que falam demais. Não que você não tivesse visto isso antes em qualquer outro anime do passado.
Kakegurui 2018-05-20 [tag_series] [tag_animes] Tentando unir a paixão descontrolada ao risco com uma sugestão erótica, mais no anime do que no live action (atrizes japonesas só conseguem ser sexy aparentemente se já estão ocidentalizadas ou em filme pornô), esta é uma série que abusa de uma direção visceral que caminha compenetrado entre as lindas e jovens jogadoras, além de efeitos visuais capengas (mais no live action), como efeito nos olhos das personagens. Aproveitando o alívio cômico de um rapaz humilde e da catarse da heroína como muletas, esta é uma fórmula que pode ser repetida à exaustão.
Aggretsuko 2018-05-16 [tag_series] [tag_animes] Esta é uma série reciclada pela Netflix. A original tinha 100 episódios de duração bem curtinha, 1 minuto cada, e esse tem 10 de duração do tamanho padrão de sitcoms (20 minutos). Ela conta a história de Retsuko, uma das inúmeras mascotes da Sanrio (responsável por personagens fofinhos como Hello Kitty, Keroppi, entre outros). Ela trabalha em um escritório de contabilidade opressor ao máximo, mas é sua vida, e para vivê-la ela precisa do Karaokê no fim do dia, onde curte extravasar todo seu ódio pela sua rotina em uma canção de heavy metal cuja letra é puro catarse.
Steins;Gate 2017-10-05 [tag_series] [tag_animes] Não é fácil contar bem uma história de viagem no tempo. Mais difícil ainda é conseguir fazer ela ter sentido. E mais difícil ainda é conseguir que o espectador sinta o movimento espaço/tempo dos personagens, a apoteose de todo criador de sci-fi desta linha. Poucos devem ter chegado a essa proeza: De Volta para o Futuro (a trilogia), A Máquina do Tempo, Os 12 Macacos, Efeito Borboleta, O Predestinado, Primer, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. E Steins;Gate, que se esforça em homenagear todos os exemplos citados e ainda superá-los em inventividade. Uma viagem e tanto.
Death Note: Notas da Morte 2017-09-18 [tag_series] [tag_animes] Esta série japonesa se estende por mais tempo do que devia e não entende todo o seu potencial narrativo. Esta é uma história que possui altos e baixos em torno de uma ideia poderosa, e arrisco dizer que seus altos superam seus baixos. Mas sua conclusão é clichê, comercial demais para sentir-se o peso do que estava sendo discutido.
One Punch Man: Wanpanman 2017-01-17 [tag_series] [tag_animes] One Punch Man pode muito bem ser uma série de uma piada só. E ela está no título. Entre todos os poderosos heróis que salvam cidades com nomes do alfabeto e de todas as criaturas malignas das profundezas da Terra, Saitama é uma pessoa comum que decidiu ser um herói por diversão. Ele treinou muito. Não, você não entendeu: ele treinou muito mesmo. Tanto que é o mais poderoso dos heróis, mesmo que ninguém acredite nele. Seu maior poder? Um soco. O homem de apenas um soco.
Angel Beats! 2016-11-04 [tag_series] [tag_animes] "Não fazer sentido é com a gente!", repete a heroína Ryuko Matoi nos capítulos finais do anime "Kill La Kill", uma série ousada e inteligente, mas que acaba em seus capítulos finais descanbando para o clichê de lutas sem fim. Mesmo assim... pobre Ryuko; mal sabia ela que seria ultrapassada de longe por "Angel Beats!", um trabalho digno de colegiais sem ter o que fazer na hora do recreio, e que une diferentes conceitos em prol da diversão interna desses alunos, pois qualquer tentativa de entender a lógica interna desse universo cairá por terra.
Ghost Hound 2016-10-23 [tag_series] [tag_animes] Geralmente as animações japonesas pecam pelo caricato sem ter muito realismo (exceção: stúdios Ghibli). Aqui, em Ghost Hound, começamos assistindo um drama psicológico, mas no meio a coisa vira exatamente este caricato, que, embora em um nível mais sutil, acaba por acusar a si mesmo de ser... uma animação.
Kill La Kill 2014-10-19 [tag_animes] "Não fazer sentido é com a gente!", repete a heroína Ryuko Matoi nos capítulos finais do anime Kill La Kill. Parte de sua inspiração vem de sua amiga inseparável Mako Mankanshoku, que muito provavelmente entraria em várias listas de personagens mais carismáticas, engraçadas e "sem sentido".
Blue Exorcist 2014-08-31 [tag_animes] Blue Exorcist em seu primeiro episódio é um exercício de estilo e composição de personagem que passa tão rápido que cumpre com louvor seu papel de fisgar o espectador. Porém, para qualquer um que tenha visto meia-dúzia de filmes/séries/animações, fica claro que logo o personagem melhor trabalhado (leia-se: mais fodástico-ever) terá que morrer para dar lugar a um drama que -- claro! -- só se resolverá no último episódio de uma longa série que mistura humor animê quase sempre mal trabalhado com raros, mas ótimos, momentos de tensão e drama embutidos em uma atmosfera fascinante a respeito da divisão do mundo em carnal e espiritual.
Sword Art Online - Segunda Temporada 2014-04-16 [tag_animes] A série japonesa de animação SAO (Sword Art Online) possui uma estrutura bem confusa. Essa segunda temporada é formada por duas histórias, assim como a primeira, mas diferente da primeira as histórias quase não têm relação.
Sword Art Online - Primeira Temporada 2014-04-16 [tag_animes] O tema de mundos virtuais já tem certa data, mas é a primeira vez que vejo ele ser explorado nos jogos online. Mais interessante, ainda, é construir uma história cujo pano de fundo é o lançamento de mais um RPG online a la "World of Warcraft", com direito a versões beta, coleção de itens, aumento de experiência, novas habilidades, com a diferença que seu controle é exercido e sentido diretamente pelo cérebro dos jogadores atráves de um sensor na forma de capacete. O enredo principal: se os criadores de um jogo de realidade virtual conseguem controlar os sentidos de seus jogadores o que os impede de levar essa experiências às últimas consequências?
Madoka Magica 2014-04-14 [tag_animes] A revisita a este animê que para mim ainda é meu favorito -- pela originalidade e pela fuga do lugar-comum e dos roteiros fáceis que a maioria das adaptações dos quadrinhos japoneses são submetidos -- foi feita em apenas uma noite. Mais de quatro horas depois posso reafirmar com convicção: é uma obra ousada para seu formato tanto em história quanto na direção/edição/arte. Desafia o espectador a esquecer os detalhes centrais de uma história que vai se abrindo muito lentamente, e sua força é sentida exatamente por esse cuidado em cada detalhe.