The Hacker's Diet (John Walker) 2024-04-27 [tag_self] [tag_body] [tag_books] > This book is a compilation of what I learned. Six months after I decided being fat was a problem to be solved, not a burden to be endured, I was no longer overweight. Eu não acredito que deixei passar o review deste maravilhoso livro que já li duas vezes. Reli no final do ano passado porque precisava reeducar meus hábitos alimentares e parar de usar jejum intermitente como muleta de manutenção de peso, pois o corpo ao longo dos meses se acostuma e você não consegue mais perder peso porque seu metabolismo basal é muito baixo.
Your Movie Sucks - Roger Ebert (Roger Ebert) 2024-04-13 [tag_books] [tag_quotes] If I were to see it again and again, I might be able to extract an underlying logic from it, but the problem is, when a movie’s not worth seeing twice, it had better get the job done the first time through.
Undoing Yourself (Christopher S. Hyatt) 2024-04-02 [tag_books] > The only way out is in. > YOU CAN'T BE BORN AGAIN WHEN THERE IS NO YOU Lendo este livro sobre meditação recomendado no livro Prometheus Rising (ainda preciso escrever sobre esse). Todos os autores se conversam e usam essa editora como linha de frente de publicação de suas ideias. O livro é experimental, para não dizer inacabado, e na mesma vibe dos pensamentos de Robert Anton Wilson e Timothy Leary (entre outros), ele brinca com sua mente.
1984 2024-03-30 [tag_books] Li a primeira vez quando tinha 15 pra 16 anos. Hoje, muitas décadas depois, minha sensação sobre a atmosfera da história é muito próxima. Ela continua opressiva no sentido de ser uma leitura pesada, mas suas ideias são tão sólidas que vale a pena a revisita. Especialmente no meu caso, em que orbitei por muitos anos diferentes esferas ideológicas políticas e hoje revejo a epopeia de Winston Smith com um interesse maior em seu arco, em que quando adolescente a parte mais empolgante sempre será a dos "jovens" revoltados contra o sistema. Hoje para mim a análise do sistema em si é o mais fascinante, pois não soa nem um pouco fantástico. Há elementos da história que percorrem detalhes que vemos hoje em dia na política, de maneira diversa, claro, mas ainda assim próximo o suficiente para despertar terror ou pelo menos uma inquietação. E por isso vale a (re)leitura. Vou citar novamente um trecho que vi em algum lugar sobre Franz Kafka:
Salt, Fat, Acid, Heat 2024-03-30 [tag_books] # Clippings ## Salt Though all salt crystals are produced by evaporating water from saltwater brine, the pace of evaporation will determine the shape those crystals take. Our taste buds can discern whether or not salt is present, and in what amount. But salt also unlocks many aromatic compounds in foods, making them more readily available as we eat. The simplest way to experience this is to taste an unsalted soup or broth.
A Revolução dos Bichos - George Orwell (George Orwell) 2024-03-30 [tag_books] Este é um livro facinho e rápido de ler que lhe dará um breve e didático resumo sobre a revolução russa. Crianças podem ler. Jovens podem ler. Dificilmente alguém não irá entender. A não ser que você seja um "intelectual" de esquerda especializado em marxismo. Te falta ódio e sobra inveja, amiguinho.
Admirável Mundo Novo 2024-03-24 [tag_books] Não me lembrava de alguns detalhes deste livro curto e eficaz, assim como a vida dos cidadãos desta fantasia utópica onde o prazer é sinônimo de felicidade e significado para todos desta sociedade de castas e planejada desde o nascimento até a morte de seus indivíduos. Eu me lembrava que seria muito bom viver em um lugar onde você deve copular com o maior número de fêmeas que conseguir, mas na idade que havia lido perdi a ironia fina de que apenas os alfas possuem este privilégio, já que entre as dezenas de clones de gamas você vai copular com muitas fêmeas, sim, mas todas têm a mesma cara.
A História do Universo para Quem Tem Pressa 2024-03-24 [tag_books] Da série de livros rasos que as pessoas gostam de ler e se sentir informadas (além de poder se achar com os demais), este resumo de descobertas astronômicas e físicas lista rapidamente cada uma das principais, mantendo o leitor ciente de que boa parte delas pode mudar em breve.
The Unwritten Laws of Engineering 2024-03-10 [tag_books] O livro "The Unwritten Laws of Engineering" da American Society of Mechanical Engineers (autoria de James G. Skakoon) se tornou um clássico recente por causa que as "leis" descobertas por este grupo de profissionais ao longo de suas carreiras se provaram não necessariamente corretas, mas úteis para a organização de engenheiros em torno não apenas em equipe, mas também por toda uma hierarquia corporativa que permite que mentes pensantes consigam trabalhar juntas em escalas cada vez maiores. Na era da engenharia da computação e suas dezenas de camadas de abstração a versão atualizada nas últimas décadas tem se provado atual. Algumas partes poderão ser revistas ao longo de mais uma geração, mas o núcleo que diz respeito em como tratar seu coleguinha deve se manter ainda por um bom tempo.
The Age of Movies - Selected Writings of Pauline Kael 2024-02-17 [tag_movies] [tag_books] Este livro é um compilado de alguns dos melhores textos de Pauline Kael ao longo de sua carreira. Textos densos e completos. Li um ou dois antes de abandonar para depois. Eles são bem densos e com um vocabulário em inglês que eu ainda não alcancei.
Filosofia para ~~idiotas~~ corajosos (Luiz Felipe Pondé) 2024-02-15 [tag_books] Estava folheando os livros disponíveis na Amazon Prime Reading e este estava saindo do catálogo. Peguei e li em dois dias. Ele é bem curtinho. Seu autor é o motivo pelo qual a filosofia no Brasil não é levada a sério. Ele percorre assuntos aleatórios pelos quais gostaria de dar sua opinião não-requisitada, parte para as conclusões e chama isso de filosofar. Sua fala tem por objetivo chocar por ofensas e por diminuição do outro lado. É bem óbvio sua estratégia. Já vi argumentação muito melhor no Telegram. O bom do livro é que ele acaba logo e você não precisa prestar atenção nas palavras do autor, praticando leitura dinâmica. Bônus: para os com viés de direita é uma massagem de ego. E de graça, por enquanto, no Amazon Prime Reading (esta não é uma propaganda, só se for ao contrário; olha o tipo de livro que deixam para ler "de graça").
A Arte de Escrever (Arthur Schopenhauer) 2024-02-15 [tag_books] Da mesma série de "vamos ofender aquelas pessoas que eu não gosto" temos A Arte de Escrever, do filósofo Arthur Schopenhauer. É um compilado de artigos sobre o mesmo tema traduzidos pelo corajoso Pedro Süssekind, já que em um dos próprios textos que ele traduz neste livro está a opinião do autor sobre traduções. Spoiler: não é nada lisonjeador para o tradutor e muito menos para o leitor.
Kindle (11th generation) 2024-02-09 [tag_books] Talvez mal acostumado com os botões laterais de versões antigas e depois de relutar por alguns anos, nessa Black Friday finalmente comprei uma versão touch na confiança dos reviews e da Amazon. Outro objetivo em atualizar, além de perder esse medo de sair de uma versão sem os revolucionários botões que infelizmente não serão mais lançados, também era usar uma versão com backlight e conseguir ler no meio da noite em luz bem baixa (casados sabem como é). Porém, mesmo convencido da compra, eu ainda temia como seria a nova virada de página. Hoje, meses depois de uso intensivo e depois de inclusive ter experimentado no processo uma outra marca de e-reader posso dizer com confiança: a equipe do Kindle é competente demais. Os caras evoluem mantendo a qualidade onde importa. A virada de página é maravilhosa mesmo na versão touch; rápida e indolor. Pode ser feita com qualquer uma das mãos, indo ou voltando. O backlight com modo dark mantém o mínimo de luz necessário em um quarto totalmente escuro para continuar lendo sem problemas. A única coisa que sentirei falta das versões antigas provavelmente é o histórico de navegação multinível (sem ele dependemos da formatação dos ebooks, mas paciência). De bônus, a mudança rápida de fonte, o sistema intuitivo de marcações, entre outras novas funcionalidades (como os cards de memorização de palavras) me levam a crer que dificilmente irei mudar de marca de e-reader. A essa altura posso me considerar e me sentir como usuários de produtos da Apple se sentem: reféns e felizes.
Corrigindo EPUB encoding 2024-02-06 [tag_books] [tag_coding] Ontem baixei um livro do libgen.is em EPUB em inglês e ele estava legível mesmo com os sinais bizarros da língua inglesa, como asquelas aspas abre-e-fecha ou aquele travessão que era comum na época da datilografia como dois travessões unidos. No entanto, ao converter para Kindle com o kindlegen.exe tudo isso virou caracteres mais bizarros que um programador reconhece como UTF8 não-reconhecido pela máquina. Coisas como: €™, “, ’, “.
Múltiplas leituras a respeito do self 2024-01-05 [tag_blogging] [tag_books] Estava fazendo um experimento nos últimos meses. Tão interessado que estou em entender o self para aprimorá-lo com leituras e releituras de várias fontes distintas que me veio à mente: é este o primeiro tema que devo desenvolver profundamente.
Bíblia Sagrada: Números 2023-11-04 [tag_philosophy] [tag_books] O próximo livro da minha saga de ler a Bíblia é Números. Neste livro os judeus ainda estão presos no deserto reclamando como nunca para Jeová e ele está mandando ver nos castigos e nas regras esdrúxulas. Haja paciência, santo deus! O Senhor deixou a maioria de castigo, vagando por 40 anos no deserto. Eles vão morrer por lá. A maioria não chegará a ver a terra prometida e nem participará das guerras que estão rolando desde que os judeus invadiram de novo. Misericórdia.
O Poder do Agora versão Flow 2023-10-17 [tag_books] Nessa pegada de reler as anotações do livro Flow acabei fazendo sub-anotações do livro O Poder do Agora, de Eckhart Tolle. Meu foco foi igualmente o processo de flow, ou seja, a relação entre o self e nossa experiência em tempo real.
Flow com ênfase na teoria de sistemas 2023-10-03 [tag_self] [tag_books] Reli pela enésima vez minhas anotações sobre Flow, aquele [livro do Mihaly Csikszentmihalyi], e venho dessa vez com anotações das anotações com ênfase na teoria de sistemas. O resumo é que o self, esse sistema dinâmico que reconhecemos como nós, pode ser expandido ao se acoplar a qualquer outro sistema onde invistamos energia psíquica. Porém, para isso funcionar, devemos reorientar nossa atenção e focar, ou seja, empreender nossa energia psíquica, muito mais no sistema que está sendo a atividade do momento e muito menos em nós mesmos ou em outros inputs externos que não faz parte do sistema e que é apenas entropia. É quando o self vira o sistema que nós podemos resgatar novas informações que irão ser adicionadas ao sistema original. A isso chamamos aprendizado do mundo. Nosso ser se expande e nosso organismo ressoa em harmonia.
Beginning Mathematical Logic: A Study Guide, de Peter Smith 2023-10-03 [tag_books] Este parece desses longos compêndios na questão de uma matéria específica -- nesse caso matemática -- que todo aluno deveria ter contato antes de se aprofundar. Este livro caiu no meu colo sem querer, eu salvei ele nos ebooks e pretendo dar uma olhada mais tarde (ou não) depois de zerar minha lista de leitura.
Windows Internals (Pavel Yosifovich, Alex Ionescu and David A. Solomon) 2023-09-03 [tag_books] Windows Internals foi o primeiro e último livro que li sobre a arquitetura Windows. No entanto, não li apenas uma edição. A cada mudança no SO a Microsoft Press encomenda uma atualização deste livro que começou com a autoria de Helen Custer. O livro originalmente se chamava Inside Windows NT e eu li uma tradução para português muito engraçada onde [se traduz threads como fios].
Unabomber Manifesto (Theodore Kaczynski) 2023-06-25 [tag_philosophy] [tag_books] Theodore Kaczynski, conhecido como Unabomber, apareceu morto esses dias em sua cela. Ele estava preso pagando uma pena maior que a vida. Em sua época gloriosa ele forçou um jornal a publicar seu manifesto, um livro com centenas de parágrafos explicando o porquê da revolução industrial ter sido um desastre para a raça humana e como o futuro não deve ser melhor.
Reversing: Secrets of Reverse Engineering 2023-06-25 [tag_reversing] [tag_books] Publicado pela Wiley em 2005, bem na época que comecei a me enveredar no trabalho com análise de trojans e técnicas antidebugging, o livro de Eldad Eilam veio bem a calhar na época e agora virá bem a calhar novamente, pois irei voltar a trabalhar na área. Naquela época começavam a surgir os ataques aos bancos online no Brasil e existia até um tookit que espalhava uma técnica ou duas entre os laranjas que queriam tirar uma casquinha da nova onda. O livro de Eilam busca juntar cada aspecto da engenharia reversa em um apanhado que irá nos dar insights e modus operandi de como proceder para cada tipo de desafio.
Calisthenics for Beginners by Matt Schifferle 2023-05-19 [tag_books] [tag_body] Agora que [a fase de entrevistas] está terminando meu próximo item da lista de leitura é este livro de Matt Schifferle que foca em exercícios que utilizam o próprio peso do corpo e uma abordagem avessa às complicações dos treinos de academia.
A Common-Sense Guide to Data Structures and Algorithms 2023-04-28 [tag_books] [tag_interview] Meu próximo livro para praticar entrevistas técnicas é este de Jay Wengrow. Jay queria explicar de maneira menos matemática e alienígena para programadores como algoritmos e estruturas de dados funcionam e como conceber bons algoritmos e medir a eficiência de algoritmos já prontos. Tudo isso serve também para você que deseja passar nas entrevistas técnicas e suas pegadinhas.
Cracking the code interview 2023-04-07 [tag_books] Este livro foi recomendado pela minha amiga para treinar para as entrevistas técnicas que ando fazendo. Escolhi ler este em seguida após terminar o [Algorithm For Dummies]. As primeiras anotações são como compor o CV e qual a estratégia de cada big tech nos seus processos. Escapei esta parte, não estou interessado em trabalhar em um Google da vida. Porém, há alguns detalhes que achei relevante recortar.
Algorithms for Dummies 2023-03-14 [tag_coding] [tag_interview] [tag_books] De John Mueller e Luca Massaron, este livro mantém a fama da série "for Dummies", com livros de conteúdo bem estruturado, acessível para a maioria dos leitores e ainda útil para quem já está acostumado com um termo ou dois do assunto, ou até o assunto inteiro.
Bíblia Sagrada: Levítico 2023-03-04 [tag_philosophy] [tag_books] > > "Se a pessoa não tiver recursos para oferecer uma ovelha, trará ao SENHOR duas rolinhas ou dois pombinhos como castigo pelo pecado. > (...) > "Se a pessoa não tiver condições de oferecer sequer duas rolinhas ou dois pombinhos, trará dois litros de farinha da melhor qualidade como oferta pelo pecado.
Bíblia Sagrada: Êxodo 2022-12-26 [tag_philosophy] [tag_books] O povo judeu é teimoso. Esse é o maior ensinamento que o segundo livro do Pentateuco tem a nos dizer. Se Deus continuasse andando com este povo pelas areias do deserto após terem sido libertos das garras dos egípcios, ele acabaria por matar a todos eles. Palavras do Próprio.
Bíblia Sagrada: Gênesis 2022-08-28 [tag_philosophy] [tag_books] Esse primeiro livro da Bíblia é focado na origem do mundo e na perpetuação de uma tribo específica no meio da humanidade. Essa tribo se estabeleceu através de um deus, O deus, de acordo com o livro, que fez o pacto com Abraão. Que fez o pacto com Noé. Que fez o pacto com Jacó. Que fez o pacto com ele mesmo e o mundo. E o pacto dizia: irás cortar a ponta do seu pingulim. Seu, de seus familiares e de todo seu povo.
The Pickup Artist: The New and Improved Art of Seduction (Mystery) 2022-07-24 [tag_self] [tag_books] Uma série de duas temporadas apresenta um rapaz magro, bem alto e cheio de adereços. Ele junta um grupo de jovens desajustados sem nenhuma experiência em ficar com mulheres. Seu objetivo: torná-los mestres na arte de pegação.
A Brief History of Japan (Jonathan Clements) 2022-05-27 [tag_books] A seleção desse livro é fruto de pesquisas na internet por um conteúdo enxuto o suficiente para saber um pouco mais das origens do Japão em menos de seis meses. Jonathan Clements, como o nome indica, não é japonês, mas viveu um bom tempo no país e se tornou um historiador que resgata tanto a História quanto suas dúvidas. Sua palavra final é de dúvidas sobre questões polêmicas de qual a versão canônica. Seus devaneios são opiniões contemporâneas dessa ciência tão castigada por ideologias e narrativas do opressor.
A Propriedade é um Roubo 2020-10-11 [tag_philosophy] [tag_books] Dei uma folheada neste e outros textos de Proudhon, um dos anarquistas intelectuais mais falados nas rodas de filosofia, e cheguei à conclusão que é impossível se identificar com tamanho apelo às emoções. Proudhon, como tantos pensadores à esquerda, apela demais para o intangível e não argumenta com propriedade; nem a rouba nem a empresta. Ele parte do senso comum de que "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você" e por isso se tornou popular, mas o senso comum muda com o tempo. Hoje soa ingênuo, infantil, quase uma peça de teatro escolar. Vamos todos dar as mãos para um futuro melhor.
Flow: The Psychology of Optimal Experience 2020-09-27 [tag_self] [tag_books] Este é um dos livros mais importantes que já li e acredito que pode ser muito importante para você também. Por isso quero dedicar algumas linhas para argumentar por que você deve lê-lo, ainda que ele seja denso demais para a maioria das pessoas.
Conversations with Pauline Kael - Will Brantley 2020-08-10 [tag_quotes] [tag_books] [tag_movies] > Never give them the excuse to stay home if there's anything there on the screen. > There are so few movies that really offer you anything that's fresh, that's different, that's exciting. Este livro é uma pequena pérola para quem ainda não conhece Kael, a crítica mais versátil, corajosa e indigesta da história do cinema. Suas opiniões são fortes e você provavelmente vai discordar da maioria. Mas seu texto é delicioso.
História do Xadrez 2020-07-15 [tag_chess] [tag_books] Já tinha ouvido falar deste clássico do enxadrista campeão mundial Emmanuel Lasker, mas nunca a oportunidade de lê-lo. Então ele caiu no meu colo em meio a inúmeros downloads de livros sobre xadrez e comecei a folheá-lo digitalmente. Para minha surpresa ele é curto, fluido e divertido para fãs do jogo. Há algo que nos leva a ler cada vez mais, principalmente se você é um enxadrista, amador ou profissional, e se encanta em como o xadrez passou por tantos séculos e tantas culturas diferentes, saindo do místico Oriente e indo se situar confortavelmente no berço europeu e, posteriormente, na União Soviética, de onde surgiram os maiores ícones do último século.
Cosmic Trigger I: Final Secret of the Illuminati 2020-07-12 [tag_books] Este livro do jornalista Robert Anton Wilson, o mesmo de Prometheus Rising (Ascenção de Prometheus), caiu em meu colo e comecei a ler sem parar seus primeiros capítulos. Ele explora infinitas possibilidades de navegação da realidade e comunicação entre seres inteligentes da galáxia. Há algo de especial neste livro que ainda não desvendei. A parte sobre comunicação entre eras através da escrita é um keeper.
Renata Adler vs Pauline Kael 2020-06-23 [tag_movies] [tag_books] Comprei o livro da Amazon em que ela esculacha (com todo o respeito) a escrita de Pauline Kael. É sintomático que Kael tenha se tornado a escritora mais adorada da crítica e do público em uma época onde a forma toma o lugar da substância. Cansados da ciência objetiva as pessoas se viram cada vez mais para as experiências subjetivas de sua própria vida, ignorando evidências empíricas e catalogadas da realidade que torna um filme bom em detrimento da experiência em si. "Todo filme é trash" diria Kael, e eu não consigo ver onde ela pode estar errada em nossos tempos. Fruto e sintoma ao mesmo tempo, Adler permanece com o pé firme do lado empírico. Pelo menos um pé.
Cinderela: Versão do Século XXI 2020-06-21 [tag_books] Este livro é um respiro de ar fresco em meio a uma sociedade que vem apodrecendo em ritmo crescente. Ele fala sobre valores e moral. Sobre a dureza das conquistas. Sobre valorizar os que vieram antes de nós. E em termos compaixão antes de pena.
Deep Work 2020-03-15 [tag_self] [tag_books] > "Let your mind become a lens, thanks to the converging rays of attention; let your soul be all intent on whatever it is that is established in your mind as a dominant, wholly absorbing idea." - Antonin-Dalmace Sertillanges
Comunicação em Prosa Moderna 2020-03-15 [tag_self] [tag_books] "Comunicação em Prosa Moderna", escrito por Othon M. Garcia em 1967, foi um dos livros de referência de quando iniciei a faculdade de Letras na FFLCH da USP. Adquiri uma cópia velha em um sebo com uma diagramação absurda, sem margens e com cheiro de mofado. Li de cabo a rabo. Atualmente eu encontrei a versão digital graças à comunidade do LeLivros, totalmente reformada para o formato digital após várias edições. A versão Kindle dá até gosto de ver, com suas inúmeras e famosas referências bibliográficas com que foi escrito, que ocupam pelo menos a quinta parte do livro, junto dos inúmeros exercícios no final.
Story, by Robert McKee 2019-09-08 [tag_movies] [tag_books] - An archetypal story creates settings and characters so rare that our eyes feast on every detail, while its telling illuminates conflicts so true to humankind that it journeys from culture to culture.
On Writing, por Stephen King 2019-08-16 [tag_self] [tag_books] Eu lembro que em algum momento entre ler On Writing Well, um livro de William Zinsser sobre melhorar a escrita, e estar escrevendo meus reviews diários sobre filmes comecei a ficar bem insatisfeito com a qualidade dos meus trabalhos. Isso não é novidade para mim, o eterno insatisfeito, e não me surpreendi quando me vi novamente buscando literatura para me aprimorar. Afinal de contas, quando não se está praticando é a hora de afiar seus instrumentos, e esse momento para um escritor não é quando se está escrevendo, mas lendo.
Amazonita é ficção curtinha de época sobre folclore brasileiro 2019-07-16 [tag_books] Tudo começou em um grupo de filosofia no Telegram. Oi? Sim, foi lá que encontrei a escritora Nati Oliver na época em que se chamava Natalia Oliveira (a conheci antes de virar modinha). Fora do grupo começamos a bater papo e descobrimos nosso prazer mútuo por Agatha Christie, além de ambos sermos escritores de mundos distintos (ficção e não-ficção dialogam à distância). Ah, outro detalhe importante: ela mora na região de Minas Gerais que eu adoro: Poços de Caldas (queijos, cafés e cervejarias artesanais).
Film Theory and Criticism 2019-06-17 [tag_movies] [tag_books] Este é um livro-referência sobre crítica cinematográfica que você encontra em respostas do Quora sobre onde aprender mais sobre o assunto. Aliás, falando sobre a profissão, a resposta do crítico Mark Hughes é bem completa, além de desanimadora para os interessados em ingressar na área. Mas voltemos à teoria.
The ONE Thing 2019-04-12 [tag_quotes] [tag_self] [tag_books] The ONE Thing é um livro que comecei a ler inspirado na dica do Robin Wieruch, que já leu um ou dois livros que eu também já li. Este é um clássico da auto-ajuda empresarial e começa ensinando umas poucas e boas para o leitor comum, mas é particularmente inspirador para quem já sabe que as lições de Gary Keller servem mais para ele do que para qualquer outro ser humano no planeta.
On Writing Well 2019-02-03 [tag_self] [tag_books] On Writing Well de William Zinsser é considerado por muitos do Hackers News como uma ótima referência para se escrever bem não-ficção. Tenho minhas dúvidas. Mas justiça seja feita, o livro parece um Syd Field (Screenplay) para não-ficção, cheio de guidelines que podem auxiliar o escritor ainda amador tentando se profissionalizar e impressionar alguns editores por aí.
12 Regras Para a Vida, por Jordan Peterson 2018-12-30 [tag_self] [tag_books] 12 Regras para a Vida, como o nome indica, é um livro de auto-ajuda, mas diferente do que você poderia esperar. Livros de auto-ajuda que usam o exemplo de vida do autor servem como guia apenas para... er... o autor. Já o livro do psicólogo/filósofo Jordan Peterson utiliza a sabedoria das narrativas antigas, dos usos e costumes das sociedades, aliado ao que a ciência já descobriu sobre nossa espécie para chegar a um denominador comum de quais são as regras mais valiosas para se viver uma vida significativa. Ah, sim, Peterson está menos preocupado com viver feliz do que viver com significado. "Precisamos de regras; quaisquer regras". Esse livro é a tentativa de elencar as melhores.
The Photoplay 2018-08-27 [tag_movies] [tag_books] The Photoplay, A Psychological Study, é considerado o primeiro livro que levou a sério a linguagem cinematográfica como uma nova forma de arte. Ele realiza duas manobras interessantíssimas para a época: retira a impressão que Cinema é apenas um teatro para as massas e eleva as fotos em movimento como uma nova forma de estética que atinge seu status de arte justamente por se destacar do mundo.
Estrutura de Roteiro 2018-07-17 [tag_movies] [tag_books] Às vezes dá vontade de ler todos os livros sobre um assunto e fazer um apanhado de dicas em 50 páginas. Mas isso passa rápido depois que você percebe que vai perder alguns anos de sua vida. Leonardo Bighi Lourenço perdeu 3 anos de sua vida para nós, e nos apresenta todas aquelas teorias de 4 atos (ou 3, com o do meio dividido em dois (???)), seus pontos de virada, conflito, protagonista, antagonista, ponto de impacto... enfim, a pataquada toda.
Escrevendo Curtas 2018-07-16 [tag_movies] [tag_books] Este é um livro curto, e sou fã de livros curtos. Porém, para um livro ser bom não basta ser curto. No seu pequeno conteúdo ele tem que ter algo a dizer. E o livro de L.G. Bayão tem, sim. Ele é um guia rápido e conciso que explica como não apenas curtas-metragens funcionam, mas como a indústria e linguagem cinematográficas funcionam na vida real, e de onde o curta é talvez o elemento mais basal e essencial para o começo (ou o final) de toda criação na sétima arte.
Por Dentro do Roteiro 2018-07-15 [tag_movies] [tag_books] O livro de Tom Stempel, acadêmico e crítico cinematográfico, parece ter sido feito com um olho nos negócios e outro no entretenimento. Isso porque para Stempel o importante em um roteiro não é seguir uma estrutura estética agradável, nem mover a história em uma trama que te prenda, mas fazer os personagens serem tão reais que você os seguirá para onde quer que seja. Mesmo em um blockbuster.
As Portas da Percepção, de Aldous Huxley 2018-06-25 [tag_philosophy] [tag_books] As Portas da Percepção é um (ou dois) ensaio do escritor Aldous Huxley que descreve com uma precisão poética os efeitos do uso da droga conhecida como mescalina, e se você tem vergonha na cara já deve ter se lembrado desse nome citado nas inúmeras vezes que assistir ao filme The Matrix. Quando Neo recebe uma visita que o acorda ("the white rabbit") ele ainda parece estar dormindo. Sua visita e cliente conhece esse efeito: "mescalina! A melhor maneira de voar". Aparentemente o Sr. Huxley voou bem alto em certo momento da vida.
2001: Uma Odisseia no Espaço (livro) 2018-05-16 [tag_movies] [tag_books] Comprei este livro na Black Friday do ano passado da Amazon. Ou ganhei porque o prefeito de São Paulo é um retardado e ficou intimando essa empresa? Pra ser sincero não lembro mais. E não importa. O fato é que não sou muito de ler ficção. Quando começo a ler já desisto. Antes desse tentei Grande Sertão: Veredas. Mas talvez esteja lendo as coisas erradas. Gosto muito de sci-fi, e 2001 é um dos meus filmes prediletos. Portanto, comecei a ler este. E em duas semanas, lendo esporadicamente, já cheguei na metade. É um livro que fala diretamente com quem é fascinado por viagens espaciais, mas, acima de tudo, os que são fascinados pela complexidade da consciência humana e do universo em si.
Just the Arguments 2018-02-27 [tag_philosophy] [tag_books] Just The Arguments, como o próprio nome diz, explora apenas os argumentos dos debates filosóficos mais relevantes na história da Filosofia, e também tenta na contemporaneidade se manter neutro ou equilibrado (como se isso fosse possível).
Os Axiomas de Zurique 2017-05-28 [tag_self] [tag_books] A primeira coisa que se aprende de verdade quando se fala em finanças pessoais é que tudo é especulação. Isso você aprende em um livrinho que li há muito tempo atrás. Li vários desses de finanças na minha "fase investidor", antes de programar para o mercado financeiro, mas o inesperadamente mais útil de todos, que li e reli incontáveis vezes, foi Axiomas de Zurique. E ele é um livrinho pequeno, de bolso e de ficção, que conta alguns causos divertidos e joga algumas noções que vão contra tudo e contra todos os conselhos mais reafirmados de toda a história de Wall Street. No entanto, são geralmente esses conselhos que fazem mais sentido na hora que os sinos dobram. Aqui vai a lista dos axiomas, em um parágrafo só, zipado, concentrado e poderoso:
Mastery: The Keys to Success and Long-Term Fulfillment 2017-03-14 [tag_self] [tag_books] O livro de George Leonard é um curto e didático passeio através dos mistérios que tornam o ser humano cada vez mais habituado ao seu "eudaimonia" aristotélico, ou seja, o estado de plenitude do ser que está ao alcance de todos que se derem a liberdade da melhora contínua em qualquer coisa que fizermos nesse mundo.
The Best of edw519 2017-02-20 [tag_coding] [tag_books] Ed Weissman, ou edw519 para os íntimos, é um dos comentaristas mais efusivos, pragmáticos e experientes do Hacker News. Ele tem programado profissionalmente há quase 40 anos. De mainframes a projetos web, a evolução dele passou basicamente pelo dobro de gerações que provavelmente você passou. Ele também já esteve envolvido como sócio/fundador em três empresas, vendendo tanto serviços quanto produtos. Ele trabalhou com centenas de pessoas em mais de mil projetos em mais de um milhão de linhas de código. Ele já compartilhou muitas opiniões com a comunidade, e agora juntou boa parte dessas opiniões em um livro, um ebook, disponível para qualquer um que queira observar alguém que esteve nas trincheiras por muitos anos e não tem medo de dizer o que pensa.
Sinais do Fim 2016-12-20 [tag_books] O poder da internet é a real democracia. É ela que permite que autores como Dario Bertulucci sejam conhecidos por leitores cansados da mesmice e da massificação das grandes editoras. E é ela que permite que o autor receba o que tem direito pelo seu livro e pelos trabalhos de distribuição: 100%. Conversei rapidamente com o autor, que estava vendendo alguns exemplares de seus livros na frente do Masp, na Avenida Paulista. Com dificuldades para conseguir uma editora, ele mesmo aprendeu a publicar seus livros e foi à luta, algo que eu admiro e que foi o motivo final que me fez levar essa cópia comigo. Agora que li, preciso concluir: não me admira que as editoras não estivessem interessadas em um autor ainda em desenvolvimento. Mas continue firme. Com o tempo, talvez suas ideias encontrem uma coerência e uma estrutura que irão te fazer repensar seus primeiros trabalhos.
O Mundo de Sofia 2016-11-03 [tag_philosophy] [tag_books] Este foi o livro meio unanimidade dos fóruns de filosofia quando questionado qual o melhor começo para a área, que dê uma visão global, histórica e funcional do que é, afinal de contas, filosofia. Bem, e também o começo mais divertido, o que para uma área como essa deve se resumir aos quadrinhos do Existencial Comics e o livro de Jostein Gaarder.
Darkly Dreaming Dexter 2016-08-24 [tag_series] [tag_books] O primeiro livro de Jeff Lindsay, que deu origem à série de livros do serial killer que mata serial killers (além da própria série televisiva de oito temporadas), é um relato intimista e bem-humorado de uma pessoa que não consegue se ajustar socialmente, então finge ser alguém que não é. Curto, mas suficiente, dá uma boa ideia sobre como é esse personagem tão fascinante, em um esboço criado a partir de seus próprios pensamentos. Lendo após terminar a série, vejo quão bem feito ficou o protagonista estrelado por Michael C. Hall, e quantas boas ideias surgiram de uma premissa interessante. Uma adaptação que começou muito bem na primeira metade, para covardemente tropeçar desfiladeiro abaixo na segunda metade.
Como Ver Um Filme 2016-05-14 [tag_movies] [tag_books] O livro de Ana Maia Bahiana é cativante do começo ao fim. Ele dá dicas sem frescuras e para o cinéfilo amador -- aquela pessoa que adora ver filmes, mas não sabe muito sobre sua criação nem como escolher um filme ou apurar seu gosto -- e ao mesmo tempo evita a todo custo soar pedante, crítica ou pior: erudita. Muito pelo contrário: o conteúdo é informativo e atinge das camadas mais básicas (como funciona a indústria de Hollywood) até as mais controversas (o que é gênero?).
O Poder do Agora 2015-06-29 [tag_self] [tag_books] "Embora eu continuasse vivendo normalmente, tinha percebido que nada que eu viesse a fazer poderia mudar realmente a minha vida. Eu já tinha tudo de que necessitava." Essa é a moral por trás de O Poder do Agora, livro de Eckhart Tolle que mistura filosofia e uma pitada de religião em prol do bem-estar do ser humano. Não que ele use muita religião, e se usa, é mais para o lado budista/asiático dos monges tibetanos: aprendendo a se libertar de sua mente. Ele adequa essa filosofia ao cristianismo e chama mais adeptos para a iluminação independente de seu profeta ou deus.
Introdução à Introdução à Computação 2014-07-01 [tag_coding] [tag_books] O livro começa lá nos primórdios da informação, antes mesmo da humanidade. Sim, pois informação não necessita sequer de um ser sensciente para ser transmitida e utilizada, como já foi comprovado através de nosso código genético, o agora-popular-por-causa-do-ratinho DNA. Uma informação codificada intrinsecamente no processo de reprodução das células de um ser vivo. Um computador orgânico!
Coders at Work: Reflections on the Craft of Programming 2011-10-14 [tag_interview] [tag_coding] [tag_books] > "Personally I have never believed that it is possible to be a good coder without being a good programmer nor a good programmer without being a good designer, communicator, and thinker." - Jamie Zawinski
Crash Dump Analysis: o livro 2008-04-17 [tag_books] Para quem acabou de terminar o Advanced Windows Debugging (como eu) e não consegue ler no computador os complicados artigos de Dmitry Vostokov (como eu), "seus problemas acabaram-se": acabou de ser lançado o Memory Dump Analysis Volume 1 em hardware! Em modelos portáveis (paperback) e desktop (hardcover).
A Linguagem de Programação C: O Livro 2007-10-12 [tag_coding] [tag_books] [tag_ccpp] O clássico de Ritchie e Kernighan, criadores da linguagem C, não foi meu primeiro livro de programação. E nem deveria ser. Não o recomendo para iniciantes, pois é necessário possuir algum conhecimento e prática para realmente aproveitar os conceitos desse livro.