Enredo Bodegas RE 2024-07-19 [tag_wine] Esta bodega chilena fica na região de Casablanca, entre Santiago e Valparaíso. Ele tem uma pegada turística e reinventa castas fazendo blends mais exóticos. Este é um blend de Gewürztraminer e Riesling, duas uvas tipicamente alemãs. A primeira se fala “gaverztramener” e puxou o nome da expressão “uva apimentada do Tramin”, cidade do norte da Itália que fala alemão. O nome se refere à característica aromática da uva de lembrar especiarias. Alguns exemplos: pétala de rosa, lichia, damasco, gengibre, abacaxi e canela.
Cafayate Torrontés 2021 Etchart 2024-07-10 [tag_wine] Esta garrafa mais cara da Etchart vendida no Hirota não é um reserva, pois querem manter os aromas da uva, e estava gostosa, mas acho que o melhor custo benefício ainda é o Torrontés jovem feito pela mesma bodega (a metade do preço) e pelo frescor e pelas mesmas notas, corpo, aroma. Não me cativei pelo branco reserva. Vale a degustação lado a lado, acredito.
Cafayate Cabernet Sauvignon 2021 Etchart 2024-07-10 [tag_wine] Já este, sim, me parece um reserva (10 meses) que vale cada centavo. Até porque não é muito caro. Ele tem um aroma característico de Cabernet com a marca registrada de Cafayate.
Etchart Privado Rosé 2022 2024-07-05 [tag_wine] Mais um pra coleção. Este Rosé é mais encorpado do que estou acostumado. Lembra um pouco o Torrontés no corpo, mas o aroma e o sabor são muito mais frutados. É bom para acompanhar queijos leves.
Etchart Privado Malbec 2022 2024-06-18 [tag_wine] Mais uma vez peguei uma garrafa no Hirota e mais uma vez precisei elogiar. Ele é frutado, é leve, chega até a ser doce. E é barato. 40 reais.
Zorzal Gran Terroir Cabernet Franc 2021 2024-05-25 [tag_wine] Proveniente do centro-norte da região denominada Gualtallary. É uma zona alta e com solo sedimentado com granito e "calcáreo". Guardado em barricas de roble francês. Sinceramente achei muito bom, e foi melhorando ao longo dos dias. Não é marcante, mas é um ótimo vinho.
Petnat Rosado Malbed (Burbujas de Altura) 2024-05-25 [tag_wine] Eu pensei que o primeiro Burbujas de fermentação in vitro que havia abrido estava estragado. No entanto, este também se mostrou com cheiro de pum assim que o abri, mas após uma hora ele estava apenas levemente azedo e parecendo um vinho rosé comum, apesar de bem saboroso.
Etchart Privado Torrontés 2024-05-10 [tag_wine] Levei para a casa dos amigos esta garrafa barata e fácil de achar no Hirota. Este é o melhor custo benefício do país se quiser um ótimo Torrontés de Cafayate. Eu nem sei como eles conseguem esta ótima promoção. Aromático para melão e com boa intensidade no sabor, além de refrescante. Menos enjoativo que Chardonnay para o verão.
Carmine Granata Gran Reserva Roble 2018 2024-05-10 [tag_wine] Abri mais um Carmine Granata da viagem (Gran Reserva) e dessa vez estava muito melhor. Dois anos de canto deixou ele muito mais interessante.
Vinland (Burbujas de Altura) 2024-05-01 [tag_wine] Nossa visita mais simpática da viagem em Cafayate foi esta Burbujas de Altura, onde descobrimos uma bodega nova indo de motinha, a alguns kms da cidade. O proprietário trabalhou a vida da bodega ao lado, Ele Esterco, e agora com os filhos criados (uma enóloga) e sua esposa o ajudando, a família conseguiu com sucesso desenvolver um Torrontés espumante.
Tortugas e Garages 2024-03-10 [tag_wine] Na última viagem à Argentina fiquei interessado em variar de casta e portanto abandonei o Malbec por um tempo. Pedi nas casas de vinhos alguns exemplares de Bonarda para entender melhor a fruta. O primeiro que abri foi este da Paso a Paso, 2019, da linha Vinos de Garage. São microlotes pensados aos poucos por enólogos que desejam produzir vinhos com o mínimo de intervenção, como a adição do carvalho. O Bonarda desse vinho é bem azedo, mas ao decorrer dos dias ele foi ficando mais azedo ainda, apesar de menos alcoólico. Ele é gostoso para beber sozinho. Ele lembra o azedo do Burbujas de Altura, de Cafayate, mas que azedou, que acho que estava estragado, mas tudo bem. Nesse da Paso a Paso há um frescor além do azedo, e tons muito vibrantes.
Vinícola Castanho (Jundiaí) 2024-02-15 [tag_wine] Fazia tempo que não escrevia aqui sobre vinhos, não? Estou meio relapso nos assuntos do cotidiano, pensando em como (re)organizar meu blogue para abarcar tanto assuntos banais e aleatórios e textos mais rebuscados (WIP).
Mairena Reserve Bonarda (Bodega Familia Blanco) 2024-02-15 [tag_wine] Abri esta garrafa que trouxe de Mendoza, um dos primeiros do ano passado. Estava dando bobeira. É um 2015 e ele está muito, muito agradável. Este foi o único rótulo servido nos voos ao Qatar durante a Copa do Mundo de 2022 e eles tiveram que remover do rótulo a mulher usada como modelo, pois isso é proibido pelas leis locais. Mas com mulher ou sem mulher está boníssimo.
Las Perdices 2023-12-21 [tag_trips] [tag_wine] Agrelo é a região que ficou na memória durante esta pequena viagem de uma semana para Mendoza. E quando voltei, a garrafa que havia esquecido na geladeira era de um Malbec de lá, da Vina Las Perdices, que encontrei no empório em Taubaté durante outra viagem. As rimas que encontramos pelo caminho devem ser escritas pelo roteirista do universo.
Viña Santa Cruz 2023-11-13 [tag_wine] Esta é uma vinícola para ficar o dia inteiro. Isso porque além do tour e degustação há dois museus sensacionais. Um é de automóveis (há uma seção também de motos) que cobre uma boa parte da história e das principais fabricantes em carrocerias e ambiente interno bem conservado. Não é possível ver o interior das carrocerias, mas logo na entrada, além de uma muito bem vinda taça de vinho de cortesia para beber durante a visita, há um automóvel cortado com detalhes internos de seu funcionamento.
Viña Montes 2023-11-13 [tag_wine] Estava um dia chuvoso, algo raro na região pela época, mas mesmo assim nossa guia conseguiu realizar um tour completo e muito informativo. Além disso, ela foi muito gentil em me ajudar em uma situação delicada por conta da distração minha em não saber o que seria servido durante a degustação. O tour em si passa por dentro da vinícola e um pouco de história e do processo de fabricação nos é explicado. Estávamos em um grupo grande de brasileiros efusivos fazendo perguntas de brasileiros e durante todo o momento a guia respondeu da maneira mais completa possível. Na degustação há uma certa competição para acertar aromas e sabores. Este modelo está um pouco ultrapassado, mas cabe bem como atração turística. De qualquer forma, fomos lembrados que estas impressões trazidas pelo vinho dependem muito mais da subjetividade de nossos sentidos do que de algo objetivo. Houve também uma conversa animada sobre o uso de rolhas de cortiça versus as screw caps. Eu gostei que nossa guia tinha formas mais personalizadas de explicar o motivo das coisas. Achei menos impessoal do que pensava que seria, até por ser uma vinícola grande e que se gaba dos vinhos. O passeio pelas barricas ouvindo música gregoriana é um misto entre patético e curioso. Outro traço que lembra outras vinícolas mais turísticas ainda, como Concha y Toro e seu famigerado passeio pelo Casillero del Diablo. Em tempo: os vinhos são gostosos, mas nada de mais. Levamos uma garrafa para abrir com amigos e pela curiosidade dos cantos. Pelo preço não levaria para mim. Não sou afeito ao estilo europeu, mais suave e sutil. Mas fui mais como um checklist.
Bodegas RE 2023-11-13 [tag_wine] Esta é uma bodega com um espaço pequeno para visitantes, mas que parece sempre cheia. Quando fizemos a vista havia pelo menos mais três grupos. Nosso host foi o Alejandro, que sabia português de ter convivido no Brasil, mas seguiu nosso desejo de ter o tour em espanhol para nós praticarmos e pela experiência. No final foi ótimo, pois deu para tirar dúvidas mais fácil e ainda ouvir o tour no idioma nativo.
Attilio & Mochi, passionate winemakers / Vina Tunquen Limitada 2023-11-13 [tag_wine] Fomos recebidos pela Angela, proprietária de verdade da vinícola e brasileira. Quer uma prova melhor? Mal chegamos e ela nos pediu ajuda para mover as mesas e os vinhos do lugar por causa do vento. Ajudei a carregar as mesas para um local mais seguro, enquanto a nova sala de degustação, um dos poucos contêineres dispostos no terreno, não estreou.
Aurora Colheita Tardia Branco 2023-11-04 [tag_wine] Hoje foi a vez de abrir a garrafa branca. Nela havia as uvas Malvasia e Moscato, que nunca ouvi falar. A safra é de 2018 (!!!). Está mais doce que o tinto, mas não estragou apesar de 5 anos engarrafada. Um tanto forte demais, a Mitiko deu a ideia brilhante de tomar com gelo, o que nesse calor veio bem a calhar. Acabei tomando quase toda a garrafa.
Aurora Colheita Tardia Tinto 2023-10-22 [tag_wine] Estava na promoção no mercado aqui do bairro as versões tinto e branco; resolvi experimentar. É bom aproveitar o momento em que a Vinícola Aurora está em baixa porque foi descoberto que eles utilizam trabalho escravo. Abri o tinto para acompanhar não me lembro mais o quê e achei não tão doce quanto imaginava que seria. Um tanto enjoativo a partir da segunda taça, mesmo gelado. Não há requinte. Poderia ser sangue de boi com um pouco de açúcar. Este é um blend de Cabernet e uma outra uva que não conhecia, Alicante.
Forte de S. Sebastião 2023-10-03 [tag_wine] Um vinho português que mistura a casta Touriga Nacional com Syrah e dá um resultado balanceado, leve, uma mistura de azedo e amargo fácil de beber e que de vez em quando gera memórias afetivas de diferentes aromas. Diz o rótulo que gira em torno de frutos pretos, trufas e café. Eu acho que não é pra tanto. Mas gera.
Orby Cabernet Sauvignon 2023-09-23 [tag_wine] O Cabernet da Orby é mais agradável de beber uma taça por noite. Até no calor escaldante. Basta tirar direto da geladeira.
Vinia Le Classique Pays DOC França Eca 2023-09-07 [tag_wine] Deixei esta garrafa sem fechar a vácuo, só com a tampa de silicone encaixada no gargalo. Demorou pouco mais de uma semana para eu beber. Ainda há uma taça sobrando. A impressão foi que ao respirar mais houve um momento em que o vinho estava mais saboroso. Foi próximo da metade. Acredito que vinhos jovens como esse precisam respirar. Eu já degusto bochechando com ar dentro da boca e sinto mais sabores com isso. Essa é a lição aprendida desta garrafa que servirá para as próximas.
Vinho Azul Gran Reserva 2017 2023-09-04 [tag_wine] Forte, mas não tanto. Este blend de Cabernet Sauvignon e Malbec consegue ser fiel à bodega de seu início, quando era apenas um galpão com um equipamento pequeno e alguns alugados na época da colheita. Esse top de linha descansou 24 meses em barricas francesas (70%) e americanas (30%), mas o resultado não é absurdamente amadeirado ou forte (até a Mitiko gostou). Abrimos na hora do hambúrguer na visita ao Sr. Incrível para ele ver como é e quem sabe a próxima visita a Mendoza dar uma passada pela charmosa, humilde, bodega.
Orby Cabernet Sauvignon - Merlot 2012 2023-08-28 [tag_wine] Vinho francês não costuma ter caráter. É apenas vinho. Mas pode ser que não tenha provado os muito caros. Este blend é okzinho, bebível para o dia-a-dia.
Vinia Le Fruité I.G.P. Pays d'Oc 2021 2023-08-17 [tag_wine] Eu abro vinho francês como quem não está afim de tomar vinho. Daí fico naquela de suquinho e talz. Este Vinia eu nem me lembro se tinha mais algum gosto do que uva estragada. O sommelier do Wine já deu a dica em suas notas: vinho elegante. Isso é sinônimo para bleh. Tem Carignan, Syrah e Grenache nesta garrafa (só para constar).
Já Pias 375 mL 2023-08-17 [tag_wine] Além do Wine ter me enganado no sistema de assinaturas ainda oferece meia-garrafa em sua loja sem avisar corretamente. Nunca imaginei que essas lojas ofertasssem esse tipo de garrafa para entrega. Meia-garrafa na minha concepção é para comprar no mercado porque você vai beber vinho sozinho para acompanhar a pizza. O Já Pias, apesar da conotação, não é tão ruim assim. Ele é bebível. "Uma raridade", diz o sommelier do Wine. Eles sabem vender suco de uva estragado. No entanto, para um vinho português achei bem bom. Os taninos são macios, mesmo.
Pias de Portugal 2023-07-16 [tag_wine] Fico me acostumando com vinho bom argentino e daí quando vou pegar uns baratinho no Wine pro dia a dia como esse parece uma merdinha. Uva fermentada tão somente. Deve ser cents de euro por lá. Aqui é 30 octopus por meia garrafa.
El Porvenir Laborum de Parcela Malbec 2020 2023-07-15 [tag_wine] Você se acostuma com Malbec como se fosse sensacional, mas são esses vinhos da Porvenir que são outro nível. As uvas desta garrafa são de um terreno próximo da montanha, na Finca Rio Seco, a 1750 metros acima do mar. As parreiras são orientadas de tal forma que recebem menos sol de tarde. A solo é 70% rochoso e 30% arenoso. Possui formação calcária.
Pulenta Malbec Gualtallary 2016 2023-06-15 [tag_wine] Um Malbec de Mendoza de respeito. Reservado para uma reunião muito especial de amigos, este vinho não é barato, mas entrega uma garrafa da série de alturas da Pulenta. Há várias alturas disponíveis no Valle de Uco, e esta é de 1300 metros de altitude, em vinhas plantadas em solos rasos e pedregosos, cheio de cálcio. As uvas são regadas por gotejamento da água de degelo da cordilheira. O sabor é vibrante, equilibrado, mas nem tanto. Há personalidade, corpo, taninos e Malbec. Ah, Malbec...
Gran Enemigo 2017 2023-06-15 [tag_wine] A linha El Enemigo contém uma qualidade e equilíbrio ímpares. Meu amigo abriu uma dessas garrafas quando o visitamos. Se trata de um blend de Malbec e Cabernet bem equilibrado, praticamente não-alcoólico. Apesar de não ser um Cabernet simples de beber ele deve ter aliviado o peso do Malbec e deixado o resultado final mais suave, apesar de com bom corpo. Os taninos não dominam a bebida. É bom constatar que taninos não são mais os protagonistas isolados das bebidas mais estilosas e caras de Mendoza. Há espaço para todos os sabores.
El Porvenir: Laborum Tannat 2019 2023-06-06 [tag_wine] É revoltante o quão bom são os vinhos da El Porvenir. A agressividade dos taninos que lembram as uvas regadas a conta-gotas no meio de um deserto árido, arenoso e praticamente infértil se traduz em uma taça sempre memorável, e que de brinde remete a memórias da própria vinícola. A garrafa que bebo agora é um Tannat de 2019, ou seja, não traumatizado pela pandemia. A Finca é a El Retiro, a mais antiga da vinícola, plantada em 1945. Se trata de um terreno arenoso com poucas rochas. Pela idade das parreiras elas foram plantadas no [esquema pérgola]. Ele é ríspido, mas ainda frutado. O tanino raspa na boca e a envolve em um abraço que acolhe o paladar. Há tons vegetais e minerais na mesma taça. O teor alcoólico ainda é forte, mas faz parte da experiência completa.
El Porvenir: Laborum Malbec 2020 2023-06-06 [tag_wine] Essa garrafa que já acabou foi um Malbec 2020. Nuevos Suelos a subcategoria, mas ainda da série Laborum. As uvas vieram da Finca Alto Rio Seco, onde 70% do terreno é de rochas com sedimentação calcária. São produzidas 7000 garrafas. Não há passagem por barrica porque o objetivo deste rótulo é levar ao consumidor o que veio do solo de forma autêntica. Geralmente o apreciador esnobe de vinhos diria que esta decisão tira a complexidade da bebida, mas nesse caso posso dizer que nem um pouco. A tara por passagem em barrica serve para muitas colheitas, mas essa pode ficar do jeito que está.
Vinhos e mais vinhos (seção Rosé/Espumante) 2023-05-19 [tag_wine] Vinhos citados neste post: - L'Instant de Roseline 2019 - Carmine Granata Bonarda - Dádivas Espumante Rosé - Nahe Freu Dornfelder 2018 Sim, foram muitos vinhos nos últimos dias. Três deles foram acabados no Dia das Mães.
Vinho do Outback 2023-04-24 [tag_wine] O mundo do vinho é impressionante, mesmo. O Outback consegui arrumar um rótulo da Austrália que harmoniza com suas comidas picantes. É um Cabernet Sauvignon leve, porém com várias características de especiarias e seu final adstringente some junto com o alimento. O final chega a ser levemente doce. Não consegui descobrir o produtor.
Clos de los siete, by Michel Rolland 2023-04-24 [tag_wine] Quem é Michel Rolland, você talvez se pergunte. Eu faço a mesma pergunta, já que essa história de marketing pessoal pode ser tão enganoso quanto marketing de vinho. Bom, eu pesquisei e vi que ele é apreciado no mundo inteiro e é denominado um dos flying winemakers, que são enólogos que não estão presos em uma vinícola ou, melhor ainda, na colheita de apenas uma região no mundo. Eles vão além da própria bodega e região e criam diferentes obras espalhadas pelas oportunidades que o mundo inteiro do vinho oferece.
Susana Balbo 2023-03-23 [tag_wine] Almoço de domingo na casa de uma amiga com direito a quatro garrafas abertas depois de muitas horas de conversa. Foi uma ótima visita. Para começar abrimos um espumante, o Rosso Brut do Michel de Mas, a vinícola orgânica de San Juan que conhecemos em nossa viagem para a Argentina ano passado. É um espumante de Malbec, algo bem raro, e bem doce até. Deveria ter aberto no ano novo. Achei bem saboroso, mas vinhos assim perdem sutileza e potência no sabor. É mais um luxo extravagante.
Pyros Appellation Syrah 2019 2023-03-20 [tag_wine] Pyros é uma nova linha da Bodega Calia Alta. Não, não, tudo errado. Pyros na verdade é uma nova vinícola que nasceu do desejo por uma nova forma de expressão dos vinhos de San Juan, mais especificamente do Vale do Perdernal, uma região que apenas em 2008 recebeu sua denominação geográfica pela legislação argentina e que desde então vê nascer bodegas com uma nova personalidade, de uvas plantadas em um terreno único no país. Um terreno pré histórico e calcário.
El Porvenir Amauta (2021) 2023-02-17 [tag_wine] Amauta, na língua dos nativos de Cafayate, quer dizer o homem sábio, que possui o conhecimento sobre a natureza e o universo. A proposta é o vinho ser uma lição de humildade a respeito do solo e o que ele nos provê.
Perereca do Monte 2023-02-14 [tag_wine] Último vinho tomado antes de [me despedir da experiência Intelitrader]. Foi com o Strauss no Pateo do Colégio, onde tudo começou. Ele é leve, um custo benefício OK. Suave de corpo leve, este vinho português tem em seu verso a informação que perereca é uma palavra de origem Tupi. E esta perereca é molhada, mas não grudenta. Passa rápido o gosto frutado.
Malma 2015 2023-02-14 [tag_wine] Se foi a última viagem que comprei nesta adega de Neuquen, nem me lembro quando. A ideia de abrir uma por ano se concretizou. E a última garrafa foi para o evento em Aragoiaba. Essa última garrafa é a mais amaciada, como esperado. Um Malbec atijolado, tanino redondo, embora não perfeito. Eu diria que além dessa fase de envelhecimento começa a ser questão de gosto.
Las Nubes Reserva Personal 2023-02-14 [tag_wine] Esta garrafa de 2015 sem rótulo foi adquirida na última viagem a Cafayate. Comprei duas. Abri uma no rolê do ano em Aragoiaba. Seu sabor não lembra vinho jovem Malbec nem Tannat. Ele é mais envelhecido, perdeu sua potência do álcool e dos taninos. Ficou um sabor mais frutado, até um pouco enjoativo. É bom para conhecer. É bem diferente de outros reservas que provei dessas uvas.
Rio Sol Gran Reserva Alicante Bouschet 2018 2023-01-08 [tag_wine] Às vezes vem a sensação que essas anotações não são úteis, mas acontece que há muitos vinhos no mundo e pouco tempo, dinheiro e fígado para ficar tomando garrafas de todos os lugares, uvas e safras. Eu posso saber na hora se gostei de um vinho, mas isso não me ajudará a saber mais sobre outros vinhos.
Tinquiao Torrontés 2023-01-02 [tag_wine] Torrontés é o vinho mentiroso: aroma floral, sabor porreta. Nesse caso é bem azedo, mas de uma complexidade final que compensa. Você toma um gole e faz aquela cara de que chupou limão, mas ao engolir o sabor que fica é agradável.
Miguel Mas Duc Blanc 2023-01-02 [tag_wine] Pegamos esta garrafa na champanheria orgânica de San Juan no oeste da Argentina. A [apresentação] foi show de bola, mas ao abrir nesse ano novo não me agradou muito por ser forte demais para um champanhe. Seu amargor não combina muito com seu corpo forte e que lembra frutas maduras. Nunca vi um vinho branco apresentar estas características. Pode ser que armazenei errado?
Hakushika 2023-01-02 [tag_wine] Para quem acha que todo saquê é seco, ou seja, eu, esta é uma novidade bem agradável. Ganhei de presente de minha amiga nesse final de ano e achei bem bão para beber solo, sem pretensão, e sem a secura extrema de alguns saquês.
González de Alguma Coisa 2023-01-02 [tag_wine] Tempranillo com sabor de Tempranillo. Nada demais.
El Porvenir Laborum Malbec 2023-01-02 [tag_wine] Não tem muito o que falar de um vinho topzera de uma vinícola topzera. Sabor intenso, equilíbrio entre taninos e o frutado puxando para ameixa.
Château Tamagne 2023-01-02 [tag_wine] Eu "visitei" essa vinícola da peninsula russa pelo maps e pelo site. Parece nova, alta tecnologia. Vinhos russos são uma aba nova do navegador do enófilo amador, acostumado com as uvas européias e americanas. É difícil achar equivalente, então a impressão que este vinho passa é: corpo médio, levemente azedo. Diz ser bom para carnes, mas não senti que iria harmonizar com muita coisa.
Château Charlieu 2023-01-02 [tag_wine] Não me lembro muito deste vinho. Não é ruim, mas não deve ser marcante.
Los 5 Salvador Figueroa 2022-12-05 [tag_wine] Teor alcoólico forte e presente neste vinho de Cafayate da menor vinícola em funcionamento. Eles possuem poucos rótulos e poucas garrafas por ano. Sua visita e degustação é você chegar em uma casa na penúltima rua da cidade e o cara te serve uma taça de um vinho. E é isso.
Château Charlieu Bordeaux 2020 2022-11-21 [tag_wine] Este vinho francês é muito agradável. Tem complexidade, mas não muita. Dá pra tomar uma taça ocasionalmente. Seu frutado é leve. Alcoólico, sim, mas pode ser jovem. Precisa respirar. Taninos sob controle.
Château Tamagne Superavi Reserve 2017 2022-11-20 [tag_wine] Ao oeste da Georgia, o país com o [registro histórico mais antigo do mundo de produção de vinho], existe a Península de Taman, na Rússia. É a região mais ao sul do país e mantém um clima semelhante ao da Georgia para a produção de vinhos. Nela está localizada esta vinícola, a Château Tamagne, com uma produção industrial absurda para quem nunca ouviu falar em vinho russo. São tanques gigantescos e um laboratório novinho em folha.
La Grupa 2022-11-11 [tag_wine] Bonzinho Malbec, mas já tinha bebido demais quando provei, então não tenho como opinar. Opinião de bêbado não tem dono.
Tinquiao 2022-11-08 [tag_wine] A palavra quer dizer meio alegre. É um vinho para ficar alegrinho. Um Malbec de Cafayate não muito agressivo. Ele tem taninos, mas prevalece o frutado por ser jovem. Da nova vinícola da região que fomos conhecer, o Burbujas de Altura, especializados em espumante de Torrontés.
Cave de Ladac 2022-11-08 [tag_wine] Eu nunca me toquei que haviam vinhos semi secos. O David me apresentou um francês. Ele é bem leve, uma cor quase transparente e ligeiramente doce. Não há taninos. É fácil de beber e tem um gosto da fermentação da uva que é bem diferente do que estou acostumado. Não tenho opinião formada. É necessário aprender a degustar.
Sincronia Syrah 2017 2022-11-07 [tag_wine] Este vinho brazuca aparenta ser jovem. Ele estava com um aroma e sabor levemente de enxofre, mas não estava envinagrado. Não era agressivo como um Syrah e estava com a coloração mais de tijolo.
Finca La Anita 2022-11-07 [tag_wine] Esse é um vinho preza. Foi o que o Fábio sugeriu na viagem. Comprei na Casa Vigil em vez de ficar pobre com um El Enemigo. E valeu cada centavo. Ele parece um Gran Reserva, mas sem a madeira. É o corpo do vinho extremamente equilibrado, aveludado. Esta Anita é boa, mesmo.
Borbujas de Altura Torrontés 2022-11-07 [tag_wine] Levamos para abrir na Casa da Família Incrível. Espetacular o aroma e o sabor desse espumante. A agressividade do Torrontés se manteve após a fermentação. Ele é um extra brut, não tão doce, mas não tão seco também. Se sente um frutado bem de leve e uma tanicidade não muito comum em frisantes.
Belledaisy Chianti 2022-11-07 [tag_wine] Essa primeira garrafa da noite tem aquele gosto de Chianti. Fácil de beber, levemente alcoólico e frutado. Bom vinho de entrada. Precedeu a Anita que eu tinha trazido para a reunião dos sócios. Acho que a Dani que havia escolhido.
Sin Reglas 2022-10-12 [tag_wine] Primeiro vivo compartilhado em Mendoza, no almojanta logo depois de todos chegarem. Não me lembro dele, mas nosso sommelier não foi dos melhores. Nossa intenção era sentir um pouco de barrica, mas acho que nem reserva ele era.
Roberto Luka Sophenia 2022-10-12 [tag_wine] Este foi meu prêmio por ter feito o melhor blend na visita à bodega Sophenia. Se trata também de um blend, feito em edição limitada com o objetivo de compartilhar com os amantes do vinho como é possível existir novas criações mesmo dentro das mesmas cepas e colheitas. Um brinde à imaginação. E um abaixo ao sistema de notas.
Pinot Negro 2022-10-12 [tag_wine] Há duas formas de dizer Pinot Noir na Argentina. Pinot Noir (duh) e Pinot Negro. Uma boteja antiga de Carmine Granata, lá na região de Luan de Cuyo em Mendoza, acusava essa denominação. Conhecimento você sempre adquire ao visitar bodegas. A experiência por si só sempre será gratificante. No caso de Carmine Granata, mais do que isso: especial. Mágico. Transcendental.
Oüled Thäleb 2022-10-12 [tag_wine] Estou com um estoque de vinhos considerável em casa. Precisei usar meu armário e meu porquinho do lado da cama para dar conta. E vinho continua a chegar. Minha assinatura de dois vinhos bimestrais da Sociedade da Mesa me trouxe este marroquino. Eles sempre tentam inovar nos países de origem, mas as uvas dessa região mais desértica carecem de personalidade como as clássicas. Há dificuldade de nos relacionarmos com estes produtos exóticos, quanto mais a vinícola criar algo novo.
La Primera Revancha 2022-10-12 [tag_wine] Este vinho eu bebi pela primeira vez [no melhor atendimento que já recebi de uma sommelier em um restaurante]. Até minha esposa que não é tão fã de Merlots adorou, tanto que no dia seguinte fomos visitar a bodega e eu comprei mais duas das únicas quatro garrafas disponíveis. Então levamos para abrir na casa da família Incrível e continua um Merlot excepcional. Equilibrado e frutado sem o "gosto de remédio" de alguns Merlots. Uma verdadeira obra-prima.
Chico Zossi 2022-10-12 [tag_wine] Esse vinho não foi bebido na melhor das circunstâncias. Ele não é fácil de beber e fui o único que estava bebendo. O lugar é um restaurante dentro de uma pousada em Taffí del Valle bem decorada que tivemos o prazer de conhecer. Infelizmente a comida não é das melhores, nem o atendimento. A temperatura do vinho não deve ter sido a melhor para servir. Enfim, não me lembro se cheguei a gostar de um gole que seja.
Carmine Granata 2022-10-12 [tag_wine] Visitei esta bodega na [viagem à Argentina em 2022]. Estávamos de bobeira em Maipu. A atendente Luli não costuma atender sem reserva, mas mora perto e coincidentemente estava por lá quando tocamos a campainha. Ela nos atendeu tão bem e com uma empolgação tão grande em explicar com detalhes técnicos desde a plantação das uvas até a degustação que foi possível aprender coisas novas mesmo depois de tantas bodegas já visitadas. Foi uma visita privada de apenas nós quatro. A bodega fazia 7 milhões de litros e havia tanques gigantescos de concreto em funcionamento. Agora boa parte deles é usada como salas. Inclusive a sala de degustação! Uma das melhores visitas de minha vida em uma bodega. Havia garrafas da década de 90 à venda.
Amaco 2022-10-12 [tag_wine] Vinho jovem da menor vinícola do mundo Salvador Figueroa. Forte e frutado, merece respirar. Vai bem com carne. Provamos no El Rancho.
Nanni Tannat Reserve 2019 2022-10-09 [tag_wine] Reserva de 12 meses em barrica da mesma uva, que com muito esforço conseguimos matar. Não por ser ruim, estava delicioso. Esse gosto adstringente, agressivo, dos vinhos de Cafayate já me encantou novamente, mesmo sem ser fã dessa vinícola. O amadeirado chega meia hora depois de aberto.
Vinhos com Sr. Incrível 2022-08-24 [tag_wine] Malma está mais suave? Talvez, mas continua bem forte o tom de ameixa. Tannat do El Esteco aromático e mais agradável, mas reserva de 2013 parecia mais promissor. Cabernet Franc do Incrível de 2019 de Mendoza foi boa finalização de uma ótima noite de conversa.
Cinco Florais 2022-08-09 [tag_wine] Continua vibrante mesmo depois de uma semana aberto.
F (Negro Amaro) 2022-07-26 [tag_wine] Eu não me lembro muito bem deste vinho. Só sei que foi tomado na ocasião especial da mudança do meu amigo para São José dos Campos. Sabor frutado, pouco aromático e alcoólico (embora quente). A garrafa foi colocada para dormir pela esposa de um outro amigo. Da mesma vinícola das 50 safras.
Achaval Ferrer Malbec 2022-07-26 [tag_wine] Este Malbec dessa vinícola boutique de Mendoza estava em minha adega não sei por quê. Faz tempo que não compro vinhos direto do local, apesar de ter visitado essa vinícola (e não gostei dos vinhos por causa de seu estilo francês). De qualquer forma, estava na adega, abri em um churrasco casual na varanda e bebi. Malbec é Malbec. 10 a zero em vinhos europeus. Inebriante demais.
Vinho romeno 2022-07-12 [tag_wine] Ok, ele é romeno. Fora isso, lembra vinho de mercado, daqueles de trintão. Mas quem pagou caro por ele talvez traga mais características ocultas pelo sabor azedo e tânico conhecido de quem curte aquele vinhozinho sem frescura.
Merlot tem gosto de remédio? 2022-07-12 [tag_wine] Eu não acho que todo merlot tem. Fato é que não tenho certeza se concordo com essa afirmação de minha esposa. Outro fato é que ela gostou dessa garrafa que foi aberta em uma visita a um casal de amigos em Floripa. Eles são uma das conexões mais inesperadas. Nos encontramos agora apenas duas vezes e parecem amigos de longa data. Sabe quando parece que conhece essas pessoas há mais tempo e todas as conversas se encaixam? Essas estranhezas boas da vida... como o eventual merlot de uma noite agradabilíssima.
Zuccolo 2022-05-12 [tag_wine] Azedo. E é só.
Dona Matilde 2022-05-12 [tag_wine] Dona Matilde Esse é bom mesmo, safra 2016. Acho que encontrei naquele teste do eniwine. Não é absurdamente caro, mas é um Gran Reserve. Em outubro desse ano provo a segunda garrafa. Ainda acho um custo/benefício muito bom. Encorpado e frutado. Não há madeira, mas há taninos. Parece evoluído.
Vinho Russo 2022-04-24 [tag_wine] O primeiro que tomo para brindar à guerra. Eu esperava algo pior, sinceramente. Tenho preconceito com regiões sem tradição vinícola. Porém, o que sabemos sobre tradição quando meras décadas foram o suficiente para erguer Mendoza como referência mundial na questão de vinhos de arte?
Piadina e Falcone 2022-04-05 [tag_wine] Este restaurante está na Restaurant Week em SP esse ano e fomos com um casal de amigos conferir. Ele parece um restaurante daqueles comuns de bairro nobre que oferece um ambiente bacana e comida normal, dessas que dá pra fazer em sua cozinha. A vantagem é não precisar lavar a louça.
La Châsse Syrah Rosé 2022-03-02 [tag_wine] Estou me impressionando com esses não tintos. Sempre pensei que a maioria fosse água, mas esse é bem forte. O sabor é cítrico, não me lembra nada em específico. O tanino é detectável, e a cor é maravilhosa. Parece envelhecido, tem um quê de âmbar rosa.
Burebista Feteasca Neagra Rose 2020 2022-02-15 [tag_wine] Não sei como é um vinho rosé, mas esse eu nunca tinha provado. Sabor até que marcante, aroma fresco e até um certo tanino para um jovem.
Toro Centenário 120 2021-12-05 [tag_wine] Qual vinho tomar para relaxar no calor? Em parceria de amigos qualquer um. Peguei esse Cabernet chileno recente, de corpo leve e participação modesta, e fez suas honras sem soar pedante.
Ancyra 2021-11-16 [tag_wine] Um vinho turco perdido na adega. Por que ele estava na prateleira de cima se a safra é 2019? Eu não sei, mas posso dizer que ele é chique por ser de uma colheita pré-pandemia. Sua uva nunca vi mais doce. Nem doce ela deve ser, pois de frutado esse vinho não tem nada. Mineral ou vegetal, talvez, não me recordo mais a diferença. Até onde eu sei esse vinho pode ter aroma de bola de tênis molhada.
Imperial Vin: Grape Angel 2021-10-16 [tag_wine] Blend de Merlot e Rara Neagra (30/70), de 2019. Feito na Moldova. Não me parece um reserva, mas há aromas terciários de madeira. O sabor é equilibrado com corpo médio e uma acidez com certa adstringência. Perdem-se rápido as sensações.
Imperial Vin 2021-09-28 [tag_wine] Este vinho é da Moldávia, uma região que eu nunca ouvi falar do mundo dos vinhos. Mas é de lá. O país configura um dos top exportadores do mundo e essa garrafa veio chegar na minha adega. Se trata de um reserva 2018, com passagem por 12 meses em barricas de carvalho francês e que está bom até 2023. Eu tomei agora e o resultado é de uma complexidade equilibrada entre os taninos amadeirados e seus tons de frutas vermelhas mais maduras ou menos doces. Talvez por conta dos aromas e sabores de especiarias do seu final. O buquê logo se desfaz no segundo dia, mas tive uma agradável surpresa ao usá-lo em um risoto de carne desfiada com parmesão. Ele fez toda a diferença no meu primeiro risoto.
Niepoort Douro Conversa Branco 2019 2021-06-28 [tag_wine] Não é como os Chardonnay ou Sauvignon Blanc da vida que é frutadinho e leve. Parte desse vinho passou por barricas de carvalho e há um potencial de guarda de 10 anos. Seu corpo lembra os Riesling, mas com aromas mais vegetais e minerais. Fresco e com um rótulo bonitinho, foi um presente muito charmoso.
Barone Montalto Ammasso Sicilia 2017 2021-06-28 [tag_wine] Caí na Conversa do meu amigo e partimos para o Ammasso, um vinho ainda mais especial. Para concentração dos açúcares as uvas já colhidas são mantidas em um galpão com temperatura controlada por um mês. A esse processo se dá o nome de apassamento, e curiosamente no resultado final, depois dos processos usuais e passagem em barricas por 10 meses, entre os aromas e sabores vem um pouco de frutas passadas, além de tom mineral misturado com o tanino e leve e elegante aroma de madeira. Enebriante como poucos. Um Ammasso para se lembrar.
Etchart Privado Malbec 2021-05-22 [tag_wine] Malbec fornece os melhores vinhos do mundo, e muitos Malbecs são bem acessíveis. Esse Etchart estranhamente está à venda na rede de supermercados Hirota. Estranhamente porque não é uma região com muitos rótulos, muito menos que cheguem em solo brasileiro.
Etchart Cabernet Sauvignon 2021-05-22 [tag_wine] O Cabernet dessa vinícola de Cafayate, região de Salta na Argentina, é leve e frutado como o Malbec, embora um pouco mais sóbrio e menos alcoólico. De fato ambos são pouco alcoólicos. O Cabernet possui menos corpo e desce perigosamente rápido.
Eniwine 2021-05-17 [tag_wine] Comprei um Kit da Eniwine para testar esse experimento em usar inteligência artificial para prever os gostos particulares dos bebuns. São 15 mini-garrafas de 50 ml cada em que você deve degustar e dar uma nota de 0 a 5, de meio em meio, e depois jogar no sistema deles para comprar mais vinhos. Comecei a degustação um dia depois de chegar e de cinco em cinco mini-garrafinhas degustamos 15 rótulos desconhecidos. Junto vem um catálago de cada vinho, mas qual é a graça de saber qual o vinho antes de tentar adivinhar os sabores escondidos?
Villa Doluca Classic Rose 2021-02-16 [tag_wine] Mais um vinho dessa Vila do Luca. Esse Luca sabe fazer vinhos interessantes. Localizada na Turquia, uma das maiores produtoras de uvas, mas não de vinhos (por motivos religiosos), Villa Doluca é uma produtora e exportadora desses rótulos.
Km 0 2021-02-16 [tag_wine] Já havia visto este rótulo em algum lugar, mas nunca provei. Ao visitar meus amigos foi a oportunidade, pois foi a primeira garrafa aberta naquele dia. Para um Cabernet Sauvignon ele é muito diferente, muito tânico e encorpado. E azedo. Surpreendentemente azedo. Gostei por não ser um vinho fácil de tomar. Dá para ir degustando aos poucos.
Cinco Forais 2021-02-16 [tag_wine] Abri esta garrafa antes de viajar e deixei um pouco em uma taça decantando. Não sabia que ele ficou 24 meses em barricas de carvalho francês desde 2017. Curioso que a Sociedade da Mesa recomenda que ele pode ser bebido até 2023, o que é curioso para um vinho com tanto tempo de maturação. Ele é bem encorpado e alcoólico quando aberto. Difícil de beber, mesmo. É preciso dialogar com ele. Frutado e intenso, vai deixando um traço tânico forte. Uma pequena pancada europeia inesperada.
Stamnaki Agiorgitiko 2021-01-12 [tag_wine] Outra garrafa grega que abri (dessa vez tinto, mas mesma vinícola) possui um corpo forte e um vinho azedo e com aroma que se esvai rapidamente. Frutado, mas diferente do Malbec padrão, encorpado.
Stamnaki Moschofilero 2021-01-10 [tag_wine] Mais um da série "uvas estranhas", Moschofilero é uma aromática uva branca grega, e Stamnaki é um rótulo da região. Apesar de vinho branco esta garrafa vem fechada com rolha, algo incomum para o gênero. Não sei se ela é aromática de fato, mas o sabor é mais pronunciado, azedo e tânico, do que normalmente vinhos brancos são. Pode ser degustado sozinho, mas para os apreciadores de branco vai parecer ligeiramente mais forte, apesar de não tanto quanto um tinto de uva madura.
Villa do Luca 2021-01-07 [tag_wine] Eu não sei como analisar este vinho. Há uma uva nele bem diferente do usual. Ela é turca, veio lá da vila do Luca. Descobri que na Turquia há uma das maiores viticulturas do planeta, mas infelizmente eles não produzem tanto vinho assim há séculos por causa da religião local que proíbe o consumo de álcool. Apenas recentemente a produção aumentou devido ao incentivo para as exportações, embora a grande maioria das uvas sejam para consumo não-alcoólico. Esta uva, Okuzgozu cheio de pingos, junto do blend com Shiraz e Merlot garante um aspecto mais tânico que essas outras duas, mas mais frutado. É bem diferente do usual dos vinhos europeus e inclusive do Novo Mundo.
Salton Moscatel 2020-12-27 [tag_wine] A linha Moscatel entre da Salton, vinícola referência mundial de frisantes, nunca decepciona. A desse ano se servida a puro colocando 10 mins no freezer antes da meia-noite vai nos brindar com um vinho liquoroso pelo açúcar adicionado, mas ao mesmo tempo equilibrado e não-enjoativo. É um ótimo custo benefício para quem não curte frisantes e quer brindar, e uma opção barata para compartilhar com quem não conhece nada de vinho seco.
Miluna Rosso Puglia 2020-12-27 [tag_wine] Essa garrafa é da mesma vinícola do 50 safras, um vinho apresentado pelo @xvjau e que virou sensação depois que foi selecionado pelo @colemaker como brinde de batismo do aguardado ambiente lua. Essa é uma opção de baixo custo para ser bebido no dia-a-dia. Corpo leve e aromático, com sabor frutado de groselha e outras frutas vermelhas.
Armantes Garnacha 2020-12-27 [tag_wine] Vinho espanhol da região da Catalunia, os vinhedos possuem 35 anos e as uvas da varietal Garnacha são colhidas à mão. Em 2018 teve um terço da safra passada por 6 a 9 meses em carvalhos franceses e americanos. O resultado é um vinho ainda alcoólico e com uma certa estrutura. Pode ser guardado por mais uns cinco anos sem problemas. Seu aroma é levemente tânico e seu sabor possui notas frutadas que lembram frutas mais maduras e densas como ameixa ou compota.
Montepulciano 2020-10-13 [tag_wine] Este vinho italiano "riserva" tem um aroma que começa azedo, subindo logo depois um doce. Por fim, o amadeirado domina, seguido por várias nuances que variam entre o frutado e o maduro. Não é um frutado fresco, pois ele é leve demais para se fazer presente, mas a palavra "leve" aqui depende do paladar de cada um. O corpo deste vinho para mim é médio para forte, e seu sabor bate exatamente com o descrito com o aroma, o tornando um trabalho final equilibrado. Para quem já visitou vinícolas irá se lembrar com ternura das cavas, lugares sagrados onde a madeira está mais presente, pois é lá que estão as barricas. Esse Montepulciano D'Abruzzo da vinícola Torre Cerere é um dos poucos vinhos do velho mundo que vi que há um período de reserva de 24 meses. É obrigatório para um vinho DOC (de origem controlada) que possa ser chamado de reserva fique dois anos descansando, e pelo menos nove meses, o período de uma gestação, em carvalho. Nesse caso ele ficou um ano inteiro em barricas e outro ano em tanques de aço inox. A safra de 2016 que tenho em mãos está no ponto ótimo de consumo. Um brinde à complexidade.
Bota Velha 2020-10-11 [tag_wine] Essa vinícola cujo site não encontrei vendeu esta garrafa para a Sociedade da Mesa, onde a consegui. Infelizmente nem na Sociedade é possível achar informações abertas de seus vinhos. Este é um vinho branco português da região de Douro, safra 2018. Ele se assemelha a um vinho verde. A própria região, ao norte de Portugal, não fica demarcada no Google Maps. é uma falta de informação considerável. O vinho é azedo e com bom corpo para um branco. Cítrico e com surpreendentes taninos, é estranho beber vinho branco assim. Talvez seja falta de costume.
Gaintus Radical 2020-10-04 [tag_wine] Que uva é essa. Ela é bem diferente. Azeda, espanhola. Da região da Catalônia. Corpo parece fraco, mas é médio, intensidade do sabor curiosa. Dá pra passar um bom tempo pensando nesse vinho enquanto bebe. Melhor assim que abre. Depois é pra trocar ideia com os amigos.
Aura Wayra 2020-09-29 [tag_wine] Azedo, alcoólico, picante, corpo médio pra leve, frutado e vibrante. Este é um vinho fácil de beber e ao mesmo tempo não perde o frescor enquanto é bebido. Acompanha bem comidas mais codimentadas, mas pode ser bebido sozinho mesmo que ainda agrada. A linha Aura possui vários rótulos, dentre elas a Aura, um Cabernet Sauvignon. A reserva dele é peculiar. Metade repousa em aço inoxidável com micro-oxigenação na companhia de pedaços de madeira de carvalho francês, e a outra metade descansa em barricas feitas com essa mesma madeira.
Silver Myn 2020-08-04 [tag_wine] Há anos não comprava vinhos da Sociedade da Mesa. Minhas viagens para Argentina bastavam para encher a adega. Mas, suspensas essas aventuras, adquiri algumas garrafas do clube, e entre veio duas desse vinho francês de Bordeaux, o Silver Myn 2016, que é uma mistura de várias uvas da região de Gironde: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec. Dessa mistura vem uma sensação mista entre frescor e tradição.
Arcanus 2020-07-20 [tag_wine] Esta é a bodega orgânica da cidade de Cafayate (toda cidade tem suas frescuras). Minúscula a recepção, mas eles possuem um restaurante que funciona à noite (razoável). A visita turística não é muito empolgada nem completa, mas eles fazem o que podem sem estar na vinícola, mas muito próximo do centro da cidade.
Malma 2020-06-21 [tag_wine] Faz um ano desde a última viagem para buscar vinho e conhecer lugares na Argentina. Fomos à Patagônia e conhecemos geleiras, Bariloche e essa vinícola de Neuquen que tem o charmoso rótulo de estrelas e um blend fora do comum. Comprei várias garrafas para envelhecer na minha adega e abri hoje mais uma delas. O teor alcoólico deste 2015 está bem menor que a última, e consigo sentir as frutas negras da região de maneira muito nítida, misturadas com o inesquecível Malbec e as frutas mais suaves, secundárias, seguidas de um ligeiro azedo.
Batalha 2020-06-07 [tag_wine] Em 1836 ocorre a Batalha do Seival, onde hoje fica o município de Candiota, RS. Esse conflito militar ocorreu quando os revolucionários da Revolução Farroupilha venceram o exército do Império Brasileiro e ensejaram a sonhada República Riograndense. Bons tempos. Em um dos melhores momentos da Guerra dos Farrapos.
Colomé de Rio Negro 2019-06-17 [tag_wine] Colomé de Rio Negro (Argentina) 2016. Corpo médio/forte, marca registrada da região de solo castigado. Frutas negras e/ou vermelhas maduras mais intensas que Malbec médio. Um pouco azedo e ácido, vai vem com carne mais gordurosa ou um Ancho de final de semana preguiçoso.
Aimé Moscatel 2019-05-20 [tag_wine] Aimé Moscatel de Alejandria 2016 da Ruca Malen é o vinho doce argentino mais fácil de beber. Seu aspecto floral e herbal suavizam o paladar de uma maneira elegante. Não é muito doce.
Ruca Malen 2019-05-15 [tag_wine] Reserva Malbec 2015 é a complexidade que eu estava esperando de Mendoza. Com 12 meses de barrica (80% francês, 20% americano de segundo e terceiro uso) ele não tem apenas os tons frutados do Malbec, mas oferece nuances sutis de ervas e minerais.
Del Fin Del Mundo 2019-05-15 [tag_wine] Esse Del Fin Del Mundo Malbec 2016 é o jeito certo do mundo acabar: com um Malbec delicioso como esse, doce, frutado, tânico e com personalidade.
Zorro Y Arena 2019-05-11 [tag_wine] Com Zorro Y Arena Malbec 2017 descobri que zorro quer dizer raposa em Neuquen, na Argentina, e esse vinho da região faz lembrar que existem várias por lá. Pra mim parecem apenas um cachorro com rabo esquisito.
Gloria Cota Cosecha Tardia 2014 2019-05-06 [tag_wine] É de uma vinícola de Mendoza e de uma uva desconhecida. Como toda colheita tardia, doce. Talvez por ter passado tanto tempo, apenas doce, mesmo. Um levíssimo gosto alcoólico (que se mistura do levíssimo amargo), mas continua com seus 13.5% e sobe rápido. Beber com queijo ou doces não muito doces.
Miolo 2019-05-01 [tag_wine] Peguei esse Tannat Reserva 2017 como uma forma de voltar a experimentar alguns vinhos brasileiros que dizem que é bom. Vou pausar esse projeto por enquanto. Os vinhos nacionais da Miolo representam bem a vinicultura brasileira: cara, ineficiente e chinfrim.
Humberto Canale 2019-04-29 [tag_wine] Os Malbecs do Rio Negro, na Patagônia argentina, são densos, mas ainda mantém a fruta e o aroma de um Malbec, como este Humberto Canale 2017, que é elegante em alguns momentos, ríspido em outros. O Humberto Canale Íntimo 2017 é Cabernet de Rio Negro, região de Neuquen, no começo é bem mais forte que os outros Cabernet, mas com o tempo ele suaviza mantendo corpo.
Domaine Les Barthes Comté Tolosan 2019-04-28 [tag_wine] Malbec da França. Confere, produção? Sim, e ele é frutado como Malbec argentino, mas menos ácido, menos adstringente, menos sofrido. Uma experiência de comparação de terroirs. Ele foi a garrafa do meio entre dois Malbecs, um de Mendoza e outro de Rio Negro.
Aniello 006 2019-04-28 [tag_wine] Esse Malbec do Rio Negro, Aniello 006 (com relevo no rótulo), da região Centro-Sul argentina, pode-se dizer que é bem básico por ser jovem, mas no fundo é da região menos interessante dos vinhos dos hermanos.
Nina Moscato 2019-04-22 [tag_wine] Nina é um vinho naturalmente doce de uma uva que nunca tinha provado e que não fez diferença chamada Moscato Gialo. Imagino que daí veio moscatel. Ele é doce, mas nem tanto. Fácil de beber e de esquecer. Vinhos brancos e suas sensações leves demais.
El Esteco 2019-04-20 [tag_wine] Malbec 2014 que achei no Carrefour de Neuquen (Argentina) por 30 conto e estava amargo demais. Deixei na geladeira e depois de um tempo ficou bacananinha, adstringentes e com frutas negras, alguma textura, apesar de ainda nada demais para um Malbec envelhecido em supermercado.
Aimé Ruca Malen 2019-04-20 [tag_wine] Malbec 2017 que tinha comprado lá em Neuquen pra abrir (mas me senti meio enjoado no dia) e ele estava bom, embora nada demais. Um Malbec frutas negras e corpo médio.
La Poderosa 2019-04-13 [tag_wine] Em homenagem ao genocida Che Guevara quando deu seu rolê de bike pelo deserto. É vinho meio amargo, sem estrutura. Del Fin Del Mundo.
Estancia Mendoza 2019-03-22 [tag_wine] Estancia Mendoza foi um blend Malbec/Cabernet 2015 encontrado no mercado de casa, mas não foi um bom achado. Um pouco queimado, faz lembrar que mercadinho de bairro cuida de seus vinhos como a bunda. 20/04 É, tava estragado, mesmo, joguei fora.
El Porvenir Laborum Syrah 2014 2019-02-24 [tag_wine] Safra 2014 de acordo com o Fabio merecia mais anos de guarda pelo alto teor de álcool. Eu discordo, pois não tenho certeza se a guarda em carvalho criou estrutura suficiente; se não se nota a madeira hoje, se notará amanhã?
Valtier Utiel 2019-01-04 [tag_wine] Requena Reserva 2013 é um espanhol que tem o corpo de um reserva sem o peso da madeira. Mas os aromas estão lá, amadurecidos. Bom, talvez nem tanto. Depois de mais de uma semana na geladeira não é que o gosto deu uma suavizada interessante? Mas ainda é um vinho de personalidade forte, que sempre te chama a atenção pelo azedo ou tanino. Bom com fusili e molho de tomate sem acidez.
Jose Luis Mounier 2019-01-04 [tag_wine] O Reserva 2013 (Malbec/Tannat/Cabernet) foi feito com muito carinho e decicação; estrutura impecável, corpo médio pra forte, álcool que orna com o carvalho (15 meses) seguido de frutas maduras e especiarias. Vai bem com carne forte e até gordurosa (tem Tannat).
Chandon Brut Rose 2019-01-04 [tag_wine] Quem não curte frisantes docinhos nem super-secos, o Chandon Brut Rosé é uma boa pedida; rosé levemente gaseificado com aspectos florais que lembra frutas vermelhas frescas (por causa do azedo). Fácil de beber se já provou vinhos secos e gostou; para clima de virada.
Cava Família Oliveda 2019-01-04 [tag_wine] Brut (Méthode Tradicionnelle) é brut, mas não parece tão seco assim. Bom pro calor de uma reunião de acionistas na varanda.
Portillo 2018-12-31 [tag_wine] Salentein Portillo Malbec em sua edição 2017 continua o mesmo Malbec com sabor de frutas vermelhas (mais compota que frescas) e um corpo médio que é ótimo custo/benefício se você não pagasse imposto de importacão (infelizmente você paga, trouxa).
Dancing Crow 2018-12-31 [tag_wine] Dancing Crow, Vineyards Zinfandel Lake County 2017. Estava aberto há uma semana, perdeu o pouco do álcool que tinha e a pouca vibração dos corvos que trazia. Mas o doce também se foi, deixando um gosto ligeiramente agradável de um Zinfandel californiano.
Vinhos de Napa Valley 2018-12-30 [tag_wine] Algumas observações sobre os vinhos em Napa Valley. Uva da Argentina produzida no Chile em formato americano é prova da globalização do local (um ótimo custo/benefício, btw). 36 meses em Napa Valley é um valor comum de reserva na barrica (e o gosto não melhora muito). Inglenook ou a vinícola do Copolla é estilosa, quase brega, mas ainda pra quem curte cinema é o Ó. Os vinhos italiano da uva Primitivo são renomeados nos EUA como Zinfandel (não sei bem pq). Napa importando vinhos australianos que usam uvas de outros lugares do mundo é mais uma prova da globalização. PS: A foto do vinho moneda é uma homenagem ao meu amigo @drmadera.
Rosso California Red Wine 2018-12-30 [tag_wine] É o típico "vinho tinto default" da Califórnia. E não é nada demais. Não importa se você colocou por 36 meses na barrica.
Ménage à Trois 2018-12-30 [tag_wine] Quem nunca experimentou um Ménage à Trois não sabe o que está perdendo. Se trata de um blend de três uvas. Essa vinícola de Napa tem pelo menos duas receitas.
Joel Gott 2018-12-30 [tag_wine] Safra de 2016, é um Zinfandel que consegue até ser equilibrado. Você vai precisar de uma carne muito boa na churrasqueira (como a da festa de fim de ano da BitForge) para conseguir acompanhar.
Biscardo Valpolicella Ripasso 2018-12-30 [tag_wine] Foi presente de um amigo/colega e eu gostei muito. Se trata de um vinho italiano com um corpo decente e um equilíbrio agradabilíssimo no paladar. Fácil de beber (ainda mais com carne).
Anciano Tempranillo 2018-12-30 [tag_wine] Apesar das expectativas, o Anciano Tempranillo Gran Reserva 2007 Valdepeñas que nosso amigo trouxe ao churrasco decepcionou. Depois de 11 anos em reserva ele simplesmente parece um vinho de apenas 3. Mas é bom, embora não compense guardar.
Domingo Molina 2018-11-11 [tag_wine] Cabernet Sauvignon 2014 não é o Cabernet que você está acostumado a tomar; criado na terra pobre e seca da região de Salta, essa uva que costuma ser leve ganha um corpo direto do solo e posteriormente nas barricas de carvalho onde descansa e apura seu gosto de frutas maduras e corpo médio pra forte. Mas ainda acompanha lasanha.
Quinta de Bons-Ventos 2018-11-10 [tag_wine] Continua sendo aquele vinho português meio tudo um pouco, meio doce (frutas maduras), meio azedinho, meio vibrante e perfeito para um churrasco na casa do Fernandão.
Pata Negra 2018-11-10 [tag_wine] Tempranillo 2016 é uma opção tão boa e leve que dois trouxeram para o rolê. Como se o Cabernet decidisse ter um pouco mais de frescor e personalidade.
Casillero del Diablo 2018-11-10 [tag_wine] Cabernet Sauvignon sempre é a opção para o final do rolê: confiável, meio termo e simples, como deve ser para um bando de bêbados.
Sunal 2018-11-05 [tag_wine] Este Malbec 2014 foi comprado no restaurante Bad Brothers em Cafayate. Ele está sedoso, quentinho, complexo a ponto de despertar poesia, ácido na medida certa e corpo mais difícil de tomar, embora irresistível. Altamente recomendável para fãs de Malbec entenderem o que é o deserto de Salta.
Hermanos Torrontés 2018-11-05 [tag_wine] Dulce Natural 2017, da bodega Domingos Molina em Cafayate (Argentina) é o vinho docinho com complexidade, estrutura, frescor e acidez; é possível degustá-lo sozinho.
Gualiama Salvador Figueroa 2018-11-05 [tag_wine] Este Malbec 2016 da Salvador Figueroa, menor vinícola da Argentina, foi comprada em 2017 e mantida por um ano e meio envelhecendo na minha adega. Ela possui estrutura pra mais. Envelhecida em tonéis de carvalho ela está ainda doce, como frutas vermelhas mais maduras (ou compota) e um teor alcoólico que abraça a boca, é sedoso embora levemente rudimentar com corpo difícil. Levemente enjoativo, pode aguardar mais tempo, quiçá uns dois anos.
Castelvere Castelloc Abiano 2018-11-05 [tag_wine] Safra de 2016 é um rosé italiano que servem no Maremonti, um restaurante de massas que tem no Park Shopping São Caetano; sua primeira impressão é que mesmo custando o olho da cara dá dor de cabeça. A segunda impressão não me lembro.
Quará Torrontes Dulce 2018-10-28 [tag_wine] Safra 2017 é docinho, simples, corpo médio e fácil de beber; pouco enjoativo.
Quará Malbec 2018-10-14 [tag_wine] 2014 foi a aquisição direto da bodega para provar um vinho que eu não pagaria 200 reais aqui no Brasil. Mas seu corpo médio com presença de frutas vermelhas e maduras, um aroma rápido e macio, assim como seu sabor tânico e pouco alcoólico comprovam que ele pode muito bem valer 100, e se não fosse o roubo feito na passagem de fronteira custaria mesmo.
Ruca Malen Malbec 2018-10-12 [tag_wine] Safra de 2016 no começo é um mabec leve demais, frutado; mais tarde fica meio tânico, corpo médio e enebriante.
Cosecha Tarapaca 2018-10-09 [tag_wine] Cabernet Sauvignon da Cosecha Tarapaca 2016 mantém a camada extra de elegância de um vinho industrial, mas que justamente por isso entrega em bom custo benefício.
El Porvenir de Cafayate Laborum Malbec Tardío 2018 2018-10-02 [tag_wine] Um Malbec tão tardio que um mês aberto na geladeira dá sinais de azedo. A Safra 2016 mantém sabor do Malbec em solução aquosa e doce, além de oleosa e encorpada. Não é vinho com açúcar como os brasileiros baratos.
Travessia 2018-09-26 [tag_wine] Travessia Cabernet Sauvignon é um vinho chileno da Concha y Toro, mas eles não querem que você saiba disso. O nome do fabricante fica nas letrinhas miúdas no verso da garrafa. Quem ganha prêmios de pontuação costuma ter vergonha de admitir que vinho é arte, também, e tem da baratinha e da que ganha dinheiro às custas dos trouxas. Esse é facinho de tomar e de achar no mercado. Serve como um acompanhamento para qualquer hora com qualquer comida. Uma sopa, um caldo, chocolate, carne com arroz, queijos. Tudo combina. Ele mesmo não é marcante, exceto pelo seu azedo constante, mas acaba virando um amigo, para compartilhar momentos do dia a dia. É um Malbec alcoólico e frutado para macho, pois seu corpo é pelo menos médio e exige um pouco de postura para beber. Bom ponto de entrada se quer começar a beber vinho como homem.
Tamari AR 2018-09-23 [tag_wine] Malbec 2013 é daqueles momentos onde valeu muito a pena beber vinhos medíocres, pois este é sensacional. Frutado, tânico, estruturado em corpo médio pra forte.
Famille Hugel 2018-09-23 [tag_wine] Pinot Noir de 2014 é leve demais, sem álcool, sem corpo, nem estrutura. Demonstra como é muito errado manter em reserva esta uva (pelo menos esta versão).
Trivento Tribu Syrah 2018-09-01 [tag_wine] A safra de 2017 é um ótimo Mendoza onde o custo/benefício fala mais alto que a busca por vinhos mais complexos dessa bodega de respeito; um pouco alcoólico demais, mas dá pro gasto depois de um tempo.
Salentein Portillo Dulce Natural Sauvignon Blanc 2017 2018-09-01 [tag_wine] Que surpresa este vinho doce que achamos no mercado de Tucuman. Ele combina perfeitamente com o queijo de cabra que trouxemos para compartilhar com os amigos e ainda combinou com um delicioso doce de abacaxi da anfitriã. Não é um doce enjoativo, é um doce harmonioso, sem adição de açúcar; apenas esta inusitada uva do Sauv. Blanc em colheita tardia.
El Porvenir Amauta Corte III 2017 2018-09-01 [tag_wine] Essa família de vinhos da El Porvenir possui 4 cortes, cada um com sua personalidade; este Corte III é Reflexão; um Malbec/Cabernet com corpo médio pra forte, pouco frutado e aromático, mas seu corpo compensa as frivolidades vermelhas que os Malbecs costumam ter.
Cave De Ladac Rouge 2018-09-01 [tag_wine] Este vinho francês tem corpo leve como Cabernet, fácil de beber, tem umas nuances que lembra fermento frutado, frutas não-cítricas, e é muito bom para conversar com amigos em churrasco na varanda.
Santa Helena 2018-08-13 [tag_wine] O Santa Helena Reservado Malbec 2016 do mercado aqui perto de casa não está tão caro, mas para um Malbec relativamente recente ele está queimado. Seu gosto é agradável, mas seu aroma de frutas já se foi há tempos. O Malbec 2016 Santa Helena do mercadinho precisa respirar, pois é muito alcoólico. Mas depois disso vira um ótimo custo/benefício. Corpo médio pra forte com frutado e tanino médios, este Malbec cai bem para degustações leves.
Gato Negro 2018-08-13 [tag_wine] O Gato Negro Malbec 2016, também do mercadinho do lado, é um bom custo/benefício para quem gosta de Malbecs frutados (como são os Malbecs), mas sem a frequência de nuances. É um vinho pomposo sem ser caro.
Catena Zapata 2018-08-10 [tag_wine] O Malbec 2015 é um pouco decepcionante pelo preço vendido aqui no Brasil e por ser um Malbec tão equilibrado que se torna comportado demais. As notas de frutas vermelhas semi maduras vem mais no sabor, e o aroma não agride mas não cativa. E depois de muito tempo respirando a coisa fica na mesma.
Trassoles 2018-07-01 [tag_wine] De Cabernet Sauvignon e Malbec é o único tinto da vinícola cooperativa de Cafayate que está aberta há dez anos. Uma ótima ideia do pessoal de lá, para se proteger da exploração das grandes vinícolas. Esse é bem ríspido, forte e ácido, mas com tempo de respiro fica pouco frutado e tânico. Experimentando com blend de queijo da produtora local (trouxe tudo de lá).
The WineHouse Tinto Douro 2018-06-25 [tag_wine] Este vinho portuga estava na minha guarda e abri em seguida ao Pinot Noir para tomá-lo sozinho. Ele é bem mais frutado e doce, encorpado que o Pinot, e mesmo bêbado achei sensacional. Tive que guardar a taça servida para outro momento.
Portillo Pinot Noir 2016 2018-06-25 [tag_wine] O Pinot Noir da Salentein parece suquinho acompanhado de comida (estrogonofe que a Mitiko fez), mas tomando sozinho tem um leve azedo com leves aromas de um rosé (apesar de ser tinto). Fácil de beber e um perigo.
San Pedro de Yacochuya Cabernet Sauvignon 2015 Rancho Cuatro 2018-06-24 [tag_wine] A 2035 metros acima do mar e mantido metade em barricas de roble francês de primeiro uso e a outra metade em segundo, este vinho de Cafayate da região que leva o nome indígena que significa “água leve” não tem nada de leve em suas uvas. O Malbec de lá é forte, intenso e de um amargor áspero. Seu blend Malbec/Cabernet, um pouco menos. Porém, este 100% Cabernet Sauvignon alia essa postura agressiva das uvas em um terreno centenário e árido com o envelhecimento por 12 meses na barrica. É possível sentir a madeira em toda sua composição e as notas de personalidade deixadas por esta em um Cabernet que é tudo, menos trivial. Apreciado com a família Incrível no churrasco em casa.
Domingo Molina Tannat 2014 2018-06-24 [tag_wine] Mais um Tannat frutado, mas com corpo de presença, de Cafayate. Os Tannats da Argentina não são os mesmos do Uruguai. Os de Salta, como esse, reserva de 2014, mantém a leveza do Tannat com a robustez de seu processo que começa no deserto. Difícil extrair e boa entrada para o churrasco com a família Incrível.
El Porvenir Laborum Shiraz 2014 2017-05-17 [tag_wine] Acidez média e estrutura firme; sabores amadeirados com um retrogosto simples. Na adega. - 2018-10-28 Esta série Laborum comprova que é a melhor vinícola de Cafayate, Argentina, do plantio ao tratamento dos visitantes. Possui corpo médio, personalidade em camadas, difícil de beber porque suas frutas maduras mantêm o cérebro funcionando e apreciando.
Nero D'Avola Duca Sargento 2017-02-05 [tag_wine] Italiano que demorou pra ficar bom; muito quente e sem aroma, mas depois de amaciado agradável.
Rosso Dell'Emilia Amabile 2015-09-06 [tag_wine] Doce naturalmente, meio enjoativo. A japa gostou.
Concha Y Toro 2014-12-21 [tag_wine] Reserva Muito bom, verificar preço. - 2018-08-21 O Reservado Malbec 2017 Concha Y Toro possui uma cor tijolada que não faz muito sentido vindo de um Malbec. Mas isso é porque o mercadinho do lado deve ter deixado esquentando em algum canto por lá. Não importa. Ele ainda mantém o gosto de geléia ou compota de frutas vermelhas e um corpo médio semi-ríspido e pouco aroma. Um vinho do dia-a-dia (apesar do Reservado enganoso).